Conselho de Jurados


Gustavo Greco
Presidente – Abedesign
Gustavo Greco é sócio e diretor de criação da Greco Design, com atuação nas áreas de identidade visual, sinalização e projetos editoriais. Em pouco espaço de tempo a empresa se tornou uma das mais premiadas do Brasil. Apenas nos últimos anos podem ser citados Design Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, Prêmios Lusófonos, London International Awards e Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño. Gustavo atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC MG, e coordena o curso de pós-graduação Design Exponencial do Uni-BH que leva sua assinatura. Ele se dedica a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira, como Presidente nacional da Abedesign. É jurado frequente de premiações no Brasil e no exterior e, sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG Brasil) sendo destaque no ano de 2017. Gustavo é o curador da 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico – 2019 (ADG BRASIL).
Ronald Nossig
Vice-Presidente – SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
Vice-Presidente e co-fundador da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo); Sócio e co-fundador do Oasislab; Sócio e co-fundador do Projeto Varejo 180; Diretor da CBDEL; Integrante da Governança de Varejo de Londrina; Integrante do Conselho de Inovação da ACSP; Conselheiro da Inroots.
Silvia Tondella Dantas
Diretora – CETEA|ITAL
Engenheira de Alimentos, Mestre em Ciência de Alimentos e Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador Científico VI do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Diretor do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, especialidade Embalagens, com ênfase em interações produto / embalagem, aspectos regulatórios e a segurança de alimentos e desempenho físico-mecânico de embalagens. Atua em avaliação de Sistemas de Gestão da Qualidade pela norma NBR ISO/IEC 17025. É vice-presidente da Associação Internacional dos Institutos de Pesquisa em Embalagem (Iapri) e membro do Conselho Editorial do jornal internacional Packaging Technology & Science da Editora Wiley.

Presidentes do Júri


Fernando Sommer
Sócio Diretor – Raison Pure
É sócio do Grupo Team Creatif e o executivo responsável pelo escritório paulista da Raison Pure. Formado em Administração de Empresas pela FEA-USP, trabalhou por 10 anos na área de marketing da Unilever. Em 2004 abriu, junto com outros sócios, a operação brasileira da Team Creatif. Em 2017 assumiu a responsabilidade de liderar o escritório paulista da Raison Pure, o atelier de design do grupo. Especialista em estratégia e branding e apaixonado por design, arquitetura e artes gráficas, lidera projetos estratégicos para grandes clientes, como Grupo BIG, Grupo O Boticário, Italac e Colgate, entre outros.
Jorge Inafuco
Sócio Diretor – Oitava Acima Consultoria | OasisLab Innovation Space
Formação: Sociólogo formado pela USP, com pós-graduação em Economia na PUC-SP e em “Business Perspectives” pelo Insper. Possui diversos cursos sobre Gestão e Estratégia de Varejo, com destaque para os obtidos na NRF (National Retail Federation), junto à Columbia University e Harvard Club. Experiência Profissional: Atua como senior advisor em projetos para empresas de varejo, bens de consumo e serviços, nas áreas de planejamento, business plan, transformação digital e inovação, inteligência competitiva, marketing, gestão comercial e M&A. Sócio-diretor da empresa Oitava Acima Treinamento & Consultoria Empresarial, comprometida com a elevação do padrão de desempenho de pessoas e organizações, e sócio-fundador do OasisLab Innovation Space. É professor do MBA da FIA e palestrante e professor da HSM Educação Executiva, onde aborda os temas sobre Desafios da Liderança, Transformação Digital, Next Mindset e Gestão do Amanhã, Inovação, Gestão Ágil, Negociação e Gestão de Parcerias, entre outros. Conselheiro da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e diretor vogal do IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Consumo), trabalhou por mais de 30 anos em grandes empresas de varejo, consultoria e serviços, tais como: Grupo Pão de Açúcar, Grupo Carrefour, PwC (PricewaterhouseCoopers), Senac, entre outras. Foi executivo das áreas de treinamento, inteligência competitiva, planejamento, marketing e comercial. Na PwC, foi o líder da indústria de Retail & Consumer, abrangendo todas as BU´s: auditoria, management consulting, tecnologia, consultoria tributária e M&A. É autor do capítulo sobre “Gestão de Produtos” in “Varejo - Administração de Empresas Comerciais” (Ed. Senac) e um dos autores do “Ranking IBEVAR: 120 maiores empresas do varejo brasileiro” (edições de 2012, 2013 e 2014) e dos estudos globais da PwC “Multichannel Survey” (2013) e “Total Retail” (2014). Coordenador e autor do “Estudo sobre EBITDA nos Supermercados” e das 3 edições do “Estudo de Prontidão
Karen Cesar
CEO – RedBandana Branding
CEO da RedBandana, Branding, Design e Facilitação de Cultura da Inovação para Impacto Positivo. Mestre em Liderança Criativa pela Berlin School of Creative Leadership. Ganhou bolsa de estudos para completar a graduação de design na School of Visual Arts de NY. Foi jurada de Design no Festival Cannes Lions 2019. Tem Certificação Profissional em Ciência da Felicidade no Trabalho pela U.C. Berkeley. É consultora no Instituto Gênesis da PUC-RIO, É Professora responsável pelo curso de Design Thinking da ECDD-Infnet. Professora de Pós-Graduação de Lideranças Transformadoras do Business Behavior Institute of Chicago, Professora de Pós Graduação em Liderança 4.0 na Unisuam, É facilitadora certificada da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®. Jurada em eventos como Desafio Braskem de Design Circular, Hacking Rio, Iniciativa Shell Jovem, Prêmio Abre e Prêmio Lusófonos de Criatividade e Prêmio POPAI. Co-criou o Manifesto do Design na Economia Circular com a Exchange for Change Brasil e Forum for the Future UK. Participou por 4 anos da Diretoria da ABEDESIGN quando foi curadora de conteúdo da Semana Design Rio edições 2016, 2017 e 2018 promovidas pelo Jornal O Globo. Palestrante em congressos e eventos.
Paulo Villas
Expert em Embalagem
Paulo Villas, executivo sênior da área Técnica com +35 anos de experiencia e liderança na indústria de Embalagens e Envase de Bebidas & Alimentos. Engenheiro Mecânico pela UFRJ, MBA em Business pela FGV e Supply Excellence pela Georgia Tech USA. Trabalhou 20 anos na área de Embalagens na Logoplaste e Poligran. Nos últimos 15 anos foi Diretor de Operações Técnicas da Coca-Cola Brasil com responsabilidade pelas operações no Brasil. Recentemente liderou projetos da América Latina como a nova Família Retornáveis e Otimização de Embalagens. Trabalhou em inovações relevantes de embalagens e produtos nos últimos anos. Inventor de processo de Sopro “Neck to Neck” PTC/BR2004/00007 WO2004-078444. Coautor do Capitulo de Sopro “Embalagem melhor – Mundo Melhor”. Professor convidado da Coppe/UFRJ/Instituto de Macromoléculas há 21 anos. Palestrante, Coach, Consultor e Conselheiro (Advisory Board).
Titha Kraemer
Sócia Diretora – Bendito Design
Fundadora, diretora de criação e sócia da Bendito Design, empresa de branding e design com sedes em Porto Alegre, São Paulo e Londres. Estágiou em Madrid-Espanha na Vierka Packaging Y Diseño Corporativo tendo sido diretora criativa da Norton Publicis Groupe, Comdesign - Competence, Trio Design e MA Frank Mayer antes de fundar a Bendito Design em 2002. Palestrante convidada no Brand Lov Day em Maceió Brasil e Congreso Diseño Industrial Company na cidade de Toluca - México. Jurada no Prêmio ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, Prêmio Colunistas Brasileiro, Prêmio Bornancini Brasil e no Pentawards 2020 e 2021. Professora da Faculdade de Desenho Industrial da Universidade Luterana do Brasil, Centro de Design do Ceará - Instituto Dragão do Mar, Universidade do Sul de Santa Catarina e no Curso de Especialização em Design de Embalagem pela Escola Politécnica da Unisinos de Porto Alegre. Titha foi eleita Designer do Ano, Empresária de Marketing Promocional do Ano e Empresária de Design do Ano pelo Prêmio Colunistas do Rio Grande do Sul. Atualmente a Bendito Design é a agência oficial de design da Danone no Brasil e atende marcas como Grupo O Boticário, Bimbo do Brasil, Flormel, Kellogg e Unilever e já conquistou diversos prêmios ao longo dos anos, sendo três deles internacionais: Pentawards 2019 e IF Design Award 2012 e 2020.

