Treinamentos ABRE
Dominando a Rotulagem Ambiental para uma comunicação assertiva: Comunique transparência, confiança e valor.
Data: 12, 13 e 14 de fevereiro
Horário: 9h às 11h
Formato: on-line
OBJETIVO
O curso capacita profissionais do setor de embalagens e de bens de consumo a comunicar atributos ambientais de forma ética, clara e eficaz, evitando riscos de greenwashing e fortalecendo a confiança dos consumidores. Baseado em normas e diretrizes globais sobre comunicação, transparência e rotulagem ambiental, o curso oferece ferramentas práticas para transformar embalagens em poderosos meios de comunicação sustentável, gerando valor para marcas e produtos.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
- Construir uma conexão de confiança com os clientes, comunicando de forma clara os diferenciais e cuidados ambientais das marcas e produtos por meio de estratégias sólidas.
- Transformar embalagens em ferramentas eficazes de comunicação de sustentabilidade para engajar consumidores e agregar valor.
- Fortalecer o valor da marca e promover a diferenciação no mercado competitivo.
- Identificar e evitar práticas de greenwashing, garantindo que a comunicação não comprometa a confiança dos consumidores nem traga riscos jurídicos.
- Compreender e aplicar diretrizes, princípios e padrões globais de rotulagem ambiental, como a ISO 14021, para assegurar comunicações ambientais transparentes e eficazes.
- Utilizar ferramentas e práticas para alinhar Marketing, Sustentabilidade, P&D e Design, promovendo consistência e eficiência na comunicação ambiental.
- Realizar exercícios práticos, como análise crítica de embalagens reais, para avaliar erros e acertos em declarações ambientais.
PROGRAMA
- Introdução: O Papel Estratégico das Embalagens na Comunicação assertiva sobre sustentabilidade
- A embalagem como uma ferramenta de engajamento direto com o consumidor.
- Dados e tendências: O que os consumidores esperam em termos de sustentabilidade?
- Benefícios empresariais: Impacto na reputação, nas vendas e no valor da marca.
- Rotulagem Ambiental e os Tipos de Comunicação de Sustentabilidade via Embalagem
- Definição e importância da rotulagem ambiental.
- Certificações de terceira parte vs. autodeclarações ambientais.
- Benefícios e limitações de cada abordagem.
- Princípios e Diretrizes Globais para Comunicar Sustentabilidade nas embalagens
- Introdução aos princípios reconhecidos internacionalmente para comunicação de sustentabilidade eficaz e sem riscos
- Exemplos de como esses princípios fortalecem a conexão com os consumidores.
- O risco Greenwashing: o que é e como evitá-lo?
- Tipos de greenwashing e como identificar práticas problemáticas em embalagens
- Impactos negativos: Riscos legais, danos à reputação e perda de confiança.
- Casos reais de erros na comunicação ambiental.
- Certificações Ambientais de Terceira Parte
- Benefícios e cuidados ao usar certificações ambientais
- Será que estamos favorecendo a compreensão e a confiança do consumidor?
- Autodeclarações Ambientais: Como Comunicar Atributos sem Certificação, mas com impacto, transparência e sem riscos greenwashing?
- Exemplos práticos de autodeclarações, como “Reciclável”, “Biodegradável”, “Vegano” e outros.
- Oportunidades e Desafios de comunicar autodeclarações de forma confiável e impactante.
- Como comunicar com segurança e atratividade os diversos atributos ambientais dos produtos?
- Normas e Padronizações que nos ajudam nesta missão, como a ISO 14.021
- Ferramentas práticas para governança e comunicação de sustentabilidade via embalagem
- O Guia de Autodeclarações Ambientais da ABRE
- Outras ferramentas
- Análises de casos concretos de embalagens que declaram atributos ambientais
PÚBLICO-ALVO
Profissionais de empresas de bens de consumo e fornecedores de embalagens, especialmente aqueles atuando nas áreas de Sustentabilidade e ESG, Marketing e Comunicação, Desenvolvimento de Produtos, Design de Embalagens e Regulação e
Compliance.
PROFESSORA
Letícia Caroline Méo é Consultora em Sustentabilidade, ESG e Comunicação, com mais de 10 anos de experiência, ajudando empresas e organizações a implementar e comunicar estratégias de sustentabilidade que geram valor para os negócios, para o meio ambiente e para a sociedade, sempre com ética e transparência.
Advogada, Mestre e Pós-Graduada em Direito, Letícia possui ampla experiência em Direito do Consumidor e Direitos Difusos e Coletivos.
Autora do livro Greenwashing e o Direito do Consumidor: como prevenir (ou reprimir) o marketing ambiental ilícito (2019), do ebook Sustentabilidade na Prática: desafios e soluções para o setor de beleza e cuidados pessoais (2024) e de diversos artigos publicados em renomados canais de comunicação.
É Professora e Palestrante convidada, tendo participado de eventos, empresas e instituições de destaque como TEDx, Natural Tech, Damásio, UFSCar, Afya, ESPM, Mackenzie, ABRE, Conecta Verde, entre outros.
Integra organizações de relevância no campo do desenvolvimento sustentável, como LACLIMA, ABRAPS e One Planet Network.
Edna Amorim – 11 99124-4732 | treinamentos@abre.org.br
Local
Data: 12 a 14 de fevereiro de 2025
Horário: 9h às 11h