Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.
VITAO – DOCES E GELÉIAS
Vencedor Bronze: Brainbox Branding 360
www.bb360.com.br
Design: Brainbox Branding 360
Convertedor: Flexoprint
Brand owner: Vitao Alimentos
Inovação: utilização do rótulo bula, inédito na categoria de alimentos, para informar os consumidores sobre a mudança da marca Delakasa para Vitao. O objetivo foi permitir que os consumidores da marca pudessem encontrar no PDV o produto que já estavam acostumados e a revelarem sozinhos esta mudança. A Vitao havia comprado e mantido a identidade da marca Delakasa. Com o projeto de Branding, a estratégia foi migrar a marca Delakasa para Vitao. O desafio: como fazer esta mudança sem perder os consumidores fiéis da marca Delakasa? Olhando para soluções de embalagem optamos por utilizar rótulo-bula. Diferenciação tecnológica: utilização do rótulo bula, uma solução até então inédita na categoria de alimentos para comunicar a transição de uma marca. Foram realizados diversos testes para garantir que o rótulo pudesse ser retirado por inteiro, revelando assim a novidade. A estratégia possibilitou que os consumidores fiéis da marca pudessem encontrar os produtos durante esta fase de transição e, em alguns itens da linha, houve um incremento em vendas superior a 30%. Ao retirar o rótulo bula o consumidor se deparava com uma identidade visual mais feminina e suave, com recursos visuais que trazem a sensação de aconchego que remetem à nossa casa e imagens que despertam o apetite appeal para o consumo do produto.
FRIZÉE CERESER
Vencedor Bronze: CRS Brands
www.crsbrands.com.br
Design: Agência Namosca
Convertedor: Owens Illinois do Brasil
Brand owner: Crs Brands
Original e elegante, Frizée Cereser é a primeira bebida alcoólica mista gaseificada à base de maçã no Brasil. Inovadora em sua categoria para o público jovem, possui teor alcóolico superior às sidras tradicionais e está disponível em três sabores: Sunset, Celebration e Night para consumo individual. A garrafa Frizée reforça o pioneirismo da marca na categoria e contribui para posicionar o produto no mercado. O visual leve e clean da embalagem atende a proposta de versatilidade e refrescância da bebida. A embalagem escolhida conserva o shelf life e preserva características como sabor, cor e qualidade do gás presente na bebida. A tecnologia empregada na fabricação da embalagem agrega valor ao produto, qualidade e segurança. Combinando qualidade e versatilidade, a Frizée pode ser consumida em diferentes ocasiões: bares, festas, praia ou até mesmo para aquecer com os amigos antes de shows e baladas. A garrafa traz doses individuais de 300 ml e possui um bocal de rosca, que permite uma fácil abertura. As embalagens desenvolvidas para a Frizée possuem alto padrão de qualidade e características inovadoras. Resistentes, sustentáveis e modernas, elas se consolidam como nova opção para o consumidor. A Frizée é um lançamento inovador, sendo o primeiro espumante voltado ao público jovem do mercado brasileiro. Envasada para consumo individual, possui teor alcóolico de 8%, dois a mais do que as sidras tradicionais.
RENEW AVON REVERSALIST INFINITY DUAL ENDED
Vencedor Bronze: Avon
www.avon.com.br
Convertedor: 43 S/A Gráfica e Editora
Brand owner: Avon
Inovação tecnológica que permite a utilização de dois produtos em uma embalagem prática, moderna e sofisticada. A inovação que une fórmulas de alta potência em rejuvenescimento, equilibrando a sua utilização ao longo do uso. Embalagem moderna e prática, que permite a utilização de dois produtos em uma mesma embalagem, trazendo um controle de utilização adequado ao consumidor. Além de ser visualmente impactante na combinação das cores, trazendo um ar premium. A grande inovação está na utilização de dois sistemas "airless" em um mesmo frasco, sem a necessidade de utilizar a mesma saída para produtos diferentes, mantendo a propriedade total do produto, já que o benefício depende da utilização em separado das fórmulas. A embalagem permite o armazenamento de dois produtos em um frasco otimizado. Seu método de utilização, mantendo o frasco de cada um dos lados por uma semana, garante total utilização do produto. Empunhadura ergonômica que facilita o manuseio. A decoração do frasco foi realizada através do sistema heat transfer com aplicação de vernizes especiais, dando a propriedade de resistência a riscos a manuseios, além de dar um brilho ao produto. O frasco é de alta resistência e seu sistema airless garante a segurança quanto a vazamentos. Uma embalagem que remete a utilização noturna, através das cores fortes e marcantes. A harmonia entre as cores pretas e vermelhas dão um toque sofisticado ao produto de uso diário.
EUDORA AURIEN
Vencedor Bronze: Wheaton Brasil
www.wheatonbrasil.com.br
Design: Centdegrés
Convertedor: Wheaton Brasil
Brand owner: Grupo Boticário
A grande diferenciação desse projeto está na decoração do frasco facetado. O laser foi aplicado de forma inovadora criando transparências e colorindo áreas de grande dificuldade técnicas. Criou-se um jogo de refração da luz nas faces do vidro. Os frascos recebem 2 camadas de pinturas com aplicação de máscara especial que garantem o perfeito acabamento das faces. A aplicação do laser permite a brincadeira entre faces translúcidas e fechadas enfatizando o mistério e sofisticação do produto. A técnica de decoração com laser permitiu a impressão de áreas determinadas ao redor do frasco com qualidade e nitidez utilizando 2 camadas de pinturas. Houve um trabalho técnico para ressaltar a nobreza do vidro e a refração da pintura. A exploração de um design diferenciado e inovador na decoração permite que as versões de Aurien se destaquem uma das outras, ao mesmo tempo que apresentam um apelo altamente colecionável. A harmonia das cores e elementos dos frascos ganham um grande destaque na gôndola. Em uma das versões, foi necessário explorar e desenvolver a técnica de aplicação de laser em 2 camadas de pintura a fim de garantir a resistência da pintura inferior e exatidão das formas na camada superior em produção alta escala. Inspirados no fascínio dos metais nobres e na exuberância das pedras preciosas, as embalagens refletem o brilho de mulheres contagiantes que marcam presença por onde passam. Toda mulher tem uma personalidade única, que evidencia o brilho das joias mais preciosas. O repacking atribuiu sofisticação e inovação, evidenciando a exclusividade de cada mulher, como uma pedra preciosa.
NESPRESSO – SELEÇÃO UM BRASIL DE CAFÉ
Vencedor Bronze: FutureBrand São Paulo
www.futurebrand.com
Design: FutureBrand São Paulo
Convertedor: Centro Gráfica
Brand owner: Nestlé
Pack criado para enaltecer a produção de grãos no Brasil – maior fornecedor de cafés para a Nespresso. Dos 24 cafés da marca oferecidos no país, 8 levam grãos brasileiros. Com grafismos inspirados na botânica brasileira, o pack transporta o consumidor para plantações históricas de café de MG e SP. A embalagem representa o Brasil e sua grande produção de café por meio de ícones da nossa botânica, evitando linguagens/símbolos já desgastados da nossa cultura. Plantas, cores, recortes e planos foram dispostos de forma harmônica ao redor do nome do pack “Um Brasil de Café”. Alinhada à sofisticação Nespresso, a embalagem traz a aplicação de hotstamping na moldura que destaca o nome do pack “Um Brasil de Café”, e o descritivo da seleção. Com essa técnica, além de evidenciarmos o nome, concentramos outras informações importantes em um fluxo de leitura organizado. O Brasil tem um papel importante para a Nespresso como maior fornecedor e produtor de cafés. A embalagem conta e valoriza esta relação e a paixão que todos os brasileiros têm por essa bebida, além de trazer um conteúdo (interno/picote) sobre os cafés especiais e suas características de sabor e aroma. A embalagem equilibra códigos visuais brasileiros com a própria identidade Nespresso, incluindo tipografias proprietárias da marca. As cores azul, verde e amarelo são usadas em tons não convencionais ao lado de importantes ícones da flora brasileira para atrair a atenção doconsumidor no ponto de venda. Visando a economia de papel, os cafés são envoltos apenas por uma cinta, com conteúdo e impressão nas áreas externa e interna.
