Allyson Reis |
Designer, especialista em Design Estratégico, é sócio-fundador e diretor de Design da Abracadabra, consultoria de Branding e Design fundada em 2008.
Ao longo dos últimos 14 anos têm atuado na construção de Marcas e Design para empresas e produtos dos mais diversos setores. Com a Abracadabra ganhou destaque em eventos nacionais como a Bienal Brasileira de Design e Brasil Design Awards.
É também diretor regional da Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN).
Alvaro Azanha |
Consultor de Inovação Tecnológica no Innovation Center da BRF, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil e do Mundo.
Formado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, com Mestrado em Tecnologia de Embalagens e Pós Graduado em Engenharia de Embalagens pela School of Pàckaging na Michigan State University. Possui também MBA em Gestão Estratégica de Projetos pela FUNCAMP.
Membro do Conselho Consultivo e Coordenador do Comitê de Usuários de Embalagens da Associação Brasileira de Embalagem – ABRE, comitê formado pelos principais fabricantes multinacionais de produtos nos mais diversos segmentos do mercado.
Possui 26 anos de experiência em indústria de alimentos, com atuação em projetos de desenvolvimento de novos produtos, processos e sistemas de embalagens com foco em Inovação Tecnológica, Sustentabilidade e Otimização de Recursos e Logísticos.
Ana Paula Reis Noletto |
Mestra em Engenharia Civil na Área de Transportes pela Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP e graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora do CETEA/ITAL desde 1999, com atuação em linhas de pesquisa envolvendo resistência físico-mecânica de embalagens celulósicas e plásticas e estudos de interação entre embalagens para transporte e distribuição e logística de distribuição.
André Cruz |
Formado em Publicidade com especialização em Cinema pela FAAP e pós-graduação em Gestão Empresarial. É Diretor Criativo da André Cruz Design & Idéias.
“Existimos para criar um elo emocional entre cada empresa e seu consumidor, vislumbrando o desejo inerente do cliente, e concretizando-o em produtos, serviços e experiências.”
Acreditamos em uma metodologia focada no ser humano que integra os anseios de nossos clientes com o desejo visceral do consumidor, transformando experiências emocionais no principal diferencial de um produto, serviço ou experiência, fidelizando o usuário à marca a partir de estímulos sentimentais, valores intangíveis e fortemente arraigados.
Com ferramentas de análise e pesquisa entendemos o potencial de uma empresa, procuramos por oportunidades de mercado, estudamos tendências e conhecemos o comportamento do consumidor. Interagimos no mais profundo desejo do ser humano descobrindo o que o consumidor realmente quer materializando esse anseio em propostas de serviços e produtos que farão a diferença no dia a dia das pessoas.
Antonio Carlos Dantas Cabral |
Carreira desenvolvida em empresas e instituições de atuação destacada em seus setores de atividade – CETEA / ITAL, Copersucar, Cia União dos Refinadores, Santista Alimentos, ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, Refinações de Milho Brasil, Unilever Best Foods e Escola de Engenharia Mauá.
Experiência em gerenciamento e implantação de projetos de desenvolvimento de sistemas de embalagem, em aquisição de equipamentos, em gerenciamento de produção, em padronização de embalagens, em gerenciamento de projetos de assistência tecnológica a clientes industriais (business-to-business).
Forte conceituação sistêmica das atividades empresariais orientadas para resultados.
Competência para gerenciar a inovação tecnológica, para desenvolver e implementar projetos nacionais e internacionais de transferência de tecnologia e para conduzir projetos e assistência tecnológica a clientes industriais (business-to-business).
Aparecido Borghi |
Mestre em Administração pela Universidade IMES, Especialista em Administração Industrial pela POLI-USP, em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA e graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC-SP. Profissional com 26 anos de experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de Embalagens e Outsourcing atuando em empresas como PHILIPS, UNILEVER, KIMBERLY-CLARK, BERTIN e hoje atua como Gerente Sênior Desenvolvimento de Marcas e Produtos do GPA.
Conselheiro da Associação Brasileira de Embalagens biênio 2013 / 2014 e docente das disciplinas de Gerenciamento de Projetos, Implantação de Projetos e Técnicas de Negociação na ESPM. Professor da disciplina Embalagens para Domissanitário do Instituto Mauá de Tecnologia e professor de Design de Embalagens no MBA de Marketing USP. Articulista em revistas e periódicos técnicos sobre inovação, desenvolvimento e gerenciamento de produtos e embalagens.
Beatriz Soares |
Engenheira de Alimentos e Doutora em Tecnologia de Alimentos pela FEA/UNICAMP.