Jurados


Adriana Tsukuda
Gerente Sênior de Inovação de Embalagem – Coca-Cola
Profissional com 20 anos de experiencie em Pesquisa, Desenvolvimento e Comercialização de produto e embalagem para industrias de bens de consumo. Sou Engenheira de Alimentos com pós graduação em Engenharia de Embalagem ambos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Trabalhei na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens em empresas como Kraft Foods (atual Mondelez), Nestlé, Avon e Tetra Pak. Estou na Coca-Cola Brasil há 10 anos onde passei pelas áreas de Comercialização de Embalagens, Gestão de Fornecedores e Inovação. Atualmente, ocupo o cargo de Gerente Senior de Inovação de Embalagem para America Latina.
Anderson Maia
Expert em Embalagem – Senai SP
Possui Graduação em Química e formação Técnica nas áreas de Plásticos e Mecânica. Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica - Fabricação de Materiais - Unicamp, Diversas especializações nas áreas de Embalagens e Correlatas, Gestão de Projetos e Inteligencia de Mercado. Possui 25 anos de experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nas seguintes soluções:Processamento de Termoplásticos
Camila Tomás
Designer – Senai SP
Atua há vinte anos em desenvolvimento e coordenação de projetos de branding e packaging para médias e grandes empresas. Promove conhecimento e valorização da marca e produtos através de disciplinas de branding e design no curso de pós-graduação tecnológica “Gestão de Projetos de Embalagem” da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica e por meio de palestras para diversos públicos. Atualmente é responsável pelo NEDS – Núcleo de Essência, Design e Significado do “SENAI Theobaldo De Nigris” ajudando a desenvolver e posicionar marcas e produtos de micro e pequenas empresas, contribuindo para o desenvolvimento da economia criativa brasileira.
Cristina Sartoretto
Professora do Comitê de Educação da ABRE | Expert em Embalagem – FGV
Engenheira de Alimentos pela Unicamp, com MBA pela FIA, e formação gerencial pela Dom Cabral, é pesquisadora do FGVin, Centro de Inovação da Fundação Getulio Vargas, onde cursa o Doutorado com foco em inovação e economia circular. É diretora da LinkPack Embalagens, palestrante e professora convidada em instituições de ensino e pesquisa como USP, Mauá, Estácio, Cetea, Ital e FGV. É professora da ABRE e co-criadora do Hub Incríveis, iniciativa setorial que busca acelerar a transição para uma economia circular, com foco em embalagens. Possui ampla vivência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de embalagens, tendo atuado em empresas de alimentos como Sadia, Refinações de Milho Brasil (atualmente Unilever), Bunge, Nestlé e J. Macêdo, além de empresas de embalagens como Bemis (atualmente Amcor) e Avery Dennison.
Elcio Souza
Diretor – Senai Theobaldo De Nigris
Elcio de Sousa, Téc. em Artes Gráficas, Licenciado e Bacharel em Química pela UNG, Pós em Gestão da Produção pela UFSC, Especializado em Produção Gráfica pelo Training Centre for Graphic Arts em Chemnitz – Alemanha. Diretor do SENAI Barueri e da Faculdade Theobaldo De Nigris, professor convidado no curso de Pós-graduação em Eng. de Embalagens do Instituto Mauá e trabalhou na Editora Abril e Van Leer Embalagens.
Elisabete Saron
Expert em Embalagem – CETEA|ITAL
Elisabete Segantini Saron, Bióloga, mestre em Tecnologia de Alimentos pela FEA/UNICAMP e doutora em Química pelo IQ/UNICAMP. Integrante da equipe do Cetea desde 1989 e Pesquisadora Científica desde 1994. Desenvolve projetos de pesquisa e assistências tecnológicas com financiamento de órgãos de fomento e do setor privado. Especialista em técnicas analíticas instrumentais de análise e com experiência em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atua nas linhas de pesquisa como: interação de embalagens com alimentos, segurança dos alimentos e legislações de aprovação de materiais de embalagem para contato com alimentos. Presta assessoria ao Grupo de Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos da Anvisa. Coordena eventos e atua como professora convidada em disciplinas de graduação e pós-graduação.
Emiliano Barelli
Diretor de Sustentabilidade – Corporación Hijos de Riviera
Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade de São Paulo e MBA pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets – MIT com ênfase em sustentabilidade, inovação e liderança. Entre 2010 a 2013 liderou a equipe de Desenvolvimento de Embalagem na Natura. De 2014 a 2018, geriu a equipe de Desenvolvimento de Embalagem da Pepsico Foods para a América do Sul. Entre 2018 a 2020, trabalhou para a Danone Águas do Brasil como Diretor de P&D e Sustentabilidade. Atualmente, dedica-se a gestão de Operações das fabricas de Águas Minerais e Sustentabilidade para Estrella Galícia na Espanha. Hábil construtor de parcerias de trabalho com clientes internos e externos, sempre atuando de forma colaborativa para mudança de modelos mentais utilizando teoria de pensamento sistêmico. Possui ampla experiência profissional em sustentabilidade, análise de ciclo de vida, planejamento estratégico, construção de alianças com engajamento de fornecedores, desenvolvimento de embalagens e produtos, gestão de projetos, processos de fabricação, materiais de embalagem e engenharia de processos.
Fabio Cabral
Expert em Embalagem – Pack&Strat
Engenheiro de Alimentos, com especialização em Engenharia de Embalagens. 22 anos de experiência em desenvolvimento de embalagens em indústrias de bens de consumo. Consultor técnico e estratégico com foco na melhoria do resultado das empresas através do aperfeiçoamento da gestão do Sistema Embalagem.
Felipe Garcia
Professor do Comitê de Educação da ABRE | CEO – Criatégia | Inovação | Design | Branding
Designer e professor, pós Graduado em Design pelo IED, Desenvolveu projetos em Design de Produto, embalagens e marcas para diversas empresas. Atuou durante dois anos na BSH Continental Eletrodomésticos como designer para as marcas Bosch, Siemens e Continental, conquistou importantes prêmios na categoria design. Possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de marcas, produtos e serviços. Desde 2009 leciona no curso de Graduação de Design de Produto e Serviços pelo IED. Profissional convidado para ministrar cursos na ABRE (Associação Brasileira de Embalagem). É colunista do site BD Xpert e palestrante convidado para cursos de design.
Gabriel Lopes
CEO – Empathy
