:: VENCEDORES OURO

Módulo Embalagem

Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.

 

Embalagem de Alimentos Doces

Iogurte Grego Batavo


Vencedor Ouro: BRF

www.brf-br.com

 

Design: A10 Ideias que Transformam

Convertedor: Plast Pack / Baumgarten / Carlos Cremer Comercial / Proverpack

Brand owner: BRF

A ideia principal foi lançar uma linha de iogurte grego de características diferenciadas da concorrência que já atuava no segmento. Para comunicar isso, a embalagem, por sua vez, também precisava ser diferenciada, transmitindo qualidade superior e inovação.

Desafio:
Oferecer uma embalagem inédita no mercado de iogurtes brasileiro, em porção individual, trazendo o conceito "mais pote, menos copo" isto é, proporcionando maior interação do consumidor com o produto.

Resultados:
Inovação na categoria.

Embalagem ergonômica e com decoração premium que contribuem, junto com o produto, para transmitir o posicionamento da Batavo.

 

Embalagem de Alimentos Salgados

Atum Salera


Vencedor Ouro: Salera Alimentos

 

Design: Indústria da Imagem Design

Convertedor: Gráfica Hélios / Owens Illinois / Rojek

Brand owner: Salera Alimentos

Desafios:

Resultados:
Criatividade e sofisticação criando um novo padrão para a categoria.

 

Embalagem de Bebidas Não Alcoólicas

Suco Casa Madeira


Vencedor Ouro: Verallia

www.verallia.com.br

 

Convertedor: Verallia / Metiq Rótulos / Silgan White Cap

Brand owner: Casa Valduga

Desafios:
Impactar o consumidor com um resultado diferenciado com qualidade e beleza, fortalecendo a identidade da marca, sua reputação e tradição em diferentes mercados.

Resultados:
Fortalecimento de categoria de sucos integrais que busca sua consolidação em novos mercados.

Ao adotar essa garrafa foi possível manter a mesma altura e largura da garrafa anterior, evitando problemas de logística ou mesmo de apresentação em gôndola.

 

Embalagem de Bebidas Alcoólicas

Cachaça Gouveia Brasil


Vencedor Ouro: Verallia

www.verallia.com.br

 

Convertedor: BE Brindes / Mack Color / Premier Pack / Verallia

Brand owner: Cachaça Gouveia Brasil

Desafios:
Desenvolver uma garrafa que trouxesse diferenciação ao produto e que ressaltasse a sua qualidade por se tratar de uma cachaça premium.

Resultados:
Tecnologia e excelência para enaltecer a marca, destacando o produto em uma categoria que busca fortemente renovar a sua aproximação com o público consumidor.

A garrafa tem efeito visual de dois planos transversais deslocados no eixo, porém mesmo com este efeito, o eixo da garrafa se mantém alinhado.

 

Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais

SOU


Vencedor Ouro: Natura

www.natura.net

 

Design: Tátil / Questto Nó

Convertedor: Dixie Toga / Embalagens Flexíveis Diadema

Brand owner: Natura

Desafios:
SOU é uma nova linha de produtos para cabelo e corpo que visa trazer o conceito de consumo consciente e trazer uma nova proposta de valor para o consumidor ocupando um espaço intermediário de preço que a Natura ainda não ocupava no mercado.

Resultados:
SOU quebra paradigmas ao entregar uma embalagem moderna, fácil de usar, com um design que usa 70% menos plástico que as embalagens convencionais, priorizando a utilização do produto.

SOU reduz a geração de resíduos, emite 60% menos carbono que outras embalagens e utiliza menos espaço no transporte, no armazenamento e no descarte. SOU é composto por embalagens em stand up pouch em cores vibrantes e com tampa.

Grande parte da inovação foi tangibilizada pela escolha do stand up pouch como embalagem regular, um movimento pioneiro no Brasil para o mercado de cosméticos e cuidados pessoais. A embalagem foi inspirada na gota, que é a forma mínima da água. Os itens são produzidos em processos integrados de transformação de embalagem e envase, confirmando a postura da Natura em sempre buscar inovação para o lançamento de seus produtos.

