ABRE

Na Páscoa, consumidor espera a melhor experiência no sortimento


Uma das datas mais importantes no calendário do varejo alimentar, a Páscoa é sinônimo de fartura à mesa. Até mesmo quem não é cristão festeja e se encanta com as lojas repletas de chocolate. Para garantir que esses produtos supram a expectativa do consumidor, na quantidade e variedade ideais, as grandes indústrias aperfeiçoaram ainda mais seus sistemas de cálculo de demanda e de análise do comportamento do shopper.

Esse momento indulgente é bastante oportuno para encantar o shopper. Por isso indústria e varejo precisam se unir na missão de aperfeiçoar as estratégias e cálculos de demanda a fim de evitar perdas e ruptura e acertar precisamente o alvo para vender mais

Sem ruptura

A Mondelez, dona da marca Lacta, conseguiu zerar a ruptura. Trabalhou com o varejo no melhor sortimento, nas estratégias de preço, promoção e execução, além das ações de merchandising on e off line para encantar o consumidor, gerar aumento no giro e melhores margens. Com os bons resultados do ano passado, a fórmula de parceria se repetirá neste ano. Os números tendem a melhorar ainda mais, especialmente quando olhamos o potencial de crescimento com base no consumo de chocolate fora do Brasil.

Consumo per capita de chocolate

2kg/ano por habitante no Brasil

8kg/ano Quantidade registrada por pessoa na Europa

Marcos Pozzi, diretor comercial da CSD, rede paranaense com 70 lojas que trabalha com cinco fornecedores, 50 marcas e cinco gramaturas de ovos de chocolate, entende que a parceria com a indústria na definição do sortimento é importante para os resultados. Segundo o executivo, esse alinhamento tem permitido um cálculo de demanda bem próximo da realidade, o que implica menor nível de ruptura e maior crescimento das vendas. “Calibramos as informações da indústria com nossos dados e nosso conhecimento do consumidor e definimos o pedido”, explica.

“O consumidor encontra o que deseja e fica encantado. Além disso, um pedido equilibrado abre espaço para as inovações, que são o ponto forte da Páscoa”

MARCOS POZZI – Diretor comercial da CSD (PR)

Mais vendas

Mesmo lamentando que a indústria tenha reduzido a oferta de ovos de chocolate para manter uma margem saudável de devolução, a rede Muffato, 89 lojas, está animada com a Páscoa de 2023 e espera alta de 8% em volume. O importante, segundo Adilson Côrrea, diretor comercial do Muffato, é entrar no período com todos os segmentos de ovos de chocolate – dos premium aos econômicos –, além de estoque ampliado das linhas regulares de chocolate em barra, bombons e outros.

“Teremos um sortimento robusto, com quatro fornecedores, 20 versões e dois a três lançamentos por marca. Vamos fazer uma bela Páscoa”

ADILSON CÔRREA – Diretor comercial do Muffato

Como se dá o cálculo de demanda

A Mondelez conta com sistema de inteligência de dados, que considera informações de institutos de pesquisas, histórico de vendas e comportamento do consumidor. “Com a marca Lacta antecipamos tendências, trazemos inovações e desenhamos uma estratégia consistente de sortimento, proposta comercial e plano de marketing”, diz Juliana Bonamin, nova vice-presidente de vendas da Mondelez Brasil.

Como se faz a sugestão de sortimento

A indústria oferece um portfólio que atende os diversos momentos de consumo e os diferentes públicos. Vai dos produtos premium aos de preço intermediário e baixo, o que ajuda a compor a estratégia de cada rede e a aumentar a rentabilidade.

(Fonte: S.A. Varejo, 22 de fevereiro de 2023)

Deixe seu comentário