Inteligência artificial, acessibilidade e personalização são as grandes tendências em embalagens
23/03/2020
A Fispal Tecnologia, um dos maiores eventos da indústria alimentícia, acontece em junho, mas já fomenta o mercado com novidades. Uma das principais atrações do evento será a InnovaPack, espaço de acesso gratuito aos visitantes da feira dedicado ao tema embalagens, que reunirá o que há de mais inovador no mundo.
Por iniciativa da Fispal Tecnologia, a atração tem como parceria estratégica a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) e a colaboração da WPO (World PacakgingOrganisation), mais importante organização do mundo para o segmento de embalagens. “O InnovaPack será uma oportunidade única para que a indústria brasileira se alinhe com o que há de mais moderno no ponto de vista científico, tecnológico, de engenharia e de design,” afirma Marina Cappi, Show Manager da Fispal Tecnologia.
Durante o evento, por exemplo, serão apresentados os vencedores da última edição do WorldStarPackaging Awards, premiação da WPO, que reconhece as maiores inovações do mundo em rótulos, materiais, componentes e tecnologias para embalagens. Segundo Pierre Pienaar, Presidente da WPO, o espaço será uma oportunidade de conexão e atualização para empresários brasileiros. “Será a primeira vez que a WPO participa de uma iniciativa deste porte no Brasil”, afirma. “O universo de embalagens vive em constante mudanças e acompanhar esses processos pode ser um desafio para as grandes empresas. Por isso a chave é estar atento às tendências.”
Antecipando o conteúdo que poderá ser conferido na Innovapack, Pienaar cita que as principais tendências para os próximos anos estão ligadas à sustentabilidade, segurança alimentar, embalagem inteligente, inteligência artificial e realidade aumentada.
Quem corrobora com a visão de Piennar é o especialista em realidade aumentada e virtual, Henry Assef. Segundo o executivo, a indústria está se adequando para o uso de embalagens interativas sem o uso de aplicativos, a partir de dispositivos móveis, utilizando recursos como o navegador do celular. Neste contexto, Assef cita o uso de redes sociais para promoção de interação através da realidade aumentada. “Outro diferencial desta tecnologia é que ela permite promoção de acessibilidade, ao prover a consumidores com deficiência a possibilidade de terem acesso a vídeos, áudios e legendas especiais”, afirma.
O especialista também cita o tema segurança como uma tendência. Com o desenvolvimento do mercado de delivery, as tecnologias que garantem a integridade dos produtos e das embalagens serão um grande diferencial. Cada vez mais o consumidor utiliza os aplicativos para comprar produtos diversos e ele quer ter certeza que está recebendo um produto de qualidade e que não foi violado.
Inteligência artificial
Uma das grandes temáticas dos últimos anos – e que continuará em alta, é a questão da inteligência artificial. Os especialistas pontuam que, cada vez mais, a inteligência artificial está sendo desenvolvida à serviço do consumidor, transformando a experiência da compra através de recursos que permitem analisar em tempo real informações sobre os produtos, por exemplo checando informações nutricionais e de origem.
Também a indústria e proprietários de estabelecimentos podem aprimorar seus negócios a partir de recursos como leitura automática da gôndola para reposição de produtos, inspeção de limpeza de mesas e áreas de atendimento ao cliente, inspeção de tempo de espera na fila de pagamento, análise de conversão (quantidade de clientes no estabelecimento x volume de vendas).
Fispal Tecnologia
16 a 19 de junho | São Paulo Expo – SP
A Fispal Tecnologia é um evento que mistura experiências, soluções, tecnologia e conteúdo para quem é da indústria de Alimentos, Bebidas e Embalagens. O objetivo é ajudar as grandes empresas a enfrentarem novos desafios e fornecer soluções que atendam as novas demandas cada vez mais exigentes dos consumidores e desse novo mercado. Mais informações de como participar do evento no site: www.fispaltecnologia.com.br.
(Fonte: Informa Markets, 06 de março de 2020)
Make para quem não vê — Gama Revista
20/08/2021