Módulo Embalagem
Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.
Embalagem de Alimentos Doces
Troféu Copa do Mundo da FIFA 2014
Vencedor Prata: FutureBrand
www.futurebrand.com
Design: FutureBrand
Convertedor: 43 S/A Gráfica e Editora / Emplal / Graffo Paranaense de Embalagens / Klabin / Flux Soluções em Imagem
Brand owner: Chocolates Garoto
Desafios:
Embalagem/produto desenvolvidos para o período da Páscoa
• Fazer do Chocolate Garoto o ícone da marca na Copa (já que a Garoto foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2014 no Brasil)
• A taça teria que encantar e conquistar também os consumidores não adeptos de ovos de chocolate
• Adaptar a marca na embalagem ao guide da FIFA
Resultados:
A embalagem, semelhante a uma caixa de boneca, permitiu ao consumidor a perfeita visualização e contato com o chocolate. A janela na embalagem expõe a taça inteira, gerando desejo e valorizando o produto. Em um mercado dominado pelo formato ovo no período da Páscoa, a réplica em chocolate inovou e se destacou nos pontos de venda como item gifting. Essa foi a primeira vez que o troféu ganhou uma réplica de chocolate ao leite.
Embalagem de Alimentos Salgados
Parmesão Faixa Azul
Vencedor Prata: Vigor
www.vigoralimentos.com.br
Design: Oficina Design Up!
Convertedor: Flexopack
Brand owner: Vigor
Desafios:
• Romper com os conceitos no grafismo, na praticidade do consumo e na estética/funcionalidade da embalagem atual, inovando na categoria de queijos e na própria forma de consumo do produto na embalagem, atendendo a necessidade do consumidor
• Desenvolver uma nova estrutura com maior rigidez e opacidade para minimizar o impacto visual do óleo caracteristico dos queijos parmesão, sem esconder o produto, característica fundamental sinalizada pelo consumidor
Resultados:
• Estrutura em multicamadas com barreira a gás e vapor d´água
• Camada externa em PET MATE com impressão interna em flexografia em alta resolução
• Áreas não impressas da embalagem possuem opacidade controlada para minimizar a visualização do óleo que o queijo parmesão libera durante o seu shelf life
• Na parte superior da embalagem foi adicionado um sistema de fácil abertura e zipper para refechamento da embalagem, permitindo o consumo parcial do produto e agregando inovação e conveniência
Embalagem de Bebidas Não Alcoólicas
Vigor Actilife
Vencedor Prata: Tetra Pak
www.tetrapak.com
Design: M Design
Convertedor: Tetra Pak
Brand owner: Vigor
Desafios:
Inovar, por meio da embalagem, na categoria de produtos saudáveis
Resultados:
O Vigor Actilife foi o primeiro produto no mundo a utilizar esse tipo de embalagem de 100 ml, com a exclusiva abertura chamada “Lokka”. Além disso, o Vigor Actilife é o primeiro leite fermentado em embalagem cartonada refrigerada do mercado brasileiro. A abertura é fácil de puxar e com o gargalo elevado, a embalagem proporciona uma experiência diferenciada e agradável para beber o produto de uma só vez.
A linha Actilife não obteve investimento de mídia no seu lançamento e a embalagem foi a responsável pelo sucesso do produto no PDV.
Embalagem de Bebidas Alcoólicas
Smirnoff Ice Aluminum Bottle
Vencedor Prata: Rexam BCSA
www.rexam.com
Convertedor: Rexam BCSA
Brand owner: Diageo
Desafios:
Trazer para o Brasil as garrafas de alumínio conhecidas como Fusion
Capturar novos mercados e conquistar um novo público, diferente dos principais consumidores da bebida - jovens e adultos, entre 18 e 35 anos
Resultados:
As garrafas de alumínio são produzidas no mesmo processo de fabricação de uma lata e possuem impressão em HD, que garante imagens mais nítidas para o rótulo do produto. A garrafa de alumínio oferece uma nova experiencia para o consumidor.
Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais
Lenços Umedecidos J&J
Vencedor Prata: CCL Label
www.ccllabel.com.br
Design: Prodesign
Convertedor: Inapel Embalagens
Brand owner: Johnson & Johnson
Desafios:
Tradicional marca de cosméticos para bebês, a J&J registrava um alto nível de reclamações em sua linha de lenços umedecidos, Johnson´s Baby. Devido a dificuldade de abertura e identificação da etiqueta abre e fecha transparente, muitas vezes a embalagem era danificada, comprometendo a qualidade do produto. O desafio era desenvolver uma nova etiqueta com estrutura mais rígida, porém sem impacto no custo do produto, na linha de envase e no sistema de rotulagem.
Resultados:
Após um ano de estudos, foi possível desenvolver a nova estrutura tri-laminada para os lenços umedecidos. Mais rígida e resistente, de fácil abertura e identificação, as etiquetas receberam impressão em rotogravura e flexografia. Graças a junção de PP Branco, Poliéster e PP Transparente, a etiqueta passou de 62µ para 170µ de espessura e duas facas de corte foram necessárias para o acabamento. A embalagem flexível também passou por mudanças, reduzindo a gramatura de 86,3g/m2 para 72,8g/m2
Embalagem de Perfumes
Fragrância Make B. de O Boticário
Vencedor Prata: O Boticário
www.grupoboticario.com.br
Design: Lumen Design
Convertedor: SGD / MWV / Albéa Group / Antilhas
Brand owner: O Boticário
Desafios:
• Desenvolver uma embalagem para fragrância inspirada na linha de maquiagem Make B. de O Boticário
• Transformar a fragrância Make B. em uma verdadeira jóia, com sinergia conceitual entre as demais embalagens já existentes da linha de maquiagem e capaz de se transformar e se adequar a cada estação e tendência de moda
Resultados:
• Sinergia conceitual da embalagem da fragrância com as demais embalagens da linha de maquiagem já existente
• Embalagem com possibilidades de decorações por diversos processos, para acompanhar as tendências de moda e receber grafismos de acordo com as coleções da maquiagem
• Processo produtivo automatizado para a colagem do cristal no ombro do frasco
Embalagem de Food Service, Delivery e Take Away
Stand Up Pouch Retort para Food Service
Vencedor Prata: Bemis Latin America
www.bemis.com
Convertedor: Tradbor / Bemis Latin America
Brand owner: Fugini
Desafios:
Desenvolver uma embalagem retort ao mesmo tempo econômica, prática e segura, para o setor de Food Service
Resultados:
O stand up pouch de 37g é mais leve que as embalagens tradicionais considerando os mesmos 3 kg de produto embalado
Embalagem premiada no DuPont Awards 2014
Embalagem de Produtos em Geral
Purina Proplan
Vencedor Prata: CBA B+G
www.cba-bmaisg.com
Design: CBA B+G
Convertedor: Incoplast / Dow
Brand owner: Nestlé Purina
Desafios:
Criar uma identidade que expressasse a nova oferta do portfólio de produtos, focado nos momentos da vida dos cães, sem perder a conexão com os atuais consumidores e introduzindo emoção em uma linguagem visual predominantemente tecnológica/científica.
Resultados:
• Manutenção do preto como cor de conexão da marca
• Simplificação dos ícones explicando de forma didática os benefícios do alimento
• Sistema fecha fácil que garante o frescor do produto permitindo ótimo armazenamento
• Soldas laterais deixaram as embalagens mais estruturadas, beneficiando a exposição na gôndola
• O resultado das renovações já se refletiu em um aumento de 10% em vendas logo após o lançamento, em outubro de 2013
Embalagem de MPEs (micro e pequenas empresas)
Pão de Queijo Topfood Gourmet
Vencedor Prata: Topfood Alimentos
www.topfoodalimentos.com.br
Design: Indústria da Imagem Design
Convertedor: Fideli Pack
Brand owner: TopFood Alimentos
Desafios:
• Desenvolver uma embalagem que não se limitasse ao convencional, buscando uma identidade com o conceito do principal ingrediente do produto: o queijo
• Explorar o conceito gourmet, demonstrando ao consumidor que o produto possui diferenciais de qualidade superior
• Possibilitar que a marca fosse introduzida no mercado de forma atraente e com boa visibilidade, para que pudesse fazer frente ao vasto mercado de pães de queijo
Resultados:
• Utilização do referencial da forma de uma fatia de queijo para criar uma relação com o principal ingrediente do produto (o queijo)
• A montagem da embalagem cria uma diferenciação no PDV
• As cores dão clareza e distinção ao produto diante dos concorrentes do mercado gourmet, por não utilizar a mesma paleta característica, chamando a atenção tanto na primeira compra quanto na recompra
Embalagem Promocional
Livro - Make B. Barroco Tropical
Vencedor Prata: Brainbox Design Estratégico
www.brainboxdesign.com.br
Design: Brainbox Design Estratégico
Convertedor: Ótima Gráfica
Brand owner: O Boticário
Desafios:
Lançar um kit especial da coleção Make B. Barroco Tropical com quatro itens de maquiagem.