PÃO DE QUEIJO DA SOGRA
Vencedor Bronze: OBAH Design
www.obahdesign.com.br
Design: OBAH Design
Convertedor: Rona
Brand owner: Da Sogra
Todo o projeto pode ser considerado inovador. Da coragem em assumir o nome “DA SOGRA” (reconhecida pela popular má fama), até a associação da receita de pão de queijo a ingredientes como colágeno e Whey Protein, e ter o design como principal esforço de marketing para diferenciar a marca no segmento. As caixas menores e receitas diferenciadas pediam uma identidade leve e divertida, mostrando que é possível ser saudável, sem renunciar ao pão de queijo. Por isso, criou-se a ilustração da sogra simpática no estilo cartoon e o logo com auréola (alusão à virtude da sogra, dona da receita original). Tratando-se de uma MPE com um produto de nicho (alimentos funcionais) que ainda seria testado no mercado e para não investir em maquinário/estocagem, a solução para a embalagem primária foi a de um cartucho que permitia a impressão até em gráficas rápidas em pequenas quantidades, segundo a demanda. A embalagem é prática e possibilita que a empresa produza de acordo com sua necessidade. Comporta porções reduzidas, indo ao encontro da realidade do cliente. Além disso, é envolvida com filme plástico para melhor conservação dos produtos, ideal para acondicionar tanto no PDV quanto em casa. Foi utilizado o processo de impressão offset, a fim de gerar uma impressão de acordo com a necessidade da marca, com mais rapidez ao melhor custo-benefício. Esse sistema garante boa qualidade à embalagem, cores vibrantes e informações claras para o consumidor. Com o objetivo de ajudar o produto a ser escolhido no PDV e facilitar sua entrada em novos mercados, a estratégia foi optar por cores vibrantes, claims da categoria destacados, visor mostrando o produto (para gerar mais confiança por ser novo no mercado), atributos em destaque e mascote divertida. Destaca-se pela personalidade, informações bem posicionadas e cores vibrantes que compõem com o branco (próprio da categoria de funcionais) um layout marcante e leve. A mascote é adaptada para cada embalagem, de acordo com os atributos do produto, sem perder a identidade e posicionamento da marca. A marca comercializa porções menores que são saudáveis e práticas para o dia a dia tanto de famílias quanto de pessoas morando sozinhas. A solução encontrada foi a de uma embalagem totalmente ajustada à quantidade de produto, gerando, assim, redução no emprego de matéria-prima.
GEBON SORBET
Vencedor Bronze: Matriz Escritório de Desenho
www.matrizdesenho.com.br
Design: Matriz Escritório de Desenho
Convertedor: Pavão
Brand owner: Gebon Sorvetes
Sorvetes Gebon lança a linha Sorbet: uma receita com muita fruta e sem adição de leite. Um produto de baixa caloria, com textura leve e cremosa. Uma experiência de consumo natural e mais saudável, em potes para consumo individual, com design atrativo e clean. Para um produto suave, um design delicado. Destaque para o nome da subcategoria Sorbet e para a textura da bola de sorvete, padrão de mercado. As embalagens têm excelente qualidade de impressão (in-mould label) que auxilia a transmitir a qualidade do produto. Apesar de ser um produto de nicho, o retorno foi positivo para a marca, tornando o portfólio mais completo, atingindo novos consumidores que possuem hábitos de consumo saudáveis ou que possuem algum tipo de restrição alimentar (lactose, glúten, sódio, etc). O design transmite o conceito do produto através de imagens delicadas, tipografia arredondada e uma paleta de cores suaves que enfatiza a leveza do Sorbet.
YAMALUBE 1L E 500ML (PROJETO HELMET)
Vencedor Bronze: BrasAlpla
www.alpla.com
Convertedor: BrasAlpla
Brand owner: Yamaha Motor da Amazônia
Embalagem para óleos lubrificantes de linha automotiva com design remetendo ao principal acessório de um motociclista, o capacete. Atualmente no segmento, os frascos são similares, gerando grande destaque para nossa solução. A ideia do formato surgiu a partir da demanda do cliente, que buscava além de algo inovador, uma identificação com o usuário final, os motociclistas. Desta forma, a criação do frasco associou o quesito segurança de duas formas: o uso do capacete e a garantia de um excelente produto (lubrificante). Embalagem com diversos raios que além de proporcionar um design totalmente inovador, também favorecem a estrutura do produto. Este formato somente se tornou viável devido a diferenciação no processo de sopro convencional de polietileno (EBM). Embalagem dimensionada para facilitar o uso desde a produção até o consumo. Mesmo com o design inovador, conseguimos manter a configuração dos frascos em embalagens secundárias, além de proporcionar maior empilhamento, se comparado aos frascos comuns de mercado. Após diversos testes, pode-se constatar a grande qualidade do frasco devido a menor diferença de espessura de parede em pontos variados do frasco, maior compressão (top load) e área de rotulagem em perfeita sincronia com a proposta do frasco. Produto premium cujo formato de capacete se destacará no ponto de venda frente aos demais produtos, naturalmente por seu shape diferenciado ser seu maior apelo. Além disso, trata-se de um item dedicado a uma montadora específica de motocicletas, para atender a um nicho de mercado. A harmonização do frasco no formato de capacete ocorre automaticamente diante do nicho de mercado que pretende atingir. Sua beleza se dá principalmente pelas curvas e sensação de movimento. Produto composto por material sem aditivos ou barreiras que impeçam sua reciclagem.
SÉRIE EXPERT
Vencedor Bronze: L'Oréal Brasil
www.loreal.com.br
Convertedor: ABPlast / Makton / Mondicap
Brand owner: L´Oréal Brasil
A linha Serie Expert ganhou cara nova: as embalagens de todas as coleções foram repaginadas e estão muito mais bonitas, funcionais e sustentáveis. A linha, que é uma das best-sellers da marca, está comemorando seus 18 anos no Brasil com lançamento inédito e um novo visual para os produtos. Com design contemporâneo e feminino, em cores intensas, as embalagens são sustentáveis, produzidos com um plástico proveniente da cana-de-açúcar. O novo formato das embalagens para uso em casa traz mais economia para as consumidoras ao concentrar maior quantidade de produto sem aumento proporcional. A tampa do pote (feita a partir de injeção com extração por colapsível) e a tampa flip top foram redesenhadas para serem mais leves:-12% e -55% respectivamente vs. formato anterior. Os itens de PE são feitos em EBM com PE GREEN e o frasco de PET é feito com 50% de resina PET reciclado pós consumo. Sistema de travamento da tampa flip top com excelente sensorial tátil, transmitindo segurança e conforto. As embalagens permitem a posição upside down, consumindo >90% de produto. Alta resistência coaxial devido as curvaturas, ajudando na estabilização do empilhamento e com eficiência no palete >90% área. Design funcional, atraente, estável e resistente. Espessura de parede adequada maleável ao mesmo tempo resistente,t ampa flip top com sonoro "click" que transmite segurança desde o primeiro uso. Rótulos PP clear com silk e efeitos em hotstamping. Serie Expert possui diferentes linhas para cuidar das necessidades de cada cabelo. As coleções permanecem com as mesmas fórmulas, mudando apenas as embalagens dos produtos. Cada linha foi feita pensando em suprir necessidades específicas de cada cabelo, sendo a diferenciação destas através das cores. O novo design das embalagens de Série Expert traz beleza e harmonia entre si com os formatos homotéticos, harmonização entre as cores dos frascos e tampas e também no alinhamento entre o conjunto frasco e tampa/pump, dando sensação de continuidade e prolongamento para cada um dos formatos. Com redução média de 22% de plástico/ml de produto, as embalagens permitem poupar 9 toneladas material/ano no Brasil. Os frascos de PE usam resina feitas de cana-de-açúcar e os de PET usam 50% de resina reciclada pós consumo. No rótulo verso há menções dos ganhos sustentáveis.
