Consumo de sorvetes veganos deve crescer mais de 12% ao ano, aponta USD Analytics


Globalmente, o mercado de sorvetes veganos tem registrado um crescimento notável, refletindo as mudanças nos hábitos de consumo e nas preferências alimentares, que passaram a priorizar a saúde após a pandemia da COVID-19 e a preocupação com questões éticas, como sustentabilidade e bem-estar animal.

Dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) indicam um aumento contínuo no número de veganos e vegetarianos no Brasil. Atualmente, 46% dos brasileiros optam por não comer carne pelo menos uma vez por semana, e 14% se declaram vegetarianos. Esse cenário tem ampliado a demanda por produtos veganos, incluindo sorvetes, em todo o mundo.

O setor tem projeção de crescimento a uma taxa anual de 12,8% até 2032, conforme o mais recente relatório da USD Analytics. Esse aumento nas vendas é impulsionado pela crescente demanda por produtos à base de plantas (plant-based), especialmente nas Américas, Europa e Ásia, onde o consumo já é significativo.

Para Giselle Sell, farmacêutica e consultora no setor de sorvetes saudáveis no Brasil, a entrada no mercado de sorvetes veganos representa uma oportunidade estratégica para os empreendedores interessados em atender não somente ao público vegano, mas também aos intolerantes à lactose e às pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV).

Segundo a especialista em sobremesas geladas, “a oferta de diferentes opções de alimentos veganos, incluindo o sorvete saudável, acaba atraindo também os não-veganos, expandindo ainda mais o alcance de público no segmento”. Diante disso, existe uma necessidade urgente de que os fabricantes de sorvetes saudáveis diversifiquem seus produtos, com uma variedade de sabores e texturas inovadoras, incorporando ingredientes como óleos funcionais de abacate e amêndoas, leites vegetais, além de purês de frutas.

A influência de figuras públicas que adotaram o veganismo também tem sido um fator significativo no crescimento desse mercado. Personalidades como Rodrigo Santoro, Tatá Werneck, Wanessa Camargo e Yasmin Brunet, são alguns exemplos dentre os famosos veganos. Celebridades como Beyoncé, Paul McCartney, Lewis Hamilton, Kate Winslet e Ariana Grande promovem os benefícios do veganismo na mídia, incentivando muitos de seus fãs a consumir produtos veganos.

Giselle Sell conta que muitos consumidores são influenciados pelas escolhas e estilo de vida de celebridades e, isso, tem um impacto significativo nas tendências de consumo, incluindo a preferência por sorvetes saudáveis veganos.

Com o objetivo de atender à crescente demanda e guiar os empreendedores interessados em ingressar nesse setor específico, a profissional desenvolveu uma metodologia exclusiva, além de receitas próprias para a fabricação de sorvetes saudáveis, incluindo os destinados aos veganos. Por meio de consultorias e do curso “Terapia&Sabor”, ela compartilha todos os passos e segredos da produção e comercialização dessas sobremesas geladas saudáveis. Desde a formulação personalizada dos produtos até estratégias para explorar os diferentes mercados, o curso fornece as ferramentas essenciais para se destacar no mercado alimentício.

(Fonte: Mundo Marketing, 16 de julho de 2024)

Deixe seu comentário