Vencedores Ouro

MÓDULO EMBALAGEM

Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.

EMBALAGEM DE ALIMENTOS SALGADOS

POLENGUINHO NEW POCKET
Vencedor Ouro: Polenghi
www.polenghi.com.br
Design: Fly Jabuti
Convertedor: Ápice Artes Gráficas
Brand owner: Polenghi

Desafios
Proporcionar ao consumidor de Polenguinho ainda mais praticidade e conveniência no consumo on-the-go e segurança para que o produto pudesse ser guardado em bolsas, mochilas, pastas, etc., sem amassar.

Resultados
A inovação consiste em uma simples mudança na abertura da embalagem, que além de tornar-se muito mais fácil de abrir, transforma-se em uma caixinha menor, exatamente do tamanho de uma unidade do produto, para que o consumidor possa guardar perfeitamente seu Polenguinho e comer em outro momento.
A embalagem é extremamente criativa, pois usa a mesma planta técnica da versão anterior, sem comprometimento de layout e perda de informações, aprimorando perfeitamente a função de praticidade que propõe ao consumidor: guardar o produto em qualquer lugar de forma prática e simples, sem amassar.
A nova embalagem diferencia-se da anterior, pois retira a lingueta necessária para o antigo sistema de abertura e fechamento, gerando economia de custo de embalagem, sem prejudicar a produtividade. A nova funcionalidade (transformar-se em uma embalagem menor) é única no mercado, e patente da marca.
Os picotes da embalagem foram testados e desenvolvidos para permitir a facilidade de abertura, ao mesmo tempo em que permanece resistente. A nova funcionalidade da embalagem Pocket foi acompanhada de uma alteração do layout da linha, que além de mais moderna, trouxe um passo a passo explicativo para entendimento do consumidor e deixou a caixinha individual com todas as informações necessárias de forma harmônica e visual.


EMBALAGEM DE ALIMENTOS SALGADOS

DARFRESH® - BOM PEIXE
Vencedor Ouro: Sealed Air Food Care
www.sealedair.com
Convertedor: Sealed Air Food Care
Brand owner: Bom Peixe

Desafios
Em um mercado onde a oferta de pescados é majoritariamente congelada ou a granel, o cliente buscava atender uma demanda por produtos frescos com melhor apresentação e, assim, valorizar a sua marca. Além disso, o cliente buscava também novas opções de embalagem focadas em uma maior conveniência para o consumidor final.

Resultados
Foi apresentado um sistema inovador de embalagem a vácuo composto por fundo semirrígido e tampa flexível, ambos especialmente formulados para criar um efeito de segunda pele em torno do produto sem distorcer a sua forma. A solda total propicia uma embalagem totalmente hermética, segura e higiênica.
Atendendo a duas necessidades distintas, foi composto um sistema único com equipamento e diferentes tipos de filmes, com o qual o cliente poderia embalar peixes frescos ou congelados no exclusivo sistema Darfresh Ultra, que consiste no uso de filme skin e atmosfera de proteção.
O sistema de alta barreira ao oxigênio proporciona uma vida útil de até 18 dias para peixes resfriados, preservando o aroma e o sabor. Para aplicações em congelados, a embalagem é resistente à queima pelo frio.
A embalagem inovadora e exclusiva para pescados frescos sem adição de conservantes e com garantia de origem entrega o triplo de vida útil quando comparada às embalagens convencionais. A altura reduzida e o efeito segunda pele permitem a exposição vertical nas gôndolas, otimizando os espaços na prateleira, no transporte e durante o armazenamento, além de ser abre-fácil o que oferece mais praticidade para o consumidor.
Considerando as perdas ao longo da cadeia de pescados, essa solução de embalagem estende a vida útil e evita o desperdício de alimentos. A bandeja com altura menor reduz a emissão de carbono durante o transporte.


EMBALAGEM DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

GIN YVY – MAR
Vencedor Ouro: Premier Pack
www.premierpack.com.br
Design: Estúdio Bogotá
Convertedor: Premier Pack / Brentacork Austral / Inferteq / Ready Embalagens
Brand owner: Yvy Destilaria

Desafios
Criar uma embalagem que diferenciasse a bebida no mercado de gin que vem crescendo significativamente no Brasil. Transmitir através da embalagem toda a qualidade e cuidado com que o produto é produzido.
O nome da destilaria Yvy vem do tupi-guarani e significa território, o chão que pisamos. E a embalagem dessa bebida especial deveria ter uma proposta ousada para o lançamento do YVY Mar, o primeiro gin parte da trilogia Mar | Terra | Ar.

Resultados
O Yvy Mar é elaborado com os ingredientes mais interessantes que os imigrantes trouxeram para o Brasil.
Inspirado na diferenciação do produto, um destilado de alto padrão, a YVY trouxe como inovação o uso de uma garrafa premium produzida em vidro extra branco com fundo espesso e terminação carnette. A embalagem é composta por três rótulos que abraçam a garrafa no pescoço, corpo e área inferior. O rótulo tem o conceito do planisfério celeste fundamentado na essência do Brasil: a mistura. É possível identificar alguns elementos utilizados em navegações, ingredientes trazidos por imigrantes e figuras mitológicas: Astrolábio, Djembê, Caravela, Noz Moscada, Cálice, Carpa e Sereia e Monstro.
O lado interno do rótulo com a cor azul, traz a ilusão ótica como se a bebida fosse "azulada". O rótulo inferior possui uma escala de graduação por sabores. O fechamento é feito com rolha sintética e a cabeça é de madeira. A bebida é comercializada por unidade ou por caixa personalizada com seis unidades.
Com essa nova embalagem, a YVY mostrou ao mercado que tem um destilado de qualidade provando que a coquetelaria brasileira pode continuar se desenvolvendo a partir de produtos nacionais.


EMBALAGEM DE SAÚDE E FARMACÊUTICOS

NUTRIMAIS – PROJETO CÁPSULA
Vencedor Ouro: Nutriex Nutracêuticos
www.nutriex.com.br
Convertedor: Alpha Color / Cimpac Embalagens / Formapack / Genix
Brand owner: Nutriex Nutracêuticos

Desafios
Em um mercado recheado de novidades, é importante se destacar na gôndola e a Nutriex entendeu que a embalagem seria uma grande aliada nesse desafio e por isso buscava uma solução diferente de embalagem que pudesse até ter o seu uso estendido após o término do produto.