Founder CEO - Chief Empathy Officer @ Empathy Company. Diretor de relacionamento @ ABEDESIGN. Professor nas disciplinas inovação em embalagens e indústria 4.0 @ IMT – Instituto Mauá de tecnologia. Vice presidente adjunto de tecnologia, cultura e inovação @ CCBC Câmara de comercio Brasil Canada. Designer, professor e cientista aficionado por tecnologia. Agente da inovação, uma mente inquieta e apaixonada por desafios. Empreendedor serial que adora as borboletas no estômago e não se assusta com a montanha russa dos negócios. Empatia é uma definição da personalidade que cristalizou em seu propósito, junto com a paixão por pessoas que alimenta o crescimento de todos. Com o objetivo de desenvolver maior conexão entre todas as coisas e pessoas, abusa da transparência através da tecnologia, buscando por meio da empatia alcançar soluções e identidade própria para cada atividade desenvolvida, com foco na inovação, na prosperidade dos negócios e na conexão de alma entre os seres humanos.
Gian Franco
Chief Strategy Officer – Pande
Publicitário, empreendedor e atua há mais de 22 anos no mercado de Design. É sócio de um dos principais escritórios de Design da América Latina, a Pande, agência na qual defende o papel estratégico do pensamento do Design e sua importância nas transformações dos negócios no mundo atual. Como conselheiro da abedesign - Associação Brasileira de Empresas de Design - esteve à frente dos principais movimentos do setor ao longo dos últimos 15 anos. Mentor e investidor em startups, é cofundador da Tismoo (startup inovadora de biotecnologia voltada ao Autismo) e também cofundador e Advisory Board Member da Nindoo (startup de inteligência artificial acelerada pela Artemisia). É autor de O Segredo de Ebbinghaus, livro no qual apresenta uma visão integral sobre a gestão de valor de marca, demonstrando que os eventos econômicos são o resultado das ações concretas do ser humano, cuja intenção é sempre norteada pela ideia de valor, e também do seu mais recentente livro "Descentralizada - Uma nova mentalidade" onde apresenta os desafios de uma sociedade cada vez mais interconectada, interdependente e fragmentada.
Giovanni Vannucchi
Sócio Diretor – Taba
Designer e arquiteto, sócio da Taba, um hub de profissionais da economia criativa. Fundador e sócio da Oz Estratégia + Design, onde durante 40 anos desenvolveu projetos nas diversas áreas da estratégia e design para clientes como Kimberly Clark, Danúbio e Clube Athletico Paranaense, entre outros. Conferencista e jurado em diversos eventos nacionais e internacionais. Foi um dos fundadores da ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos do Brasil, do Comitê de Design da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem. e da ABEDESIGN - Associação Brasileira das Empresas de Design, tendo sido diretor durante diversas gestões nessas entidades. Membro do Conselho Editorial da revista ABCDesign. Faz parte, como representante do Brasil, do Conselho Consultivo da Bienal Iberoamericana de Diseño, organizada por DIMAD- Diseñadores de Madrid e Fundación Diseño Madrid. Representante do Brasil no júri de Design no Cannes Lion. Senior advisor da École Intuit Lab/São Paulo.
Guilherme Albuquerque
Designer
Profissional de design e comunicação adora pensar seus projetos a partir de estratégias de marca. Com quase 20 anos de experiência é Gerente de Comunicação e Criatividade na FIEMG e já coordenou equipes criativas em escritórios e agências como 100% Design, A10 Design, Hardy Design, Solution Comunicação, Ogilvy e New 360º, desenvolvendo trabalhos para clientes como Nestlé, Vivo, Telemig Celular, Avon, Britivic, Ypê, Lactalis, Copacol, Fundação Fiat, BDMG, Fernanda Takai, Inhotim, Estrada Real, FIEMG, Localiza, entre outros. Teve trabalhos selecionados para a 8ª, 9ª e 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, e recebeu prêmios como Red Dot Award, 26º Prêmio da Música Brasileira (categoria projeto visual), Prêmio ABRE e Clube de Criação.
Gustavo Moraes
Expert em Embalagem – CETEA|ITAL
Mestre em Química com área de concentração em Química Analítica e Bacharel em Química com atribuições em Química Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador Científico do Centro de Tecnologia de Embalagem - Cetea, do Instituto de Tecnologia de Alimentos - Ital, com atuação em identificação de materiais poliméricos, avaliação físico-mecânica de filmes flexíveis e reciclabilidade de materiais celulósicos.
Leticia Castro
Diretora Superintendente – CBD
Letícia Castro é Diretora Superintendente do Centro Brasil Design, onde desempenha atividades relacionadas à promoção do design no Brasil. Dentre inúmeros projetos foi responsável pela coordenação da Bienal Brasileira de Design 2010, do Diagnóstico do Design Brasileiro e do Design Export, o maior programa de promoção do design no Brasil. Participa de júris de design entre eles do IF Talent Design Award, prêmios Clap, Latampack e Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. É vice-presidente do Global Design Industry Organization (GDIO). Graduada em design de produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; especialista em Administração com ênfase em Marketing pela FAE Business School e Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE. Atua há vinte anos nas áreas de gestão do design, design estratégico, design thinking e políticas públicas, tendo sido convidada para dar palestras sobre esses temas no Brasil e no exterior.
Levi Girardi
CEO – Questtonó Manyone
Levi Girardi é designer, cofundador e CEO da Questtonó Manyone, consultoria de estratégia e inovação com sedes em São Paulo e Nova York, com mais sete escritórios na Europa e Ásia. Trabalha com uma equipe transdisciplinar na abordagem do Systemic Design, integrando áreas como pesquisa e estratégia, branding, design de produtos, visual, serviços, tech e Extended Reality, para segmentos como mobilidade, saúde, bebidas e alimentos, cosméticos, eletrodomésticos etc. Pela Questtonó Manyone, já recebeu mais de 180 prêmios de design nacionais e internacionais e atuou como jurado em diferentes concursos de design, como iF Design Awards, BDA, What Design Can Do e Prêmio Design MCB (como presidente do juri).
Ligia Dembinski
Designer
Lígia Dembinski. Profissional de Design e gerenciamento de projetos com foco em impacto positivo. Formada em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, com atuação de 20 anos como designer de embalagens e gerente de projetos, sendo 16 anos sócia na Matriz Escritório de Desenho, empresa de Design que realizou diversos projetos para empresas como Unilever, Grupo Boticário, Melitta, Reckitt Benckiser. Co-líder do grupo de economia circular do Comitê de Sustentabilidade do Grupo Mulheres do Brasil e por diversos anos, membro do Comitê de meio ambiente e sustentabilidade da ABRE. Pós-graduanda em Economia Circular pela PUC-RS. Ministrou diversas palestras de Design em universidades como USP, Senac, IED e Santa Marcelina.
Lucas Amendola
Gerente Regional Técnico – Coca-Cola
