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Marcas de higiene e beleza estão investindo mais em embalagens sustentáveis


Mesmo sob o impacto da pandemia, as vendas globais de embalagens de beleza aumentaram 3% em 2021, segundo a Euromonitor International. As categorias de produtos de higiene pessoal diária apresentaram a maior participação, como sabonete em barra, xampu e pasta de dente. O relatório aponta que, para atender às novas rotinas, hábitos de compra e preferências dos consumidores, as marcas de beleza estão mudando o design de suas embalagens, priorizando investimentos sustentáveis.

De acordo com a pesquisa de estilo de vida da Euromonitor International Voice of the Consumer, 67% dos consumidores buscaram algum um impacto positivo no meio ambiente em 2021, com 46% dos consumidores globais afirmando que usaram embalagens sustentáveis, como recarregáveis, recicláveis, biodegradáveis ​​ou compostáveis ​​no ano passado. “A indústria da beleza há muito tempo foca na sustentabilidade, mas a pandemia colocou as questões sociais e ambientais em destaque, levando os consumidores a optarem por marcas que podem trazer mudanças positivas. Cada vez mais as empresas estão sendo pressionadas para honrar compromissos assumidos para construir um futuro mais sustentável e ético”, diz o estudo.

Freio econômico

Já a quarta edição do estudo Who Cares, Who Does?, produzido pela Kantar mostra que os esforços dos consumidores latino-americanos em comprar de forma sustentável vêm sendo desafiados pelos panoramas econômico e social deixados pela pandemia de Covid-19. Com a inflação, agravada por fatores como desemprego, os latinos são obrigados a fazer escolhas para equilibrar o orçamento, e acabam deixando de lado as preocupações com produtos sustentáveis, que geralmente são mais caros do que os que não têm esse apelo.

No Brasil, apesar de a maioria dos consumidores afirmarem que têm preocupação em comprar produtos mais sustentáveis, com embalagens que respeitam o meio ambiente (54,6%), produzidos localmente (43,2%) e com embalagens recicláveis (48,7%), menos de 30% tomam atitudes efetivas sobre plásticos em suas compras. Cerca de 44% buscam comprar embalagens ecologicamente corretas, mas apenas 9% evitam regularmente embalagens plásticas.

(Fonte: Cosmetic Innovation, 30 de novembro de 2022)

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