Resultados
O projeto trouxe uma embalagem alusiva à cápsula do próprio produto e houve uma preocupação em incluir, na própria cápsula, a abreviação do produto. Cada suplemento vitamínico possui uma cor de referência para evitar que o consumidor se confunda no ponto de venda e no momento de ingestão.
A tampa rosqueável foi produzida em PP; o frasco e o cartucho em PET Cristal, com berço em triplex 285 g/m2, impresso em offset 4 cores. O rótulo é feito em autoadesivo, BOPP transparente com impressão em silk screen e flexografia.
A embalagem, além de lúdica, também foi desenvolvida com a possibilidade de reutilização. O cartucho melhorou o empilhamento e tamém a visibilidade no PDV.
A embalagem possui duplo lacre para manter o sistema de segurança e tem boa resistência já que o frasco transparente tem proteção UV que impede que o sol/luz altere as características das vitaminas.
A venda é feita em farmácias e drogarias e em lojas especializadas.
Todos o itens da embalagem são recicláveis.


EMBALAGEM DE PERFUMES

IMPERIALIS BRASILEIRA
Vencedor Ouro: L'Occitane do Brasil
www.loccitaneaubresil.com.br
Design: Pharus Bright Design
Convertedor: Albéa / Bristol Parts / Kawagraf Embalagens/ Vitro
Brand owner: L´Occitane do Brasil

Desafios
Traduzir por meio da embalagem a exuberância da imperatriz das flores, a Bromélia Imperialis, planta que transmite imponência com suas flores douradas e coroas naturais. O conjunto frasco/cartucho deveria transmitir os conceitos da fragrância que ele acondiciona: floral opulenta, cheia de nuances amadeiradas e marcante como a beleza feminina brasileira.

Resultados
O processo de criação do grafismo confere ao projeto a essência da beleza tropical. As flores e folhas que compõem o design gráfico foram desenhadas a mão com suas cores selecionadas para resultar em um design imponente e vibrante que traduz a brasilidade que vem da natureza, como a Bromélia Imperial.
O cartucho traz uma estrutura diferenciada com inserção de um berço que permite que o frasco fique em total evidência, além da impressão na parte interna que proporciona uma experiência visual diferenciada. O frasco foi desenvolvido com boa distribuição de massa e hot stamping.
O frasco de Imperialis foi desenvolvido buscando o encaixe com as mãos durante a aplicação, mantendo a elegância e imponência sem perder sua essência tropical.
A tampa possui um imã que garante o fechamento da embalagem de forma exclusiva.
Esta linha foi pensada para a face elegante e exuberante das mulheres brasileiras, inspirada nos jardins Imperiais.
O cartucho de Imperialis Brasileira possui o selo FSC.


EMBALAGEM PROMOCIONAL

YPIÓCA – SÃO JOÃO
Vencedor Ouro: FutureBrand São Paulo
www.futurebrand.com.br
Design: FutureBrand São Paulo
Convertedor: Ardagh Group
Brand owner: Diageo Brasil

Desafios
Entender as particularidades das comemorações de São João em cada Estado do Nordeste Brasileiro e com isso ganhar o respeito do público e se consolidar como uma marca que se orgulha das suas origens.

Resultados
Aproveitando a sazonalidade da festa de São João, Ypióca lançou no Nordeste uma série de latas colecionáveis que, através de ilustrações criadas por artistas regionais, representa a singularidade dos festejos nos diversos Estados do Nordeste.
Para representar essa diversidade, foi selecionado um artista de cada região – RN, CE, PE e PB – para representar suas vivências e interpretações sobre as festas de São João, pois isso permite mostrar de forma proprietária como é a festividade local, criando uma conexão mais verdadeira entre Ypióca e seus consumidores.
Para a impressão das latas foi selecionado o método de coprodução que consiste no compartilhamento de um foil para quatro impressões diferentes, permitindo a otimização de tempo, custos e recursos. Para o evento de lançamento no Nordeste foram produzidos kits em formato de sanfona contendo as quatro latas. Ao escolher artistas de diferentes regiões, obteve-se ilustrações com diferentes cores, traços e inspirações e isso possibilitou criar latas com cenários e elementos gráficos únicos, gerando uma coleção visualmente rica e diversa.


EMBALAGEM DE PRODUTOS EM GERAL

EMBALAGENS CAMPANHA GLOBAL HAVAIANAS – "FEITAS DO VERÃO BRASILEIRO"
Vencedor Ouro: Antilhas Embalagens
www.antilhas.com.br
Design: AlmapBBDO
Convertedor: Antilhas Embalagens / Suzano Papel e Celulose
Brand owner: Alpargatas S.A.

Desafios
Como estratégia global, a marca decidiu investir em embalagens que remetessem a cultura brasileira e que fugissem do padrão comum.

Resultados
Foram criados cartuchos com formatos especiais e multicoloridos. As artes destacam nossos atributos do verão, alegria, ritmo e energia. As embalagens surgem em forma de caixas de cereal, fósforo, suco ou lata. Os cartuchos com fundo automático são entregues de forma “flat”, para facilitar a montagem, o acondicionamento nas caixas de embarque e também para ocupar menos espaço no estoque das lojas. A coleção de embalagens deu origem a diversos cartazes, anúncios, gifs, vinhetas e material para vitrines. Cada embalagem destaca com uma ilustração diferente, “a essência do verão brasileiro, sua alegria, o ritmo, a energia que parece não ter fim e o jeito único do povo brasileiro fazer amizade”. A campanha global chegou aos países onde as sandálias são comercializadas em forma de embalagens especiais. A campanha global da marca embala sandálias com o que o brasileiro tem de melhor, cujo conceito é “Havaianas. Feitas do verão brasileiro”. Na versão em inglês, “Havaianas. Made of Brazilian Summer”. Os itens também foram usados em ativações, press kits para influenciadores e ações de marketing direto. As embalagens foram feitas para presentear de maneira especial, proporcionando uma experiência inusitada. Desta forma, não foram pensadas para serem descartadas pelo consumidor após aberto o presente. Sustentabilidade: A Havaianas Conservation International ajuda a preservar a vida marinha brasileira.


EMBALAGEM DE FAMÍLIA DE PRODUTOS

EMBALAGENS BONQ
Vencedor Ouro: BonQ
www.bonq.com.br
Design: JABP / Peterson Sironi Design
Convertedor: HP Embalagens / Nywgraf / Pack in Motion
Brand owner: BonQ

Desafios
A BonQ nasceu com o propósito de revolucionar a categoria de queijos. Ela nasceu para mudar a experiência dos consumidores em relação aos queijos e possui uma identidade única na categoria.
O desafio era que as embalagens acompanhassem esse conceito da marca, moderna e ousada sem perder a tradição mineira.

