A MARCA DA EXCELÊNCIA
Critérios de Avaliação
Módulo Embalagem
- Inovação
- Diferenciação / Inovação tecnológica
- Ergonomia / Estrutura / Empilhamento / Transporte
- Funcionalidade (eficiência do sistema de abertura e fechamento, melhor utilização e aproveitamento do produto)
- Qualidade (segurança, resistência, matérias-primas, impressão)
- Apelo de venda frente ao público alvo
- Clareza das informações / Beleza e harmonia
- Adequação à sustentabilidade
Módulo Embalagem – Categoria Sustentabilidade
- Eficiência no processo produtivo e/ou logístico
- Aproveitamento do produto, escolha dos materiais (considerando a sua desmontagem)
- Possibilidade de reutilização ou reciclagem
- Clareza do apelo ambiental da embalagem
- Simbologia de identificação de materiais e orientação sobre o descarte da embalagem
- Redução do volume/peso da embalagem em relação aos produtos concorrentes no mercado
Módulo Embalagem – Categoria Produtos para Exportação
- Qualidade da embalagem: estrutura, ergonomia, impressão
- Funcionalidade: sistema de abertura e fechamento, uso e aproveitamento do produto
- Comunicação estratégica com foco nos mercados alvo
- Eficiência logísitca
- Agregação de valor ao produto a ser exportado
- Posicionamento estratégico
Módulo Design Gráfico
- Inovação
- Criatividade
- Clareza das informações
- Apelo de venda frente ao público alvo
- Beleza e harmonia
- Consistência e fortalecimento do propósito da marca
Módulo Design Estrutural
Forma
- Formato: diferenciação na categoria
- Inovação e criatividade
- Diferenciação / Inovação tecnológica
- Ergonomia / Estrutura / Empilhamento / Transporte
- Funcionalidade (eficiência do sistema de abertura e fechamento, melhor utilização e aproveitamento do produto)
- Atratividade: boa relação entre design gráfico e design estrutural e qualidade da apresentação global
- Adequação à sustentabilidade
Funcionalidade
- Funcionalidade (eficiência do sistema de abertura e fechamento, melhor utilização e aproveitamento do produto)
- Ergonomia / Estrutura / Empilhamento / Transporte
- Inovação e criatividade
- Diferenciação / Inovação tecnológica
- Ganho de apelo de venda frente ao público alvo
Módulo Tecnologia
- Diferenciação / Inovação tecnológica
- Inovação e criatividade
- Melhoria de performance no processo fabril e de distribuição (e melhoria de custos, quando aplicável)
- Melhoria em usabilidade e funcionalidade
- Melhoria de performance no processo de impressão, decoração (e melhoria de custos, quando aplicável)
- Adequação à sustentabilidade
Módulo Marketing
- Pertinência com o target
- Clareza na comunicação do posicionamento da marca / produto
- Impacto - criatividade / inovação
- Capacidade de comunicar conceitos e ideias sem o apoio de outras mídias
- Oportunidade de mercado: a embalagem como estratégia de oportunidade (momento / evento / nicho)
- Estética
- Identidade visual / corporativa
- A embalagem como veículo que agrega conceito, informação, valor, cultura, conteúdo
- Adequação à sustentabilidade
Módulo Especial – Embalagens para a redução de perdas e desperdícios de alimentos
- Embalagens adequadas – novas soluções em:
- Materiais e processos apropriados para aumentar a vida útil do produto
- Emprego de novas tecnologias de embalagens ativas e inteligentes
- Embalagem com porções adequadas ao momento de consumo
- Soluções de abertura e refechamento
- Melhor performance de acondicionamento do produto, com redução de perdas
- Conveniência no manuseio, preparo ou consumo
- Comunicação clara para manuseio e melhor uso do produto
- Processamento, estocagem, transporte e distribuição adequados
Módulo Especial – Categoria Estudantes
- Inovação / diferenciação tecnológica
- Criatividade
- Funcionalidade (ergonomia, sistema de abertura e fechamento, empilhamento e transporte)
- Exequibilidade do projeto (técnica e financeira)
- Beleza / harmonia
- Adequação à sustentabilidade