Pesquisadora Científico do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), onde atua desde 2007. Possui experiência com embalagens desenvolvendo atividades nas áreas de Migração e materiais para contato com alimentos, Embalagens Metálicas e Estudos de interação embalagem/alimentos.
Bruno Alcantara |
Formado em engenharia mecânica pela UFSC e MBA em gestão estratégica e econômica de negócios pela FGV-SP, atuou como engenheiro em indústria nacional de embalagens (C-Pack Creative Packaging), P&D e compras de embalagens em multinacional americana de bens de consumo (Johnson&Johnson), atualmente gerente de supply chain embalagens em multinacional inglesa de bens de consumo (Reckitt Benckiser).
Camila Storel |
Engenheira de Alimentos com Especialização em Engenharia de Processos com ênfase em Embalagens, ambas pela Escola de Engenharia Mauá.
15 anos de experiência com desenvolvimento de embalagens e gestão de projetos, passando por empresas tanto do ramo alimentício – Bunge e Nestlé, como cosmético – Nivea, Natura e Avon atualmente.
Atualmente ocupando a posição de Gerente Sr de NPE&D na Avon Brasil.
Carolina Teixeira |
Designer formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, especialista em embalagem. Professora de Design de Embalagem pela Escola de Design da Universidade do estado de Minas Gerais, em cursos de pós graduação em Design estratégico oferecido por instituições em diversos estados brasileiros, no curso de design do Instituto San Inacio Loyola em Lima/Peru em 2010 e no Instituto de Embalagem desde 2011. Ministra cursos e palestras de design de Embalagem. Profissional ha 12 anos, hoje dirige sua agência Coral Design atuando nas áreas de planejamento, desenvolvimento e gestão de marcas e embalagens com projetos desenvolvidos no Brasil, EUA, Peru e Colombia.
Claire Sarantopoulos |
Pesquisadora científica sênior do Centro de Tecnologia de Embalagem - CETEA do ITAL atuante na área de embalagens plásticas, com ênfase em propriedades de barreira e técnicas de conservação a vácuo e com atmosfera modificada de alimentos e bebidas sensíveis à oxidação. Engenheira de Alimentos formada pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/ SP/ Brasil, com especialização em embalagem em Institutos públicos e Centros Tecnológicos privados da Alemanha, Inglaterra, Canadá e dos EUA. Publicou 9 livros técnicos, 30 capítulos de livros e mais de 50 artigos em periódicos indexados nacionais e internacionais. Editora Científica da revista Brazilian Journal of Food Technology. Professora do Curso de Pós-graduação em Engenharia de Embalagem do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT. Coordenadora de cursos de especialização, treinamentos in company, workshops e seminários na área de embalagens plásticas. Auditora de sistemas de qualidade baseados nas normas ISO 9001 e ISO 17025.
Claudia Weber |
Desenhista industrial formada pela UFRJ e MBA para Formação de Executivos e Empreendedores pela UFRJ.
Atualmente é professora da ESPM no curso de graduação em Design Gráfico nas matérias Projeto de Embalagem e Projeto Lúdico e Gerente de operações na empresa de consultoria de marcas Interbrand.
Atuou nos últimos anos como gestora de design tendo trabalhado como consultora, coordenadora de atendimento ou coordenadora de projetos nas seguintes empresas: FutureBrand BC&H, A10 design, OZ Design, M Design, RioBranco, Hagaplan, Keenwork e Packing entre outras.
Cristina Sartoretto |
Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Avery Dennison, Cristina Sartoretto é Engenheira de Alimentos pela Unicamp e possui MBA em Marketing pela FIA.
Há mais de 25 anos no mercado de embalagem, trabalhou em grandes companhias nacionais e multinacionais tanto nos mercados B2C quanto B2B. Passou por empresas como Bemis, Bunge, Nestlé, J. Macêdo e Bestfoods nas áreas de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Marketing.
Danilo Cid |
Designer formado pela ESDI/UERJ, Danilo fez curso de extensão em Branding no Design Institute of America, em Chicago. Entrou para a Ana Couto Branding em 1998 e, três anos depois, passou a integrar o corpo gerencial do escritório, tornando-se sócio em 2001.
Como Diretor de Criação, é responsável pelos projetos que envolvem a Marca Ana Couto e lidera a equipe de design dos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo, atuando diretamente em projetos de clientes como Itaú-Unibanco, Eletrobrás, Procter & Gamble, Nextel, Topper, Telefônica, Klabin, Coca-Cola, Redecard e Vale.
Desde 2007, é professor de Design Sensorial do MBA em Branding – Gestão de Marcas, das Faculdades Integradas Rio Branco. Também leciona Gestão de Design na graduação do curso de Design da ESPM e Identidade Visual e Design Ambiental na Miami AD School ESPM.
