Faturamento do atacado distribuidor cresce 4,29%
08/02/2021
De acordo com a pesquisa realizada pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração), em dezembro de 2020 o faturamento do setor atacadista distribuidor apresentou a alta nominal de +3,64% em relação a dezembro de 2019. Além disso, o estudo revela que no acumulado de 2020, o crescimento foi de 4,29%.
Esses aumentos se deram principalmente pelo aumento da presença do consumidor no varejo de vizinhança. “O resultado acumulado deste levantamento traz um ótimo número. Apenas vale lembrar que a pesquisa do banco de dados é preliminar, realizada com um grupo de empresas do setor que fornecem mensalmente suas informações para estudo. Já a pesquisa do Ranking Anual do Setor, que sai em maio, traz as informações de mais de 600 empresas e é bem mais abrangente, capaz de fornecer dados mais acurados, representativos no conjunto da atividade atacadista e distribuidora no país”, pondera o Presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.
Considerados esses detalhes, Severini destaca que os números do banco de dados são parâmetros importantes e realmente animadores quanto ao desempenho do setor neste ano tão desafiador. Para ele, com os dados já obtidos é possível avaliar que o impacto negativo da pandemia foi superado pelo bom desempenho do varejo de vizinhança. “O comércio de bairro, principal cliente do nosso setor, tem sido essencial durante a pandemia para garantir o acesso das famílias aos produtos de primeira necessidade, principalmente pela segurança e conveniência proporcionadas pela proximidade”, avalia.
Além disso, o executivo ressalta que o atacado distribuidor não parou de abastecer esse varejo um dia sequer, sendo uma das atividades econômicas mais presentes e atuantes, mesmo nos momentos mais críticos. “Assim, o aumento do consumo no lar, devido ao confinamento das pessoas e à renda disponibilizada pelo auxílio emergencial do Governo, refletiu na evolução do pequeno varejo e permitiu que também experimentássemos um crescimento significativo, embora os números oficiais estejam sendo levantados”, conclui Severini.
Em termos deflacionados, os dados de dezembro mostram crescimento de +2,16% na comparação com novembro e de +0,50% frente a dezembro de 2019. No acumulado do ano, o avanço aferido foi de +1,14%.
(Fonte: Super Varejo, 02 de fevereiro de 2021)