Euromonitor revela as tendências mais influentes que moldam o comportamento do consumidor
03/02/2020
A empresa de pesquisa de mercado global, Euromonitor International, lançou o relatório “As 10 principais tendências mundiais do consumidor em 2020”. O novo relatório identifica as tendências mais influentes que moldam o comportamento do consumidor, hábitos de compras e decisões de compra este ano.
Todos os anos, a Euromonitor International identifica tendências emergentes e velozes que deverão acontecer no próximo ano. Essas tendências fornecem informações sobre a alteração dos valores do consumidor, explorando como esse comportamento está mudando e causando disrupção para as empresas em todo o mundo.
De acordo com a Euromonitor International, as principais tendências mundiais de consumo em 2020 resumidamente são:
Além do humano: ressalta que os consumidores são cada vez mais tolerantes com robôs ou inteligência artificial para realizar atividades que até agora eram realizadas apenas por seres humanos, principalmente em questões relacionadas ao bem-estar. De fato, o consultor explica que a geração Alpha (1994-2010) não distinguirá o mundo físico e o digital.
Mais conteúdo em menos tempo: outro recurso destacado pelo relatório do consumidor para 2020 é a imediação do conteúdo. Com o impulso da tecnologia e da acessibilidade, os consumidores podem encontrar as informações em dez segundos, e a demanda agora vai para as marcas se adaptarem a essa tendência para superar seus concorrentes.
Personalização privada: nos últimos anos, os consumidores se acostumaram a experiências personalizadas de marcas em troca de compartilhamento de dados. Agora, os consumidores exigem essa experiência sem o custo adicional de renunciar à sua privacidade. Em outras palavras, eles compartilharão seus dados apenas com empresas que oferecem valor agregado.
Sair de casa, para que?: além de facilitar os métodos de trabalho, transporte e acesso à informação, a tecnologia também permitiu a criação de casas multifuncionais, onde é possível fazer compras, ir à academia e trabalhar sem ter nenhum contato com o mundo exterior. Embora essa tendência não seja nova, conforme detalhado pelo Euromonitor, ela ganhará relevância em 2020.
Adeus aos modelos tradicionais: outra tendência que irá atrapalhar 2020 é a inclusão. Os consumidores atuais querem que as empresas coloquem a inclusão no centro das atenções, tanto na estratégia quanto no produto. Em 2020 os consumidores querem que as empresas adotem a inclusão.
Produzir local, vender global: orgulho das raízes é outra tendência popular para os consumidores que marcará 2020. A Euromonitor ressalta que os consumidores exigem que as empresas valorizem cada vez mais os produtos locais para que não percam sua identidade.
A revolução da reciclagem: a sustentabilidade é outra tendência à qual os consumidores se conectarão em 2020, especialmente para as gerações mais jovens. Os novos modelos de negócios, consumo ético, circularidade e reciclagem definirão o consumo nos próximos doze meses.
Ar limpo em toda parte: o compromisso com o ar livre de resíduos e a redução de emissões na atmosfera é outra tendência que marcará o consumo em 2020. Essa tendência está aumentando para pressionar governos e empresas.
Mobilidade sem atrito: por outro lado, o transporte flexível e personalizado é outra das tendências que definirão o consumidor em 2020. As expectativas atuais são de que o transporte se adapte às necessidades de cada indivíduo e defina rotas personalizadas para passar de A a B por qualquer meio.
Para si mesmo: por fim, a Euromonitor destaca que os consumidores de 2020 se olharão mais e apostarão no bem-estar pessoal. O consumo de tabaco ou álcool cairá em favor dos produtos de cuidados pessoais.
“Conveniência e controle pessoal são os temas principais que conectam essas tendências em 2020”, disse Gina Westbrook, Diretora de Tendências de Consumo da Euromonitor International. “Os consumidores estão se colocando em primeiro lugar, procurando maneiras de simplificar suas vidas.”
(Fonte: Cosméticos BR, 17 de janeiro de 2020)
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