Unipac cresce no mercado de embalagens com tampas de diferentes tecnologias
23/05/2022
Fabricante de tampas desde a década de 1970, a Unipac, acumula grande expertise no fornecimento de embalagens e tampas. Com forte presença no agronegócio, a empresa ampliou as vendas em 2021, segue registrando o crescimento dos negócios em 2022 e tem competência e recursos para atender a outros setores, como agroquímico, químico, química fina, de bebidas, aromas e fragrâncias, tanto no Brasil como no exterior.
Referência no mercado de embalagens com e sem barreiras, a empresa possui um moderno parque fabril, com produção em Limeira e Pompeia (SP). Nos últimos anos, investiu em injetoras elétricas, moldes novos, sistema de inspeção automatizado, ampliando a capacidade tecnológica e profissional para a realização de projetos específicos, oferendo tanto tampas como o conjunto completo (tampa e embalagem). Os diversos investimentos favoreceram o aumento da produtividade e o desenvolvimento de soluções que promovem a segurança no envase, transporte e armazenamento de diversos produtos.
Amplo portfólio
O bom posicionamento e o elevado nível de serviços e produtos capacitam a Unipac a atender às mais diversas características, necessidades e demandas de mercado. Atualmente, a empresa oferece tampas para embalagens a partir de 250 ml, nos tamanhos de 41mm, 45mm e 63mm de diâmetro, que podem ser adequadas conforme as necessidades dos clientes, sempre com tecnologia integrada.
A elevada capacitação da equipe de engenheiros e técnicos no desenvolvimento de soluções segundo as características de cada produto a ser envasado também é um diferencial. “Com o avanço das tecnologias e com o surgimento de novos processos e materiais, a empresa possui soluções eficientes para atender às exigências de mercado. Os resultados que vêm sendo colhidos são frutos de anos de pesquisas”, informa André Silvestre, Gerente de Vendas do Segmento Embalagem da Unipac.
Histórico de inovações e sustentabilidade
Pioneira em diversas frentes, as primeiras tampas do portfólio da Unipac foram para embalagens destinadas ao transporte de líquidos e mercado agropecuário. Na década de 1980, iniciou-se o fornecimento para o mercado de defensivos agrícolas, com vedação em alumínio, um diferencial na época. Em 2004, foi aprimorado o sistema antiviolação e de abertura e, em 2006, foi lançada a tampa 25% mais leve do que o modelo utilizado até então, com o menor peso do mercado e mais sustentável, dada a redução do consumo e descarte de matéria-prima e menor custo de produção.
Recentemente, a Unipac lançou a embalagem plástica inteligente: por meio de um aplicativo, é possível acessar as informações contidas em uma tag aplicada no selo colocado na tampa da embalagem, o que confirma a autenticidade do produto. Essa solução, além de ajudar a combater a ilegalidade no segmento de defensivos agrícolas, pode ser utilizada por outros mercados, ajudando a proporcionar maior segurança ao cliente e ao usuário dos produtos.
As tampas desenvolvidas pela empresa são homologadas e atendem às regulamentações para acondicionamento e transporte de produtos perigosos e aos requisitos dos clientes, oferecendo benefícios relativos à sustentabilidade, competitividade e preço. A Unipac atua, em todas as fases de suas atividades, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas e com foco nos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) aos negócios.
“As tampas, quando bem desenvolvidas e corretamente utilizadas pelo cliente, proporcionam vedação adequada e contribuem para preservação ambiental, trazendo mais segurança ao operador e à empresa durante o transporte. Um projeto de tampa pressupõe um estudo de viabilidade que considerará o tipo de matéria-prima, aplicação, forma de produção, funcionalidade e, sobretudo, a destinação pós-uso”, comenta Silvestre.
(Fonte: Via pública comunicação, 16 de maio de 2022)