Módulo Embalagem
Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.
Vencedor Ouro: BRFwww.brf-br.comDesign: A10 Ideias que TransformamConvertedor: Plast Pack / Baumgarten / Carlos Cremer Comercial / ProverpackBrand owner: BRF |
A ideia principal foi lançar uma linha de iogurte grego de características diferenciadas da concorrência que já atuava no segmento. Para comunicar isso, a embalagem, por sua vez, também precisava ser diferenciada, transmitindo qualidade superior e inovação.
Desafio:
Oferecer uma embalagem inédita no mercado de iogurtes brasileiro, em porção individual, trazendo o conceito "mais pote, menos copo" isto é, proporcionando maior interação do consumidor com o produto.
Resultados:
Inovação na categoria.
Embalagem ergonômica e com decoração premium que contribuem, junto com o produto, para transmitir o posicionamento da Batavo.
Vencedor Ouro: Salera AlimentosDesign: Indústria da Imagem DesignConvertedor: Gráfica Hélios / Owens Illinois / RojekBrand owner: Salera Alimentos |
Desafios:
Resultados:
Criatividade e sofisticação criando um novo padrão para a categoria.
Vencedor Ouro: Veralliawww.verallia.com.brConvertedor: Verallia / Metiq Rótulos / Silgan White CapBrand owner: Casa Valduga |
Desafios:
Impactar o consumidor com um resultado diferenciado com qualidade e beleza, fortalecendo a identidade da marca, sua reputação e tradição em diferentes mercados.
Resultados:
Fortalecimento de categoria de sucos integrais que busca sua consolidação em novos mercados.
Ao adotar essa garrafa foi possível manter a mesma altura e largura da garrafa anterior, evitando problemas de logística ou mesmo de apresentação em gôndola.
Vencedor Ouro: Veralliawww.verallia.com.brConvertedor: BE Brindes / Mack Color / Premier Pack / VeralliaBrand owner: Cachaça Gouveia Brasil |
Desafios:
Desenvolver uma garrafa que trouxesse diferenciação ao produto e que ressaltasse a sua qualidade por se tratar de uma cachaça premium.
Resultados:
Tecnologia e excelência para enaltecer a marca, destacando o produto em uma categoria que busca fortemente renovar a sua aproximação com o público consumidor.
A garrafa tem efeito visual de dois planos transversais deslocados no eixo, porém mesmo com este efeito, o eixo da garrafa se mantém alinhado.
Vencedor Ouro: Naturawww.natura.netDesign: Tátil / Questto NóConvertedor: Dixie Toga / Embalagens Flexíveis DiademaBrand owner: Natura |
Desafios:
SOU é uma nova linha de produtos para cabelo e corpo que visa trazer o conceito de consumo consciente e trazer uma nova proposta de valor para o consumidor ocupando um espaço intermediário de preço que a Natura ainda não ocupava no mercado.
Resultados:
SOU quebra paradigmas ao entregar uma embalagem moderna, fácil de usar, com um design que usa 70% menos plástico que as embalagens convencionais, priorizando a utilização do produto.
SOU reduz a geração de resíduos, emite 60% menos carbono que outras embalagens e utiliza menos espaço no transporte, no armazenamento e no descarte. SOU é composto por embalagens em stand up pouch em cores vibrantes e com tampa.
Grande parte da inovação foi tangibilizada pela escolha do stand up pouch como embalagem regular, um movimento pioneiro no Brasil para o mercado de cosméticos e cuidados pessoais. A embalagem foi inspirada na gota, que é a forma mínima da água. Os itens são produzidos em processos integrados de transformação de embalagem e envase, confirmando a postura da Natura em sempre buscar inovação para o lançamento de seus produtos.
Vencedor Ouro: Wheatonwww.wheatonbrasil.com.brDesign: Matriz Escritório de DesenhoConvertedor: Wheaton / Albéa / Kingraf / AptarBrand owner: Grupo Boticário |
Desafios:
Resultados:
De forma ousada, as embalagens da linha da perfumaria conseguiu criar uma identidade com a linha de maquiagem. As embalagens possuem identidade visual coerente com a marca, além de impactante e atraente às consumidoras.