O maior desafio de produção deste projeto foi a diferenciação de substrato entre caixa, capa e miolo do livro. O substrato da caixa e da capa foram impressos em pantone e substrato brilhante e o miolo todo impresso em substrato fosco e CMYK. Fazer o comparativo de um pantone dourado com CMYK em substrato foi o maior desafio para toda equipe de designers e produtores gráficos envolvidos.
Resultados:
A ideia foi trazer um livro com citações inspiradoras de dois grandes nomes do circuito fashion do país e dar a oportunidade do consumidor usar a maquiagem de uma forma diferente, fazendo ilustrações no papel e colocando a memória de seus looks. Com isso surgiu o “Caderno de Preciosidades que Inspiram – histórias ilustradas de moda e beleza com Fernando Torquatto e Ronaldo Fraga”,
A estética de colagem, de trabalho artesanal e de exagero, mistura fotos com interferências da
maquiagem e faz com que o produto pareça o diário ou o caderno de alguém.
Embalagem de Família de Produtos
Ploc Off Pipó
Vencedor Prata: Brasilata
www.brasilata.com.br
Convertedor: CSN / Brasilata
Brand owner: Pipó Comércio de Alimentos Gourmet
Desafios:
Diante do crescimento no número de consumidores para produtos gourmet como a Pipó, o mercado demandava inovações nas embalagens e que tivesse um forte apelo visual nas gôndolas.
A Pipó buscava uma embalagem para seus produtos que mantivessem suas propriedades organolépticas originais por mais tempo e também que assegurasse a conservação da composição destes produtos.
Resultados:
A embalagem combina resistência e vedação com a flexibilidade da tampa plástica, contribuindo para que Pipó seja uma deliciosa opção de presente.
Módulo Design Gráfico
Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.
Design Gráfico de Alimentos Doces
Kibon Light
Vencedor Prata: Usina Escritório de Desenho
www.usinadesenho.com.br
Design: Usina Escritório de Desenho
Convertedor: Huhtamaki Brasil
Brand owner: Unilever Brasil
Desafios:
• Redesenho da marca e identidade visual de Kibon Light
• Oferecer descontração para um produto light
• Trazer elementos de leveza, diversão e sabor em um mundo de restrições, dietas e regimes
Resultados:
Uma embalagem irreverente, onde o light não significa restrição e sim a liberdade de poder consumir um sorvete com baixas calorias que te entrega sabor e prazer.
Design de Gráfico de Alimentos Salgados
nat. Linha Festa
Vencedor Prata: B.Pró Agência de Comunicação
www.bpro.com.br
Design: B.Pró Agência de Comunicação
Convertedor: Videplast
Brand owner: Agrogen
Desafios:
Lançar um novo produto de uma marca ainda nova, a nat. Alimentos, fazendo frente a produtos já consolidados no mercado
Resultados:
• Adaptação de tecnologias e processos já existentes viabilizaram os custos do projeto.
• Alta qualidade de impressão manteve os aspectos atrativos da fotografia do produto preparado.
• Layout diferenciado com informações claras e destacadas, de fácil leitura.
• Material resistente e baixa deformação estendeu a comunicação da marca além do PDV.
• A soma de todos os atributos buscados no desenvolvimento do projeto, permitiram um grande destaque em relação as marcas concorrentes.