Eduardo Trevisan |
Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de embalagens com experiência de mais de 25 anos na área, atuando em empresas como: BRF- Brasil Foods, Cargill, Bunge e PepsiCo.
Atualmente é o Gerente Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens para América Latina na Arcos Dourados, detentora da marca McDonald´s na América Latina.
É graduado em Desenho Industrial pela FAAP, Técnico em Artes Gráficas pela escola SENAI Theobaldo De Nigris e pós-graduado em Processos Industriais com especialização em Embalagens pela Universidade Mauá.
Eduardo Tadashi Yugue |
Mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de diversos tipos de materiais de embalagem, com sólida base técnica e experiência em gestão da área de Embalagem, atuando em empresas multinacionais de grande porte na área de Alimentos e Bebidas tais como Nestlé, Pepsico e Quaker.
Experiência internacional como Gerente de Embalagens e Processos na América Latina, tendo atuado também na Europa e na Ásia, com reporte direto à matriz nos Estados Unidos.
Gerente Corporativo de Embalagem da Nestlé Brasil por 7 anos, de 2007 a 2014, liderando rede de 45 Especialistas, atendendo diretamente 13 Unidades de Negócios, 24 categorias de produtos e mais de 120 marcas (muitas líderes de mercado).
Como gestor de embalagem, atuação em adequação organizacional, capacitação dos recursos, roadmap de inovação e gerenciamento de projetos.
Várias embalagens lançadas que foram premiadas nacional e internacionalmente.
Vivência de 4 anos em indústria de transformação de plásticos.
Membro do Conselho Global de Embalagem da Nestlé (2013-2014), do Conselho Representativo da Associação Brasileira de Embalagem - ABRE (2007 a 2014), do Conselho Editorial da Revista PACK (desde 2008) e de comissão julgadora dos prêmios ABRE e Embanews. Embaixador da ABRE em 2012.
Participação em vários treinamentos nacionais e internacionais, inclusive como palestrante e na Interpack (1999, 2002, 2005, 2008, 2011 e 2014) - Dusseldorf - Alemanha.
Engenheiro Químico, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Pós-graduação lato-sensu em Administração de Marketing, Especialização em Engenharia da Qualidade e em Tecnologia dos Polímeros.
Elcio de Sousa |
Técnico em Artes Gráficas, Licenciado em Ciências e Bacharel em Química pela Universidade de Guarulhos, Pós Graduado em Gestão da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especializado em Produção Gráfica pelo Training Centre for Graphic Arts em Chemnitz – Alemanha e mestrando em Engenharia Mecânica - materiais e processos de fabricação na Unicamp. Diretor da Escola Barueri, professor e consultor em diversas empresas nas áreas de flexografia e rotogravura, professor no curso de Pós graduação em Engenharia de Embalagens do Instituto Mauá de Tecnologia, Coordenador da Comissão de Estudos dos processos gráficos da ISO/TC130 e ONS 27, que tem como objetivo a elaboração de normas para a indústria gráfica e representar o Brasil nas reuniões ISO internacional e atuou em empresas como Editora Abril e Van Leer Embalagens Industriais.
Eloísa Garcia |
Engenheira de Alimentos e Mestre em Tecnologia de Alimentos na área de concentração de Embalagem, pela Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA / UNICAMP. Diretora Substituta do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL e Gerente Técnico dos Grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA/ITAL. Coordena as linhas de pesquisa “Desenvolvimento de Produto com Menor Impacto Ambiental” e “Estudos de Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos e Embalagens”, tendo como princípio sua aplicação como ferramentas de gestão para melhoria ambiental contínua de produtos e processos.
Emiliano Barelli |
Engenheiro Mecanico graduado pela Universidade de São Paulo e MBA pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets – MIT com enfase em sustentabilidade, inovação e liderança. Ocupou de 2010 a 2013 a posição de Gerente Senior de Desenvolvimento de Embalagem na Natura, sendo responsável pela construção de equipes dinâmicas de alta performance no competitivo mercado de produtos cosméticos no Brasil. Hábil construtor de parcerias de trabalho com clientes internos e externos, atuando de forma colaborativa para mudança de modelos mentais utilizando a teoria de pensamento sistêmico. Vasta experiência profissional em sustentabilidade, planejamento estratégico, construção de alianças e parcerias com engajamento da cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos produtos, gestão de projetos, processos de fabricação, materiais de embalagem e engenharia de processos.
Fabio Mestriner |
Especialista em Inovação e Inteligência de Embalagem. Designer com 40 anos de experiência profissional. Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, Escola Superior de
Propaganda e Marketing – SP. Professor do MBA de Marketing da Fundace USP.