 

Embalagem de Perfumes

Perfumes quem disse, berenice?


Vencedor Ouro: Wheaton

www.wheatonbrasil.com.br

 

Design: Matriz Escritório de Desenho

Convertedor: Wheaton / Albéa / Kingraf / Aptar

Brand owner: Grupo Boticário

Desafios:

Resultados:

De forma ousada, as embalagens da linha da perfumaria conseguiu criar uma identidade com a linha de maquiagem. As embalagens possuem identidade visual coerente com a marca, além de impactante e atraente às consumidoras.

 

Embalagem de MPEs (micro e pequenas empresas)

Iandê – Linha Aisó


Vencedor Ouro: SA2 Design e Comunicação

www.sadois.com.br

 

Design: SA2 Design e Comunicação

Convertedor: Impressora Mayer / ByPacking / Hertztampo / Insingt / Itali

Brand owner: Iandê Cosméticos

Desafios:
A embalagem deveria aliar atratividade para a consumidora com eficiência e funcionalidade em sua linha de montagem.

Resultados:
Design para resultados: eficiência e performance com alto apelo atrativo.

 

Embalagem de Produtos em Geral

Vedapren Fast


Vencedor Ouro: Pande

www.pande.com.br

 

Design: Pande

Convertedor: Basf / Clariant / Bomix

Brand owner: Otto Baumgart

Desafios:
Lançar uma embalagem inovadora para um produto direnciado em sua categoria -  produto pronto para o uso, de fácil aplicação, com ação fungicida e isento de amoníaco com secagem ultrarrápida (3 vezes mais rápida) e número de demãos reduzido.

Resultados:
Superação com performance e funcionalidade.

Embalagem alinhada com uma tendência muito forte do mercado: os home centers e shoppings da construção, onde, muitas vezes, quem efetua a compra não é um profissional. Apresenta ícones gráficos com sugestões de uso para uma comunicação clara e rápida, capaz de abranger todo tipo de público.

Embalagem retangular, pioneira em seu segmento que confere grande impacto na categoria de produtos para a construção civil, apresenta inovação completa, que vai desde sua fórmula até a sua embalagem.

O formato retangular facilita a logística e o armazenamento dos produtos uma vez que acomodam-se uns nos outros na estocagem que precede o envase.

No ponto de venda garante diferenciação destacando-se do padrão de embalagens redondas. No uso, a forma da embalagem permite a introdução de rolos de pintura ou brochas, dispensando o uso de bandejas de trabalho ou masseiras para a aplicação do produto.

Apenas 30 dias após seu lançamento na Feicon, mais de 100 toneladas já haviam sido vendidas.

 

Embalagem de Família de Produtos

Linha de Maquiagem Phebo


Vencedor Ouro: Casa Granado

www.granado.com.br

 

Convertedor: Kawagraf / Albéa / Alphacolor

Brand owner: Casa Granado

Desafios:
Lançar a linha de maquiagem Phebo e assim reforçar a presença da marca nos universos de moda e beleza brasileiros.

Resultados:
Design autêntico, conciliando a história da marca e traços marcantes de modernidade.

 

Embalagem Promocional

Schweppes 230 Anos


Vencedor Ouro: Coca-Cola Brasil

www.cocacolabrasil.com.br

 

Design: Ogilvy & Mather

Convertedor: Rexam / Crown Cork / Metalic / Metal Can Fotolitos Especiais / Black Madre / Motor Niveo

Brand owner: Coca-Cola Brasil

Desafios:
Schweppes, o 1º refrigerante do mundo, faz 230 anos em 2013. Com isso, as embalagens deveriam levar a história da marca para as mãos dos consumidores.

Resultados:
Fortalecimento dos ícones da marca e de sua tradição por meio do design da embalagem.