Vencedor Ouro: SA2 Design e Comunicaçãowww.sadois.com.brDesign: SA2 Design e ComunicaçãoConvertedor: Impressora Mayer / ByPacking / Hertztampo / Insingt / ItaliBrand owner: Iandê Cosméticos |
Desafios:
A embalagem deveria aliar atratividade para a consumidora com eficiência e funcionalidade em sua linha de montagem.
Resultados:
Design para resultados: eficiência e performance com alto apelo atrativo.
Vencedor Ouro: Pandewww.pande.com.brDesign: PandeConvertedor: Basf / Clariant / BomixBrand owner: Otto Baumgart |
Desafios:
Lançar uma embalagem inovadora para um produto direnciado em sua categoria - produto pronto para o uso, de fácil aplicação, com ação fungicida e isento de amoníaco com secagem ultrarrápida (3 vezes mais rápida) e número de demãos reduzido.
Resultados:
Superação com performance e funcionalidade.
Embalagem alinhada com uma tendência muito forte do mercado: os home centers e shoppings da construção, onde, muitas vezes, quem efetua a compra não é um profissional. Apresenta ícones gráficos com sugestões de uso para uma comunicação clara e rápida, capaz de abranger todo tipo de público.
Embalagem retangular, pioneira em seu segmento que confere grande impacto na categoria de produtos para a construção civil, apresenta inovação completa, que vai desde sua fórmula até a sua embalagem.
O formato retangular facilita a logística e o armazenamento dos produtos uma vez que acomodam-se uns nos outros na estocagem que precede o envase.
No ponto de venda garante diferenciação destacando-se do padrão de embalagens redondas. No uso, a forma da embalagem permite a introdução de rolos de pintura ou brochas, dispensando o uso de bandejas de trabalho ou masseiras para a aplicação do produto.
Apenas 30 dias após seu lançamento na Feicon, mais de 100 toneladas já haviam sido vendidas.
Vencedor Ouro: Casa Granadowww.granado.com.brConvertedor: Kawagraf / Albéa / AlphacolorBrand owner: Casa Granado |
Desafios:
Lançar a linha de maquiagem Phebo e assim reforçar a presença da marca nos universos de moda e beleza brasileiros.
Resultados:
Design autêntico, conciliando a história da marca e traços marcantes de modernidade.
Vencedor Ouro: Coca-Cola Brasilwww.cocacolabrasil.com.brDesign: Ogilvy & MatherConvertedor: Rexam / Crown Cork / Metalic / Metal Can Fotolitos Especiais / Black Madre / Motor NiveoBrand owner: Coca-Cola Brasil |
Desafios:
Schweppes, o 1º refrigerante do mundo, faz 230 anos em 2013. Com isso, as embalagens deveriam levar a história da marca para as mãos dos consumidores.
Resultados:
Fortalecimento dos ícones da marca e de sua tradição por meio do design da embalagem.
Vencedor Ouro: Naturawww.natura.netDesign: Tátil / Questto NóConvertedor: Dixie Toga / Embalagens Flexíveis DiademaBrand owner: Natura |
Desafios:
SOU é uma nova linha de produtos para cabelo e corpo que visa trazer o conceito de consumo consciente e trazer uma nova proposta de valor para o consumidor ocupando um espaço intermediário de preço que a Natura ainda não ocupava no mercado.
Resultados:
SOU quebra paradigmas ao entregar uma embalagem moderna, fácil de usar, com um design que usa 70% menos plástico que as embalagens convencionais, priorizando a utilização do produto.
SOU reduz a geração de resíduos, emite 60% menos carbono que outras embalagens e utiliza menos espaço no transporte, no armazenamento e no descarte. SOU é composto por embalagens em stand up pouch em cores vibrantes e com tampa.
Grande parte da inovação foi tangibilizada pela escolha do stand up pouch como embalagem regular, um movimento pioneiro no Brasil para o mercado de cosméticos e cuidados pessoais. A embalagem foi inspirada na gota, que é a forma mínima da água. Os itens são produzidos em processos integrados de transformação de embalagem e envase, confirmando a postura da Natura em sempre buscar inovação para o lançamento de seus produtos.