CUKIN GOLDEN 2,5KG
Vencedor Bronze: Bunge Alimentos
www.bunge.com.br
Convertedor:
Amcor Plásticos Rígidos / FlexoPrint / JS Multienvase / Klabin/ Logoplaste / ThermoPlast
Brand owner: Bunge Alimentos
Desenvolvimento de uma embalagem com design, funcionalidade e sustentabilidade. Produzida em PET com uma pega lateral (exclusiva na categoria); baixo peso; fácil de manusear; antiderrapante e ergonomicamente projetada para ter o máximo de segurança quando utilizada pelo consumidor. O design e ranhuras na parte superior da embalagem foram inspirados nas pétalas de girassol. Além de trazer sofisticação, contribuiu significativamente para aumentar a resistência mecânica (top load). As cores escolhidas foram o dourado (PET) e o bordô (tampa), também, harmonizadas com o rótulo. A embalagem passou a ser produzida em PET e pelo processo de sopro num único estágio, onde é possível variar a produção de novos shapes e tamanhos. Na etapa de sopro é formada a pega na garrafa, eliminando a necessidade de aplicação/uso de alças plásticas para manuseio da embalagem pelo consumidor. A nova embalagem permite um manuseio mais estável, através da pega lateral e de suas características antiderrapantes (ranhuras). Foi desenvolvida especialmente para o encaixe perfeito da mão do consumidor. A tampa é fácil de abrir, passa segurança ao refechar e possui tamper evidence. A alteração do sistema de produção (extrusion blow -> Blow moulding) e redesign da embalagem, melhorou a resistência a carga vertical (top load) em 35%; reduziu as reclamações por vazamento e avarias durante armazenagem/transporte e também aumentou a matriz de potenciais fornecedores para empresa. O novo design da embalagem está mais alinhado com a categoria e posicionamento do produto. A Cukin Golden é uma gordura vegetal para frituras rasas, perfeita para preparos na chapa, grelhados e excelente cobertura para pipoca com delicioso sabor amanteigado, presente nas principais redes de cinema. Tivemos vários ganhos nos indicadores de sustentabilidade, assim como em armazenagem, além da queda considerável em quilometragem no transporte, devido os fornecedores estarem próximos a unidade produtora.
FUMAÇA LÍQUIDA
Vencedor Bronze: Daymon
www.daymon.com
Design: Daymon
Brand owner: Makro Brasil
Para democratizar aos restaurantes brasileiros, aquilo que era utilizado somente pelos chefs de cozinhas gourmet, necessitaria de uma embalagem icônica. Ela seria responsável por comunicar o conceito de um produto totalmente inusitado. A escolha dos elementos do design foram todos pensados para tal. A embalagem deveria transmitir ao cliente o diferencial do produto. O design estrutural com pulverizador facilmente decifrável pelo cérebro humano aliado às cores corretas quando se fala de churrasco, as imagens de cortes na grelha e um splash sinalizando o diferencial foi o caminho escolhido. A diferenciação do produto em si é notória, mas todos os estudos de compatibilidade de produto x embalagem mais a resistência mecânica dos componentes do sistema de embalagem necessitou de estudos e testes para proteção e manutenção do lasting do produto. O sistema de embalagem com pulverizador foi escolhido para proporcionar uma dosagem perfeita e dispersão do produto sobre os alimentos à distância segura nas enormes panelas e até mesmo em fornos industriais comumente usados pelo público-alvo. O sistema de embalagem foi todo pensado para a utilização e exposição no PDV. O produto é vendido no Cash&Carry (lojas especializadas em HORECA - Hotéis Restaurante Catering) então uma embalagem estilo SRP impresso foi desenvolvida tanto para facilitar a exposição como ser um instrumento de comunicação dos diferenciais do produto. O objetivo do projeto era além de oferecer um produto diferenciado ao público HORECA e reforçar a imagem de marca inovadora e ser a marca “parceira” dos chefs de cozinha e donos de restaurantes para ajudá-los na execução de seus pratos. O projeto de dimensionamento das embalagens primárias e secundárias focou em proteger o produto.
VP 30
Vencedor Bronze: Videplast
www.videplast.com.br
Design: Eba Design
Convertedor: Videplast / Dow Química
Brand owner: Solito Alimentos
O VP 30 é um filme coextrusado 5 camadas de arroz onde apresentamos uma redução de espessura de 75 Micras para 55 Micras mantendo as propriedades mecânicas e alguns caso com um melhora das propriedades, excelente selagem, não marcando o filme na gôndola e mantendo a velocidade das principais máquina embaladoras de arroz. Este novo filme proporcional um ganho de até 30% para os usuários e com o apelo de sustentabilidade, pois realizamos um redução da espessura final da embalagem. Os principais desafios foram buscar a soma de propriedades necessárias para atender os requisitos para embalar o arroz em alta velocidade, excelente selagem, alto brilho, perfuração, resistência ao impacto, não marcar o filme com o empilhamento e resistência para várias movimentações entre a fábrica e ponto de venda final. A proposta foi buscar uma nova opção de embalagem para o mercado de arroz com o apelo de sustentabilidade e bem como atendendo e superando todos os requisitos da indústria de arroz. A embalagem traz um ganho de eficiência de até 30%, baseado em todos os testes realizados e conforme declarações dos clientes que passaram a utilizá-la. A grande vantagem desta embalagem, que apesar de apresentar uma redução de espessura significativa, é não apresentar problemas na movimentação de carga e no ponto de venda, pois apresenta uma excelente selagem e uma ampla janela de selagem durante o processo produtivo. Reduzimos as quebras nos armazéns e e ponto de vendas. Como esta embalagem é produzida exclusivamente com resina de Polietileno, pode ser reciclada conforme as normas e técnicas utilizada para polietileno.