 

Sustentabilidade

SOU


Vencedor Ouro: Natura

www.natura.net

 

Design: Tátil / Questto Nó

Convertedor: Dixie Toga / Embalagens Flexíveis Diadema

Brand owner: Natura

Desafios:
SOU é uma nova linha de produtos para cabelo e corpo que visa trazer o conceito de consumo consciente e trazer uma nova proposta de valor para o consumidor ocupando um espaço intermediário de preço que a Natura ainda não ocupava no mercado.

Resultados:
SOU quebra paradigmas ao entregar uma embalagem moderna, fácil de usar, com um design que usa 70% menos plástico que as embalagens convencionais, priorizando a utilização do produto.

SOU reduz a geração de resíduos, emite 60% menos carbono que outras embalagens e utiliza menos espaço no transporte, no armazenamento e no descarte. SOU é composto por embalagens em stand up pouch em cores vibrantes e com tampa.

Grande parte da inovação foi tangibilizada pela escolha do stand up pouch como embalagem regular, um movimento pioneiro no Brasil para o mercado de cosméticos e cuidados pessoais. A embalagem foi inspirada na gota, que é a forma mínima da água. Os itens são produzidos em processos integrados de transformação de embalagem e envase, confirmando a postura da Natura em sempre buscar inovação para o lançamento de seus produtos.

 

Embalagem de Food Service, Delivery e Take Away

America Delivery – Embalagens


Vencedor Ouro: Design com Z

www.designcomz.com.br

 

Design: Design com Z

Convertedor: Ribeiro Santos

Brand owner: Restaurante America

Desafios:
O objetivo era desenvolver uma linha de embalagens delivery para a rede de restaurante America e que pudesse proporcionar a mesma experiência que o cliente tem nas lojas quando ele recebe seu pedido em casa

Resultados:
Extensão da experiência de consumo por meio da embalagem.

 

Módulo Design Gráfico

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.

 

Design Gráfico de Alimentos Doces

Latas Colecionáveis Talento


Vencedor Ouro: FutureBrand

www.futurebrand.com

 

Design: FutureBrand

Convertedor: Bamko / Mack Color / Converplast

Brand owner: Garoto

Desafios:

Resultados:
Ganho de imagem e de vínculo com o consumidor calcados na apresentação das embalagens.

A embalagem diferenciada possibilitou a criação de pontos extras e gerou maior visibilidade para o produto na gôndola, impulsionando as vendas e estimulando a experimentação.

 

Design Gráfico de Alimentos Salgados

Liggero


Vencedor Ouro: Narita Design

www.naritadesign.com.br

 

Design: Narita Design

Convertedor: Gráfica Romiti

Brand owner: M. Dias Branco

Desafios:
Entrar na categoria de massas de sêmola de rápido preparo sem perder a proximidade que a marca tem com o universo familiar.

Resultados:
Criatividade com objetividade no design da embalagem.

A criação do nome Liggero e layout da embalagem traduzem os valores que a marca e o produto querem transmitir.

 

Design Gráfico de Bebidas Não Alcoólicas

Schweppes 230 Anos


Vencedor Ouro: Ogilvy & Mather

www.cocacolabrasil.com.br

 

Design: Ogilvy & Mather

Convertedor: Rexam / Crown Cork / Metalic / Metal Can Fotolitos Especiais / Black Madre / Motor Niveo

Brand owner: Coca-Cola Brasil

Desafios:
Schweppes, o 1º refrigerante do mundo, faz 230 anos em 2013. Com isso, as embalagens deveriam levar a história da marca para as mãos dos consumidores. 

Resultados:
Fortalecimento dos ícones da marca e de sua tradição por meio do design da embalagem.

Para maximizar a qualidade e garantir a impressão normal sem aumento de custo, todo o processo foi revisado e misturas de cores e tamanho de traços foram cuidadosamente estudados. Para reforçar o premiumness da edição histórica as latas possuem cobertura fosca.

