O que o consumidor vem achando das marcas?
04/05/2020
Durante este período de pandemia, o Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights quis saber quais as 20 marcas mais lembradas pelo consumidor em todo o Brasil, por conta das ações que algumas delas vem fazendo em prol da sociedade; seus padrões comportamentais e suas grandes preocupações frente aos riscos de contágio do coronavírus.
Para isso, foi realizada uma pesquisa com 7.076 pessoas, divididas em sete fases, no período de 15 de fevereiro a 20 de abril deste ano. E os resultados foram o seguinte:
● Aparente estabilidade diante do caos – embora a população ainda esteja muito preocupada (72%) com a Covid-19, nota-se uma tendência de queda nesse sentimento. Houve queda no percentual daqueles que lavam tudo o que entra em suas casas (de 72% para 65%) e na prática do home office (de 56% para 47%). Boa parte da população dispensou os serviços realizados pelas empregadas domésticas (36%) e apenas as entregas de comida continuam em alta.
● Novos hábitos – a máscara facial tornou-se mais presente e mais da metade dos entrevistados afirma que passou a utilizá-la. O álcool em gel também passou a fazer parte da rotina de quase todos os entrevistados (96%).
● Comportamento de consumo – o principal destaque foi a força que os mercados de bairro vêm adquirindo neste momento, com 52% das pessoas dizendo que passaram a fazer compras neste canal. Os canais de streaming vídeo (76%) e áudio (46%) também continuam em crescimento durante a pandemia, além dos aplicativos de transportes, com aumento de 10% para 12%.
● Marcas mais citadas – entre as empresas lembradas positivamente pelo consumidor, frente à pandemia, a Ambev (12%) continua liderando como o principal destaque por suas ações de produção de álcool em gel e máscaras faciais, seguida da Magalu (9%), que se destacou pelo fato de manter os empregos dos seus colaboradores e o auxílio-creche, doar equipamentos e atuar fortemente em seu marketplace. As demais marcas citadas na sequência foram: Itaú (6%), Ype (5%), Americanas (4%), Natura (4%) e Santander (4%), Carrefour (3%), Boticário (3%) e iFood (3%), entre outras.
(Fonte: Super Varejo, 24 de abril de 2020)