Resultados
As embalagens são compostas por potes que se transformam em queijeiras plásticas envoltas por cintas de papel. A solução inovadora se deu também na definição de apenas três formatos de potes que embalam mais de 20 tipos de queijos. Os grafismos, que decoram cada tipo de queijo foram inspirados na rica cultura mineira contemporânea, que une tradição e modernidade com uma criatividade autêntica. Para viabilizar o projeto, devido ao baixo volume de alguns queijos, os potes são termoformados e as cintas impressas em offset. O que permitiu um excelente custo-beneficio e uma grande gama de possibilidades de combinação cintas x potes. As queijeiras são anatômicas, seguem os formatos dos queijos, permitem maior empilhamento de produtos uma vez que protegem o queijo para que este não deforme, tem fechamento manual e fácil manuseio.
Para os consumidores, as embalagen permitem que queijo não resseque e continue maturando durante o consumo. Os potes são produzidos em PET virgem semirrígido 8mm. As cintas são laminadas frente e verso para resistir à refrigeração. A impressão offset é em cinco cores, sendo uma delas um tom especial de dourado. O verso também recebeu impressão em tons de preto para dar melhor acabamento. Para refletir a estratégia adotada nas embalagens, os queijos de dia a dia são embalados em cintas. Já os queijos RESERVA possuem "cintas box", que criam a sensação de serem caixas e ainda permitem a visualização dos produtos. As embalagens foram projetadas para criar uma forte identidade de linha, mas ainda assim permitem uma clara identificação dos diferentes queijos. O resultado final são embalagens que refletem a autêntica identidade mineira contemporânea, que une o tradicional cuidado e capricho com sofisticação e modernidade. Os potes são objetos de desejo, que permitem o correto armazenamento dos queijos até o seu consumo final e podem ser reaproveitados para acondicionar outros alimentos e produtos, o que permite uma sobrevida ao invés do descarte.


SUSTENTABILIDADE

YVY
Vencedor Ouro: DDID Evolution Through Design
www.ddid.com.br
Design: DDID – Evolution Through Design
Convertedor: Emproplas / Miligraf / Provokers / RAF Design
Brand owner: YVY Brasil

Produtos de limpeza tradicionais são 85% água. Ao desenvolver a opção em cápsulas – com a química biodegradável concentrada, a ser misturada na água de casa, o volume de material de embalagem descartado reduziu significativamente e com isso obteve-se também um ganho logístico.
O próprio modelo de negócio é também sustentável: a venda é online, por assinatura, com recolhimento e reutilização das cápsulas feitas 100% em PET. O maior desafio foi garantir a sustentabilidade de todo o processo, desde o produto embalado (química biodegradável) até a fabricação das cápsulas (PET), a logística de distribuição (embalagens menores) e o uso pelo consumidor (compra online e recolhimento para reciclagem). O projeto apresentou mudanças conceituais ao longo de toda a cadeia em um segmento bastante tradicional, que conta com players já estabelecidos. O posicionamento da empresa destaca a relevância de se promover a limpeza doméstica sem perder de vista a preocupação com o meio ambiente. O posicionamento do produto é totalmente ancorado na sustentabilidade. A cápsula é feita em PET e com tamanho até dez vezes menor do que as embalagens tradicionais. Enquanto a embalagem padrão é de 750 ml de produto, a cápsula leva 50 ml, ampliando a velocidade de envase. O tempo de fabricação é um terço menor, pois exige uma única injeção. O tamanho da embalagem também potencializa a capacidade de estocagem e distribuição do produto depois de pronto. O processo de distribuição é um dos principais ganhos promovidos pela embalagem, pois ela transporta apenas as cápsulas de 50 ml de produto. Os frascos borrifador onde as cápsulas são colocadas e misturadas com água são produzidos em PET com a parede mais espessa do que as embalagens tradicionais, pois isso aumenta a proteção do produto e potencializa a reutilização das cápsulas.
A cápsula foi desenvolvida a partir de um sistema inteligente para perfeito funcionamento quando instalada no frasco borrifador. Ao acionar o mecanismo de mistura do produto com a água o consumidor terá total aproveitando do produto e, ainda, a preservação necessária da cápsula, para que ela possa ser reciclada.
Na experiência de uso do produto a embalagem permite algo muito inovador para o consumidor, que é a otimização da estocagem. Com esse novo produto o consumidor necessita apenas de uma gaveta ou uma pequena caixa para estocar as cápsulas.
O player estabeleceu uma dinâmica de retorno das cápsulas para a fábrica a partir de uma política de reutilização e o frasco borrifador, além de reutilizável é também totalmente reciclável, uma vez que é fabricado em PET. Para facilitar o processo de reciclagem, o frasco não recebeu nenhum tipo de rótulo.

 

MÓDULO DESIGN GRÁFICO

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, comumicação, informação, sustentabilidade, entre outros.


DESIGN GRÁFICO DE ALIMENTOS DOCES

KIT KAT CELEBREAK
Vencedor Ouro: CBA B+G
www.cba-bmaisg.com
Design: CBA B+G
Convertedor: 43 S/A Gráfica e Editora
Brand owner: Nestlé

Desafios
Desenvolver uma embalagem presenteável que transmitisse o conceito da marca: ‘Have a break, Have a Kit Kat’.

Resultados
O ritual de consumo da marca open, break, snap and enjoy foi a inspiração para buscar um formato exclusivo com uma abertura inovadora para a nova embalagem, que pudesse surgir desta expressão ritualística e da combinação do formato trapezoidal icônico do chocolate. O grande break é a abertura da caixa, é o momento onde o conceito da marca é traduzido literalmente em experiência de produto. Além do efeito ‘quebra’ no jeito inusitado de abrir a caixa (abertura central com picote blbla), a embalagem aberta funciona como uma bomboniere, projetando os KitKat Minis para facilitar a escolha dos sabores, perfeita para compartilhar. O visual e acabamentos contribuem para refletir a qualidade superior desta versão presenteável através do uso de verniz de reserva, relevo seco e hotstamping.
"Entendemos que quando os temas ‘presenteável’ e ‘chocolate’ se combinam com uma lovebrand como Kit Kat, a expectativa se traduz de uma forma bastante particular, o que inspirou o conceito para esta nova apresentação se tornar mais do que desejável – icônica".
O visual reflete a qualidade superior deste mix de produtos com um toque de sofisticação. Os traços geométricos, o metalizado e o tratamento dão um tom moderno, cool e especial para esta versão presenteável do chocolate Nestlé mais famoso do mundo.


DESIGN GRÁFICO DE ALIMENTOS SALGADOS

KALASSI SEAWEED CRISPS
Vencedor Ouro: 100% Design
www.100porcento.net
Design: 100% Design
Convertedor: K Imagens Gráficas
Brand owner: Aurora Bebidas e Alimentos Finos

Desafios
Combinar na linha Kalassi a tradição da marca Aurora e a inovação apresentada pelos produtos.

Resultados
Em uma linha baseada em ingredientes diferenciados, o tratamento ao appetite appeal e cromia da embalagem trouxeram o exótico e o delicioso em um posicionamento premium. A impressão dos produtos seguiu extensiva sequência de testes para atingir o preto proprietário da marca que dá ao mesmo tempo impacto em gôndola e destaque ao appetite appeal dos produtos.
A descoberta de novos sabores é o principal diferencial da linha, as nuances e características de cada produto foram destacadas por cada detalhe do branding, do design e da impressão.
Uma vez atingido o sucesso gráfico do preto profundo e cores destacadas, o appetite appeal foi cuidadosamente ilustrado e lapidado para chegar ao destaque máximo nos produtos Kalassi.


