Unboxing: por que sua marca deve investir nessa experiência?
08/08/2019
Boas embalagens sempre precisaram oferecer bem mais do que proteção. Dar destaque nas gôndolas, comunicar os valores da marca e facilitar a utilização de um produto também são funções que elas devem assumir. Porém, com o avanço da tecnologia, surgiram novas formas de consumo e, junto delas, outros desafios para as embalagens.
Com cada vez mais pessoas se acostumando ao ambiente digital para fazer compras, a relação entre empresas e consumidores ganhou novos contornos. Aspectos que antes eram decisivos, como vitrines e gôndolas, já não fazem mais parte das jornadas de compra, enquanto outros detalhes começam a demandar mais atenção.
Proporcionar uma experiência de consumo positiva, por exemplo, passou a ser palavra de ordem para as marcas que participam dos mercados digitais — e são várias as formas de garantir isso. Uma delas é oferecer uma sensação memorável quando o cliente recebe o produto em casa e abre a embalagem: o chamado unboxing. Continue a leitura e entenda por que sua empresa deve investir nele!
O unboxing
Sabe aquela alegria que as crianças ficam quando recebem um presente? Então, não é só sobre o que tem ali dentro. A sensação de tirar o papel, abrir a caixa e, finalmente, chegar ao brinquedo é fundamental para que o momento seja o mais divertido possível. Se você tentar entregar o mesmo presente sem nenhum embrulho ou pacote, o impacto simplesmente não vai ser o mesmo. O motivo é que o ato de “desempacotar” é parte fundamental dessa experiência. Isso é o unboxing.
Ter essa experiência divertida, surpreendente e memorável na hora de receber um produto também pode ser coisa de adulto — mesmo quando o presente é para si próprio. E com mais pessoas comprando on-line, garantir essa sensação se tornou ainda mais importante. Por isso, várias empresas estão investindo no unboxing, que pode ser um grande diferencial para a jornada de compra dos consumidores.
Não à toa, ele virou uma febre no Youtube, com vários canais dedicados a mostrar pessoas desembrulhando produtos eletrônicos, jogos, roupas, maquiagem e uma infinidade de itens. Basta buscar por “unboxing” para ver o sucesso. Alguns vídeos já possuem milhões de visualizações, mostrando que até mesmo assistir à experiência pode ser divertido.
Como proporcionar essa sensação em consumidores?
Quem já fez compras pela internet sabe como aguardar a encomenda chegar em casa causa certa ansiedade. Quando se trata de um produto bastante desejado, então, parece que leva uma infinidade! Mas, assim que o pacote é recebido, toda a inquietação se transforma em expectativa: é hora de parar o que está fazendo e abrir o produto.
Nesse momento, ser surpreendido pode fazer toda a diferença. A forma como a embalagem é lacrada, a textura da caixa, a disposição dos itens, um cheiro agradável ou, até mesmo, uma carta com uma mensagem personalizada podem ser excelentes estratégias para garantir uma sensação memorável.
A marca de sorvetes norte-americana, Fiasco, dá um ótimo exemplo de como o unboxing pode ser tão genial quanto o produto em si. Em 2018, ela lançou um kit comemorativo em uma caixa personalizada, com informações sobre a empresa e várias mensagens e brindes para o consumidor. O resultado é uma experiência única que começa antes mesmo do consumo do alimento. E esse é o grande objetivo do unboxing. Afinal, quanto mais surpreendente esse momento for, maior a chance de que o consumidor se mantenha fiel à marca.
Aqui no Brasil, a marca de moda feminina Amaro também mostra como é importante investir nas embalagens para garantir um unboxing positivo. A caixa na qual os produtos são enviados para os clientes é feita com materiais nobres e possui um laço pré-montado para dar a sensação de estar sendo presenteado. O design e a cor garantem um aspecto premium à embalagem, que também foi pensada para ser reutilizada pelas consumidoras como um porta-objetos. Não à toa, a Amaro foi premiada na 18ª edição do Prêmio ABRE!
Nas prateleiras do supermercado
Proporcionar a experiência do unboxing não é algo restrito às marcas que atuam no e-commerce. O varejo físico também pode (e deve) investir em embalagens inovadoras para surpreender os consumidores. Quer um exemplo disso? A famosa marca de uísque Johnnie Walker criou uma edição especial da sua bebida com embalagens assinadas pelo artista de rua Tristan Eaton.
As garrafas vinham em caixas que eram verdadeiras obras de arte, impactando positivamente o consumidor em função dos detalhes e cuidado com a disposição dos itens.
Independentemente do setor que sua marca atua, investir no unboxing é ótimo para criar uma conexão ainda mais forte com os consumidores. Impressioná-los na hora em que eles abrem a embalagem de um produto é mais do que uma estratégia para estimular o engajamento. É uma forma de valorizar a imagem da sua empresa no mercado.