Engenheiro Químico com pós-graduação em Qualidade e Food Safety, com 20 anos de experiência na Indústria de Cosméticos e Bebidas com forte histórico em Desenvolvimento de Embalagens, Inovação, Projetos de Produtividade, Processos Industriais e de Manufatura, Gerenciamento Técnico de Projetos para Bens de Consumo e Indústria de Bebidas. Forte background em processos de manufatura de embalagem (embalagens plásticas, vidro, metal, cartonado, flexíveis).
Luis Bartolomei
CEO – CBA B+G
Sócio e fundador da CBA B+G, uma das principais operações de branding, design e inovação do mercado brasileiro e latino-americano, Luis Bartolomei traz em sua bagagem profissional mais 30 anos de experiência em criação, posicionamento e expressão de marcas. Nesse período, liderou e desenvolveu projetos para companhias de reputação internacional, como Nestlé, Heineken, Chandon, Braskem, Colgate-Palmolive, Diageo, Kimberly-Clark e Sanofi, entre outras. Atualmente, é responsável pela liderança criativa e executiva de toda a região da América Latina da CBA, rede integrante do WPP, aplicando sua visão inovadora para impulsionar a atuação de um time multidisciplinar e elevar o aspecto mais humano das marcas.
Manaíra Abreu
Diretora de Criação – Mandacaru Design
Apaixonada por design desde a infância, Manaira é formada em Comunicação Social pela Federal do Espirito Santo e especialização em Design Gráfico pela Miami Ad School/SP. Em 2010 fundou com sua irmã o estúdio de design e produção cultural Mandacaru em São Paulo. Juntas elas têm realizado diversas exposições e seminários em várias cidades do Brasil e no exterior. Sua produção é muito variada incluindo projetos de embalagens, editoriais, identidades visuais e campanhas de comunicação para empresas privadas e instituições públicas como SESI, SESC, Família Schürmann, Puri. A Mandacaru é sócia no Brasil da plataforma internacional What Design Can Do e promove em 2021 o No Waste Challenge, desafio global que convoca a comunidade criativa a repensar o desperdício.
Marco Périco
Expert em Embalagem
Proprietário da MPérico Consultoria de Embalagem e Processos Industriais, atuando no mercado a mais de 7 anos. Tem MBA em Gestão de Projetos - Faculdade Anhanguera, Pós-graduado em Administração de Empresas - FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, Pós-graduado em Embalagem - Escola de Engenharia Mauá e Graduado em Desenho Industrial - Faculdade Belas Artes de SP. Com mais de 25 anos de experiência na área de Desenvolvimento de Embalagem em empresas dos seguimentos: Farmacêutico, Veterinário e Cosmético, outras (Lilly, Bayer, Boehringer, Theraskin, Cimed, Galderma, Boticário, Elanco, Ourofino, Probiótica, Evers, Mead Johnson, Mabel, Ibratec, Vedacit, CMPC, Veiling Holambra e Schott). Atuando como professor e palestrante em instituições de ensino e pesquisa (SENAI, SENAC, ETEC, UNISO, FACENS, UNIMEP, ICTQ, Racine, Sindusfarma, Anfarlog e Instituto de Cosmetologia) já ministrou aulas para mais de 350 alunos, de várias partes do Brasil.
Maria Helena Resnitzky
Coordenadora e Professora – Comitê de Educação da ABRE
Consultora e professora, com mais de 35 anos de experiência em Embalagens, em áreas de Inovação e Pesquisa & Desenvolvimento, tendo trabalhado em grandes empresas como Klabin, Bunge Alimentos, Unilever e DuPont. Professora em cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Comitê de Educação da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem). Doutoranda da área de Gestão de Projetos da UNINOVE.
Nelio Bernardelli
Designer – FutureBrand
Graduado em design pelo Mackenzie, também fez cursos de liderança e branding na FGV e no Insper. Ele começou a trabalhar com marcas há 20 anos, ajudando a construir marcas icônicas em diferentes categorias de bens de consumo. Desde 2009 na FutureBrand, Nelio liderou projetos para clientes como Nestlé, P&G, JBS, Lidl, Froneri e Campari. Ao longo de sua carreira, tem colaborado para dar vida a marcas como Nescafé, Moça, Ninho, Mucilon, Garoto, Seara, Pampers, C&A, Pernambucanas, Itaú e SKYY Vodka. Trabalhando em estreita colaboração com clientes e equipes, ele acredita que um profundo conhecimento dos negócios é essencial para gerar experiências de marca impactantes. “A complexidade das necessidades e desafios dos clientes são o combustível para a criatividade. Então, como time, temos que criar algumas faíscas que nos levem a grandes ideias.
Patricia Presas
Planner – Abedesign | Ponto Design
Patricia Piana Presas é diretora de planejamento da Pontodesign, agência de design e digital de Curitiba. O trabalho da agência configura-se como um exercício contínuo de compartilhamento e inovação, por meio de projetos com conteúdo que utilizam o design como principal insumo. Patricia atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Marketing, e também está à frente da Coordenação do curso de Pós-Graduação em Digital Marketing e do curso Gestão Estratégica de Vendas, na FAE Business School. Além disso, se dedica a iniciativas de propagação do design, como Diretora de Conteúdo da Abedesign, na diretoria 2019/2021.
Pawel Keller
Expert em Embalagem
25 anos de experiência na indústria de bebidas e alimentos, com sólida experiência em supply chain, inovação, gerenciamento de projetos, melhoria de processos, manufatura lean, qualidade e segurança de alimentos, planejamento de infraestrutura e previsão de vendas.
Renato Larocca
Diretor – SIDE
Formado em Engenharia de Alimentos, com pós-graduação e mestrado em Engenharia de Embalagens na Escola de Engenharia Mauá, e com mais de 20 anos de experiência no setor, já trabalhou em importantes empresas do mercado brasileiro, tanto brand owners como Santista Alimentos (BÜNGE) e Sadia (BRF), como em empresas fornecedoras de matéria prima (papelcartão) e embalagens. Na Ibratec, uma das maiores gráficas de embalagens cartonadas da América Latina, foi responsável pelas gerências comercial e de P&D. Por mais de 8 anos foi professor da disciplina Sistemas de Embalagem em um dos cursos de pós-graduação em alimentos da Universidade São Judas Tadeu e desde 2020 é professor da PAE Sistemas de Embalagem na Escola de Engenharia Mauá. Consultor de embalagens desde 2014, viaja todo o Brasil e alguns países da América Latina desenvolvendo projetos e ministrando cursos e palestras. Nos últimos anos escreveu algumas matérias técnicas sobre embalagens e auxiliou na cobertura de importantes feiras internacionais do setor (Interpack, Pack Expo, Drinktec).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira está em sua 21ª edição e tem como objetivo principal eleger as embalagens que se destacam como ícones de excelência no mercado brasileiro.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira ressalta, entre outros aspectos:

  • Inovação: criatividade; diferenciação tecnológica; forma; material; processo
  • Funcionalidade: ergonomia; sistema de abertura e fechamento; empilhamento; utilização e aproveitamento do produto; transporte; forma e estrutura
  • Qualidade: segurança; resistência; matérias-primas utilizadas; impressão
  • Apelo de venda: objetividade de posicionamento do produto em sua categoria
  • Atratividade: boa relação entre design gráfico e design estrutural
  • Sustentabilidade: eficiência dos processos de produção e distribuição, otimização dos recursos naturais, proteção eficiente do produto e a otimização do seu uso, aplicação da simbologia técnica, entre outros pontos que compõem as “Diretrizes de Sustentabilidade publicada pela ABRE”.
  • Competitividade dos produtos brasileiros para exportação.

Por meio da premiação do troféu OURO, PRATA e/ou BRONZE, o Prêmio ABRE confere aos vencedores o mérito pela excelência no desenvolvimento da embalagem, promovendo a valorização nacional e internacional das empresas envolvidas e suas embalagens.

Inscrições até 02 de julho de 2021

Módulos de Mercado e Estratégico

  • Agências de design de embalagem
  • Fabricantes de produto (Donos de Marca)
  • Redes de varejo
  • Fabricantes de:
    • Embalagens
    • Máquinas e equipamentos
  • Fornecedores de:
    • Insumos
    • Mátérias-primas
    • Acessórios

Módulo Especial

Categoria Estudantes

A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação e pós-graduação das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.

Os projetos de embalagem a serem inscritos não podem ter tido os direitos de propriedade intelectual ou industrial cedidos e nem podem ter sido efetivamente industrializados até a data de inscrição do trabalho.


Categoria Voto Popular

Embalagens regularmente inscritas nas categorias dos módulos de Mercado e Estratégico que preencham os campos da ficha de inscrição destinados ao Voto Popular, onde é necessário anexar uma foto e um texto.

Importante: para participar do Voto Popular é necessário inscrever a embalagem em pelo menos uma categoria dos módulos de Mercado e/ou Estratégico, não existe a possibilidade de fazer a inscrição diretamente no Voto Popular.



Importante

  • Podem ser inscritas na 21ª edição do Prêmio ABRE embalagens desenvolvidas ou reprojetadas entre o período de 1º de janeiro de 2020 a 28 de junho de 2021 e que já estejam em circulação no mercado nacional.
  • A participação no Prêmio ABRE é exclusiva a empresas operantes no Brasil. As embalagens inscritas no concurso devem ter sido criadas e produzidas no país e já ter circulação em território nacional. Exceção feita à categoria Exportação, do módulo Estratégico, cuja circulação precisa necessariamente ser no mercado internacional.
  • Apenas embalagens que concorrem pelo Design Gráfico podem ter sido fabricadas fora do país, pois o que estará sendo avaliado será o visual e não o processo de fabricação

4.1. Módulo Mercado

Categorias

  1. Alimentos doces
  2. Alimentos salgados
  3. Bebidas não alcoólicas
  4. Bebidas alcoólicas
  5. Higiene e limpeza doméstica
  6. Cosméticos e cuidados pessoais
  7. Perfumes
  8. Saúde e farmacêuticos
  9. Food service, delivery e take away
  10. Produtos em geral
  11. Embalagem para MPEs (micro e pequenas empresas)
  12. Família de produtos
    Será considerado Família: produtos com 03 (três) ou mais variações de características e de estrutura e/ou formato de embalagens. Exemplos: xampu, condicionador e máscara; linha de maquiagem; outros.
  13. Promocional
    Embalagens desenvolvidas especificamente para eventos, datas comemorativas, distribuição de brindes e amostras, como por exemplo: embalagens para o Natal, Páscoa, Dia das Mães, embalagens desenvolvidas para um lançamento de produto, ou seja, embalagens que não sejam de linha, que são criadas para uma ocasião especial.
  14. Redesign de embalagens
  15. Forma
    Embalagens que se destaquem pela inovação, formato diferenciado em sua categoria, atendam ao objetivo do produto, apresentem ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor oferecendo facilidade, conveniência e/ou segurança, boa relação entre gráfico e físico e atratividade, entre outros.
  16. Funcionalidade
    Embalagens que tenham destaque e inovação na usabilidade: facilidade de manuseio frente ao público-alvo e objetivo do produto, compreensão do uso (uso intuitivo), otimização do desempenho no uso do produto e conveniência para o consumidor, entre outros.
  17. Tecnologia

Critérios de Avaliação

  • Adequação à sustentabilidade
  • Apelo de venda frente ao público alvo / objetividade de posicionamento do produto em sua categoria
  • Atratividade / boa relação entre design gráfico e design estrutural
  • Beleza e harmonia
  • Clareza das informações
  • Conversão / impressão no processo
  • Criatividade
  • Diferenciação / inovação tecnológica
  • Eficiência do sistema de abertura e fechamento
  • Empilhamento / Transporte
  • Ergonomia
  • Estrutura
  • Formato: diferenciação na categoria
  • Qualidade (segurança, resistência, matérias-primas)
  • Qualidade de impressão
  • Usabilidade / funcionalidade
  • Utilização e aproveitamento do produto