DESIGN GRÁFICO DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS

TÔNICA PRATA
Vencedor Ouro: OZ Estratégia + Design
www.ozdesign.com.br
Design: Oz estratégia + design
Convertedor: Crown Cork / Flexo Print / Owens Illinois do Brasil
Brand owner: Água Prata

Desafios
A água Prata é uma marca de água mineral de grande reconhecimento e decidiu relançar sua linha de água tônica com um novo posicionamento, afastando-a da categoria de refrigerantes e aproveitando o universo da mixologia cada vez mais em moda hoje em dia. E este novo posicionamento pedia uma ruptura total em relação às embalagens anteriores.

Resultados
Adequando-se ao novo uso na preparação de drinques, a lata foi desenhada para se adequar ao volume da dose a ser utilizada. As latas também tiveram sua militragem reduzida para atender a essa necessidade. Antes, abria-se uma lata para preparação de drinques e sobrava boa parte do seu conteúdo.
A entrada de concorrentes importados exigia uma identidade visual forte. As cores da categoria foram mantidas e a impressão em verniz fosco valoriza o design e traz sofisticação.
A solução visual sintética - uma letra identificando cada produto - dá um caráter icônico à embalagem.


DESIGN GRÁFICO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

GIN YVY – MAR
Vencedor Ouro: Estúdio Bogotá
www.estudiobogota.com.br
Design: Estúdio Bogotá
Convertedor: Brentacork Austral / Inferteq / Premier Pack / Ready Embalagens
Brand owner: Yvy Destilaria

Desafios
Criar uma embalagem que diferenciasse a bebida no mercado de gin que vem crescendo significativamente no Brasil. Transmitir através da embalagem toda a qualidade e cuidado com que o produto é produzido.
O nome da destilaria Yvy vem do tupi-guarani e significa território, o chão que pisamos. E a embalagem dessa bebida especial deveria ter uma proposta ousada para o lançamento do YVY Mar, o primeiro gin parte da trilogia Mar | Terra | Ar.

Resultados
O Yvy Mar é elaborado com os ingredientes mais interessantes que os imigrantes trouxeram para o Brasil.
Inspirado na diferenciação do produto, um destilado de alto padrão, a YVY trouxe como inovação o uso de uma garrafa premium produzida em vidro extra branco com fundo espesso e terminação carnette. A embalagem é composta por três rótulos que abraçam a garrafa no pescoço, corpo e área inferior. O rótulo tem o conceito do planisfério celeste fundamentado na essência do Brasil: a mistura. É possível identificar alguns elementos utilizados em navegações, ingredientes trazidos por imigrantes e figuras mitológicas: Astrolábio, Djembê, Caravela, Noz Moscada, Cálice, Carpa e Sereia e Monstro.
O lado interno do rótulo com a cor azul, traz a ilusão ótica como se a bebida fosse "azulada". O rótulo inferior possui uma escala de graduação por sabores. O fechamento é feito com rolha sintética e a cabeça é de madeira. A bebida é comercializada por unidade ou por caixa personalizada com seis unidades.
Com essa nova embalagem, a YVY mostrou ao mercado que tem um destilado de qualidade provando que a coquetelaria brasileira pode continuar se desenvolvendo a partir de produtos nacionais.


DESIGN GRÁFICO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

GOBE CRAFT BEERS
Vencedor Ouro: Mad Creative
www.madcreative.com.br
Design: MAD Creative
Convertedor: Lisegraf
Brand owner: Gobe Craft Beers

Desafios
Com o crescimento da cervejaria chegou a hora de elevar a qualidade do design e impressão dos rótulos para que esse novo momento pudesse ser expressado por meio das embalagens da marca.

Resultados
A inspiração para criar a nova marca, identidade visual e ilustrações para cada embalagem foi o Gobe, o gnomo mestre-cervejeiro.
Foi criado um grid padrão para informações e desenvolvimento de ilustrações que acompanham os traços (luz e sombra) da marca.
A impressão em BOPP metalizado destaca os principais pontos das ilustrações. Sempre utilizando o contraste entre luz e sombra, as quatro ilustrações contam a história por trás de suas receitas.
Rótulo em clichê Kodak NX, 70 linhas por centímetro. Utilização de tinta UV que junto ao clichê oferece maior definição e proporciona pontos mais perfeitos. Os rótulos foram laminados com BOPP transparente com adesivo UV que proporciona maior transparência e ausência de bolhas na laminação. No lugar do couchê adesivo foi utilizado BOPP metalizado que garante maior qualidade de impressão através de cortes secos nas transições de cores, o que também permite uma definição mais clara dos tons e cores das embalagens. Com área frontal maior, destacou-se a ilustração e foi retratada a história de cada sabor. Quando posicionadas corretamente no PDV as ilustrações ganham continuidade e são apresentadas como um todo. O propósito da marca foi reforçado através do manifesto, engajando ainda mais os fãs de cervejas artesanais.
A escolha do formato dos rótulos foi baseada na possibilidade de aplicação em garrafas, garrafões e barris, dessa forma, em um mesmo lote é possível imprimir diferentes volumes. Como a produção das cervejas ainda é limitada esta possibilidade garante que diferentes volumes sejam comercializados.


DESIGN GRÁFICO – PRODUTOS EM GERAL

RAÇÃO BALANCE
Vencedor Ouro: Peterson Sironi Design
www.sironi.design
Design: Peterson Sironi Design
Convertedor: Soulpak / Videplast
Brand owner: BRF

Desafios
Balance era uma marca inexpressiva do portfólio de pet food da BRF e o principal objetivo era reposicionar a marca para que ela se tornasse a principal da empresa no varejo.

Resultados
Os produtos foram reformulados para se tornarem mais naturais, saudáveis e balanceados, esses diferenciais foram expressos nas novas embalagens. A nova identidade visual une a naturalidade através da textura de madeira e das imagens dos ingredientes in natura e o lado nutricional da marca através do logotipo sóbrio e dos clains com estética científica. O resultado foi uma embalagem que transmite credibilidade e naturalidade. Para se diferenciar dos concorrentes e reforçar a naturalidade, as embalagens receberam um acabamento em verniz fosco. Para ressaltar o lado premium o formato utilizado foi stand-up pouch e para preservar o frescor do produto as embalagens possuem um zíper abre e fecha. A linha é impressa em rotogravura e flexografia. Para impressão do fundo de madeira em flexografia, foi utilizado um pantone ocre onde 100% dele corresponde ao tom das sombras e dos veios da madeira, e 10% corresponde ao tom do fundo, permitindo a impressão do fundo sem manchas. As novas embalagens ressaltam dois principais diferenciais do produto: naturalidade dos ingredientes e rigor nutricional das receitas, diferencial na categoria, principalmente no canal alimentar. Balance da BRF apresenta uma identidade única na categoria, que diferencia a marca de seus dois principais concorrentes - Pedigree e Dog Chow. A disposição das imagens dos ingredientes reforça a naturalidade, já as informações nutricionais reforçam o lado técnico e rigoroso da marca. As embalagens são 100% recicláveis.


