Sustainable Brands São Paulo 2019
28/10/2019
Como as marcas podem proteger a Amazônia? Como fazer a real inclusão da diversidade nas empresas? E de que maneira construir diálogos de transição para negócios mais sustentáveis? Essas e outras tantas questões serão amplamente discutidas durante o Sustainable Brands São Paulo 2019, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. Criado em 2007, é considerado hoje o maior evento mundial voltado para inovação em sustentabilidade. A conferência recebe em cada edição, nacional e internacional, milhares de participantes em dois dias de diálogos, workshops e palestras com especialistas.
Um exemplo das soluções que serão mostradas durante o evento é o Plastic Bank, empreendimento social fundado por David Katz e Shaun Frankson em 2015. O objetivo é retirar plástico do oceano e transformar em dinheiro e com isso ajudar a combater a pobreza. David Katz será um dos palestrantes do SBSP 2019 e irá falar sobre a parceria com a SC Johnson, fabricante líder de marcas de consumo doméstico. O Plastic Bank tem hoje uma infraestrutura de reciclagem em grande escala em cinco países e paga coletores para retirar o plástico do mar em troca de economias e recompensas digitais (como wi-fi). O SC Johnson e o Plastic Bank já têm nove centros de coleta na Indonésia. Sob o novo contrato – que irá durar três anos – eles expandirão para 509 centros e pontos de coleta total em vários países, incluindo Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietnã – quatro dos cinco países que mais contribuem para o plástico oceânico – e o Brasil.
A proteção da Amazônia por meio da viabilização econômica dos produtos e serviços oriundos da floresta preservada é outro tema central do SBSP2019. O evento apresenta como a combinação de interesses de grandes empresas e pequenos produtores pode oferecer sustento para as comunidades amazônicas a partir do uso dos recursos renováveis da floresta. Uma dessas iniciativas é o selo Origens Brasil desenvolvido pelo Imaflora, que identifica para os consumidores as comunidades e a forma de elaboração sustentável de produtos oriundos da Amazônia.
Entre as atividades que impulsionam novos negócios, haverá a Rodada de Negócios B, promovida pelo Sistema B, organização que impulsiona na América Latina o movimento mundial que agrega e certifica os negócios voltados à construção de uma economia mais resiliente, compartilhada e inclusiva. “É uma chance única, tanto para quem procura melhorar os impactos da sua cadeia de valor, quanto para quem está procurando novos mercados, clientes, parceiros e investidores, que reconheçam os seus esforços em gerar impacto positivo”, explica Ricardo Glass, Co Presidente do Conselho do Sistema B Brasil. Para participar da rodada de negócios, mais informações, programação completa e compra de ingressos para o evento, é só entrar no site http://sbsaopaulo.com/ (Fonte: Circular Comunicação, 24 de outubro de 2019)