Vencedor Ouro: Design com Zwww.designcomz.com.brDesign: Design com ZConvertedor: Ribeiro SantosBrand owner: Restaurante America |
Desafios:
O objetivo era desenvolver uma linha de embalagens delivery para a rede de restaurante America e que pudesse proporcionar a mesma experiência que o cliente tem nas lojas quando ele recebe seu pedido em casa
Resultados:
Extensão da experiência de consumo por meio da embalagem.
Módulo Design Gráfico
Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.
Vencedor Ouro: FutureBrandwww.futurebrand.comDesign: FutureBrandConvertedor: Bamko / Mack Color / ConverplastBrand owner: Garoto |
Desafios:
Resultados:
Ganho de imagem e de vínculo com o consumidor calcados na apresentação das embalagens.
A embalagem diferenciada possibilitou a criação de pontos extras e gerou maior visibilidade para o produto na gôndola, impulsionando as vendas e estimulando a experimentação.
Vencedor Ouro: Narita Designwww.naritadesign.com.brDesign: Narita DesignConvertedor: Gráfica RomitiBrand owner: M. Dias Branco |
Desafios:
Entrar na categoria de massas de sêmola de rápido preparo sem perder a proximidade que a marca tem com o universo familiar.
Resultados:
Criatividade com objetividade no design da embalagem.
A criação do nome Liggero e layout da embalagem traduzem os valores que a marca e o produto querem transmitir.
Vencedor Ouro: Ogilvy & Matherwww.cocacolabrasil.com.brDesign: Ogilvy & MatherConvertedor: Rexam / Crown Cork / Metalic / Metal Can Fotolitos Especiais / Black Madre / Motor NiveoBrand owner: Coca-Cola Brasil |
Desafios:
Schweppes, o 1º refrigerante do mundo, faz 230 anos em 2013. Com isso, as embalagens deveriam levar a história da marca para as mãos dos consumidores.
Resultados:
Fortalecimento dos ícones da marca e de sua tradição por meio do design da embalagem.
Para maximizar a qualidade e garantir a impressão normal sem aumento de custo, todo o processo foi revisado e misturas de cores e tamanho de traços foram cuidadosamente estudados. Para reforçar o premiumness da edição histórica as latas possuem cobertura fosca.
Vencedor Ouro: Johnson & Johnson do Brasilwww.jnjbrasil.com.brConvertedor: CanguruBrand owner: Johnson & Johnson do Brasil |
Desafios:
O objetivo do projeto foi organizar as informações relevantes trazendo assim mais conveniência para a consumidora na hora da compra, além de também proporcionar jovialidade à marca.
Resultados:
Design diferenciado criando um novo código de comunicação para uma categoria altamente concorrida.
Vencedor Ouro: Green By Missakowww.greenbymissako.com.brDesign: A10 Ideias que TransformamConvertedor: AntilhasBrand owner: Green By Missako |
Desafios:
Transmitir o espírito livre da marca e ao mesmo tempo associá-la claramente ao universo infantil.
Resultados:
Confirmação dos valores da marca cativando o seu consumidor com uma consistente estratégia de branding.
Vencedor Ouro: Matriz Escritório de Desenhowww.matrizdesenho.com.brDesign: Matriz Escritório de DesenhoConvertedor: Kingraf / AntilhasBrand owner: Grupo Boticário |
Desafio:
Desenvolver uma extensa linha de embalagens que atendesse diversas categorias de produtos, estabelecendo um diálogo diferenciado com as consumidoras.
As embalagens deveriam gerar uma experiência de marca no ponto de venda e no momento de uso.
Resultados:
O desenho partiu da marca. De forma caótica, o símbolo é desconstruído formando padrões delicados, cortados aleatoriamente gerando muitas variações. Reservas para o texto cuidam da leitura. Cores alegres+metalizada codificam: boca, rosto, pele e acessórios. Nas embalagens primárias a impressão é criteriosa: pertinência e custo, sempre pensando no resultado para marca e para a consumidora.