4.2. Módulo Estratégico

Categorias

  1. Sustentabilidade
    Tem como objetivo eleger as embalagens que trabalham com eficiência os processos de produção e distribuição, otimizam os recursos naturais, oferecem proteção eficiente do produto e a otimização do seu uso, aplicam a simbologia técnica de descarte seletivo, entre outros pontos que compõem a Cartilha “Diretrizes de Sustentabilidade” publicada pela ABRE.
  2. Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos
    O objetivo desta categoria é premiar as embalagens que apresentem novas tecnologias de materiais, barreira, manuseio, armazenamento ou transporte, funcionalidade, soluções de refechamento, extensão do shelf life do produto, porcionamento ou comunicação com o objetivo de reduzir as perdas ou o desperdício de alimentos – seja durante a etapa entre produtor e os centros de distribuição e varejo – perdas; ou durante o processo de consumo e armazenamento pelos consumidores – desperdício.
  3. Soluções para Varejo e E-commerce
    Essa categoria avaliará critérios específicos, importantes e estratégicos para o comércio eletrônico e para o varejo tradicional, como por exemplo, desafio e eficiência operacional e logística, qualidade da proteção, apresentação e valorização da marca no PDV ou na entrega ao consumidor, soluções que otimizem a organização dos produtos em gôndola e que agreguem pilares de sustentabilidade calcados na otimização e eficiência, redução de perdas, potencial de reciclabilidade e orientação ao consumidor sobre o descarte adequado da embalagem.
  4. Marketing & Branding
    Essa categoria está aberta à participação exclusiva da indústria de bens de consumo (brand owners) que inseriu a embalagem em sua estratégia de branding: criação de valor e experiência da marca por meio da embalagem.
  5. Exportação
    Embalagens criadas e/ou desenvolvidas no Brasil para o mercado exterior. Esta categoria avaliará a embalagem como ferramenta de competitividade para os produtos brasileiros para exportação. Será avaliada a qualidade da embalagem, funcionalidade, comunicação gráfica estratégica com foco nos mercados alvo, qualidade de impressão, agregação de valor ao produto a ser exportado e seu posicionamento estratégico

Critérios de Avaliação

Sustentabilidade

  • Benefício ambiental
  • Desafios enfrentados
  • Destinação no pós-consumo
  • Diferencial em sustentabilidade da sua embalagem e sua relevância
  • Eficiência dos processos de distribuição
  • Eficiência dos processos de produção
  • Maximização do uso do produto
  • Otimização de etapas de uso
  • Proposta / objetivo / posicionamento do produto embalado
  • Proteção mais eficiente ao produto

Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos

  • Contribuição para redução de perdas/desperdício de alimentos
  • Desafios para implementar a solução
  • Envolvimento da cadeia de distribuição
  • Envolvimento da cadeia de suprimentos na implementação
  • Orientação ao consumidor para redução do desperdício de alimentos

Soluções para o Varejo e E-Commerce

  • Adequação à sustentabilidade
  • Apresentação e valorização da marca
  • Diferenciação / Inovação tecnológica
  • Eficiência logística
  • Eficiência operacional
  • Melhoria em usabilidade e funcionalidade
  • Qualidade de proteção (segurança, resistência, matérias-primas, impressão)

Marketing e Branding

  • A embalagem como veículo que agrega conceito, informação, valor, cultura, conteúdo
  • Adequação à sustentabilidade
  • Beleza e harmonia
  • Capacidade de comunicar conceitos e ideias sem o apoio de outras mídias
  • Clareza na comunicação do posicionamento da marca/produto
  • Identidade: visual / corporativa
  • Impacto: criatividade / inovação
  • Oportunidade de mercado: a embalagem como estratégia de oportunidade (momento / evento / nicho)
  • Pertinência com o target

Exportação

  • Valor agregado ao produto exportado
  • Apelo de venda frente ao público alvo / objetividade de posicionamento do produto em sua categoria
  • Eficiência logística
  • Qualidade (segurança, resistência, matérias-primas)
  • Qualidade de impressão
  • Atratividade / boa relação entre design gráfico e design estrutural
  • Beleza e harmonia
  • Clareza das informações

4.3. Especial


Categoria Estudantes

Critérios de Avaliação
  • Diferenciação / inovação tecnológica
  • Criatividade
  • Exequibilidade do projeto (técnica e financeira)
  • Atratividade / boa relação entre design gráfico e design estrutural
  • Beleza e harmonia
  • Clareza das informações
  • Ergonomia
  • Estrutura
  • Formato: diferenciação na categoria

Categoria Voto Popular

Critérios de Avaliação
  • Nessa categoria, a embalagem será avaliada pelo consumidor que terá a disposição, em site específico, a imagem e um texto resumido da defesa.

a) Procedimentos para inscrição nos Módulos de Mercado e Estratégico


Ficha de inscrição

É obrigatório o completo preenchimento da Ficha de Inscrição para cada embalagem ou família de embalagem inscrita, via internet – www.premioabre.org.br.

Observação importante
O texto de defesa da embalagem é uma das principais ferramentas que o jurado tem para avaliar a embalagem inscrita, portanto, é fundamental que ele seja bem escrito e detalhe de forma clara todos os diferenciais de embalagem, sejam eles técnicos, de design gráfico, funcionais, etc.


Mídia a ser enviada junto com ficha de inscrição

FOTO/IMAGENS para o Julgamento e Galeria de Inovação em Embalagem (que fica no site da ABRE e do Prêmio)

De 01 (uma) a 04 (quatro) imagens em alta resolução e que destaque(m) os principais diferenciais da embalagem, como por exemplo:

  • Funcionalidade de abertura e fechamento
  • Montagem e desmontagem
  • Encaixe
  • Detalhes de impressão
  • Formato
  • Pega
  • Empilhamento
  • Otimização de espaço
  • Entre outros

Especificações das fotos

A imagem deve ter no mínimo 1920 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 2.0Mb de tamanho.

Observações importantes

  • Na categoria de Redesign de Embalagens é obrigatório o envio de ao menos uma imagem da embalagem antiga que deve estar devidamente identificada como sendo a antiga.
  • É permitida a inserção de apenas uma imagem de mock-up digital, as demais imagens devem ser fotos reais da embalagem. Com isso, para aqueles que quiserem anexar mock-up digital à ficha de inscrição será necessário anexar ao menos uma foto da embalagem real.

VÍDEO

Vídeo que exemplifique os diferenciais da embalagem, como por exemplo:

  • Facilidade de abertura e fechamento
  • Facilidade de aplicação do produto
  • Detalhes de impressão
  • Detalhes da tampa
  • Dispositivos de segurança
  • Detalhes do design gráfico
  • Encaixe
  • Entre outros

Especificação do vídeo

O vídeo deve ter no mínimo 720 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um MP4, com não mais que 10.0Mb de tamanho.

Observação importante
O vídeo pode ser feito com a câmera do celular, não necessitando de nenhuma produção. Ele servirá para auxiliar os jurados na avaliação da embalagem inscrita.


Amostras

Observação importante: para inscrição NÃO é necessário enviar amostras das embalagens.


  • Após a Cerimônia de Premiação, as empresas vencedoras deverão enviar para a ABRE ao menos uma amostra da(s) embalagem(ns) premiada(s). Deverá ser enviada a composição da embalagem que foi inscrita, ou seja, na categoria de Família de Produtos deverá ser enviada a família, no caso de sabores e fragrâncias diferentes deverão ser enviados todos os exemplares, e assim por diante.
  • O deadline para envio da(s) amostra(s) das embalagens vencedoras é:
    10 de setembro de 2021
  • Enviar para:
    Av. das Nações Unidas, 4777 / 18º andar – Alto de Pinheiros
    05477-902 – São Paulo/SP
    Aos cuidados de Isabella Salibe



b) Procedimentos para inscrição na Categoria Estudantes

A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação e pós-graduação das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.

