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Produção de sorvete: os desafios para indústrias brasileiras



O brasileiro consome, em média, 6 a 8 litros de sorvete por ano. Parece ser bastante, mas na Nova Zelândia, país que mais consome da sobremesa gelada, a média é de aproximadamente 30 litros por pessoa ao ano. Em seguida, estão os Estados Unidos, com 22 litros por habitante em um ano.

Ou seja, o Brasil, país que costuma ser associado às receitas mais refrescantes e geladas, ainda pode desenvolver bastante seu mercado de sorvetes, mesmo em comparação a países com temperaturas mais frias e severas.

Isso indica que o setor de produção de sorvetes brasileiros, atualmente na 6ª posição entre os maiores produtores do mundo, pode ser ainda maior. Os benefícios da expansão atendem tanto produtores como consumidores finais.

Então, quais são os desafios a serem superados pelo setor sorveteiro? A seguir, vamos entender o cenário atual e explorar os principais obstáculos para as indústrias brasileiras de produção de sorvete.

Produção de sorvete: mapa da indústria sorveteira hoje

O mercado global de sorvetes vai crescer, pelo menos, 3% ao ano pelos próximos 5 anos. É o que indica o relatório “Mercado de Sorvetes – Crescimento, Tendências e Previsões” (2023 – 2028), análise mais recente da consultoria Mordor Intelligence.

O material é completo ao tratar do presente e do futuro da indústria sorveteira, destacando a recuperação da performance do setor após a pandemia e traçando o futuro de cada segmento de sorvetes:

  • Sorvete de impulso;
  • Sorvete para levar para casa;
  • Sorvete artesanal.

Tradicionalmente, o segmento de sorvetes de impulso representava 60% do mercado, enquanto sorvete para levar para casa, apenas 30%.

Há também a classificação dos canais de distribuição, segmentação importante para indicar diferentes perfis de consumo e apontar as principais oportunidades para observação da indústria de sorvetes:

  • No comércio;
  • Fora do comércio.

Atualmente, a consultoria aponta que os lançamentos são o principal motor de crescimento e desenvolvimento da categoria de sorvetes. Os consumidores costumam perceber a inovação por novos sabores e valor nutricional (sabores com benefícios para a saúde, uso de ingredientes naturais, receitas veganas e sem lactose, por exemplo).

A premiunização da produção é outra característica marcante. O lançamento de produtos com ingredientes premium e com processamento diferenciado, com menor quantidade de aeração, redução de gorduras e ingredientes de altíssima qualidade.

Tendências para a produção de sorvete no Brasil

Para o mercado brasileiro, as principais tendências estão relacionadas ao lançamento de novos sabores e uso de ingredientes naturais.

Os pontos de venda (PDV) personalizados e com forte comunicação de marca são outra tendência para o mercado brasileiro. O PDV se transforma cada vez mais em uma experiência de consumo, com ambiente “instagramável” e que pode ser atrativo para mais clientes.

A indústria também passa a ser mais cobrada por transparência, demonstrando que o processamento é sustentável, ingredientes selecionados e respeita ao meio ambiente e aos trabalhadores envolvidos.

(Fonte: Food Connection, 21 de novembro de 2024)

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