Vencedor Ouro: M Designwww.mdesign.art.brDesign: M DesignConvertedor: Felinto Embalagens / ZaraplastBrand owner: Marilan Alimentos |
Desafios:
Pit Stop, segunda marca em volume da categoria, necessitava de uma evolução significativa na comunicação de sua embalagem (logotipo e conceito gráfico), visando:
Resultados:
Novo design, mais funcional e objetivo, destacando o produto junto ao consumidor.
Vencedor Ouro: Matriz Escritório de Desenhowww.matrizdesenho.com.brDesign: Matriz Escritório de DesenhoConvertedor: EmibraBrand owner: Hypermarcas |
Desafios:
Resultados:
Módulo Design Estrutural
Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.
Vencedor Ouro: Dowwww.dow.com/brasilDesign: Design AbsolutoConvertedor: Ibema / Tradbor / ModenaPak / Avery Dennison / DowBrand owner: Mactra |
Desafios:
Resultados:
Criação de parceria com a indústria de convesão. O envolvimento de toda a cadeia para a viabilização da manufatura, envase e unitização, contando inclusive com a fabricação de um equipamento dedicado de enchimento.
A embalagem traz uma combinação de funcionalidades:
Vencedor Ouro: Neodentwww.neodent.com.brConvertedor: FCC / Basf / BraskemBrand owner: Neodent |
Desafios:
Resultados:
Criação de novo conceito de funcionalidade e segurança no mercado, atrelando tecnologia e design.
A nova embalagem proporcionou biosegurança, praticidade, dinamismo dos procedimentos cirúrgicos, facilidade de armazenamento, conforto e segurança no manuseio.
Módulo Tecnologia de Materiais e Conversão
Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica, sustentabilidade, entre outros.
Vencedor Ouro: Revpack Tecnologiawww.revpack.com.brConvertedor: Revpack Tecnologia / Braskem / Geraldiscos / LorenpetBrand owner: Predilecta Alimentos |
Desafios:
Resultados:
Maior performance e eficiência.
Para o cliente a Smart Cap trouxe economia na ordem de 48% em relação a similar importada.
Vencedor Ouro: Mazda Embalagenswww.mazdaembalagens.com.brDesign: Tátil DesignConvertedor: Basf / Mazda EmbalagensBrand owner: Coca-Cola Brasil |
Desafios:
Resultados:
Melhor performance e maior eficiência em todo o ciclo de vida da embalagem.
Vencedor Ouro: AB Plastwww.abplast.com.brConvertedor: Eastman Chemical do Brasil / AB PlastBrand owner: Embramed |
Desafios:
Resultados:
Vencedor Ouro: Waco Thermoforming Solutionswww.waco.com.brConvertedor: WacoBrand owner: Continental |
Desafios:
Resultados:
A inovação vem do desenvolvimento de um modificador de impacto que trabalha integrado ao material condutivo durante a fabricação da chapa (tecnologia de conversão exclusiva), conferindo à embalagem atributos como:
Módulo Marketing
Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.
Vencedor Ouro: Coca-Cola Brasilwww.cocacolabrasil.com.brDesign: Ogilvy & MatherConvertedor: Rexam / Crown Cork / Latapack / MetalicBrand owner: Coca-Cola Brasil |
Coca-Cola Zero tem como principal público alvo os jovens adultos, consumidores entre 20 e 29 anos que são extremamente exigentes. Para eles uma marca de sucesso é aquela que consegue fazer parte das suas conversas - e esse era o desafio de Coca-Cola Zero.
Através de uma edição de embalagens customizadas com os 150 nomes mais comuns no Brasil, a marca buscou reforçar a sua identificação com os jovens adultos e convidou consumidores a encontrarem – e experimentarem – a sua Coca-Cola Zero, ação que só foi possível graças à alta performance da estratégia de distribuição das variações de nomes / embalagens.
E não existe identificação e convite ao consumo maior do que ver o próprio nome nas embalagens de uma empresa com tamanha presença como a Coca-Cola.
Nessa campanha os consumidores não são apenas espectadores passivos, mas agentes criativos que participaram ativamente procurando suas latinhas no mercado, compartilhando latinhas virtuais pelo aplicativo digital, criando paródias e reinterpretações diversas.
