Nespresso e Natura unem forças para criar embalagens sustentáveis
28/10/2024
Parceria inovadora utiliza alumínio reciclado e estabelece pontos de coleta, reforçando o compromisso com a sustentabilidade
A Nespresso e a Natura estabeleceram uma colaboração inovadora voltada para o reaproveitamento de resíduos sólidos. A partir deste mês, as bisnagas do popular hidratante para as mãos Ekos Castanha, um dos produtos mais vendidos da Natura, incluirão alumínio proveniente das cápsulas recicladas de café.
Segundo as duas empresas, o primeiro lote dos hidratantes estará disponível nas lojas da Natura a partir do dia 28, coincidentemente o Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio.
O alumínio proveniente da Nespresso representará 10% do volume total das embalagens do Ekos Castanha, resultando na reutilização de mais de duas toneladas de cápsulas anualmente. Dessa forma, as bisnagas serão compostas 100% por material reciclado.
As marcas também afirmaram que essa parceria buscará expandir o portfólio de embalagens para outros produtos da linha Ekos, que há quase 25 anos se dedica à sustentabilidade, à conservação da Amazônia e ao fortalecimento das comunidades da floresta.
Coleta de ponta a ponta
A Nespresso irá instalar pontos de coleta em 34 boutiques espalhadas pelo Brasil, onde será possível destinar os produtos Natura Ekos que utilizam embalagens de alumínio. A meta é criar mais de 400 pontos de coleta em todo o país.
Após a arrecadação, o material será encaminhado ao Centro de Reciclagem da Nespresso, localizado em Osasco (SP). A borra de café será separada e utilizada para a produção de compostos orgânicos, enquanto o alumínio será reintegrado à cadeia siderúrgica para fabricar novos produtos.
Em termos de objetivos, a Natura visa tornar 100% de suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até o final desta década, tendo alcançado atualmente 86,2% de seu portfólio. A Nespresso, por sua vez, busca atingir uma taxa de reciclagem de 60% para suas cápsulas globalmente até 2030.
(Fonte: Cosmetic Innovation, 11 de outubro de 2024)