 

Design Gráfico de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Redesign Sempre Livre


Vencedor Ouro: Johnson & Johnson do Brasil

www.jnjbrasil.com.br

 

Convertedor: Canguru

Brand owner: Johnson & Johnson do Brasil

Desafios:

O objetivo do projeto foi organizar as informações relevantes trazendo assim mais conveniência para a consumidora na hora da compra, além de também proporcionar jovialidade à marca.

Resultados:
Design diferenciado criando um novo código de comunicação para uma categoria altamente concorrida.

 

Design Gráfico de Produtos em Geral

Green By Missako


Vencedor Ouro: Green By Missako

www.greenbymissako.com.br

 

Design: A10 Ideias que Transformam

Convertedor: Antilhas

Brand owner: Green By Missako

Desafios:
Transmitir o espírito livre da marca e ao mesmo tempo associá-la claramente ao universo infantil.

Resultados:
Confirmação dos valores da marca cativando o seu consumidor com uma consistente estratégia de branding.

 

Design Gráfico Família de Produtos

quem disse, berenice?


Vencedor Ouro: Matriz Escritório de Desenho

www.matrizdesenho.com.br

 

Design: Matriz Escritório de Desenho

Convertedor: Kingraf / Antilhas

Brand owner: Grupo Boticário

Desafio:
Desenvolver uma extensa linha de embalagens que atendesse diversas categorias de produtos, estabelecendo um diálogo diferenciado com as consumidoras.
As embalagens deveriam gerar uma experiência de marca no ponto de venda e no momento de uso.

Resultados:
O desenho partiu da marca. De forma caótica, o símbolo é desconstruído formando padrões delicados, cortados aleatoriamente gerando muitas variações. Reservas para o texto cuidam da leitura. Cores alegres+metalizada codificam: boca, rosto, pele e acessórios. Nas embalagens primárias a impressão é criteriosa: pertinência e custo, sempre pensando no resultado para marca e para a consumidora.

 

Design Gráfico – Redesign de Alimentos e Bebidas

Marilan – Pit Stop


Vencedor Ouro: M Design

www.mdesign.art.br

 

Design: M Design

Convertedor: Felinto Embalagens / Zaraplast

Brand owner: Marilan Alimentos

Desafios:
Pit Stop, segunda marca em volume da categoria, necessitava de uma evolução significativa na comunicação de sua embalagem (logotipo e conceito gráfico), visando:

Resultados:
Novo design, mais funcional e objetivo, destacando o produto junto ao consumidor.

 

Design Gráfico – Redesign de Produtos em Geral

York


Vencedor Ouro: Matriz Escritório de Desenho

www.matrizdesenho.com.br

 

Design: Matriz Escritório de Desenho

Convertedor: Emibra

Brand owner: Hypermarcas

Desafios:

Resultados:

 

Módulo Design Estrutural

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.

 

Design Estrutural – Forma

PacXpert


Vencedor Ouro: Dow

www.dow.com/brasil

 

Design: Design Absoluto

Convertedor: Ibema / Tradbor / ModenaPak / Avery Dennison / Dow

Brand owner: Mactra

Desafios:

Resultados:
Criação de parceria com a indústria de convesão. O envolvimento de toda a cadeia para a viabilização da manufatura, envase e unitização, contando inclusive com a fabricação de um equipamento dedicado de enchimento.

A embalagem traz uma combinação de funcionalidades:

 

Design Estrutural – Funcionalidade

Embalagem para Implantes Dentários


Vencedor Ouro: Neodent

www.neodent.com.br

 

Convertedor: FCC / Basf / Braskem

Brand owner: Neodent

Desafios:

Resultados:
Criação de novo conceito de funcionalidade e segurança no mercado, atrelando tecnologia e design.

A nova embalagem proporcionou biosegurança, praticidade, dinamismo dos procedimentos cirúrgicos, facilidade de armazenamento, conforto e segurança no manuseio.

 

Módulo Tecnologia de Materiais e Conversão

Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica, sustentabilidade, entre outros.