DESIGN GRÁFICO DE FAMÍLIA DE PRODUTOS

LINHA DOG MENU BAKED
Vencedor Ouro: Agência Kife
www.kife.com.br
Design: Agência Kife
Convertedor: Rhotoplás
Brand owner: Luopet

Desafios
A Dog Menu Baked é a linha de petiscos naturais para cães com ingredientes selecionados e sabores exclusivos. Atende as necessidades nutricionais com cuidado especial à saúde, promovendo diversão e interação com o tutor. A marca traz o conceito de premium, com apelo natural, artesanal e estilo vintage. E as embalagens precisavam refletir todo o cuidado com que o produto é preparado, além de garantir uma boa visibilidade nos pontos de venda.

Resultados
As embalagens, em cores pastéis, se harmonizam entre si e com os ingredientes expostos, tanto em foto quanto desenho. Utilizam fontes de estilo hand made e texturas que remetem ao natural e artesanal. Uma embalagem totalmente voltada para praticidade: ergonômica, de fácil transporte, segura, resistente e o fechamento com ziplock preza a qualidade e o armazenamento do produto. Foi utilizado Pantone para padronização de cores e impressão em rotogravura, mantendo-se fiel à cor já que é um estilo de impressão direta sem intermédio entre o papel e a imagem. O acabamento utilizado foi verniz fosco, em um plástico resistente próprio para alimentos. Foi escolhido o formato stand-up pouch, adaptável ao ponto de venda, para possibilitar que a embalagem ficasse em pé nas prateleiras ou também pendurada nos expositores com gancho. Cada embalagem possui sua particularidade, de cores e ingredientes para chamar a atenção do consumidor pela funcionalidade e características próprias de cada produto.


DESIGN GRÁFICO DE COSMÉTICOS E CUIDADOS PESSOAIS

COLEÇÃO JARDIM DAS LUZES
Vencedor Ouro: Feito Brasil
www.feitobrasilcosmeticos.com.br
Convertedor: Neoprint
Brand owner: Feito Brasil

Desafios
A CASA feito brasil tem como um de seus drivers criar produtos e embalagens que encantem os seus consumidores. Os produtos da empresa, fabricados artesanalmente com brasilidade e respeito a vida, acolhem e inspiram a todos. Seguindo essa premissa, a empresa buscava para a nova coleção de sabonetes embalagens e produtos que proporcionassem uma experiência única no momento da compra.

Resultados
Em edição limitada, a CASA feito brasil mostra seu Jardim das Luzes, uma coleção cheia de brilho com sabonetes "mágicos" em formato de insetos. Cada embalagem traz uma faca inusitada e reflete o efeito luminoso de seu personagem. A criatividade da coleção permeia toda sua concepção (inspirada no jardim noturno da CASA feito brasil) e valoriza o aspecto decorativo dos sabonetes em um visor estrategicamente posicionado transformando-se em "carapaças". A tecnologia da embalagem valoriza a técnica sobreposta de recortes e camadas de impressão, com hotstampings metalizados ou holográficos (como nas asas destacáveis da libélula) e chapas minuciosamente desenhadas e pontilhadas, com aplicação de textura soft touch e estojo no estilo caixa de fósforo. A impressão em offset traz uma sobreposição de cores e hotstampings, e valoriza cada aspecto atrelado ao produto: como as asas holográficas da libélula irisdecente, ou mesmo o metalizado verde do besouro ou do vaga-lume (o sabonete que brilha no escuro). O efeito final é do soft touch texturizado. Com um tamanho e preço acessível, a coleção Jardim das Luzes emplacou um inusitado aspecto visual à uma forte proposta colecionável. A dinâmica de vendas foi pensada para a venda direta no caixa do PDV e inspirou toda temática do natal da marca, replicado em caixas presenteáveis e itens promocionais.
A identidade de toda linha foi inspirada nas enciclopédias vintages e trouxe um apelo decorativo com acabamentos luminosos relacionados à proposta de cada inseto: holografia, metalizado e glow. Quando posicionados lado a lado, a referência "luminosa" fica explícita em um verdadeiro Jardim das Luzes! A proposta sustentável e educativa da coleção - explicada no livreto interno - serve de alerta para três poluições ligadas aos habitats de cada inseto: a poluição das águas onde vivem as libélulas, a contaminação dos solos do besouro e a poluição luminosa que prejudica a reprodução dos vaga-lumes.


DESIGN GRÁFICO – REDESIGN ALIMENTOS E BEBIDAS

TÔNICA PRATA
Vencedor Ouro: OZ Estratégia + Design
www.ozdesign.com.br
Design: Oz estratégia + design
Convertedor: Crown Cork / Flexo Print / Owens Illinois do Brasil Brand owner: Água Prata

Desafios
A água Prata é uma marca de água mineral de grande reconhecimento e decidiu relançar a sua linha de água tônica com um novo posicionamento, afastando-a da categoria de refrigerantes e aproveitando o universo da mixologia cada vez mais em moda hoje em dia. E este novo posicionamento pedia uma ruptura total em relação às embalagens anteriores.

Resultados
Foi criada uma garrafa de vidro com desenho proprietário, transformando o produto em mais premium uma vez que se imagina o uso em ambientes refinados como bares e restaurantes.
Impressão em verniz fosco que valoriza o design. Ótima impressão em day off sit convencional. Adequando-se ao novo uso na preparação de drinques, a garrafa foi desenhada para se adequar ao volume da dose a ser utilizada. As latas também tiveram sua militragem reduzida para atender a essa necessidade. Antes, abria-se uma lata para preparação de drinques e sobrava boa parte do seu conteúdo.
A entrada de concorrentes importados exigia uma identidade visual forte: daí a importância do formato proprietário. As cores da categoria foram mantidas, mas o acabamento fosco traz sofisticação e a solução visual sintética - uma letra identificando cada produto - dá um caráter icônico à embalagem.


DESIGN GRÁFICO – REDESIGN ALIMENTOS E BEBIDAS

LINHA JIMMI
Vencedor Ouro: Team Créatif
www.team-creatif.com
Design: Team Créatif
Convertedor: Contratil / Indemetal Gráficos / Owens Illinois do Brasil / Revpack
Brand owner: Fuchs Gewürze do Brasil

Desafios
Jimmi é uma marca que inspira qualidade. Seja na sua linha de produtos, com destaque para o molho inglês, ou na praticidade que oferece para o dia a dia na cozinha e no preço justo que entrega para seus consumidores.
Todo produto Jimmi tem como premissa oferecer experiências sensoriais e saudáveis. Por dentro, cada matéria-prima é selecionada com qualidade desde a origem. Por fora, os molhos são preservados em vidro e os temperos trazem moedores de cerâmica.
O desafio foi criar um diferencial competitivo que reposicionasse a marca em uma categoria mais premium de molhos e temperos.

