ABRE

Plastiweber desenvolve rede de coleta de plástico que já alcança 91 municípios do Rio Grande do Sul


A empresa de embalagens plásticas Plastiweber, sediada em Feliz, no Rio Grande do Sul, anunciou que, por meio da iniciativa Naturecycle, construiu uma rede capilarizada de coleta de plástico no estado e viabilizou um programa de economia circular que já alcança 91 municípios.

O projeto entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós-consumo, desenvolvidas a partir de materiais entregues por cooperativas, escolas, instituições, empresas e pela população local.

O Naturecycle, desenvolvido pela Plastiweber já evitou o descarte de mais de 2.600 toneladas de plástico no meio ambiente e soma mais de 119 milhões de embalagens recuperadas, abrangendo cerca de 20% das embalagens recuperadas do Rio Grande do Sul.

Por meio do programa, a Plastiweber atua para que o plástico retorne à cadeia produtiva e origine novas embalagens, ao mesmo tempo em que mobiliza pessoas, marcas e entidades a perceberem o valor deste material, evitando a destinação incorreta. Os recursos obtidos com os resíduos coletados por meio das iniciativas do programa são revertidos para projetos socioambientais dentro das próprias escolas, cooperativas e instituições. A linha Naturecycle é acionada por parceiros como Ambev, Orquídea Alimentos, Adimax, Cia Canoinhas, Madesa e ADB Alimentos.

“A cadeia circular que temos hoje, espalhada por diferentes pontos do estado, é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de anos. Com a execução do projeto, conseguimos aliar a reintrodução dos resíduos plásticos como insumos em novas cadeias produtivas e a responsabilidade ambiental, que são parte fundamental do DNA da Plastiweber, com o compromisso social. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos da população do nosso estado, levando impacto positivo para a vida das pessoas, expandindo a conscientização sobre a destinação correta dos resíduos e a necessidade da economia circular para a saúde do planeta”, diz o CEO da Plastiweber, Moisés Weber.

O projeto já soma 2.636,13 toneladas de plástico retiradas da natureza e a redução de 3.137.005 litros de consumo de petróleo; de 7.967.165 quilowatts de consumo de energia elétrica; e de 20.805.219 litros de consumo de água no total dos processos.

O programa Naturecycle atua através de diversas frentes nas cidades gaúchas. Uma dessas ramificações é o projeto Escola Sustentável, que busca conscientizar, por meio de parcerias com escolas, crianças e jovens, sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental. O Escola Sustentável conta, atualmente, com 96 colégios participantes, em 24 municípios, e já reintegrou à cadeia produtiva um total de 70 mil quilos de plástico, alcançando mais de 30 mil alunos.

Também parte do Naturecycle, a iniciativa Resíduos pela Vida estimula moradores a destinarem seus resíduos em pontos de coleta espalhados por 18 locais, em quatro municípios, para que os recursos sejam revertidos para sete entidades diferentes. Já o Cooperativa + Circular, que conta com seis cooperativas participantes em seis municípios, capacita essas entidades para que se tornem negócios sustentáveis e gera créditos de reciclagem às cooperativas, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento estrutural delas. O ecossistema circular também envolve a logística reversa com clientes em 34 municípios, com gestores de resíduos em 72 municípios e, no setor de varejo, 11 estabelecimentos em oito municípios.

(Fonte: Revista Meio Ambiente Industrial, 11 de agosto de 2023)

Deixe seu comentário