 

Tecnologia em Embalagens de Alimentos

Smart Cap


Vencedor Ouro: Revpack Tecnologia

www.revpack.com.br

 

Convertedor: Revpack Tecnologia / Braskem / Geraldiscos / Lorenpet

Brand owner: Predilecta Alimentos

Desafios:

Resultados:
Maior performance e eficiência.

Para o cliente a Smart Cap trouxe economia na ordem de 48% em relação a similar importada.

 

Tecnologia em Embalagem de Bebidas

Rótulo Adesivado


Vencedor Ouro: Mazda Embalagens

www.mazdaembalagens.com.br

 

Design: Tátil Design

Convertedor: Basf / Mazda Embalagens

Brand owner: Coca-Cola Brasil

Desafios:

Resultados:
Melhor performance e maior eficiência em todo o ciclo de vida da embalagem.

 

Tecnologia em Embalagens de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Frasco 1000ml Max Vac Embramed


Vencedor Ouro: AB Plast

www.abplast.com.br

 

Convertedor: Eastman Chemical do Brasil / AB Plast

Brand owner: Embramed

Desafios:

Resultados:

 

Tecnologia em Embalagens de Produtos em Geral

Bandeja para Transporte de Placa de Circuito Impresso Sensível


Vencedor Ouro: Waco Thermoforming Solutions

www.waco.com.br

 

Convertedor: Waco

Brand owner: Continental

Desafios:

Resultados:
A inovação vem do desenvolvimento de um modificador de impacto que trabalha integrado ao material condutivo durante a fabricação da chapa (tecnologia de conversão exclusiva), conferindo à embalagem atributos como:

 

Módulo Marketing

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.

 

Marketing – Estratégia de Comunicação

Encontre sua Coca-Cola Zero


Vencedor Ouro: Coca-Cola Brasil

www.cocacolabrasil.com.br

 

Design: Ogilvy & Mather

Convertedor: Rexam / Crown Cork / Latapack / Metalic

Brand owner: Coca-Cola Brasil

Coca-Cola Zero tem como principal público alvo os jovens adultos, consumidores entre 20 e 29 anos que são extremamente exigentes. Para eles uma marca de sucesso é aquela que consegue fazer parte das suas conversas - e esse era o desafio de Coca-Cola Zero.

Através de uma edição de embalagens customizadas com os 150 nomes mais comuns no Brasil, a marca buscou reforçar a sua identificação com os jovens adultos e convidou consumidores a encontrarem – e experimentarem – a sua Coca-Cola Zero, ação que só foi possível graças à alta performance da estratégia de distribuição das variações de nomes / embalagens.

E não existe identificação e convite ao consumo maior do que ver o próprio nome nas embalagens de uma empresa com tamanha presença como a Coca-Cola.

Nessa campanha os consumidores não são apenas espectadores passivos, mas agentes criativos que participaram ativamente procurando suas latinhas no mercado, compartilhando latinhas virtuais pelo aplicativo digital, criando paródias e reinterpretações diversas.

A conversa segue nas mídias sociais até hoje e a campanha virou parte da cultura popular brasileira, independente de classe social ou região do país.

 

Módulo Especial

 

Estudantes

Octa Cooler MMA


Vencedor Ouro: Douglas Cardoso do Espasso Silva

Universidade: Faculdade Oswaldo Cruz

Contextualização:
O Octa Cooler foi criado para pessoas fanáticas pelo esporte do momento, o MMA. Além de oferecer como brinde um boneco da coleção dos lutadores do MMA, o diferencial é o de reutilizar a embalagem ao transformá-la em um Cooler Pack. Ou seja, torna-se um recipiente de fácil manuseio com espaço para adicionar gelo e, assim, deixar a cerveja bem gelada, o que permite levá-la a qualquer lugar, como por exemplo, na casa de um amigo para curtirem juntos a luta do MMA.

 

Voto Popular Profissionais

Se beber, vá de carona!


