ABRE

Termotécnica realiza encontro com cooperativas de recicladores de SC e PR


Em comemoração ao Dia do Reciclador e da Reciclagem, comemorado no dia 22 de novembro, a Termotécnica, sediada em Joinville, recebeu em sua fábrica a visita de representantes de 9 cooperativas de recicladores de Curitiba, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, do Paraná, e de Joinville e Itajaí, de Santa Catarina.

O objetivo foi estreitar ainda mais o relacionamento, valorizar e reconhecer o trabalho dos parceiros para captação, logística reversa e reciclagem da sucata pós-consumo de EPS (isopor*). Também participaram do evento representantes das secretarias de Meio Ambiente de Fazenda Rio Grande e de Joinville.

Através do Programa Reciclar EPS, criado em 2007 pela Termotécnica, a companhia vem transformando um material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo valorizado no mercado e contribuindo para a inclusão socioprodutiva de famílias que vivem desta cadeia de reciclagem.

Nas unidades de reciclagem da Termotécnica, esse material pós-consumo é processado e transformado em nova matéria-prima pela empresa, que insere o novo produto no mercado com a marca REPOR, fornecendo poliestireno reciclado para fabricantes de produtos plásticos, a citar como exemplos carretéis para esparadrapos, peças técnicas para eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, rodapés, molduras, cachepôs, entre outras inúmeras aplicações.

Atualmente o Programa Reciclar EPS gera cerca de 100 empregos diretos, conta com mais de 1,2 mil Pontos de Coleta e 300 cooperativas de recicladores parceiros no país, o que impacta diretamente mais de cinco mil famílias.

Organizações públicas e privadas que quiserem se juntar ao Programa Reciclar EPS podem fazer o cadastramento diretamente no portal Sou Reciclável.

O site foi criado para esclarecer, orientar e potencializar a reciclagem do EPS destas embalagens pós-consumo.

Ali há informações de por que reciclar esse material, como reciclar e, muito importante, onde encontrar os pontos de descarte mais próximos em todo o país.

O presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, empresário do setor plástico e que vem sendo há mais de duas décadas, um promotor da causa da logística reversa, da reciclagem e da economia circular, comenta:

“Sendo a única fonte de renda de recicladores autônomos e cooperativas, com esse trabalho aumentamos a demanda, valorizamos e ampliamos os ganhos destas famílias”.

(Fonte: Noticenter, 22 de novembro de 2023)

Deixe seu comentário