ABRE

Projeto determina inserção de advertência nas embalagens de bebidas alcoólicas


A ideia do projeto de lei é tornar obrigatório nas embalagens e nos rótulos de bebidas alcoólicas dados de morbidade e mortalidade, sobre os riscos associados ao consumo de álcool nas diferentes faixas etárias, especialmente entre os menores de 18 anos. O uso excessivo do álcool causa embriaguez, dependência física e psicológica, transtornos mentais e comportamentais e mortes de forma direta e indireta. Segundo uma pesquisa, de 2019 para 2020 houve um aumento de mais de 18% nos registros de mortes com causas relacionadas a transtornos mentais e comportamentais por causa do uso de álcool. A senadora Nilda Gondim, do MDB da Paraíba, relatora do projeto, alerta sobre os danos causados pelo consumo excessivo do álcool.

O álcool apresenta consequências graves em jovens e em todas as idades, porque psicologicamente afeta causando transtornos mentais e comportamentais. Também sabemos que o álcool causa milhares de mortes anualmente, tanto de forma direta por cirrose, insuficiência hepática quanto por causas externas: acidentes, homicídios, violências domésticas e suicídios.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o álcool contribui para a morte de uma pessoa a cada dez segundos. O projeto pretende conscientizar a população sobre os graves problemas causados pelo álcool, de forma semelhante ao que é feito nos maços de cigarro. O projeto será analisado pelo Senado Federal. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Carol Teixeira.

(Fonte: Radio Senado, 12 de julho de 2022)

Deixe seu comentário