FLORATTA – O BOTICÁRIO
Vencedor Bronze: Grupo Boticário
www.grupoboticario.com.br
Design: Chelles & Hayashi Design
Convertedor: Albéa / Aptar / Box Print / Kingraf / Wheaton Brasil
Brand owner: Grupo Boticário
Em atenção aos impactos no meio ambiente, a maior marca de perfumaria feminina no Brasil trouxe importantes ganhos em escala na cadeia produtiva das suas novas embalagens: são menos 1,5 ton. de aço e 1,8 ton. de Surlyn/ano graças a reaproveitamento de molde e design da tampa, e menos 50 ton/ano de papelão, por novo sistema logístico com fornecedor do frasco que possibilitou reuso de caixas. O papelcartão possui certificação FSC e é produzido com 5% a 20% de papel reciclado pré-consumo. Para reuso de caixas, foi necessário projeto logístico com fornecedor e mudança de contrato social. Para reaproveitamento do molde desativado, foi necessário estudo e ajustes dimensionais na proposta inicial da tampa. Foi realizado estudo em mold flow, para simular o preenchimento de resina na cavidade, considerando as características da nova tampa. Ao final conseguimos, após simulações virtuais, chegar a uma tampa com redução de massa, em relação à antiga, além de reaproveitar o molde. A marca convida as consumidoras a se entregarem às pequenas surpresas do dia a dia e em seu relançamento apostou em embalagens em formato ergonômico e delicado, que mantém a leveza, e mais modernas, jovens e contemporâneas. Em atenção aos impactos no meio ambiente, as novas versões também trazem importantes ganhos de escala em todo processo produtivo e consomem menos matérias-primas, gerando economia de insumos. Graças ao reaproveitamento de molde e design da tampa, consumiu-se menos 1,5 ton de aço e 1,8 ton de Surlyn/ano, e ainda menos 50 ton/ano de papelão com reuso de caixas com fornecedor. O cartucho usa até 20% de aparas de processo. O formato único de frasco diferenciado por decoração (não mais pintura e decoração) e as tampas padrão para toda linha trouxeram ganhos em gestão de estoque e redução de set-up de máquina tanto dos fornecedores de embalagem, quanto na linha de envase. No sistema logístico implementado com o fornecedor do frasco, a fábrica recebe os frascos já nas caixas padrão de distribuição de produto acabado, e 100% das caixas são aproveitadas. Também otimizamos acondicionamento dessas embalagens por caixa, que reduziu transporte de mais de 8 caminhões por ano, baixando emissões de gases de efeito estufa. Com o novo frasco, além de implementar o sistema de reuso de caixas com fornecedor, otimizamos a quantidade de produtos por caixa de embarque, de 28 para 35 unidades. Com isso, reduzimos a quantidade de caixas de papelão que seguem na distribuição aos franqueados e consequentemente resíduos (mais de 35ton/ano) e emissões. O nosso Programa Reciclagem de Embalagens é o maior do país em pontos de coleta, com recolhimento das embalagens pós-consumo de produtos de beleza em qualquer uma de nossas 4 mil lojas e nas centrais de serviço que atendem as revendedoras. As embalagens são destinadas por 33 cooperativas credenciadas, com mais de 1083 cooperados diretamente beneficiados. Para orientar o consumidor, as embalagens contêm a frase: “Devolva esta embalagem em nossas lojas (Brasil)”.
SABONETES NATURA EKOS ESTADOS UNIDOS
Vencedor Bronze: Natura
www.natura.com.br
Convertedor: Baumgarten / Bemis Brasil / Wheaton Brasil /Sinter
Brand owner: Natura
A estrutura do material é um filme de papel kraft reciclado laminado com poliéster para proteção do produto. Existe ainda a aplicação de fungicida e hotmelt. A impressão utilizada para este filme é flexografia. Produto artesanal, sofisticado e presenteável. A comunicação visual remete aos ativos da biodiversidade brasileira. O uso do papel reciclado remete à sustentabilidade. A utilização do hotmelt trouxe a possibilidade de uma maior eficiência em linha produtiva. A utilização da luva agrega sofisticação, deixando o produto com aspecto mais premium e presenteável. O produto é um bestseller da marca no mercado americano divulgando os trabalhos socioambientais da Natura, uma vez que o sabonete conta a história das comunidades na região amazônica que fazem as extrações dos ativos que a Natura utiliza.
NATURAL ONE | EXPORTAÇÃO JAPÃO
Vencedor Bronze: Malkovich Design & Comunicação
www.malkovich.net.br
Design: Malkovich Design & Comunicação
Convertedor: Amcor Plásticos Rígidos /Costapacking /Finepack / Panocap
Brand owner: Natural One
A garrafa feita de PET permite o envase asséptico, tem barreira de proteção UV e de entrada de oxigênio. A ergonomia facilita o sistema de abertura e fechamento, empilhamento e transporte, o lacre permite a segurança, além da qualidade da impressão. A tampa facilita o sistema de abrir e fechar, e as opções de diferentes tamanhos da garrafa são funcionais e se adequam a diferentes ocasiões. A transparência da garrafa traduz o propósito da marca Natural One: "Pura Verdade", sendo transparente em todos os sentidos. As frutas são o foco da embalagem, além das informações nutricionais e indicativos de 100% natural, sem açúcar e conservantes. O fato do produto ser envasado no Brasil permite que ele tenha mais frescor, pois não perde as propriedades, isso aliado a melhor ocupação de espaço por metro quadrado devido ao formato da embalagem faz com que se tenha mais eficiência logística. Os sucos Natural One são produzidos com alta tecnologia, um mix variado na linha refrigerada e ambiente, com criterioso padrão de sabor, aroma e frescor. Além de surpresas que encantam o paladar estrangeiro, como o tropicalíssimo Manga Special Blend (laranja, manga, maçã e maracujá). Uma empresa 100% brasileira, com rastreabilidade comprovada de toda matéria-prima, produção automatizada com mais de 30 milhões de litros/mês, inovação constante, exportação para quatro continentes, e a garantia de ser naturalmente saudável.
Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, comumicação, informação, sustentabilidade, entre outros.
LATAS KIT KAT
Vencedor Bronze: CBA B+G
www.cba-bmaisg.com
Design: CBA B+G
Ilustrações: F Frizon/ Kakofonia / O´Meira / Renato Rentz
Convertedor: Metalúrgica Mococa
Brand owner: Nestlé
A Nestlé lançou a linha de latas colecionáveis com 18 unidades de Kit Kat mini (6 Ao Leite, 6 Dark e 6 Branco) com o objetivo de aumentar a conexão com o target jovem e trendy, através de uma linguagem que representasse os códigos da marca em um design atrativo. Definidos os 4 temas conectados ao universo de Kit Kat, foi feita uma curadoria de artistas brasileiros onde cada um recebeu uma arte template com o sistema de aplicação da marca definido e a missão de expressar os Passion Breaks do target conectando à essência de Kit Kat “Um sorriso em cada Break”. Embora o formato em lata não seja algo inovador no mercado, a opção por este material para o lançamento desta edição colecionável trouxe a percepção de inovação, diferenciação e qualidade superior versus as linhas regulares da marca Kit Kat. A litografia permite alta qualidade de impressão e riqueza de detalhes valorizando cada uma das ilustrações exclusivas desta coleção. As 4 latas exclusivas criaram um mosaico super colorido no ponto de venda e ao mesmo tempo preservaram os elementos de identificação da marca. A linguagem atrativa e a forte divulgação nas redes sociais geraram grande engajamento com o target de Kit Kat. O desafio do projeto foi pensar em um sistema de design que destacasse e respeitasse o espaço da marca Kit Kat, ao mesmo tempo que não limitasse a liberdade criativa dos artistas selecionados.