Os projetos de embalagem a serem inscritos não podem ter tido os direitos de propriedade intelectual ou industrial cedidos e nem podem ter sido efetivamente industrializados até a data de inscrição do trabalho.


Ficha de inscrição

É obrigatório o completo preenchimento da Ficha de Inscrição para cada projeto inscrito, via internet – www.premioabre.org.br.

É necessário anexar à ficha de inscrição um documento que comprove a condição de estudante, como por exemplo, número de matrícula, comprovante de pagamento de mensalidade, carteirinha de estudante.


Mídia a ser enviada junto com ficha de inscrição

Anexar à ficha de inscrição de 01(uma) a 4(quatro) imagens do mock-up digital.




c) Procedimentos para inscrição na categoria Voto Popular

As embalagens regularmente inscritas em qualquer um dos módulos de mercado e/ou estratégico concorrerão automática e gratuitamente, ao Voto Popular, cuja votação acontecerá via internet, no período de 07 de julho a 06 de agosto de 2021, por meio de site desenvolvido exclusivamente para esse fim.


Especificação da foto para o voto popular

A imagem deve ter exatamente 550 pixels por 550 pixels (quadrada). O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 1.0Mb de tamanho.

Observação: caso haja interesse de mostrar vários ângulos da embalagem, deve-se enviar a imagem com a montagem desejada.



Informações importantes

  1. A ficha de inscrição do 21º Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira está disponível no site do concurso – www.premioabre.org.br.
  2. É importante explicar com detalhes, na ficha de inscrição, quais são os diferenciais da embalagem.
  3. É fundamental destacar, na ficha de inscrição, quais são os critérios importantes da embalagem em termos de tecnologia, processos, design, funcionalidade, atendimento do consumidor e do mercado. A boa defesa da embalagem tem influência nos resultados do concurso, pois as imagens e vídeo da embalagem, mais a sua defesa, são as ferramentas que os jurados têm para fazer a correta avaliação.
  4. Na ficha de inscrição constam campos para que sejam colocados os nomes e contatos das empresas que participaram do processo de criação / desenvolvimento / produção e fornecedor dos equipamentos da embalagem a ser inscrita. Com essas informações a ABRE tem condições de reconhecer todas as empresas engajadas no projeto. Todas as informações são de responsabilidade da empresa que está preenchendo a ficha de inscrição. A Comissão Julgadora / ABRE acatará fielmente as informações ali descritas, não se responsabilizando por campos incompletos ou informações erradas.
  5. É expressamente proibido citar, na ficha de inscrição, nos campos destinados à defesa da embalagem e ao detalhamento dos seus atributos o nome de qualquer empresa/agência de design envolvida no processo de criação/desenvolvimento/produção, fornecedor do equipamento da embalagem, ou mesmo o nome da empresa que está efetuando a inscrição, para efeitos de isenção e transparência no processo de julgamento. Só é permitido citar o nome da indústria de bens de consumo (brand owner). A mesma informação é válida para todas as imagens e vídeo incluídos na ficha de inscrição, que também não podem conter a marca, nome ou menção de qualquer empresa ou agência de design, apenas a marca da indústria de bens de consumo.

Observação: a inclusão do nome das empresas citadas acima poderá incorrer no cancelamento da inscrição.

Para as Categorias dos módulos de Mercado e Estratégico a taxa de inscrição será de:


  • Associados ABRE: R$ 410,00 por inscrição*
  • Não associados: R$ 550,00 por inscrição*

*IMPORTANTE: A taxa de inscrição será cobrada por inscrição efetuada, a cada ID único gerado. Por exemplo, se uma mesma embalagem for inscrita em duas categorias serão cobradas duas taxas de inscrição, porque serão dois IDs diferentes. Se for em três, serão cobradas três taxas de inscrição e assim por diante. Vale lembrar que não há limite de inscrição, uma mesma empresa pode inscrever quantas embalagens quiser e uma mesma embalagem pode concorrer a diversas categorias. No caso de uma empresa inscrever duas embalagens diferentes em uma mesma categoria serão cobradas duas taxas de inscrição, se inscrever duas embalagens diferentes em categorias diferentes também serão cobradas duas taxas de inscrição.


Formas de pagamento da taxa de inscrição

  • Transferência bancária ou depósito em conta:
    ABRE – Associação Brasileira de Embalagem
    Banco Itaú - 341
    Agência 0068 (Augusta)
    Conta corrente 24.187-6
    CNPJ: 62.511.563/0001-00
    Inscrição Estadual: Isenta
  • Cartão de crédito
    Enviar e-mail para a Edna Amorim (edna@abre.org.br), solicitando o formulário para pagamento com cartão.
  • Boleto Bancário
    Enviar e-mail para a Edna Amorim (edna@abre.org.br), informando o prazo que é necessário para realização do pagamento (normalmente consideramos como vencimento 10 dias corridos da data de inscrição).

Observações

  • O comprovante de depósito do valor integral servirá como prova de pagamento. Enviar cópia do comprovante de pagamento de inscrição para o e-mail: edna@abre.org.br.

  • Para emissão do recibo serão usados os dados cadastrais constantes da ficha de inscrição.

  • Para o Módulo Especial a inscrição é GRATUITA.

As embalagens serão avaliadas pela Comissão Organizadora, Comissão Julgadora e Conselho de Jurados, tendo como resultado final, por categoria, vencedores: OURO, e/ou PRATA, e/ou BRONZE.

O Conselho de Jurados é soberano e poderá considerar a composição de ganhadores que cada categoria terá de acordo com o ranking obtido pelas embalagens concorrentes pelo atendimento e inovação frente aos critérios de julgamento de cada categoria, NÃO SENDO OBRIGATÓRIO CADA CATEGORIA TER UM VENCEDOR OURO, PRATA E BRONZE.

A premiação é dada conforme o atendimento dos critérios de julgamento propostos em cada categoria:

  • Quando uma embalagem atende com excelência a todos os critérios, ela recebe o troféu Ouro.
  • Quando uma embalagem se destacou em sua categoria e perante o mercado, mesmo que não tenha atendido a todos os critérios de julgamento, ela recebe o troféu Prata.
  • E quando uma embalagem trouxe também inovação, se destacou perante sua categoria e mercado, e atendeu parcialmente (50%) aos critérios de julgamento propostos e merece ser premiada, ela recebe o troféu Bronze.

Vale, portanto, ressaltar que a premiação é dada conforme o atendimento dos critérios de julgamento propostos a cada categoria.

A Comissão Organizadora é composta pela diretoria e gerência da ABRE.

