A MARCA DA EXCELÊNCIA

Critérios de Avaliação

Módulo Embalagem

  • Inovação
  • Diferenciação / Inovação tecnológica
  • Ergonomia / Estrutura / Empilhamento / Transporte
  • Funcionalidade (eficiência do sistema de abertura e fechamento, melhor utilização e aproveitamento do produto)
  • Qualidade (segurança, resistência, matérias-primas, impressão)
  • Apelo de venda frente ao público alvo
  • Clareza das informações / Beleza e harmonia
  • Adequação à sustentabilidade

Módulo Embalagem – Categoria Sustentabilidade

  • Eficiência no processo produtivo e/ou logístico
  • Aproveitamento do produto, escolha dos materiais (considerando a sua desmontagem)
  • Possibilidade de reutilização ou reciclagem
  • Clareza do apelo ambiental da embalagem
  • Simbologia de identificação de materiais e orientação sobre o descarte da embalagem
  • Redução do volume/peso da embalagem em relação aos produtos concorrentes no mercado

Módulo Embalagem – Categoria Produtos para Exportação

  • Qualidade da embalagem: estrutura, ergonomia, impressão
  • Funcionalidade: sistema de abertura e fechamento, uso e aproveitamento do produto
  • Comunicação estratégica com foco nos mercados alvo
  • Eficiência logísitca
  • Agregação de valor ao produto a ser exportado
  • Posicionamento estratégico

Módulo Design Gráfico

  • Inovação
  • Criatividade
  • Clareza das informações
  • Apelo de venda frente ao público alvo
  • Beleza e harmonia
  • Consistência e fortalecimento do propósito da marca

Módulo Design Estrutural

Forma

  • Formato: diferenciação na categoria
  • Inovação e criatividade
  • Diferenciação / Inovação tecnológica
  • Ergonomia / Estrutura / Empilhamento / Transporte
  • Funcionalidade (eficiência do sistema de abertura e fechamento, melhor utilização e aproveitamento do produto)
  • Atratividade: boa relação entre design gráfico e design estrutural e qualidade da apresentação global
  • Adequação à sustentabilidade

Funcionalidade

  • Funcionalidade (eficiência do sistema de abertura e fechamento, melhor utilização e aproveitamento do produto)
  • Ergonomia / Estrutura / Empilhamento / Transporte
  • Inovação e criatividade
  • Diferenciação / Inovação tecnológica
  • Ganho de apelo de venda frente ao público alvo

Módulo Tecnologia

  • Diferenciação / Inovação tecnológica
  • Inovação e criatividade
  • Melhoria de performance no processo fabril e de distribuição (e melhoria de custos, quando aplicável)
  • Melhoria em usabilidade e funcionalidade
  • Melhoria de performance no processo de impressão, decoração (e melhoria de custos, quando aplicável)
  • Adequação à sustentabilidade

Módulo Marketing

  • Pertinência com o target
  • Clareza na comunicação do posicionamento da marca / produto
  • Impacto - criatividade / inovação
  • Capacidade de comunicar conceitos e ideias sem o apoio de outras mídias
  • Oportunidade de mercado: a embalagem como estratégia de oportunidade (momento / evento / nicho)
  • Estética
  • Identidade visual / corporativa
  • A embalagem como veículo que agrega conceito, informação, valor, cultura, conteúdo
  • Adequação à sustentabilidade

Módulo Especial – Embalagens para a redução de perdas e desperdícios de alimentos

  • Embalagens adequadas – novas soluções em:
    • Materiais e processos apropriados para aumentar a vida útil do produto
    • Emprego de novas tecnologias de embalagens ativas e inteligentes
    • Embalagem com porções adequadas ao momento de consumo
    • Soluções de abertura e refechamento
    • Melhor performance de acondicionamento do produto, com redução de perdas
    • Conveniência no manuseio, preparo ou consumo
  • Comunicação clara para manuseio e melhor uso do produto
  • Processamento, estocagem, transporte e distribuição adequados

Módulo Especial – Categoria Estudantes

  • Inovação / diferenciação tecnológica
  • Criatividade
  • Funcionalidade (ergonomia, sistema de abertura e fechamento, empilhamento e transporte)
  • Exequibilidade do projeto (técnica e financeira)
  • Beleza / harmonia
  • Adequação à sustentabilidade