PICOLÉS EASYICE
Vencedor Bronze: Greco Design
www.grecodesign.com.br
Design: Greco Design
Convertedor: Ello Print
Brand owner: Easyice
Steven Heller, em “Linguagens do Design” questiona o fato de todas as caixas de cereais se assemelharem a caixas de cereais, dos sabões em pós se parecerem com sabão em pó. E por que toda embalagem de picolé tem a imagem de um picolé, como se não soubéssemos o que encontraremos lá dentro? O projeto precisava enfatizar o uso de ingredientes verdadeiros em receitas que prezam pela qualidade, respeito à cadeia produtiva e pelo jeito de ser do brasileiro. A tagline “Ices de um jeito só nosso” foi o norte para a criação de ilustrações que se alternam nas embalagens com grandes olhos gulosos por saborear os ices criados sem pressa, sorrindo e de alma leve. Embalagens em BOPP metalizado fosco impressas em flexografia, formato 200x170mm. O momento da escolha de um picolé não é racional. Não escolhemos um sabor com base apenas em atributos funcionais. Ao saímos do padrão da tradicional imagem do produto na embalagem, criamos um momento que evoca sentimentos. Grandes olhos e ilustrações sintéticas dos sabores despertam o desejo, lembrando-nos de que comemos primeiro com os olhos. O olho foi escolhido como elemento central das embalagens. A representação gráfica dos sabores, o humor dos olhos e da boca e as cores mudam a cada embalagem. O padrão feito por poá e cores vibrantes fazem referência as bolas de sorvete. A linha cria um caráter de coleção.
TEMPEROS DO MUNDO
Vencedor Bronze: Bendito Design
www.benditodesign.com.br
Design: Bendito Design
Convertedor: Brasil Flex /HP Embalagens/ Videplast
Brand owner: Nat.
Temperadas naturalmente, as linguiças Temperos do Mundo combinam sabores gourmet e caseiros de diferentes países para trazer experiências sensoriais especiais para os consumidores. Cada SKU é inspirado em um país trazendo mix de temperos característicos. Brasil é temperado com alho, cebolinha e salsa. Uruguai com chimichurri. México com páprica, tomate e pimentas. Embalagens com Atmosfera Controlada entregam um produto fresco por mais tempo. O conceito traz a estética industrial gourmet, com elementos que remetem ao universo da cozinha e do churrasco: background escuro em contraste com ingredientes, misturas de tipologias handmade rebuscadas, organização das informações e atenção aos detalhes, transmitem a qualidade do produto.
PÃO DE BEIJO
Vencedor Bronze: BST! Design
www.bstdesign.com.br
Design: BST! Design
Convertedor: Plastform
Brand owner: Pão de Beijo
Acreditamos que embalagens não são apenas formas de vender, e sim de apresentar ao cliente o diferencial que aquele produto carrega. Assim, destacamos os ingredientes no frontal, enfatizando a origem e qualidade dos seus produtos, além de reforçar a relação marca/consumidor. As características do produto são apresentadas de forma objetiva e organizada, mostrando que, além de saudável, o produto é muito saboroso. Dessa forma, ele atinge um público-alvo que não se restringe aos veganos, apesar de não possuir ingredientes de origem animal. As embalagens da linha Pão de Beijo foram impressas em flexografia, utilizando a tecnologia Gear Less, o que resultou em um excelente acabamento de impressão, cores vivas e uma embalagem harmoniosa. Evidenciamos as características principais do produto, como por exemplo, o fato de ele ser saudável e sem produtos de origem animal. Por isso, destacamos estes elementos no frontal da embalagem, por meio do uso de uma janela na parte inferior e de ilustrações. Aliado à boa composição de elementos gráficos, trouxemos um arranjo moderno e com hierarquia de leitura para conferir organização e harmonia à embalagem.
ITAIPAVA GO DRAFT
Vencedor Bronze: FutureBrand São Paulo
www.futurebrand.com
Design: FutureBrand São Paulo
Convertedor: Cartonagem Batistense / Gráfica Rami / Graphic Packaging International do Brasil / Owens Illinois do Brasil
Brand owner: Grupo Petrópolis
A nova cerveja da família Itaipava foi criada para causar impacto na categoria premium. Seu nome mostra para o que veio, com uma chamada para um estilo de vida leve e autêntico. Esse estilo, jovem e com atitude provocante, faz parte do mood “seja de dia ou a noite, Go Draft”. Mesmo emprestando códigos da família Itaipava, a Go Draft tem nitidamente um estilo arrojado. Foram desconstruídos códigos tradicionais da categoria para criar uma linguagem única, sem perder as características visuais da cerveja. A impressão feita em substrato metalizado confere um brilho excepcional para o azul do nome. Se a maioria das cervejas premium tem vocação para serem nichadas, a Go Draft não tem ocasião de consumo definida: é uma cerveja para beber a qualquer hora. Ela mantém a qualidade e o visual premium que o consumidor exige sem impor padrões ou regras. Os tons usados no rótulo contrastam com a cor do líquido e, assim, a diferencia das demais marcas de cerveja. O shape foi criado exclusivamente para a Itaipava Go Draft. O rótulo aplicado na diagonal, com texturas graduais e lettering manual, resulta em um visual autêntico para a categoria.
NATURAL ONE | SMOOTHIES
Vencedor Bronze: Malkovich Design & Comunicação
www.malkovich.net.br
Design: Malkovich Design & Comunicação
Convertedor: Amcor Plásticos Rígidos / Finepack /Panocap
Brand owner: Natural One
Os smoothies da Natural One foram lançados em quatro blends diferenciados, indo ao encontro de tendências internacionais. Os rótulos valorizam a textura da bebida e os seus ingredientes, frutas e cereais, fonte de fibras e vitaminas. A "pura verdade" Natural One expressa pela textura do produto e a lista completa de seus ingredientes. Personalidade própria para linha, sem perder a harmonia com a linha regular. A garrafa permite o envase asséptico, tem barreira de proteção UV e de entrada de oxigênio. O lacre permite a segurança além também de ser um ícone diferenciador de cada família de produto. O fundo branco do rótulo destaca a cor do produto, em sua embalagem transparente e os ingredientes impressos. A impressão garante os detalhes de cada fruta, contribuindo para imagem natural do produto. Os smoothies são uma alternativa saudável e prática para quem quer ter uma refeição mais completa e rápida. É um produto 100% natural, sem adição de açúcar ou conservantes. E isso fica claro no rótulo, que também apresenta as funcionalidades de cada ingrediente para o consumidor. O detalhe do ingrediente principal é um convite para o olhar chegar à textura do smoothie abaixo do logo Natural One. A lista completa apresentada abaixo completa a "pura verdade" da marca. O fundo branco valoriza textura, cores e sabores resultando em um um conjunto leve e alegre.
QUEIJOS BONQ
Vencedor Bronze: Peterson Sironi
www.sironi.design
Design: Peterson Sironi Design / JABP
Convertedor: HP Embalagens / Nywgraf / Pack in Motion
Brand owner: BonQ
BonQ nasceu com o propósito de mudar a categoria de queijos. As embalagens são compostas por potes que se transformam em queijeiras plásticas, envolvidas por cintas de papel. A solução inovadora se deu também na definição de apenas 3 formatos de potes que embalam mais de 20 tipos de queijos. Para deixar claro que a marca nasceu para mudar a experiência com queijos, BonQ possui uma identidade única na categoria. Os grafismos, que decoram cada tipo de queijo, foram inspirados na rica cultura visual mineira contemporânea, que une tradição e modernidade com criatividade autêntica. Para viabilizar o projeto, devido ao baixo volume de alguns tipos de queijo, os potes são termoformados e as cintas impressas em offset, o que permitiu um excelente custo-benefício e uma grande gama de possibilidades de combinação cintas x potes. As cintas foram impressas em offset com 5 cores, sendo uma delas um tom especial de dourado. As cores utilizadas para diferenciar os tipos de queijo foram cuidadosamente compostas para possibilitar um ótimo resultado na impressão. As cintas também ganharam uma decoração interna impressa em preto. BonQ é uma marca premium, tanto na categoria de queijos especiais quanto nos queijos comuns. Para refletir essa estratégia, os queijos para o dia a dia são embalados em cintas já os queijos RESERVA possuem "cintas box", que criam a sensação de serem caixas e permitem a visualização dos queijos. As embalagens foram projetadas para criar uma forte identidade de linha, mas que permite uma clara identificação dos diferentes queijos. O resultado final são embalagens que refletem a autêntica identidade mineira contemporânea, que une o tradicional cuidado e capricho com sofisticação e modernidade. Os potes são objetos de desejo que permitem o correto armazenamento dos queijos até seu consumo final e podem ser reaproveitados para acondicionar outros alimentos e produtos, o que permite uma sobrevida ao invés do descarte.