Resultados
A partir disso, foi criado um conceito único, com diferenciações para cada linha, preservando as cores e o ícone triângulo. A impressão foi feita em adesivo metalizado, com laminação fosca. Em alguns detalhes o acabamento sem o calço de branco realça a aparência metalizada no vermelho e dourado. A combinação de qualidade e inovação em sua linha de produtos, junto ao esforço de reposicionamento, reforçam a presença de Jimmi no segmento de molhos e temperos, estimulando o engajamento dos consumidores com a marca.
"Buscamos um estilo único de ilustração para apresentar o mundo de sabores Jimmi. Criamos um conceito visual que redefiniu ao ícone da marca através de elementos gráficos que contam a história de cada produto através das embalagens”.

 

MÓDULO DESIGN ESTRUTURAL

Avalia o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, como por exemplo, formato diferenciado na categoria, ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor, destaque e inovação na usabilidade, sustentabilidade, entre outros.


DESIGN ESTRUTURAL FORMA

O BOTICÁRIO FLORATTA
Vencedor Ouro: Wheaton Brasil
www.wheatonbrasil.com.br
Design: Chelles & Hayashi Design
Convertedor: Wheaton Brasil / Albéa / Kingraf
Brand owner: Grupo Boticário

Desafios
Floratta é um convite para viver a beleza do inesperado, trazendo o frescor da primavera para o dia a dia e quando se fala em fragrâncias que tocam o nosso coração e marcam as nossas vidas, o nome Floratta surge como uma das mais amadas de todos os tempos no Brasil. A paixão surgiu em 1995, quando nasceu Floratta In Blue, a mais antiga dessa família de fragrâncias florais. Mas a feminilidade e a delicadeza dos Florattas continuam, até hoje, conquistando brasileiras de todas as idades e regiões do país.
O desafio: modernizar a embalagem sem perder a história que a marca carrega consigo, pois cada Floratta tem o seu segredo.

Resultados
O frasco apresenta uma grande área em alto relevo no vidro. A delicadeza da arte exigiu usinagem de última geração nos moldes para garantir o perfeito acabamento e definição do relevo. Como destaque, a tampografia metálica aplicada sobre o relevo que explora e inova as possibilidades em decoração. O redesenho de Floratta apresenta a mesma embalagem, frasco e decoração para todas as versões da linha otimizando custos, produção e logística dos materiais. A fragrância recebe coloração diferente conforme a versão, um toque delicado e elegante para os produtos. A maior complexidade foi unir relevo e decoração. O clichê da tampografia foi desenvolvido para a exata aplicação sobre o relevo e alinhamento da arte. O tom metálico rosé em alto relevo enaltece o conceito do produto, diferencia-o em sua categoria e explora o lado sensorial da embalagem. Com design moderno e elegante, o frasco é lúdico e estimula os sentidos. A transparência do vidro atribui feminilidade e delicadeza, um perfeito toque de sofisticação. Composto por uma embalagem de vidro, o frasco é 100% reciclável, podendo ser reutilizado. Além disso, a própria produção do frasco no site fabril visa à redução do consumo de água e energia e a redução na geração de resíduos. Além disso, a pintura utilizada é 100% à base d’água.


DESIGN ESTRUTURAL FUNCIONALIDADE

DELINEADOR LÍQUIDO ROLLER MAKEB
Vencedor Ouro: Grupo Boticário
www.grupoboticario.com.br
Convertedor: Kingraf
Brand owner: Grupo Boticário

Desafios
Desenvolver uma embalagem eficiente que facilitasse a aplicação do produto por todo tipo de consumidora, mesmo aquela que não tem prática na aplicação do produto.

Resultados
Suas curvas proporcionam um design mais elegante e ergonômico facilitando a aplicação do produto com um delineado perfeito, apresentando grande diferenciação na classe de delineadores líquidos. O formato ergonômico da tampa e o sistema de entrega do produto uniforme por deslizamento garante controle total em cada gesto até mesmo para quem nunca usou um delineador liquido. A embalagem o possui formato ergonômico, fechamento com click, aplicador em formato disco que desliza facilmente. Possui um mecanismo de retentor duplo que deixa sair a quantidade correta do produto para uma aplicação perfeita. A embalagem possui uma decoração hot stamping uma das referências da marca. O sistema de aplicação do produto não foi testado em animais e sua embalagem foi patenteada pela Schwan Alemanha com validade de 3 anos. O cartucho possui certificação FSC produzido com 5% a 30% de papel reciclado pós consumo.
"O delineador líquido é perfeito para criar um olhar dramático e impecável em poucos segundos! E não é preciso ter prática para aplicar! Seu sistema de roldanas garante segurança e precisão ao traçado, proporcionado um jeito diferente de fazer o delineado gatinho e evita borrões!"

 

MÓDULO TECNOLOGIA

Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica, sustentabilidade, entre outros.


TECNOLOGIA EM EMBALAGENS DE ALIMENTOS E BEBIDAS

RÓTULO HEINEKEN COM LINER ULTRAFINO (PET 12 MICRA)
Vencedor Ouro: Novelprint
www.novelprint.com.br
Convertedor: Novelprint
Brand owner: Heineken

Desafios
Uso de liner siliconizado de PET 12 micra em rótulos de cerveja para reduzir custos e o impacto ambiental causado pelo descarte do liner.
Resultados
Novo processo de manufatura das etiquetas: uso de liner de PET 12 micra. Numa só passada na impressora: a impressão reversa da arte da etiqueta Heineken no filme de BOPP transparente, o corte das etiquetas ainda sem o adesivo, a aplicação e secagem do adesivo sobre o liner de PET 12 micra. Para isso foi usado um processo inovador: o rótulo é cortado sem o liner e o adesivo é aplicado no liner, que então é laminado no rótulo. O uso de rótulo autoadesivo em BOPP 40 micra transparente laminado sobre um liner de filme PET 12 é a melhor solução na rotulagem de garrafas de cervejas devido sua alta adesão e também proporciona uma alta transparência pelo efeito no label look como requerido pelo produto. O rótulo Heineken usa BOPP 40 com impressão invertida para proteção da arte contra umidade e atrito. O adesivo tem alta aderência em vidro e alta resistência à baixa temperatura e à água. O liner PET 12 micra tem alta resistência mecânica, suportando os esforços da envasadora de alta velocidade. Fruto da redução de matérias-primas na fabricação do rótulo Heineken, obteve-se uma redução estimada em 20% na geração de CO2 ao longo da cadeia de produção e logística das etiquetas de cerveja. Isso contribuiu para que a Heineken atendesse aos seus objetivos de redução da geração de CO2.