Vencedor Ouro: Routhier & Darricarrère

www.redvin.com.br

 

Convertedor: Degrafica Impressos / Lorigraf Gráfica e Editora

Brand owner: Routhier & Darricarrère

Desafios:
Desenvolver uma embalagem inovadora que atraísse um público mais jovem, porém, sem afastar os consumidores mais tradicionais da marca. Para isso foram idealizadas, em conjunto, a caixa expositora e o rótulo, calcados na história de seu fundador.

Resultados:

Em uma época de lei seca a embalagem aproveitou para enfatizar a ideia das pessoas se unirem e escolherem um motorista, com isso surgiu o nome "Se beber, vá de carona".

A Kombi, ícone dos anos 70, remete ao espírito jovem desta época, trazendo nostalgia aos mais velhos e representando a liberdade para os mais jovens.

 

Voto Popular Consumidores

Fragrância Linda Lindinha de O Boticário

Vencedor Ouro: Grupo Boticário

www.grupoboticario.com.br

 

Design: Brainbox Design

Convertedor: Wheaton / MWV Calmar / Albéa / Magistral

Brand owner: Grupo Boticário

Desafios:
Criar uma fragância para o público infanto juvenil que tivesse como inspiração o perfume Linda, uma vez que as meninas querem ser iguais às mães.

Resultados:
Performance, tecnologia e criatividade para criação de um novo ícone no mercado alvo.

 

Empresa do Ano

Walmart Brasil

www.walmartbrasil.com.br


 

Personalidade do Ano

Paulo Eduardo Pereira



Formado como Engenheiro Civil pela Universidade do Vale do Paraíba, pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP, realizou cursos de curta duração nas áreas de design, desenvolvimento estrutural de embalagem e gerenciamento de projetos.

30 anos de experiência em P&D Embalagem, sendo 26 anos na Johnson & Johnson, chegando até a Gerência Regional de P&D Embalagem.

Atualmente é Sócio Diretor da ProDesign – agência de criação e design, desenvolvimento estrutural e confecção de protótipos, focada em embalagem, atuando nas áreas de desenvolvimento de novos negócios, novos clientes e seleção de profissionais de embalagem.

Consultor Internacional do Gerson Lehrman Consulting Group dos EUA e palestrante de assuntos referentes à embalagem desde 2000.

Possui experiência em gerenciamento e desenvolvimento de projetos globais, regionais e locais, tanto na J&J quanto na ProDesign e em projetos de otimização logística e redução de custos em embalagens.
Paulo é membro do Conselho da ABRE desde 2004, Embaixador da ABRE no ano de 2012 e orientador da associação para assuntos referentes ao desenvolvimento estrutural de embalagem e logística.

Detentor de 10 patentes de inovação em embalagem.

Para Paulo Pereira a boa embalagem nasce de um bom projeto e da integração de todos os elos da cadeia.

 

Módulo Competitividade Internacional

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.

 

Produtos para Exportação – Alimentos e Bebidas

Linha Brazilian Soul


Vencedor Ouro: Vinícola Aurora

www.vinicolaaurora.com.br

 

Convertedor: Owens-Illinois / Brazicolor / Trombini Embalagens

Brand owner: Vinícola Aurora

Desafios:

Resultados:
Design e tecnologia criando as referências do produto, explorando os ícones de sua origem como diferenciais. 

 

Produtos para Exportação – Produtos em Geral

x-liso


Vencedor Ouro: Brazilian Secrets Hair

www.braziliansecretshair.com.br

 

Convertedor: Gráfica Santa Cruz

Brand owner: Brazlian Secrets Hair

Desafios:

Resultados:
Com simplicidade e objetividade a embalagem atendeu aos requisitos de mercados internacionais, tornando-se peça chave para o sucesso do produtos em diferentes países.

 

 

ABRE - Associação Brasileira de Embalagem - Rua Oscar Freire, 379 - cj. 152 - São Paulo - 01426-001 - Tel: 11 3082-9722 | Fax: 11 3081-9201