ORIGEM NAZCA – POTES NAZCA
Vencedor Bronze: CBA B+G
www.cba-bmaisg.com
Design: CBA B+G
Convertedor: Flexoprint
Brand owner: Nazca Cosméticos
A inovação se deu pelo uso das informações legais aplicadas nas embalagens como se fossem um storytelling, atraindo a atenção das consumidoras para os benefícios dos produtos. O uso de cores vibrantes e linguagem jovem e descolada tornou os produtos visualmente interessantes, se destacando de forma bem humorada no ponto de venda. Criou-se uma clara separação entre a área do nome da variedade e a área dos benefícios para facilitar o entendimento dos produtos. O produto se destaca dos concorrentes por ter adotado uma embalagem de formato oval, com grande destaque para o front e back panel ‘achatado’, ampliando assim a área de exposição do produto no PDV. O uso do sleeve para impressão da linha também torna-se um diferencial da categoria. Impressão flexográfica em PVC cristal, com impressão de 4 a 6 cores especiais, sendo uma delas o branco de fundo e o preto de destaque, as demais cores, são diferentes, conforme a variedade. Os potes grandes, serviram como uma boa vitrine para apresentar com boa visibilidade a linguagem descontraída, os reais benefícios do produto, além de chamar bastante atenção das consumidoras na gôndola. A linha busca representar de forma fun e íconica os produtos. Quando trata-se de um produto composto por um ingrediente de fácil reconhecimento, ele é representado de forma literal, quando trata-se de uma expressão de apoio, ele é representado de forma abstrata.
FRANCIS PROTEGE
Vencedor Bronze: Matriz Escritório de Desenho
www.matrizdesenho.com.br
Design: Matriz Escritório de Desenho
Convertedor: Embalagens Flexíveis Diadema
Brand owner: Flora
Objetivando comunicar a nova linha Francis Protege, o projeto utilizou o substrato metalizado como fio condutor do projeto. Tecnologia e delicadeza harmonizam-se para comunicar o conceito de um sabonete perfumado antibacteriano. Grande destaque para a estrutura de marca (Francis) e sub marca (Protege). Para representar as flores sob uma ótica tecnológica foi explorada a técnica de radiografia com estudos de flores em um laboratório de raio X que inspiraram as ilustrações finais das embalagens. Áreas de metalizado com nuances de branco na impressão. Produção gráfica minuciosamente planejada para transmitir perfumação, higiene e tecnologia. Impressão em rotogravura sobre substrato metalizado, a tinta branca é trabalhada com nuances e calços. A linha Protege tornou-se uma sub marca de Francis e, com isso, comunicou o poder da flor na categoria de sabonetes antibacterianos. Marca e sub marca emanam as informações mercadológicas tornando o sistema de comunicação preciso. A área central é circundada de ilustrações delicadas e tecnológicas.
BIOTÔNICO FONTOURA
Vencedor Bronze: Matriz Escritório de Desenho
www.matrizdesenho.com.br
Design: Matriz Escritório de Desenho
Convertedor: Farmaplast /Flexoprint
Brand owner: Hypera Farma
Inovação em uma marca clássica com mais de 100 anos. O desenho da identidade visual e do frasco com linhas marcantes conectaram o produto com as necessidades de comunicação da categoria de suplementos alimentares. Rótulo com faca especial em formato orgânico é um diferencial no ponto de venda. A criatividade do projeto residiu na busca de elementos icônicos que resgatassem de maneira positiva a importância deste produto tão presente na cultura brasileira. Criado em 1910 pelo médico Cândido Fontoura Silveira, o suplemento mineral teve um padrinho de peso, Monteiro Lobato. Lobato criou o “Almanaque Fontoura”, onde eram narradas as peripécias do personagem Jeca Tatu. Segue padrão de mercado e rótulo com faca especial harmoniza o projeto gráfico e físico. Tecnologia standard, produção desenvolvida a partir de projeto gráfico que privilegiou uma impressão sob o princípio overprint, isto é, cores sobre cores sem encaixes entre elas. A orientação do briefing era bem clara: modernizar a marca, sem perder a essência, o valor e o reconhecimento conquistados por mais de 100 anos. Hoje a marca transmite segurança e funcionalidade. A linguagem gráfica é retrô e inspirada no estilo Art Noveau. Os traços do frasco que remetem a ombros largos resgatam códigos das categorias de isotônicos e energéticos. A harmonia entre gráfico e físico reforça a mensagem do produto (energia e disposição).
Avalia o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, como por exemplo, formato diferenciado na categoria, ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor, destaque e inovação na usabilidade, sustentabilidade, entre outros.
BIG BAG COM TAMPA DIFERENCIADA
Vencedor Bronze: Destak
www.destakbigbag.com.br
Convertedor: Destak / Zaraplast
Brand owner: Cafeeira de Armazéns Gerais
Contentor Flexível Estruturado tamanho 125x125x130 e tampa diferenciada que proporciona fácil manuseio da embalagem e movimentação da carga, possui capacidade total de armazenamento de 1500kg e empilhamento suportado de 4 contentores flexíveis. A embalagem agiliza o processo de armazenamento e transporte minimizando os riscos de acidentes com empilhadeiras. Esta embalagem, por sua estrutura e forma, proporciona o empilhamento de até 4 contentores flexíveis reduzindo o custo de armazenamento. A embalagem é reutilizável e 100% reciclável. Facilidade de uso e segurança da embalagem. Redução de riscos de acidentes com empilhadeiras. Redução de custo com armazenamento. Embalagem reutilizável e 100% reciclável. Com a embalagem patenteada número BR202013308442 e testada em laboratório que garante a segurança de empilhamento, além da sua facilidade de manuseio e redução de custos de armazenamento e risco de acidentes, ela se torna um grande diferencial do mercado.
Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica, sustentabilidade, entre outros.
FAMÍLIA CERVEJARIA CIDADE IMPERIAL PETRÓPOLIS
Vencedor Bronze: Verallia
www.verallia.com.br
Convertedor: Verallia
Brand owner: Cervejaria Cidade Imperial Petrópolis
Design diferenciado com o pescoço estreito e alongado que facilita a pegada (ergonomia) para o consumo. Já a tampa abre fácil é inovadora, pois realiza a abertura sem esforço. É a primeira empresa cervejeira do Brasil a adotar este sistema amigável com anel lateral por onde é puxada a tampa e aberta a embalagem. Rótulo autoadesivo. Design clean com vidro fabricado em três cores (Flint, âmbar e verde esmeralda), tampa em alumínio e o brasão da marca em alto relevo no vidro trazem uma nota de requinte que a diferencia na gôndola garantindo uma valorização do produto final aos consumidores. São cervejas de qualidade com puro malte divida em 4 capacidades (210, 275, 330 e 500 ml).