Autor dos livros:
Foi Presidente da ABRE e representante do Brasil no Board da WPO World Packaging Organisation
( entre 2002 e 2006 )
Como designer conquistou vários prêmios internacionais por seu trabalho.
Fernando Sommer |
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Trabalhou por 10 anos na Unilever, onde acumulou experiência em Trade Marketing e Brand Development. Em 2004 associou-se à Team Créatif para abrir o escritório brasileiro da consultoria, no qual é responsável pelas áreas de Negócios e Planejamento.
Ao longo dos últimos 10 anos liderou projetos de Branding, Posicionamento e Arquitetura de Marcas para marcas de empresas renomadas como Sadia, Mondelez, General Mills, Pepsico e Unilever, entre outros.
Filipe Ozelin |
Experiência Profissional:
Concursos:
Formação:
Puc-Rio – bacharel em desenho industrial habilitado em projeto de produto, formado em dezembro de 2002.
Especialização:
Flávia Bartholomeu |
Engenheira Química pela Unicamp e pós-graduada em Gestão Empresaria, atua desde 2006 na Natura Cosméticos em desenvolvimento de embalagens passando neste período pelas categorias de corpo, óleos, sabonetes, desodorantes, infantil rosto, foto proteção e maquiagem. Foi responsável pela implementação de novas tecnologias no mercado CFT com reconhecimento internacional. Atualmente é responsável Global pelas embalagens de Cuidados Pessoais da Natura.
Fred Perman |
Designer , formado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco.
Tem mais de 25 anos de experiência profissional, atuando no gerenciamento e gestão de projetos de embalagens para empresas de diversos setores industriais, tais como, bebidas, alimentos, higiene pessoal, cosméticos, produtos químicos etc. Desde 1989 é sócio diretor da HERBERT PERMAN DESIGN, agência de design total sediada em Recife e com atuação em vários estados da região nordeste.
Gian Franco |
Designer , formado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco.
Formado em publicidade trabalha com design há mais de 20 anos. Ao longo destes anos, liderou como estrategista o processo de desenvolvimento e gestão de grandes marcas como: Santander Global Banking and Markets, Bauducco, Banco Toyota, Grupo Pão de Açúcar e Hellmann’s Latin América. É atualmente Chief Strategy Officer da PANDE. Membro Diretor da ABEDESIGN desde 2009, foi Coordenador Geral da Brazil Design Week, um dos maiores eventos corporativos de Design do brasil, de 2008 a 2011, Coordenador Geral da Missão Empresarial ABEDESIGN-APEX Cannes 2011 e jurado na categoria design do Wave Festival 2012.
Giovani Rissi |
Engenheiro Químico formado pela UFSC (Florian polis-SC) e pela TUHH (Hamburg-Alemanha), pós graduado em Tecnologia de Carnes pelo ITAL (Campinas-SP) e em Packaging Technology pela Universidade de Brunel (Londres- Inglaterra). Mestre em embalagens pela Michigan State University (East Lansing- EUA).
Realizou palestras no Brasil e exterior, sendo o único brasileiro a apresentar um trabalho técnico na conferência mundial da IAPRI/08 (International Association of Packaging Research Institutes) realizado em Bangkok (Tailândia).
Iniciou sua carreira na BASF (Ludwigshaven-Alemanha). Trabalhou por 14 anos na BRF, sendo destes 11 com embalagens celulósicas e poliméricas onde foi gerente de P&D embalagens. Após a fusão com a Sadia, foi responsável por estruturar a área de P&D Internacional e Contas Globais com equipes baseadas em 6 países diferentes, focadas em inovação e atendimento diferenciado a clientes.
Atualmente presta consultoria em embalagens e inovação para empresas do Brasil e EUA.
Glaucia Boner |
Sócia-diretora da Ideia Viva Inteligência Estratégica. É designer gráfica especializada em comunicação visual e embalagem, formada em Comunicação Visual, pela FAAP, e pós-graduada em Ciências do Consumo, pela ESPM.
Com mais de 25 anos de experiência na criação e estratégia de marcas e projetos de embalagens das mais diversas categorias de produto. Ministra workshops, palestras e cursos de design e embalagem. Recebeu Prêmio ABRE de Embalagens, em 2007, na categoria Design de Embalagens para Pequenas e Micro Empresas e Prêmio da Revista Embanews, em 2005, na categoria Família de Produtos..
