Setor de latas de alumínio apresenta crescimento de 12%
11/11/2024
A Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), entidade que representa o setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil, apresentou os dados referentes ao primeiro semestre de 2024 com um resultado de vendas 12% maior do que o mesmo período de 2023 e tem expectativa de fechamento do ano com alto dígito de crescimento.
Aliado às vantagens da lata de alumínio, o setor segue o caminho pavimentado pelo crescimento econômico seguindo resultados positivos do PIB brasileiro deste ano. Segundo o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, as latas brasileiras vêm retomando o crescimento desde 2023, após um período de ajustes com o fim da pandemia. “Tivemos um verão muito quente este ano, o que favorece o consumo de bebidas, e um crescimento econômico que retoma índices positivos no país e eleva o poder de consumo da população, combinado com a força da lata de alumínio no segmento de bebidas, com novos produtos em lata a todo momento.”, explica o presidente.
Um dos destaques no período foi a diversidade de produtos que chegam para o consumidor na lata de alumínio. Grande parte desses produtos apresenta crescimento no país, se aproximando cada vez mais dos consumidores, como, por exemplo, os chamados “RTDs” (do inglês Ready to Drink; drinks prontos para consumo), cachaça, energéticos, cerveja sem álcool, vinhos e espumantes, que ganham cada vez mais espaço nas gôndolas e cardápios.
Segundo Cátilo Cândido, este movimento acompanha uma tendência mundial e coloca o país na vanguarda dentre os setores de embalagens para bebidas.
(Fonte: Monitor Mercantil, 05 de novembro de 2024)