A conversa segue nas mídias sociais até hoje e a campanha virou parte da cultura popular brasileira, independente de classe social ou região do país.
Módulo Especial
Vencedor Ouro: Douglas Cardoso do Espasso SilvaUniversidade: Faculdade Oswaldo Cruz |
Contextualização:
O Octa Cooler foi criado para pessoas fanáticas pelo esporte do momento, o MMA. Além de oferecer como brinde um boneco da coleção dos lutadores do MMA, o diferencial é o de reutilizar a embalagem ao transformá-la em um Cooler Pack. Ou seja, torna-se um recipiente de fácil manuseio com espaço para adicionar gelo e, assim, deixar a cerveja bem gelada, o que permite levá-la a qualquer lugar, como por exemplo, na casa de um amigo para curtirem juntos a luta do MMA.
Vencedor Ouro: Routhier & Darricarrèrewww.redvin.com.brConvertedor: Degrafica Impressos / Lorigraf Gráfica e EditoraBrand owner: Routhier & Darricarrère |
Desafios:
Desenvolver uma embalagem inovadora que atraísse um público mais jovem, porém, sem afastar os consumidores mais tradicionais da marca. Para isso foram idealizadas, em conjunto, a caixa expositora e o rótulo, calcados na história de seu fundador.
Resultados:
Em uma época de lei seca a embalagem aproveitou para enfatizar a ideia das pessoas se unirem e escolherem um motorista, com isso surgiu o nome "Se beber, vá de carona".
A Kombi, ícone dos anos 70, remete ao espírito jovem desta época, trazendo nostalgia aos mais velhos e representando a liberdade para os mais jovens.
Vencedor Ouro: Grupo Boticáriowww.grupoboticario.com.brDesign: Brainbox DesignConvertedor: Wheaton / MWV Calmar / Albéa / MagistralBrand owner: Grupo Boticário |
Desafios:
Criar uma fragância para o público infanto juvenil que tivesse como inspiração o perfume Linda, uma vez que as meninas querem ser iguais às mães.
Resultados:
Performance, tecnologia e criatividade para criação de um novo ícone no mercado alvo.
Formado como Engenheiro Civil pela Universidade do Vale do Paraíba, pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP, realizou cursos de curta duração nas áreas de design, desenvolvimento estrutural de embalagem e gerenciamento de projetos.
30 anos de experiência em P&D Embalagem, sendo 26 anos na Johnson & Johnson, chegando até a Gerência Regional de P&D Embalagem.
Atualmente é Sócio Diretor da ProDesign – agência de criação e design, desenvolvimento estrutural e confecção de protótipos, focada em embalagem, atuando nas áreas de desenvolvimento de novos negócios, novos clientes e seleção de profissionais de embalagem.
Consultor Internacional do Gerson Lehrman Consulting Group dos EUA e palestrante de assuntos referentes à embalagem desde 2000.
Possui experiência em gerenciamento e desenvolvimento de projetos globais, regionais e locais, tanto na J&J quanto na ProDesign e em projetos de otimização logística e redução de custos em embalagens.
Paulo é membro do Conselho da ABRE desde 2004, Embaixador da ABRE no ano de 2012 e orientador da associação para assuntos referentes ao desenvolvimento estrutural de embalagem e logística.
Detentor de 10 patentes de inovação em embalagem.
Para Paulo Pereira a boa embalagem nasce de um bom projeto e da integração de todos os elos da cadeia.
Módulo Competitividade Internacional
Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.
Vencedor Ouro: Vinícola Aurorawww.vinicolaaurora.com.brConvertedor: Owens-Illinois / Brazicolor / Trombini EmbalagensBrand owner: Vinícola Aurora |
Desafios:
Resultados:
Design e tecnologia criando as referências do produto, explorando os ícones de sua origem como diferenciais.
Vencedor Ouro: Brazilian Secrets Hairwww.braziliansecretshair.com.brConvertedor: Gráfica Santa CruzBrand owner: Brazlian Secrets Hair |
Desafios:
Resultados:
Com simplicidade e objetividade a embalagem atendeu aos requisitos de mercados internacionais, tornando-se peça chave para o sucesso do produtos em diferentes países.