ABRE

Joaihú aposta em embalagem compostável para sua entrada no mercado de chocolates


Com chocolates produzidos de cacau fino em uma fazenda de Boa Vista Serra Grande (BA), a Joaihú surgiu com o objetivo de transportar ao mundo o amor oferecido por meio de chocolate e, ao mesmo tempo conscientizar seu público sobre a importância de preservar e conservar as florestas. E a forma que os dois sócios norte-americanos, Kate Robberson e Charles Stewart, encontraram para expressar essa ideologia também está refletida na escolha das embalagens que acondicionam esses chocolates.

A Joiaihú, parceira da Amma Chocolates, que segue os mesmos princípios de qualidade e preservação ambiental, adotou as mesmas embalagens utilizadas pela empresa para acondicionar seus chocolates também, pelo fato de se tratar de uma embalagem flexível compostável.

Como explica o diretor da Camargo Embalagens, fabricante das embalagens dos Chocolates Amma e agora também Joaihú, Felipe Toledo, o filme utilizado para a fabricação desse tipo de embalagem vem de um recurso renovável, a polpa da celulose que, pela evolução da tecnologia, tem características visuais e técnicas semelhantes ao plástico.  “A ideia da compostagem é devolver à natureza um recurso que incialmente foi extraído para sua produção, reduzindo assim o impacto e o volume de lixo do pós-consumo, fechando o círculo após a embalagem ter cumprido seu papel que é de proteger e promover o produto”, diz o executivo.

Tanto a tinta utilizada na impressão digital quanto o material utilizado na fabricação da embalagem têm o certificado OK Compost Industrial e Home que assegura o cumprimento da norma europeia sobre a compostabilidade. “Os materiais utilizados são certificados por órgãos internacionais e independentes”, afirma Toledo.

Para a diretora dos Chocolates Joaihú, o fato de a embalagem ser compostável, podendo se biodegradar em 180 dias, foi um diferencial para a marca, se tornando o primeiro fator na decisão de trabalhar com a Camargo. “Tivemos uma resposta muito positiva de nossos clientes sobre as embalagens, que além de muito bonitas, surpreendem também pela causa envolvida por trás da marca, que é a da sustentabilidade do planeta”, pontua. “Vamos levar nosso chocolate e nosso propósito para outros países também, a começar pelos Estados Unidos, pois queremos fortalecer essa ponte que conecta Brasil e Estados Unidos, por meio do cacau fino, do chocolate e da preservação ambiental”, conclui.

Com planos de expansão em sua linha de produtos, a executiva já pensa em uma nova embalagem em parceria com a Camargo Embalagens.

(Fonte: Sala da notícia, 26 de abril de 2022)

Deixe seu comentário