O impacto da COVID-19 sobre as embalagens
22/06/2020
A Covid-19 impactou a vida e o sustento de bilhões de pessoas em um curto espaço de tempo e exigiu que as indústrias reavaliassem suas suposições e práticas. A indústria da beleza não é exceção, nem a sua abordagem em relação às embalagens.
O núcleo dessa redefinição de pensamento é a segurança. Para o consumidor, isso se concentra cada vez mais na higiene. “A velocidade da propagação do vírus colocou em evidência o grau de conexão da sociedade – e o risco associado”, observou uma análise recente da McKinsey & Company. “As marcas devem considerar as implicações para sua estratégia e comunicação”, incluindo “reavaliar os processos de fabricação e embalagem”.
Mas como essa crise pode reformular as estratégias, os desenhos e os processos da marca em torno das embalagens de beleza e cuidados pessoais? Temos algumas ideias iniciais.
Uso Único / Descartável
Ninguém está dizendo que a sustentabilidade não importa mais. De fato, o oposto é verdadeiro. Dito isto, pela McKinsey & Company, “consumidores que se tornaram mais sensíveis ao preço ou mais preocupados com a higiene podem favorecer embalagens de uso único”.
Antes da pandemia, produtos de uso único e descartáveis, incluindo lenços umedecidos (não biodegradáveis) e outros produtos de pequeno formato, ganharam pressão negativa por seu impacto no meio ambiente.
Agora, no entanto, esses formatos podem de repente ser atraentes para uma população ansiosa por manter a higiene e evitar a contaminação associada a produtos multiuso. Quão difundido é esse sentimento ou quanto tempo ele pode durar está aberto à interpretação. No curto prazo, no entanto, os compradores podem revisar temporariamente seus valores.
• Soluções: lenços umedecidos, doses únicas, produtos em formato de amostra
Hands-free
Tocar em superfícies estranhas é uma proposta cada vez mais desagradável para a maioria dos consumidores. As tendências de embalagem, como formatos recarregáveis ou sem embalagem, podem, portanto, enfrentar alguns desafios, a menos que possam, de alguma forma, abordar questões de higiene. Também pode ser uma vantagem para todos os tipos de embalagens protetoras manter os produtos intactos até o momento em que são abertos pelo usuário.
Tão importante quanto isso, muitos compradores de beleza podem procurar soluções que lhes permitam evitar tocar no rosto. As soluções que impedem o contato para pegar ou aplicar produtos podem, portanto, aumentar o interesse.
• Soluções: sticks, pads, acessórios fáceis de limpar (ex: esponjas de maquiagem antibacterianas)
Sem contato
Um nível acima aos formatos mãos livres (hands-free), a tendência sem contato permite que os consumidores apliquem o produto sem tocar no rosto ou na formulação. É aqui que os sprays e formatos semelhantes podem oferecer aplicação direta da embalagem ao rosto / corpo.
• Soluções: sprays, brumas
Proteção da fórmula
Uma análise recente da HatchBeauty argumentou que os consumidores que procuram por valor e segurança buscam cada vez mais soluções que ofereçam shellf-life prolongado e integridade da fórmula (isso também pode vir a ser um benefício para alguns “sintéticos seguros” e sistemas de conservação que apoiam esses objetivos). Os consumidores que procuram produtos duradouros e proteção contra contaminação bacteriana, portanto, se reúnem em formatos que proporcionam tranquilidade.
• Soluções: embalagens sem ar, formulações sem água
Repensar a cadeia de suprimentos
As embalagens, como o restante da cadeia de suprimentos, sofreram interrupções desde o início da pandemia, com várias regiões fechando ou restringindo fabricantes e com os embarques internacionais sendo diminuídos ou interrompidos.
A demanda por desinfetantes para as mãos ocupou parte das linhas de produção, estendendo o tempo de entrega das embalagens para até 20 semanas. Também houve relatos de um aumento na compra de itens de estoque.
Porém, a longo prazo, as marcas e seus parceiros fornecedores provavelmente revisarão redundâncias estratégicas, práticas de segurança dos funcionários, oportunidades de automação, produção e armazenamento e outras estratégias que possam resistir à interrupções.
(Fonte: Cosmetics Innovation, 16 de junho de 2020)