 

MÓDULO MARKETING

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.


MARKETING – ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

EMBALAGENS BONQ
Vencedor Ouro: BonQ
www.bonq.com.br
Design: JABP / Peterson Sironi Design
Convertedor: HP Embalagens / Nywgraf / Pack in Motion
Brand owner: BonQ

A BonQ foi criada para revolucionar o mercado de queijos. Com produtos de alta qualidade e embalagens práticas e de design moderno, as embalagens BonQ refletem em todos os detalhes o posicionamento estratégico definido pela marca que é construir a imagem de Queijos de dia a dia Premium.
As embalagens BonQ foram construídas a partir de elementos que traduzem o posicionamento da marca e por isso representa claramente o que somos: mineiros que aliamos a tradição de minas de se fazer queijos de qualidade com a contemporaneidade da cultura através do design moderno, texturas e cores. Todos os queijos BonQ são acondicionados em queijeiras/potes que mantém a qualidade e as propriedades do queijo durante o transporte e principalmente durante o seu consumo, não permitindo que deformem ou ressequem. Todos eles foram pensados na praticidade do dia a dia do consumidor. A embalagem traduz nossa essência e nela constam todos os elementos que nos representam e por isso diz muito sobre a marca.
Elementos chaves: a inovação dos potes/queijeiras, o orgulho do símbolo de Minas, texto breve de apresentação, design e fontes modernas, texturas e cores para cada tipo de queijo.
Consideramos a embalagem meio fundamental de propagação da estratégia da marca e, portanto, é através dela que atingiremos o nosso público-alvo (classes A/B) e nos solidificaremos no nicho Queijos de Dia a Dia Premium.
Estética e design são fatores essenciais pra marca. Faz parte da nossa essência a busca incessante por inovação e pelo visualmente bonito. A identidade da BonQ é moderna, criativa e contemporânea, afinal somos uma marca jovem guiada por jovens! Mas também temos raízes na tradição mineira, com foco na qualidade de produtos e serviços. E é através das nossas embalagens que conseguimos passar todas essas características para os consumidores. Embalagens refletem uma época, culturas, são espelhos de uma indústria inteira. E acreditamos que através das nossas, tão inovadoras para um mercado tão tradicional, conseguiremos provocar mudanças de conceito e de possibilidades, além de exaltar a nossa cultura mineira através de texturas e cores. Os potes são objetos de desejo que permitem o correto armazenamento dos queijos até o seu consumo final e podem ser reaproveitados para acondicionar outros alimentos e produtos o que permite uma sobrevida ao invés do descarte.

 

MÓDULO ESPECIAL

As categorias do Módulo Especial premiam somente o Vencedor Ouro, exceto Estudantes e Embalagens para redução de perdas e desperdícios de alimentos.


EMBALAGENS PARA A REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

CONSERVADORA PARA CUMBUCAS DE FRUTAS
Vencedor Ouro: Termotécnica
www.termotecnica.com.br
Convertedor: Termotécnica
Brand owner: CAJ BA / Cappellaro Fruits / Special Fruit

A tecnologia do material possui alto grau de isolamento térmico e absorção de impactos. O design, somado às características do EPS, permitem melhor conservação e proteção das frutas. Com isso, proporcionam aumento de shelf-life e redução de perdas pelo impacto e trocas bruscas de temperatura.
Os desafios no desenvolvimento foram os requerimentos da cadeia do agronegócio, como: falta de padrão no peso, no acondicionamento das cargas e nos equipamentos, além das distâncias de transporte, modais e condições das rodovias. Outro desafio foi ampliar o shelf-life, mantendo a competitividade.
Benefícios da conservadora em EPS: a perda de peso da fruta após simulação de vibração foi menor; o aumento do shelf-life superou 45 dias nas câmaras e 20% nas gôndolas; 40% mais vitamina C; perda da água da fruta 50% menor. Frutas mais frescas e conservadas em toda a cadeia.
Esta embalagem contou com o envolvimento de todos os elos da cadeia. Os produtores forneceram informações dos processos e demandas, principalmente relacionadas a cadeia de frio e logística. Realizamos pesquisa de mercado, consultando varejo e consumidores para um check da efetividade da solução. São realizados treinamentos e sensibilizações com o mercado (produtores e varejistas) com o objetivo de garantir a aplicação efetiva do produto, evitando impactos durante o transporte com a paletização correta, além do manuseio adequado. Tudo isso para garantir a conservação e a qualidade das frutas. A embalagem é secundária e destinada a frutas de maior qualidade (ex.: uva sem semente). A conservadora pode ser customizada com a comunicação do cliente e permite a visualização da cumbuca com as frutas.


ESTUDANTES

EMBALAGENS EXCLUSIVAS DE COSMÉTICOS MASCULINOS – LORDS
Vencedor Ouro: Roberta Oliveira
Universidade Estadual de Maringá – PR

Contextualização
Identidade e funcionalidade exclusivas:
• Sabonete - tampa com válvula de segurança para utilização do produto;
• Pós Barba - design anatômico com curva frontal;
• Óleo de Barba - mecanismo de abertura simples/preciso;
• Gel Redutor - embalagem flexível com esferas massageadoras com aplicação direto na pele.
O conceito criativo remete a velocidade, técnica e geometria, aspectos definidos na investigação de estilos relacionados ao público-alvo. O desenvolvimento se deu por meio de exploração escultural usando argila sintética (clay), sempre considerando um melhor encaixe nas mãos e usabilidade dos mecanismos. As dimensões ergonômicas e sistemas de abertura foram adequados ao target em escala, proporção e praticidade. As peças posicionadas próximas entre si na horizontal (embalagem secundária) não permitem um deslocamento que cause danos, possibilitando empilhamento sem risco de comprometer sua integridade. O material é o Polietileno de Alta Densidade - PEAD (exceto pela grade de esfoliação – Poliuretano Termoplástico - TPU): as peças pequenas são produzidas por injeção; os reservatórios são feitos por extrusão-sopro com molde bipartido em PEAD, sendo este um método de produção mais barato e simples. Todos os modelos possuem ao menos uma face reta, cantos arredondados e linhas geométricas conjugadas com orgânicas. Desta forma, aliado às cores que remetem a metais, proporcionam um padrão visual para toda a linha de embalagens, trazendo coerência e harmonia à linha completa de produtos. O uso da estratégia de apenas um material em toda as embalagens (aplicação de PEAD em todas as partes, com exceção de um único elemento funcional) faz com que tanto a produção quanto o descarte e a reciclagem sejam feitas de uma forma mais eficiente e menos impactante no meio ambiente.


