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Comportamento do Consumidor


Mencionado por 66% dos entrevistados, o preço é o fator que mais influencia a decisão de compra do consumidor, seja no varejo físico ou online. Em seguida, estão qualidade do produto (60,1%) e promoções e descontos (59,8%). É o que mostra uma pesquisa feita pela Neogrid, em parceria com o Opinion Box.

O estudo também destaca que, em relação ao comportamento de compra do brasileiro em diferentes estratos sociais, 75% dos respondentes das classes A e B priorizam a qualidade, enquanto 57% das classes C, D e E demonstram atenção a esse aspecto. Em relação a pesquisar preços, 77% dos entrevistados afirmaram que sempre procuram varejistas que estão em promoção e mais de 50% comparam o preço entre marcas que consideram adquirir. Para buscar melhores ofertas, os respondentes mencionam as marcas próprias dos supermercados como uma opção para encontrar produtos mais acessíveis – quase 90% afirmam incluir esses itens em seus carrinhos de compras.

Preferência de Compra

Os dados mostram que a preferência ainda fica entre as lojas maiores: supermercados tradicionais (33%), atacarejos ou atacados (30%) e hipermercados e grandes redes (25%). Apenas 12% responderam frequentar mais o mercado de bairro. Na comparação entre o varejo físico e o online, 52% ainda preferem fazer todas as compras de supermercado em lojas físicas. Contudo, outros 47% também realizam compras de bens de consumo no varejo digital.

(Fonte: Giro News, 29 de fevereiro de 2024)

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