Gustavo Greco |
Fundador e diretor de criação da Greco Design. Atua como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – PUC MG e também é diretor da ABEDESIGN. Foi jurado na categoria de Design no Red Dot Coomunication Awards (2014), Festival de Cannes (2013), no Prêmios Lusos (2013), na 10a Bienal Brasileira de Design Gráfico (2012), no Festival El Ojo de Iberoamerica (nas edições de 2013 e 2011) e iF Concept Award (2013). Sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG BRASIL) sendo destaque no ano de 2013. A empresa ainda contabiliza prêmios e figura em publicações nacionais e internacionais. Entre eles, nos últimos três anos, citam-se: Design Lions no Festival de Cannes (2013 e 2012), D&AD (2014), Grand Prix no Red Dot Design Award (2013 e 2012), iF Communication Award (2014 e 2013), El Ojo de Iberoamerica (2013 e 2012), London International Awards (2012), Prêmio e Menção na III Bienal Iberoamericana de Design (2012), Idea Brasil (2013, 2012 e 2011), How International Design Award (2012) e Print Magazine – “Creative and Commerce” (2011).
Juliane Wilmers |
Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de embalagens, iniciou sua carreira na indústria convertedora e atua na área técnica e estratégica de desenvolvimento de produtos e embalagens. Já desenvolveu importantes projetos para a Nestlé, Cadbury-Adams, Kraft Foods, Aventis, Philip Morris e Souza Cruz, entre outras empresas de grande porte na América Latina.
Há dez anos trabalha em uma empresa de bens de consumo, Kimberly-Clark que está focada em produtos de higiene pessoal e familiar, e atualmente lidera o processo regional de desenvolvimento das embalagens utilizadas nos produtos para a América Latina para as marcas Kleenex®, Scott®, Neve® e também participa de projetos globais na área de sustentabilidade e embalagem.
Karen Cesar |
Fundou a RedBandana em 1997, em seu quarto aos 22 anos de idade e atua até hoje como CEO e Diretora de criação. Diretora de Criação atendendo clientes como: L'Oréal Paris, Log-In Logística Intermodal, Essilor, Sofitel, Diageo, Pernod Ricard, Ellus, Merck, Instituto Beleza Natural, Instituto Rio Moda, Pupila Material Ótico, entre outros. A RedBandana tem prêmios como: POPAI, ABP, Werner Klatt e Top de RH.
Está no mercado de comunicação desde 1991 em agências de design, publicidade e produtoras de vídeo. Formada em design gráfico pela UniverCidade, ganhou bolsa como aluna destaque no curso para especialização em Design Gráfico e Publicidade na School of Visual Arts de New York em 1995. Tem MBA em Marketing pelo Centro Universitário da Cidade – Rio de Janeiro. Em 2010 sua proposta de tese foi contemplada com bolsa de estudos para o MBA Executivo da Berlin School of Creative Leadership com aulas ministradas em Berlim, Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio e Xangai.
Professora do curso de Design e de Publicidade da UniverCidade de 1996 a 2013 e professora da pós graduação em Webdesign da PUC-Rio desde 2006. Professora coordenadora do Instituto de Artes Visuais da UniverCidade de 2004 a 2013. Colaboradora do Instituto Rio Moda e da ABP Moda.
Palestrante no Festival de Criatividade Cannes Lions 2012 - Módulo Berlin School of Creative Leadership; palestrante no 1° Seminário de Economia Criativa da FGV; palestrante nas duas edições da Brazil Design Week – evento promovido pela Abedesign e APEX; palestrante no IAG da PUC-Rio; palestrante na ESPM-Rio; palestrante em evento realizado pela Petrobras para a equipe de gestão das lojas de conveniência. Matérias publicadas em revistas como Mundo Marketing, portal Alshop e outros veículos direcionados aos executivos de marketing e design. Entrevistada em programas de rádio sobre marketing e negócios como Marketeria da Sul America Paradiso e Band News.
Atualiza-se constantemente em eventos como Cannes Lions – Festival Internacional de Publicidade na França; Global Shop – Feira e Congresso Internacional sobre ponto-de-venda em Chicago – EUA; eventos nacionais com Brazil Design Week. Exibe os projetos da Red Bandana em eventos como PDV no marketing Mix promovido pelo POPAI, Brazil Design Week; Galerias e Faculdades do segmento. Participa de rodadas de negócios promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.
Laércio Romeiro |
Leticia Castro |
Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE Centro Universitário. Graduada em design de produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997 e especialista em Administração com ênfase em Marketing pela FAE Business School em 2002. Atualmente é Diretora Executiva do Centro Brasil Design (CBD) onde desempenha atividades relacionadas à promoção do design no Brasil, ministra cursos e workshops e participa de júris e conselhos de design. Atua há 13 anos nas áreas de gestão do design, design estratégico, design thinking e polícias públicas.
