Natura relança programa de logística reversa em mais de 650 lojas em todo o Brasil
24/10/2022
Às vésperas do Dia do Consumo consciente, celebrado em 15 de outubro, a Natura relança seu programa de logística reversa com o objetivo de estimular a sociedade a adotar hábitos mais conscientes em relação à circularidade. A partir de agora, o Recicle com a Natura torna-se multicanal e amplia sua capilaridade de pontos de recebimento de embalagens em todo o território nacional, passando a incluir mais de 650 lojas próprias e franquias Aqui Tem Natura em mais de 280 cidades brasileiras – um aumento de mais de 540 pontos em relação a 2020, quando o programa foi lançado.
De acordo com Paula Andrade, vice-presidente de Varejo de Natura &Co América Latina, o relançamento integra uma das iniciativas da Natura no pilar de circularidade, que dá vida a uma das três causas da marca, Mais Beleza, Menos Lixo. “Estamos muito felizes com a nova etapa do programa de logística reversa e convidamos cada um de nossos clientes a fazer parte desse movimento de impacto social e ambiental conosco”, afirma.
Atualmente, 81% de todo o material de embalagens da Natura já é reutilizável, reciclável e compostável. O objetivo agora é chegar a 100% até o final da década e reduzir, de forma geral, a quantidade total de material de embalagem que utiliza, meta que faz parte da Visão 2030 do grupo Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), também conhecido como Compromisso com a Vida. Outra ambição da empresa é alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2030.
“Uma das premissas de nosso posicionamento é integrar toda a sociedade à jornada da Natura em prol de um mundo mais bonito. Nossas metas são ambiciosas, mas não as alcançaremos sozinhos. Para atingir a circularidade total do produto e atender às ambições da meta carbono zero, precisaremos buscar soluções inovadoras e estimular o engajamento e conscientização de todos”, afirma Paula.
Recicle com a Natura: como funciona
Na nova dinâmica do Recicle com a Natura, a cada cinco embalagens vazias de produtos de qualquer uma das marcas do grupo Natura &Co entregues nas lojas participantes (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), os clientes e as Consultoras de Beleza Natura ganharão diferentes benefícios pela atitude consciente, como brinde e 10% de desconto nas compras.
Um dos diferenciais do Recicle com a Natura é ser um programa multicanal, ou seja, o cliente pode escolher a forma que deseja resgatar os descontos de acordo com a sua preferência. Para isso, os interessados podem ir até uma loja Natura ou The Body Shop ou também fazê-lo de forma on-line, caso queiram utilizar o cupom em compras nos canais digitais da marca ou no espaço da sua consultora ou consultor de beleza. Para esta última opção, o consumidor ou a consultora deve primeiro habilitar, na própria loja física, seu cadastro no site Soma Vantagens, onde, posteriormente, poderá acompanhar sua pontuação, visualizar recompensas disponíveis, ver extrato das transações realizadas e convidar outras pessoas para participar.
Os materiais recebidos pelo Recicle com a Natura serão destinados a 14 diferentes cooperativas de reciclagem em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal. As operações são realizadas em parceria com a Trashin, startup parceira da marca na nova fase do programa. Com a ampliação dos pontos de recebimento e a otimização da malha logística, a estimativa é arrecadar cerca de sete toneladas de embalagens por mês e neutralizar todo o carbono emitido por meio da operação de destinação dos resíduos, além de gerar impacto social positivo para mais de 360 famílias cooperadas.
(Fonte: Cosmetic Innovation, 17 de outubro de 2022)