Picolés ultrapassam sorvetes de pote em faturamento


Os sorvetes de palito faturaram R$ 1,3 bilhão no acumulado de 12 meses até julho de 2023 e, com isso, ultrapassaram o valor das embalagens de pote para consumo On The Go – realizado pelo consumidor que está em deslocamento. Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar, pela primeira vez em quatro anos, o segmento de impulso representou 57% do faturamento do setor, contra 43% dos sorvetes de pote. Historicamente, o consumo do formato já era maior em unidades, abocanhando 73% do mercado de sorvetes para consumo fora do lar. 

Mudanças de Mercado
A pesquisa mostra que o grande fator que contribuiu para a maior participação em valor foi o aumento do preço, que teve alta de 65% nos últimos 12 meses terminados em julho de 2023, na comparação com o ano anterior. Já o sorvete de pote apresentou um aumento médio de preço em 3,4% no mesmo intervalo. Os canais informais, como os ambulantes, são responsáveis por 25% do aumento de valor de picolés e outros sorvetes de impulso no consumo fora de casa, tornando-se o segundo canal mais importante no faturamento da categoria, atrás apenas das sorveterias.

(Fonte: Gironews, 27 de outubro de 2023)