Ludger Tamaoki |
Designer graduado pela PUC-PR e sócio-fundador da Brainbox Design Estratégico, onde atua como Diretor de Projetos Especiais e responde pela área de Packaging. Apaixonado por embalagens desde a infância, é palestrante e já teve seu trabalho reconhecido por importantes premiações nacionais e internacionais, como o iF Communication Design Award, considerado o Oscar do Design mundial.
Manoel Müller |
Manoel Müller, administrador de empresas pela FGV, sócio diretor da Müller Camacho Design e Comunicação, fundador e 1º presidente da ABEDESIGN, eleito duas vezes Profissional do Ano - 2006 e 2008.
Marco Périco |
Graduado em Desenho Industrial pela Faculdade Belas Artes de SP e pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Possuo 23 anos de experiência na área de Desenvolvimento de Embalagem (Boticário, Prodesign, Ibratec, Boehringer Ingelheim, Cimed, Bayer e Eli Lilly).
Atribuições:
Maria Helena Resnitzky |
Consultora na área de desenvolvimento de embalagens na empresa MHS GLOBAL. Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Embalagem, Pesquisa & Desenvolvimento, Inovação e Marketing, atuando em grandes empresas como Klabin, Unilever, Bunge Alimentos e Du Pont do Brasil, com responsabilidades abrangentes e em âmbito América Latina.
Atuação de dez anos no Centro de Tecnologia de Embalagens do Instituto de Tecnologia de Alimentos (CETEA –ITAL), desenvolvendo pesquisas, projetos e cursos nas áreas de Embalagens e Alimentos.
Sólida vivência em projetos de desenvolvimento de novas embalagens e sistemas de embalagens, segundo parâmetros de Inovação, Qualidade e Custos compatíveis às estratégias empresariais.
Atuação em desenvolvimento de mercado, lançamento de novos produtos para mercado doméstico, institucional, interno e externo, vendas industriais e marketingB2B.
Atividades docentes em cursos de graduação e especialização (UNIANCHIETA, CREUPI e FATEB).
Amplo Networkingna área de Embalagem, englobando usuários, fornecedores, universidades e institutos de pesquisas.
Mariana Hardy |
Mariana Hardy, graduou-se em arquitetura e urbanismo pela UFMG em 1998. Em seguida, fundou a Vitamina D, empresa de design. Em 2000, mudou-se para Nova York onde cursou a Parsons The New School for Design e a School of Visual Arts. Durante este período, trabalhou na Pentagram e na Slover and Company. Após sua volta ao Brasil, em 2004, criou a Hardy Design, agência de design na qual é sócia de Cynthia Massote e que desenvolve desde identidades corporativas e projetos editoriais, a projetos de design aplicado ao ambiente digital e design 3D, como sinalização e embalagens.
Recentemente, assumiu a diretoria de criação do núcleo de design de Inhotim onde cuida do desenvolvimento de novos produtos.
Mario Narita |
Formação:
Formado em Publicidade e Propaganda pela USP; bolsista do curso de Embalagens pela Japan Package Design e atualmente cursando o MBA Creative Leadership da Berlin School.
Experiência Profissional:
Palestra Internacional
FUSE – Design & Culture - USA
Mario Pallares |
Sócio fundador e diretor de projetos da Matriz Escritório de Desenho, empresa especializada no desenvolvimento e desenho de marcas e embalagens para o mercado de bens de consumo. Formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, atua há 18 anos dirigindo projetos de Design para algumas das maiores empresas de consumo do Brasil e do Mundo. Entre elas: Unilever, Reckitt Benckiser, Nivea, Melitta, Nissin, Hypermarcas, Alpargatas, Boticário e Basf.
Em 2004 criou a Matriz Desenvolvedora, uma divisão de negócios especializada em desenvolver projetos de estratégia de marca e design para pequenas e médias empresas nacionais.
Marta Cardoso |
Publicitária formada pela Faculdade Armando Álvares Penteado, com curso de especialização em Design Gráfico na School of Visual Arts - NY.
Iniciou sua carreira na DM9 em 1989, passando pela Seragini, DPZ e Young & Rubicam.
Em 1997, abriu com três sócios a MAZZ DESIGN, de onde saiu para abrir a PANDE em dezembro de 2002.
Antes da PANDE atendeu e criou para clientes como: Grupo Pão de Açúcar, Seagram, Unilever, Pullman, Ambev, Quaker e Café Bom Dia, entre outros.
Responde na PANDE pela área de criação.
Eleita designer do ano 2005 pela Revista ABOUT.