LATA DE AÇO COM TAMPA PLOC OFF E VÁLVULA PARA ELIMINAÇÃO DOS GASES NOCIVOS
Vencedor Bronze: Brasilata
www.brasilata.com.br
Design: Fabio Mestriner Design & Inteligência de Embalagem
Convertedor: Brasilata
Brand owner: Fazenda Quintas da Serra
Lata de aço com exclusiva e patenteada tampa Ploc off que veda 30 vezes mais que as tampas de plástico comuns. Aplicação de válvula que permite a saída de gases que prejudicam a qualidade do café e ajuda a manter o aroma original do produto. Impressão digital e aplicação de verniz de alto brilho. A forma da lata, a qualidade de impressão e brilho proporcionado pelo verniz sobre o metal são diferenciais que resultam em maior impacto na gôndola. A tampa Ploc Off é fácil de abrir e fechar e preserva o conteúdo com sua excelente capacidade de vedação.
LESÉR
Vencedor Bronze: Incom Packing
www.incom.com.br
Convertedor: Incom Packing / Wheaton Brasil
Brand owner: Grupo Hinode
A fragrância Lesér conta com processos especiais e diferenciados de produção e acabamento para todos os componentes, conforme segue:
- Vidro: sopro simples gota, com pintura decorada em sentido radial + serigrafia
- Tampa: injeção em Surlyn com decoração aplicada em hotstamping vazado
- Cartucho: caixa formada por tampa, base e berço
As principais inovações tecnológicas da embalagem de Lesér residem no shape do vidro, elaborado em simples gota e na decoração em estilo horizontal degradê. Para a tampa, destaca-se o desafio da decoração em hotstamping com perfeita ancoragem quando em contato com a fragrância. Um desafio importante para confecção da tampa de Lesér foi garantir a ancoragem da fita de hotstamping no Surlyn quando em contato com a fragrância. Para isso, foi necessário o desenvolvimento de uma série de amostras em distintos substratos até que fosse possível encontrar a compatibilidade ideal entre decoração, fragrância e resina. Como desafio para a confecção do vidro, destaca-se a precisão na formação dos relevos e detalhes na superfície da embalagem, alternando espessuras de parede. Esse efeito, sem marcas e linhas de costura aparente, foi possível de ser atingido por meio de um amplo estudo de pré-molde e processo por parte da vidraria. A embalagem de Lesér entrega uma alta percepção de valor ao consumidor, pois combina códigos importantes da perfumaria premium, como peso, formato inovador, transparência e mínimos vestígios de produção. O shape remete a uma joia lapidada. A decoração no sentido horizontal também é um diferencial, o usual normalmente é adotar degradês no sentido vertical. A tampa da fragrância, elaborada em Surlyn também remete ao formato de uma coroa e, quando vista de cima, apresenta a lapidação de uma joia. A cristalinidade da tampa é máxima, código de prestígio importante para as fragrâncias premium. Adicionalmente, a marca da fragrância foi deslocada para o pescoço da tampa, aplicada em hotstamping dourado brilho vazado a laser. O shape da embalagem, apesar de robusto e imponente como pede a categoria de Eau de Parfum, tem uma ergonomia adequada para a pega feminina. A tampa foi projetada para ter a tração ideal para ser removida com facilmente pelas consumidoras, sem riscos de desacoplar com facilidade do vidro. Todas as peças da embalagem de Lesér são passíveis de reciclagem. Para eliminar um componente (e consequentemente sua cadeia fabril e carbono footprint) optou-se pela substituição de um anel metalizado no pescoço da tampa por uma decoração em hotstamping.
INLINER 1000L
Vencedor Bronze: Embaquim
www.embaquim.com.br
Convertedor: Embaquim
Brand owner: EFTEC Brasil
O container rígido misto (IBC) é amplamente usado na indústria para armazenamento de produtos intermediários. Após o uso, no entanto, sua lavagem torna-se um complicador, pois demanda uso de detergentes industriais e água que devem ser coletados na estação de tratamento, juntamente com o resíduo de produto. A adoção do Inliner 1000L elimina toda a etapa de lavagem e gera baixo volume de resíduo plástico, de fácil destinação final. Para aplicar o Inliner 1000L, é necessária uma adaptação nas bolhas dos IBCs para garantir o posicionamento das válvulas de entrada e saída, permitindo o correto envase e desenvase do produto. A equipe do envase, antes acostumada a lidar somente com a embalagem rígida, deve ser intensamente treinada para o manuseio da embalagem flexível e de grandes dimensões. A instalação do Inliner requer também o uso de utensílios como suporte e trava, que são destacados durante o treinamento. A adoção do Inliner 1000L reduz o risco de contaminação cruzada: o mesmo IBC pode ser usado para diferentes produtos sem o risco de resíduos de um produto contaminarem o próximo lote a ser transferido. Na situação sem a adoção da embalagem, a contaminação cruzada poderia acarretar perda de 1.000, 2.000, 5.000 ou até 6.000 litros de produtos, que são as bateladas produzidas pela Rioquímica. Também reduz a geração de resíduos líquidos destinados à estação de tratamento.
Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.
TNT SOUNDPACK
Vencedor Bronze: Grupo Petrópolis
www.grupopetropolis.com.br
Design: Young & Rubicam
Convertedor: Cartonagem Batistense
Brand owner: Cervejaria Petropolis
A embalagem promocional boombox promove a experiência de diversão e reunião com amigos que o target de TNT procura. Este público terá, além do produto adquirido, a possibilidade de ganhar uma assinatura com Spotfy e terá seu próprio amplificador montado com a embalagem. TNT tem como proposta se expressar com a marca através da música, estilo e cultura jovem. A embalagem traduz este posicionamento, uma vez que, além de entregar este benefício como forma de interação com o pack, propôs a ilusão de um “rádio” utilizando as faces do cubo na gôndola. O Soundpack é a integração de vários benefícios para a marca, a inovação está tanto na estilização de um rádio se disponibilizado de forma correta na gôndola quanto na própria embalagem, a qual se torna um amplificador. A criatividade está na conexão do visual, da experiência com o pack cartonado. Para comunicar os conceitos, tanto de posicionamento, quanto de ação (promoção, pack interativo), a embalagem engaja todos as informações com elementos visuais relacionados à música como: estilização de rádio contendo fita K7 com TNT escrito de caneta e sorteios comunicados na parte superior. O target, em sua maioria, utiliza recursos musicais. Uma oportunidade para a marca que soube explorar essa integração com o sorteio de assinaturas da ferramenta Spotify, geladeiras TNT com som e o amplificador, todos via pack. Essas vantagens garantem altos níveis de experiência com o consumidor. A reprodução de um Boombox (rádio) foi feita com as características de identidade visual da marca TNT. As cores foram selecionadas de acordo com o sabor de TNT tradicional. Todas as ilustrações contêm detalhes para simular o real, a imitação de escrito em caneta na fita K7 é um deles. O reforço à identidade visual está na utilização das cores (mantendo color code de TNT tradicional), nos elementos gráficos, alguns deles feitos com a técnica de “brush” e nas fontes utilizadas, todas em caixa alta, traduzindo o impacto do peso da marca TNT. Para TNT, a expressão criada na embalagem através do visual impactante considera a música uma forma de expressão que canta a trilha sonora da vida jovem. A marca considera a cultura jovem ligada à arte e à tecnologia. O Sounpack reflete a união destes dois fatores.
Avalia critérios específicos, importantes e estratégicos para o comércio eletrônico e para o varejo tradicional, como por exemplo, desafio e eficiência operacional e logística, qualidade da proteção, apresentação e valorização da marca no PDV ou na entrega ao consumidor, soluções que otimizem a organização dos produtos em gôndola, e que agreguem pilares de sustentabilidade calcados na otimização e eficiência, redução de perdas potencial de reciclabilidade e orientação ao consumidor sobre o descarte adequado da embalagem.
