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Varejo farmacêutico mira faturamento de R$ 100 bilhões


As 29 empresas do varejo farmacêutico afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) movimentaram R$ 49,63 bilhões no primeiro semestre deste ano e atingiram crescimento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2023. Os resultados sinalizam que o faturamento do setor deve superar R$ 100 bilhões em 2024. Segundo a entidade, as vendas no primeiro semestre avançaram dois dígitos em todas as categorias de produtos.

Categorias

Os medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que representam 28% das vendas de remédios no país, tiveram incremento de 12,8%, atingindo R$ 9,37 bilhões. Os medicamentos em geral totalizaram R$ 33,53 bilhões de faturamento, também com alta de 12,8%, enquanto os genéricos cresceram 14%. Por fim, itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos geraram R$ 16,10 bilhões de receita para as redes e lideraram o crescimento do setor, com elevação de 17%.

Canais

A operação de e-commerce aumentou 45% no varejo farmacêutico, com faturamento de R$ 6,4 bilhões. O setor registrou uma expansão de 6,9% no número de pontos de venda, atingindo 10.622 lojas físicas, contra 9.935 no primeiro semestre do ano passado. “A julgar pelo fato de que o contingente de clientes atendidos cresceu quase 10% no semestre e por fatores como a queda da inflação, os indicadores reforçam que o brasileiro incorporou as farmácias à sua cesta de compras e vem assimilando o posicionamento das lojas como centros de saúde”, analisa Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

(Fonte: Giro News, 14 de agosto de 2024)

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