Mirelle Soares |
Engenheira de Alimentos, pós graduada em Engenharia de Embalagens pela Mauá e Michigan State University. Trabalhando com o Sistema Embalagem a mais de 10 anos em diferentes segmentos de mercado, tais como: farmacêutico, alimentício, cosmético, limpeza e bebidas dentre outros. Desenvolvendo projetos e processos nas áreas técnica e comercial. Também ministrante de cursos, palestras e workshops sobre Tecnologia de Embalagens e assuntos correlatos.
Olinda Miranda |
Olinda Miranda – Atualmente é Consultora nas áreas Técnica, Comercial e de Gestão e Professora de Cursos de Especialização e Pós-Graduação. Tem 28 anos de experiência no seguimento de embalagens flexíveis, tendo iniciado sua carreira na área de Desenvolvimento de Produtos nas empresas Toga (atual Bemis), Koppol Filmes (atual Vitopel) e Alcan. Em 1998 assumiu a Gerência Comercial da Alcan Packaging Mauá com enfoque em produtos globais, em 2001 a Gerência de Suprimentos, onde foi responsável pela introdução no Brasil da estratégia global de aquisição e negociação de matérias-primas, em 2004 a Gerência de Serviços Técnicos e Inovações da Alcan Packaging Mauá & Diadema e em 2010 assumiu a Diretoria Técnica da Inapel Embalagens Ltda. É Engenheira Química pela Faculdade de Engenharia Industrial– FEI, possui MBA pela Alcan Inc e diversos cursos de especialização nas áreas técnica, liderança corporativa, gestão de pessoas, financeira e comércio exterior.
Patricia Amaral |
Paulo Oliva |
É arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1974, com especialização em 1983 em Design Gráfico e de Produto, com atuação profissional e docente ao longo dos últimos 35 anos.
Atuou em São Paulo, entre os anos de 1980 a 1986, como Consultor e Designer em empresas e indústrias de expressão no centro-sul, com destaque para a Brastemp, onde foi Gerente de Desenvolvimento de Produto, CONTIBRASIL, ITAUTEC e Fundação SEADE e da ACD.
Como professor, em São Paulo, foi responsável pela cadeira de Projeto de Produto, no Curso Superior de Desenho Industrial, da Universidade Mackenzie, de 1982 a 1985.
Em Recife, de 1993 a 1996, ministrou a Cadeira de Gerencia de Produto – Relação Marketing/Design, no Curso de Pós Graduação em Marketing da UPE.
Sócio fundador da OLIVA Design (www.olivadesign.com.br), desde 1980 até esta data, assessora projetos dentro das áreas de especialidade do Design, onde se destacam como clientes o Ministério da Previdência e Assistência Social, CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, VITARELLA, TAMBAÚ Alimentos, LEBOM, PROCENGE, PAN CRISTAL, FRANGOIANO, SOCÔCO, ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Camarão.
Diretor da Novo Meio Ltda., desde 1995, assessora projetos das áreas de Acessibilidade, onde se destacam a idealização e realização de três edições do Workshop de Acessibilidade em Recife (2006, 2007 e 2008) e projetos de Acessibilidade para a Sede e Edifício do COS da Chesf – Cia Hidro Elétrica do São Francisco, entre outros. Desenvolve, também, a comercialização de peças especiais para ambientes acessíveis para a Caixa Econômica, INSS e o Banco do Brasil.
Premiado no Concurso Philips – Lâmpada “Baloon” com o Projeto Linha Múltipla com o primeiro Prêmio de Design, na 3ª Bienal de Design de Pernambuco, com o Prêmio de Sinalização, com o projeto de Sinalização Ambiental da CHESF e dois produtos idealizados e projetados, a carteira escolar de papelão ondulado e os bancos para eventos em papelão, escolhidos para participar da mostra na Bienal de Design de Curitiba.
No biênio 2002/2003, exerceu o cargo de Presidente da APD-PE - Associação dos Profissionais de Design de Pernambuco.
No biênio 2010/2014 é Diretor da SPPE – Sociedade Pernambucana de Planejamento Empresarial.
Em 2011/2014 é o Diretor Regional do Capítulo Pernambucano da ABEDESIGN – Associação Brasileira das Empresas de Design.
Peterson Sironi |
Formado em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie e em Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes, Peterson coleciona menções honrosas e prêmios recebidos por trabalhos em que participou, como os prêmios Max Feffer, Popai e Abre. Integrante da Pande desde 2005, teve experiências profissionais anteriores nas agências Motivare Mkt, Unidade Design e Frontier Internet Services, entre outras.
Renato Wakimoto |
Formado em Engenharia Mecânica e Processamento de dados, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Concluiu MBA pela Fundação Dom Cabral e pós-MBA pela Kellogg University.