ESTUDANTES

NO JEITINHO
Vencedor Ouro: Verônica Jabarra e Matheus Damas
Pontífica Universidade Católica – PUC-RJ

Contextualização
Estrutura mono componente sem cola ou encaixes. Quando dobrada forma apoio para os dedos que permite a degustação do sanduíche na rua, sem contato com as mãos, além de impedir a queda de toppings.
A embalagem para cachorro-quente possui picote central que destaca um dos lados para facilitar a mordida.
O objetivo foi criar um projeto que pudesse embalar e transportar um sanduíche independente do seu tamanho, mantendo-o fresco e de fácil manuseio na hora de comer. Devido o ambiente de consumo dos sanduíches ser a rua, foram pensadas formas de utilizar a própria embalagem como guardanapo.
O sistema evita o contato das mãos com o alimento para não sujá-las e nem contaminar o sanduíche. A embalagem se adapta a diferentes tamanhos de sanduíches e possui uma alça a parte para transporte que é facilmente encaixada mantendo o frescor do alimento. Empilháveis, planificadas e de fácil montagem. Feitas em papel kraft e laminação interna de cera, possuem apenas cortes e vincos. A produção seriada é feita a partir de uma faca para cada modelo. Além disso, sua forma planificada foi projetada para o aproveitamento máximo de material, gerando o mínimo de apara técnica.
A principal inspiração veio da arte japonesa do origami, pelo modo de se conseguir uma forma inteira utilizando-se apenas de dobras, gerando assim um play value proporcionado pela dobradura.
Toda a área está disponível para estampar sua marca do estabelecimento.
Produzidas com papel kraft e laminadas com ceras biodegradáveis, são 100% recicláveis e de baixo custo. Estrutura otimizada para aproveitamento máximo da área do papel. Evita o uso de materiais complementares como guardanapos e sacolas plásticas.


VOTO POPULAR

VENYX
Vencedor Ouro: Incom Packing
www.incom.com.br
Convertedor: Incom/ Wheaton Brasil / FormaPack
Brand owner: Grupo Hinode

Desafios
Para uma fragrância icônica, uma embalagem icônica. A partir desse posicionamento, o desafio foi criar uma embalagem que traduzisse o poder da mulher contemporânea, cheia de atitude, força e determinação, mas ainda assim feminina, delicada e graciosa.

Resultados
Para representar essa quase “dualidade”, optou-se por um equilíbrio entre um vidro robusto, pesado e imponente com uma tampa delicada.
O shape do produto, apesar de robusto e imponente como pede a categoria de perfumaria prestígio, tem uma ergonomia adequada para a pega feminina. A tampa foi projetada para ter a tração ideal para ser removida com facilidade pelas consumidoras, sem risco de desacoplar com facilidade. A embalagem de Venyx conta a história do equilíbrio entre força e delicadeza. Poder e graciosidade. Todo o conceito do perfume Venyx reforça a dualidade da mulher contemporânea. Começando pelo nome que é uma junção de Vênus, símbolo da graciosidade e feminilidade, com Phênix, símbolo da força e superação. Esse conceito é percebido também na nota olfativa que combina notas femininas, delicadas, sensuais e fortes – reforçando que a mulher contemporânea apresenta múltiplas facetas.
Facetas as quais estão literalmente representadas em relevos em toda a superfície do vidro. Enquanto que de um lado podem parecer até um pouco agressivas, quando refletem a luz formam uma espécie de caleidoscópio.


EMPRESA DO ANO

FEITO BRASIL
www.feitobrasilcosmeticos.com.br

Fundada em 2004, a feito brasil surgiu da necessidade de quebrar o padrão do mundo dos cosméticos com muita irreverência, ousadia e criatividade.
Os cosméticos fabricados pela feito brasil encantam, acolhem, inspiram e são fabricados artesanalmente com brasilidade e respeito à vida.
O propósito da empresa é fazer do mundo um lugar melhor e mais belo provando que é possível uma empresa ter alma.
A feito brasil se sustenta em quatro pilares fundamentais:
• Valorização do ser humano, respeitando as diferenças
• Sustentabilidade, respeitando todas as formas de vida e acreditando que a diferença é feita através de pequenas atitudes que estão ao alcance de todos
• Brasilidade, arte e cultura valorizando o Brasil que está ilustrado em suas embalagens
• Empoderamento da mulher, apresentando um modelo de negócios onde as mulheres lideram a companhia, exercendo os principais cargos de chefia, produção e gestão
Nesses 14 anos de vida, a feito brasil acumula importantes conquistas:
• Primeira empresa brasileira a fornecer para rede de lojas Sephora e em 2017 ficou entre as cinco marcas mais vendidas na rede
• Ganhou por dois anos consecutivos (2014 e 2015),
• Prêmio Atualidade Cosmética na categoria Banho e Higiene
• Vencedora na categoria Empresa Empreendedora do Prêmio ABIHPEC nos anos de 2015 e 2016


PROFISSIONAL HOMENAGEADO

CLAIRE SARANTOPOULOS
CETEA – ITAL

Pesquisadora científica do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) onde desenvolveu sólida carreira em PD&I e educação. Sua pesquisa tem foco em embalagens plásticas. Atua em vários projetos financiados pelo setor privado e por agências de fomento à pesquisa. Participou da publicação de 48 livros e mais de 60 artigos científicos. Liderou estudos em tendências de consumo de alimentos e bebidas. Editora chefe do periódico científico Brazilian Journal of Food Technology. Organizou inúmeros seminários, cursos e treinamentos. Atuou como julgadora em vários prêmios de embalagem nacionais e internacionais. Formada em engenharia de alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).


PROFISSIONAL HOMENAGEADO

THAIS VOJVODIC
Coca-Cola Brasil

Formou-se em comunicação social em SP pela ESPM em 2015 e ingressou no mercado de trabalho na área de marketing em grandes corporações. Por uma busca de maior propósito, optou por estudar desenvolvimento social na Inglaterra e em seguida morou por 8 meses no Quênia, desenvolvendo projetos humanitários que a ajudaram a se tornar uma profissional e uma pessoa mais completa.
Ao retornar, buscou trabalhar onde pudesse realizar transformações. Após uma passagem pelo 3º setor, entrou na Coca-Cola, onde começou implementando projetos sociais com jovens de comunidades e iniciou um projeto de desenvolvimento de cooperativas de catadores. Foi a partir daí que passou a conhecer o mundo das embalagens – na fase em que ela já foi descartada. Depois de 4 anos desenhando e implementando uma metodologia de desenvolvimento de cooperativas, migrou para a área de sustentabilidade da Coca-Cola, tornando-se responsável pela construção da visão holística de embalagem para a empresa e pela parceria com a principal concorrente para aumentar a eficiência dos programas, iniciando uma agenda pré competitiva que gerou mudanças culturais muito importantes.
Hoje é líder de Embalagens Sustentáveis para America Latina e segue na construção e implementação de planos regionais para o compromisso global World Without Waste.