  • A Comissão Julgadora será composta por profissionais qualificados e escolhidos pela Comissão Organizadora, que deverão atuar com imparcialidade, perícia técnica e compromisso com os objetivos do concurso.
  • O Conselho de Jurados será formado por importantes entidades que enviarão profissionais renomados para presidir o corpo de jurados. O Conselho deverá atuar com imparcialidade, perícia técnica e compromisso com os objetivos do concurso.
  • As embalagens inscritas serão submetidas a 02 (duas) etapas de avaliação/julgamento:
    • Primeira etapa (ONLINE) – classificatória: a Comissão Julgadora julgará as melhores entre as embalagens regularmente inscritas em cada categoria, determinando as 05(cinco) finalistas.
    • Segunda etapa (ONLINE) – final: o Conselho de Jurados julgará, entre as 05(cinco) finalistas da segunda etapa, quais serão os vencedores. Cada categoria poderá contar com um, dois ou três vencedores e a estes podem ser conferidos o Prêmio OURO, PRATA e/ou BRONZE. O Conselho de Jurados poderá decidir cancelar uma categoria, caso esta não apresente, de acordo com este Conselho, uma embalagem que mereça receber a premiação.

Importante

O julgamento da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora e do Conselho de Jurados é soberano e de seus resultados não caberão recursos.

Os resultados serão divulgados em 02 de setembro de 2021 durante cerimônia virtual.

  • Troféu, condizente com a classificação, para os vencedores OURO, PRATA e/ou BRONZE, de cada categoria.
  • Certificado digital, mediante solicitação feita para o e-mail premio@abre.org.br, aos convertedores e às agências de design responsáveis pelo desenvolvimento das embalagens vencedoras nas classificações OURO, PRATA e/ou BRONZE, desde que estas não sejam as empresas vencedoras e que seus nomes e contatos constem da ficha de inscrição no campo para isso designado.

Todas as embalagens vencedoras do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira têm o direito de utilizar o Selo A, que atesta o reconhecimento da ABRE pela excelência das embalagens premiadas.

A utilização do Selo A valorizará ainda mais as embalagens premiadas.

Critérios para utilização do Selo.

  1. A embalagem tem que ter sido vencedora em uma das classificações do concurso: OURO, PRATA ou BRONZE, de uma das categorias dos seis módulos do Prêmio ABRE.
  2. O Selo é atemporal, portanto, empresas que venceram em edições anteriores do Prêmio ABRE têm o direito de aplicá-lo exclusivamente na embalagem vencedora, na versão premiada, em qualquer momento.
  3. A ABRE fornecerá à empresa que teve sua embalagem premiada no concurso o arquivo do Selo em alta resolução – CDR ou AI.
  4. A responsabilidade de aplicação do Selo é da empresa que venceu o Prêmio ABRE e/ou dos envolvidos na criação/desenvolvimento/produção da embalagem premiada.

Importante

A aplicação do Selo A é uma excelente oportunidade para que a embalagem ganhe destaque na gôndola tendo como aval a marca de um produto forte e consolidado no mercado, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira.

  1. A inscrição somente será considerada válida se efetivada de acordo com este regulamento.
  2. Nas categorias dos módulos de Mercado e Estratégico, duas empresas distintas que desenvolveram juntas uma embalagem poderão fazer a inscrição desta conjuntamente no Prêmio ABRE. Neste caso será paga uma única taxa de inscrição. Se a embalagem for vencedora será entregue apenas um troféu, constando na placa de identificação o nome de ambas as empresas, conforme especificado na Ficha de Inscrição. No caso de inscrição conjunta existe a possibilidade de solicitar troféu e certificado adicionais, idênticos ao original, entretanto, para isso haverá um custo.
  3. O pagamento da taxa de inscrição para concorrer ao Prêmio ABRE não confere o direito a participar da Cerimônia de Premiação. O convite para a Cerimônia deverá ser adquirido em separado, no momento oportuno.
  4. A taxa de inscrição será paga por inscrição de embalagem.
  5. A quantidade mínima de inscrições para compor uma categoria é de 03(três) embalagens. Caso alguma das categorias do Prêmio ABRE tenha apenas 01(uma) ou 02(duas) embalagens inscritas, a Comissão Organizadora poderá unificá-la à outra categoria ou excluí-la, sem necessidade de comunicar a empresa que efetuou as inscrições.
  6. Caso o Júri entenda que nenhuma das embalagens inscritas em determinada categoria merece a premiação, esta categoria será eliminada e o valor da taxa de inscrição não será devolvido e não existe obrigatoriedade de aviso prévio à empresa concorrente.
  7. A taxa de inscrição não será reembolsada, a exemplo de desistência, inscrição irregular, feita a destempo, entre outros.
  8. A Comissão Organizadora, a Comissão Julgadora e o Conselho de Jurados se reservam o direito de alterar a categoria sob a qual a embalagem está inscrita, caso entendam que o trabalho inscrito não esteja adequado à categoria da inscrição original, sem necessidade de comunicar a empresa que efetuou as inscrições.
  9. Cada embalagem poderá concorrer a diferentes categorias. Será considerado como 01 (uma) inscrição individual cada categoria em que a embalagem conste.
    Obs: Não será permitido que 02(duas) empresas concorram na mesma categoria com inscrições idênticas. Por exemplo, se uma empresa fez a inscrição de um frasco de perfume, outra empresa não poderá fazer a inscrição desse mesmo frasco e nesse caso valerá a inscrição com data mais antiga. Caso a empresa que fez a inscrição depois for responsável por um outro componente da embalagem, como por exemplo, a tampa, nesse caso as 02(duas) inscrições serão válidas.
  10. O número de inscrições por participante é ilimitado.
  11. A inscrição regular no Prêmio ABRE implicará automaticamente na cessão expressa e incondicional do participante à ABRE quanto à utilização de seu nome, embalagem, case/descrição dos atributos, imagens que compõem a inscrição da embalagem ou projeto inscrito no Prêmio ABRE. Estes poderão ser veiculados sem limitação de tempo e espaço por qualquer meio de comunicação, inclusive eletrônico, os quais serão utilizados, para divulgação do concurso, da ABRE, dos vencedores, da evolução da embalagem brasileira, entre outros.
  12. Os resultados do Prêmio ABRE serão divulgados apenas no dia da Cerimônia de Premiação.
  13. Ao se inscrever no concurso o participante estará aceitando incondicionalmente as regras contidas neste regulamento, as decisões da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora e do Conselho do Jurados, comprometendo-se a honrar e a respeitar todos os demais participantes, seus trabalhos e os objetivos deste regulamento.
  14. O participante se responsabilizará civil e criminalmente pelas declarações e informações apresentadas na Ficha de Inscrição, inclusive com relação aos direitos de propriedade intelectual e industrial da embalagem inscrita.
  15. Os casos omissos serão tratados e decididos pela Comissão Organizadora.









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