Iniciou sua carreira na Natura Cosméticos, onde trabalhou em diversos departamentos, tais como: Engenharia, Fabrica e Desenvolvimento de Embalagens. Atualmente trabalha na J&J, onde ingressou ha 7 anos. Iniciou sua carreira nesta empresa em São Jose dos Campos, e após três anos foi transferido para os EUA. Há um ano regressou ao Brasil e atualmente é responsável pelos departamentos de Engenharia e Embalagem na America Latina, e responsável global por Sustentabilidade para estas duas áreas.
Ricardo Leite |
É carioca, designer e sócio-diretor de criação da Crama Design Estratégico, atualmente uma das maiores agências de design do Brasil, com unidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Realiza projetos para clientes como: Oi, Vale, GloboNews, H.Stern, AVON, IRB Brasil RE, Ipiranga, entre outras, com o destaque recente para a criação da marca Rio 450 anos.
Faz parte do Grupo Consultivo de Design da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Membro do Conselho da ABEDESIGN – Associação da Empresas de Design desde 2007. Foi Coordenador regional Rio da ADG/Brasil – Associação dos Designers Gráficos entre 2002 e 2006.
Tem participado como palestrante e/ou expositor em eventos no Brasil e no exterior, assim como recebeu prêmios nacionais e internacionais ao longo de seus mais de 30 anos de carreira.
Professor da Faculdade Rio Branco – MBA Branding, Gestão de Marcas, disciplinas Identidade Visual de Marcas e Design de Ambientes. Professor na Miami AD School / ESPM, disciplina Branding. Foi professor no Centro Universitário da Cidade entre 1991 e 2012.
Tem diversos projetos registrados em livros e publicações brasileiras e internacionais. Autor dos livros: Ver é Compreender, o design como ferramenta estratégica de negócio, prêmio Jabuti como melhor livro brasileiro na categoria Comunicação e Arte; e Ziraldo em Cartaz, onde analisa o design de cartazes realizados pelo famoso artista brasileiro.
Rodrigo Buldrini |
Especializado em Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes e Design (2005) e anteriormente, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, em 1998.
Atualmente, sou diretor de arte na revista Época Negócios, da editora Globo, onde coordeno o projeto impresso (revista e especiais) e digital (iPad e produção multimídia). Antes disso passei 2 anos em Portugal como Editor-Executivo de Arte do Diário de Notícias - Madeira, onde participei da implantação do novo projeto gráfico e editorial do jornal. Anteriormente, aqui no Brasil, trabalhei na Folha de São Paulo (1999 a 2007), no Núcleo de Revistas da Folha, inicialmente como Designer do Guia da Folha e Revista da Folha e nos últimos dois anos como Editor de Arte do Guia. Neste período, fiz 2 projetos gráficos para o Guia da Folha e inúmeros outros projetos especiais para o Núcleo. No início de carreira (1992 a 1997), comecei como Assistente de Produção e Designer no estúdio de fotografia publicitária J.C. Buldrini Prod. Fotográficas e logo depois passei a atuar como free-lancer em agências de publicidade como a Cia. de Idéias e a Kisar & Dias.
Principais prêmios:
Rodrigo Costabeber |
Com mais de 14 anos de atuação na área de design, Rodrigo Costabeber já desenvolveu projetos para grandes marcas como Unilever, Pepsico, Nestlé, Cargill Foods, Adria Alimentos, Unimed, Mondelez, Moët Honessey, Bayer, Danone e kimberly-Clark.
Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UFSM-RS, técnico em Produção Gráfica pelo Instituto Dom Calabria de Verona-Itália e pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM-SP.
Palestrou e ministrou workshops em instituições como ESPM, Universidade do Estado do Pará, Univesidade Federal de Santa Maria-RS, FATEA-SP e Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Na B+G desde 2002, coordenou o núcleo de criação em cases de branding, packaging, wayfinding e merchandising para o mercado brasileiro e também em outros países da América Latina, Europa e Oriente Médio.
Atualmente Costabeber divide com Luis Bartolomei e Ludovic Dapoigny a direção da CBA B+G como VP de Criação e Head Designer.
Rodrigo Madalosso Wielecosseles |
Rodrigo Madalosso Wielecosseles, Engenheiro Químico pela UFSC e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Foi Engenheiro de Desenvolvimento de Embalagens na Perdigão e na Sadia e pesquisador na Petrobras e também foi responsável pelo Desenvolvimento de Embalagens na Danone e no Grupo Boticário. Hoje atua como responsável por Desenvolvimento de Produtos na Categoria de Cabelo, Banho, Datas Comemorativas e Acessórios no Grupo Boticário
Ronald Nossig |
Patrocínio
Media Partner
Conselho de Jurados
Apoio Especial
Apoio