:: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MÓDULO EMBALAGEM
- Inovação / criatividade / diferenciação tecnológica
- Funcionalidade (ergonomia, sistema de abertura e fechamento, empilhamento, utilização e aproveitamento do produto e transporte, forma e estrutura)
- Qualidade (segurança, resistência, matérias-primas, impressão)
- Apelo de venda - objetividade de posicionamento do produto em sua categoria
- Beleza / harmonia
- Sustentabilidade
MÓDULO DESIGN ESTRUTURAL
- Formato: diferenciação na categoria
- Funcionalidade (ergonomia, sistema de abertura e fechamento, empilhamento, utilização e aproveitamento do produto e transporte, forma e estrutura)
- Atratividade / boa relação entre design gráfico e design estrutural / apelo de venda
- Qualidade: materiais / produção
- Inovação: criatividade, forma, material, processo
MÓDULO DESIGN GRÁFICO
- Inovação / criatividade / diferenciação tecnológica
- Funcionalidade (ergonomia, sistema de abertura e fechamento, empilhamento, utilização e aproveitamento do produto e transporte, forma e estrutura)
- Qualidade (segurança, resistência, matérias-primas, impressão)
- Apelo de venda - objetividade de posicionamento do produto em sua categoria
- Beleza / harmonia
MÓDULO MARKETING
- Pertinência com o target
- Clareza na comunicação do posicionamento da marca/produto
- Impacto - criatividade / inovação
- Capacidade de comunicar conceitos e idéias sem o apoio de outras mídias
- Oportunidade de mercado: a embalagem como estratégia de oportunidade (momento / evento / nicho)
- Estética
- Identidade: visual / corporativa
- A embalagem como veículo que agrega conceito, informação, valor, cultura, conteúdo
MÓDULO TECNOLOGIA DE MATERIAIS E CONVERSÃO
- Inovação / diferenciação tecnológica no produto final
- Qualidade das matérias-primas utilizadas no produto final
- Conversão / impressão no processo
- Apelo visual
- Usabilidade / funcionalidade
MÓDULO COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
- Qualidade da embalagem: estrutura, ergonomia, impressão
- Funcionalidade: sistema de abertura e fechamento, uso e aproveitamento do produto
- Comunicação estratégica com foco nos mercados alvo
- Eficiência logísitca
- Agregação de valor ao produto a ser exportado
- Posicionamento estratégico, valorizando a 'Marca Brasil'
CATEGORIA SUSTENTABILIDADE
- Eficiência no processo produtivo e/ou logístico
- Aproveitamento do produto, escolha dos materiais ( considerando a sua desmontagem)
- Possibilidade de reutilização ou reciclagem
- Clareza do apelo ambiental da embalagem
- Simbologia de identificação de materiais e orientação sobre o descarte da embalagem
- Redução do volume / peso da embalagem em relação aos produtos concorrentes no mercado
ABRE - Associação Brasileira de Embalagem - Rua Oscar Freire, 379 - cj. 152 - São Paulo - 01426-001 - Tel: 11 3082-9722 | Fax: 11 3081-9201