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Envelope de e-commerce de plástico reciclado chega ao grande varejo


A composição da embalagem pode chegar a até 75% de material beneficiado, com alta eficiência e performance. A empresa espera posicionar o produto para concorrer, em termos técnicos e sustentáveis, com embalagens compostas por plástico virgem e caixas de papelão, materiais comumente utilizados pelo grande varejo para transporte e entrega de itens vendidos pela internet.

O novo envelope voltado para o e-commerce expande a atuação da Plastiweber, por meio de uma solução que chega às mãos do consumidor final. A embalagem será destinada aos mercados de moda, calçados, alimentos, informática, tecnologia, livros, games, entre outros setores que, muitas vezes, têm a demanda de uso de pacotes mais compactos e leves. Entre as vantagens, estão as múltiplas possibilidades de reciclagem e os compromissos socioambientais resultantes de uma cadeia circular de suprimentos.

“Existe uma ideia pré-concebida do plástico como o grande vilão do meio ambiente, mas é um material resistente, maleável, durável e infinitamente reciclável. A chegada de uma embalagem plástica responsável ao e-commerce representa uma mudança de paradigma na busca por soluções sustentáveis”, declara o diretor financeiro da Plastiweber, Moisés Weber, que complementa. “O uso único do plástico virgem não é mais uma opção e o papelão, tido como uma alternativa mais vantajosa para a natureza, necessita de uma quantidade bem maior de energia e água para produção, se desfaz com facilidade caso seja molhado e possui volume e peso muito maiores, impactando a logística. Cabe também lembrar que o plástico é, hoje, a maior fonte de renda das cooperativas”.

Com 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e polímeros reciclados, a Plastiweber é reconhecida por oferecer uma linha de embalagens secundárias 100% PCR para aplicações de alto desempenho, atendendo a clientes como Ambev, Unilever e Nestlé. Assim como acontece com as demais embalagens desenvolvidas pela empresa, o plástico utilizado na confecção do envelope provém de um ecossistema com mais de 50 atores envolvidos, como cooperativas, escolas, projetos socioambientais, brandowners e marcas do próprio varejo, que viabilizam a logística reversa para que o material retorne à transformadora e seja reinserido na cadeia produtiva.

Em 2021, o volume total de plástico reciclado pela Plastiweber possibilitou a redução de emissão de 17 milhões de quilos de CO2, além de diminuir o consumo de mais de 10 milhões de litros de petróleo e de 26 milhões de quilowatts de energia elétrica. Foram gerados, ainda, 7.386 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia.

O gerente nacional de vendas da Plastiweber, Lucas Pellenz, explica a criação do novo envelope: “A demanda veio a partir do interesse das marcas por outras soluções da Plastiweber com conteúdo PCR e, diante disso, desenvolvemos um protótipo para o envelope. Chegamos a incríveis 75% de PCR na composição da embalagem; a parte minoritária é composta por aditivos. O desempenho do produto é igual a qualquer estrutura convencional feita de material virgem. Além de ser uma solução nova no mercado, é uma embalagem certificada, que comprova os benefícios gerados ao longo da cadeia e chega às mãos do consumidor. É uma ótima alternativa para as marcas que, há tempo, buscavam soluções, e o que lhes era apresentado eram materiais biodegradáveis ou a troca por outros materiais, que tinham, em sua maioria, pegada ambiental maior do que a do plástico”.

(Fonte: Clube da Embalagem, 27 de junho de 2022)

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