ABRE

Relatório de Sustentabilidade 2022 da Ibema destaca compromissos da companhia


No último ano, terceira maior produtora de papelcartão do Brasil estipulou metas de impacto ambiental e social.

Terceira maior produtora de papelcartão do Brasil, a Ibema acaba de lançar a 3ª edição do seu Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2022. O documento foi elaborado seguindo as normas da Global Reporting Initiative (GRI) e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), seguindo a materialidade feita anteriormente no ano de 2022.

Um dos destaques do Relatório de Sustentabilidade 2022 da Ibema é a atualização do andamento dos compromissos ambientais e sociais da companhia, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A empresa tem como meta diminuir em 25% o consumo específico de água na planta localizada em Turvo (PR) até 2024. Em 2022, na comparação com o ano anterior, foi registrada redução de 7% no consumo de água em m³ por tonelada produzida, resultado obtido por meio de melhorias e controles de processos internos na fabricação. A Ibema também tinha como objetivo reciclar, em 2022, 3,5 mil toneladas de aparas pós-consumo, sendo que o realizado alcançou 4 mil toneladas.

Ainda, em relação ao compromisso de reduzir os impactos nas mudanças climáticas em áreas de atuação da companhia, as emissões por toneladas produzidas no ano passado diminuíram cerca de 5% em relação a 2020, em razão da soma de ações de processos e monitoramento contínuo dos principais detratores.

“Ao mesmo passo que as mudanças que vemos no mundo estão mais velozes para o bem, com o surgimento de novas tecnologias e processos, elas também estão para o mal. No caso das mudanças climáticas, está claro que precisamos tomar ações urgentes se quisermos evitar uma catástrofe que parece iminente. É por isso que toda a indústria precisa colocar a sustentabilidade como um dos seus pilares e é o que temos feito na Ibema”, afirma o diretor-presidente da companhia, Nilton Saraiva.

No compromisso de diversidade, a Ibema realizou, em 2022, com o suporte de uma consultoria externa e independente, o primeiro Censo de Demografia e Cultura da companhia. Para 2023, o foco é desdobrar a pesquisa em ações práticas, além de elaborar a política de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) da empresa e capacitar toda a liderança para um ambiente diverso e inclusivo.

A empresa, pensando nos colaboradores da fábrica de Turvo (PR), ainda fechou parceria com o SESI Senai para o Programa Indústria Parceira da Educação, de oferta de ensino para jovens e adultos que não completaram o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Reconhecimentos – A Ibema recebeu diversos prêmios importantes em 2022, como o Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, entregue às empresas e profissionais mais relevantes do mercado gráfico; o Prêmio Graphprint, realizado pela Agnelo Editora, na categoria de papelcartão.

Novos negócios – Com a preocupação no cultivo e preservação das árvores, a Ibema Florestal tem o propósito de preservar e fomentar o desenvolvimento do setor de árvores plantadas no Brasil. No ano de 2022, por exemplo, a Ibema Florestal lançou uma iniciativa no Dia da Árvore com a plantação massiva de pinus e eucalipto para recuperação da atividade florestal na região de Turvo, no interior do Paraná.

Elaboração do relatório – Para produzir o Relatório de Sustentabilidade, a Ibema seguiu as normas da GRI e SASB (aspectos ambientais), que oferece ferramentas para mapear, identificar e avaliar os principais tópicos e seus respectivos indicadores mais relevantes para a organização e públicos de interesse.

Atualmente, sete temas são considerados mais relevantes para os stakeholders e para a Ibema: reputação; resíduos sólidos; treinamento e educação; efluentes; gestão industrial; economia circular; e gestão de riscos corporativos. Após o processo de identificação das temáticas em 2022, os tópicos foram analisados e validados pela alta liderança da empresa.

O Relatório de Sustentabilidade 2022 da Ibema pode ser acessado na íntegra neste link:

(Fonte: V3com, 19 de julho de 2023)

Deixe seu comentário