EMBALAGEM PREMIUM AMARO
Vencedor Bronze: Amaro
www.amaro.com.br
Convertedor: Cromagrafyc Embalagens
Brand owner: Amaro
O objetivo da caixa é facilitar a cadeia operacional. O tempo de fechamento dos pedidos é fundamental na operação, por isso a caixa já vem parcialmente montada e com o laço pré-montado. Caixas são otimizadas no volume e peso para atender exatamente o mix de produtos e reduzir custo de frete. Zelamos pela integridade e proteção do produto contra choques, por isso a caixa de presente cabe perfeitamente na caixa kraft. Almofada de ar e envelope de plástico bolha também auxiliam com produtos delicados. Cor: 1x1. Acabamento: BOPP fosco Papel: cartão triplex 325g. Fita de cetim original arrematada com corte liso e reto, evita desfiar e cortar na hora, encaixe rápido e fácil na caixa. Logo em relevo na tampa. Estampa própria (pattern de marca) no interior, hashtag e ícones das redes sociais na tampa. Com a embalagem aprimoramos a experiência de compra online. É o primeiro contato que a consumidora tem com a marca quando o produto chega em suas mãos e deixamos a experiência ainda mais premium. Investimos num dos momentos mais avaliados na jornada de compra da cliente da marca, o recebimento da caixa. O recebimento da embalagem é fracionado e vem em lotes mensais, o que facilita o controle de estoque. Laminação previne marcas de digitais. Pré montagem de caixas e laço montado e instalado com ponteira metálica permite a expedição rápida de cargas com alto nível de escalabilidade. A embalagem anterior tinha tampa e fundo juntas. Esta é separada criando uma funcionalidade que vai além da entrega do pedido - é uma caixa que pode ser reutilizada para guardar itens com carinho. Caixa tem selo misto FSC, é produzida com fontes responsáveis. Caixas, cartões e laços são recicláveis. Fita pré-montada evita corte e retalhos na expedição dos pedidos. Fornecedor da caixa usa software que faz cálculo e indica qual a melhor máquina para rodar o produto e melhor uso de papel.
As categorias do Módulo Especial premiam somente o Vencedor Ouro, exceto Estudantes e Embalagens para redução de perdas e desperdícios de alimentos.
STAND UP POUCHES DE MOLHOS DE TOMATE 190G DA CARGILL
Vencedor Bronze: Bemis do Brasil
www.bemis-latinamerica.com.br
Convertedor: Bemis do Brasil
Brand owner: Cargill
A retomada do crescimento do mercado vem sobretudo da criação de novos lares, parte deles são de jovens casais e a outra parte de idosos. Ambos os casos representam uma redução do número de pessoas no lar e, logo, da porção unitária consumida por ocasião, reduzindo assim o desperdício de alimentos. Lançar uma embalagem que é quase a metade do tamanho da principal embalagem do mercado não foi tão simples quanto parece, pois tamanhos menores criam desafios de produção em larga escala. Foi preciso reprojetar equipamentos e rever processos para garantir eficiência, qualidade e segurança alimentar. O lançamento atende a mudança no perfil das famílias brasileiras. Com a redução do número de habitantes por domicílio e a busca por refeições práticas, o mini-sachê de 190g é ideal para o preparo imediato e reduz desperdícios, pois a porção é single-serve. Este formato cresce 69% na categoria. Todos os elos da cadeia de suprimentos foram envolvidos do início ao fim, como por exemplo, na condução de testes industriais únicos e conjuntos entre fábrica e fornecedores de embalagem, caixa e maquinário, sendo este último deslocado da Itália para o Brasil para acompanhar o projeto. O sucesso do lançamento se deve principalmente a exclusividade de distribuição deste produto por pequenos varejistas de bairro, em vez de grandes supermercados, pois os novos lares aumentam o consumo neste canal, o pequeno varejo. Orienta-se o formato de menor porção nas gôndolas, posicionando o lançamento ao lado da principal embalagem da categoria (340g). Esta decisão foi tomada com base na percepção do consumidor que associa intuitivamente o sachê a sua porção ideal para consumo rápido devido a praticidade da embalagem.
ONDE VIVEM OS MONSTROS – OVINHOS DE CHOCOLATE
Vencedor Bronze: Thaís Neres e André Zanin
Centro Universitário Senac – SP
A embalagem “Onde Vivem os Monstros” é inspirada no aclamado livro infantil homônimo. Com um inusitado formato de coroa (item simbólico da história) e mais que apenas abrigar os chocolates, a embalagem possui um compartimento em sua base portando um elástico que possibilita seu uso como acessório. Na trama, o menino Max faz birra e é mandado para o quarto. Então, lá cresce uma floresta e ele viaja para a ilha dos monstros, onde se torna rei. Além da forma de coroa, a embalagem abre com movimento ascendente, revelando a floresta e os monstros, fazendo referência direta à como surgem no quarto. Com seu formato e estrutura, além de proporcionar uma experiência de unboxing interessante por meio da história contada e comunicar referências a ela, possui manuseio intuitivo, fácil e protege o produto de maneira eficiente preenchendo os requisitos de uma boa embalagem. A embalagem é feita apenas em papel e as facas foram pensadas de forma que ocupassem menos espaço. Portanto, são facilmente distribuídas na folha, com propósito otimizar o uso de material e economizar em sua produção, sendo prática, funcional e viável. Ao observarmos a embalagem aberta, a coroa em tons mais quentes, e o interior em tons frios geram um contraste interessante e harmonioso.
A paleta de cores alegre e levemente apastelada, junto às ilustrações similares às feitas pelo autor, contribui para transmissão da atmosfera que permeia o livro. Além do formato e transformação em acessório para público infantil, também visa atingir o público adulto que cresceu ouvindo a história, podendo ser um objeto de decoração. Em ambos cenários evita-se o descarte, reduzindo impactos.
EMBALAGEM DE CAFÉ ADAPTADA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Vencedor Bronze: Djaina Gomes e Lucineide Araújo
Faculdade Maurício de Nassau - PI
Embalagem simples de café adaptada ao público com perda total de visão uma vez que os mesmos possuem atualmente grande dificuldade para discernir um produto do outro através da embalagem bem como a necessidade de acesso feito por mecanismos táteis às informações relevantes como o tipo de conteúdo.
Embalagem que utiliza o código Braille para identificação do termo café e formas geométricas em baixo relevo para identificação e diferenciação de três tipos de café populares: café tradicional (torrado e moído), o café instantâneo (solúvel e granulado) e o café descafeinado.
1. Caixa retangular de papel para melhor aderência nas mãos e facilidade de impressão do alto e baixo relevo.
2. Selagem na parte superior e inferior com abas para facilitar a abertura
3. Em sentido horizontal ou vertical, lado a lado;
4. Transporte de várias unidades em caixa de papelão.
Caixa de papel com alterações na forma no painel frontal para a distinção do tipo de café por meio de textura e do nome café em Braille. A simplicidade da forma conta como fator decisivo para a produção de baixo custo da embalagem assim como o baixo custo do papel e uso reduzido de tinta.
Embalagem minimalista com uso reduzido de tinta e uso de tons sutis que remetem ao produto (café). A valorização da forma da embalagem e sua superfície são pontos de maior relevância por ser voltada para deficientes visuais.
O uso do papel como material de curto prazo para sua decomposição na natureza por ser 100% biodegradável e reciclável, sendo assim, uma embalagem sustentável.