Design Gráfico de Bebidas Não Alcoólicas
Latas Decoradas Twinings
Vencedor Prata: CBA B+G
www.cba-bmaisg.com
Design: CBA B+G
Convertedor: Aro
Brand owner: AB Brasil
Desafios:
Twinings é uma importante marca de chás e infusões da Inglaterra. Em sua chegada ao Brasil foi necessário um planejamento para que a marca pudesse transmitir uma imagem mais jovem. Mais que uma adaptação das embalagens para o português, o desafio era representar as sensações e os sabores dos chás e infusões, em uma embalagem com design mais moderno e ‘descolado’ sem perder a tradição que a marca carrega.
Resultados:
Essa foi a 1ª vez que a Twinings produziu as latas no Brasil. Além de preservar o aroma e as propriedades do chá, as embalagens causaram um grande impacto no ponto de venda e ajudaram no entendimento da diferença entre chá e infusão, atraindo novos consumidores à experimentação.
As estampas com um visual clássico e moderno estimularam os consumidores a colecioná-las, aproximando-os da marca que mesmo no novo formato, manteve sua imagem de tradição e superioridade.
Design Gráfico de Bebidas Alcoólicas
Devassa Bem Loura Rio eu te amo
Vencedor Prata: Brasil Kirin
www.brasilkirin.com.br
Design: Brasil Kirin
Convertedor: Rexam
Brand owner: Brasil Kirin
Desafios:
A Devassa á patrocinadora do movimento #RIOEUTEAMO, uma plataforma que visa realizar e incentivar gestos de amor pela cidade maravilhosa. A principal iniciativa da marca para homenagear o projeto foi desenvolver latas temáticas da cerveja na embalagem 350 ml comemorativa ao projeto onde contracenasse os principais pontos turístico da cidade sendo uma embalagem com tecnologia inovadora e que ao mesmo tempo fosse um item de coleção e um diferencial na gôndola do ponto de venda.
Resultados:
As latas utilizam a tecnologia Editions Super Premium (sistema de impressão em que é possível imprimir diretamente em linha de produção de forma aleatória imagens diferentes) com fotos, com acabamento fosco. São sete latas que possuem as letras da marca DEVASSA (cada lata uma letra) e cada uma delas com uma homenagem à cidade maravilhosa com imagens e paisagens que retratam o Rio de Janeiro e a vida do carioca.
O lançamento da linha temática gerou mídia espontânea para a marca em veículos importantes (exemplo: Exame). As embalagens foram as protagonistas da marca no carnaval do Rio de Janeiro.
Design Gráfico de Família de Produtos
O Boticário – Intense Pop Colors
Vencedor Prata: Brainbox Design Estratégico
www.brainboxdesign.com.br
Design: Brainbox Design Estratégico
Convertedor: Gráfica Gonçalves
Brand owner: O Boticário
Desafios:
Criar uma linha de maquiagens para agradar as jovens mulheres que não abrem mão da praticidade na hora de mudar o visual.
Resultados:
O conceito gráfico das embalagens de Intense Pop Colors não só foi inspirado na explosão de cores da nova coleção como também se utilizou dessas cores no design da cartucharia, criando um visual ousado e marcante.
O projeto obteve um design tão marcante que foi publicado no mais famoso site de referências de embalagem do mundo, The Die Line e convidado a participar do relatório de tendências “Global Innovation Report” produzido pela GDR Creative Intelligence.
Design Gráfico – Redesign de Alimentos e Bebidas
Linha FIT Refresco
Vencedor Prata: Design Absoluto
www.designabsoluto.com.br
Design: Design Absoluto
Convertedor: Embalagens Flexíveis Diadema
Brand owner: Ajinomoto
Desafios:
• A linha FIT de refrescos precisava mudar seu posicionamento a fim de aumentar sua base de consumidores, bem como a frequência de consumo.
• Criação do conceito de comunicação de embalagem para a linha com o objetivo de aumentar a relevância da marca perante os consumidores, gerar appetite appeal, transmitir o sabor intenso da fruta e gerar proximidade com o universo jovem, feminino e urbano.
Resultados:
A mudança nas embalagens da linha de FIT tirou a marca do lugar comum, trouxe inovação e destaque no PDV. Apresentou uma clara distinção entre as variedades de sabor, com destaque para o appetite appeal que ressalta o sabor intenso da fruta.
A técnica de impressão é rotogravura, com no máximo 8 cores. E o filme é laminado com alumínio.
Design Gráfico – Redesign de Produtos em Geral
QUASAR - Novo design estrutural
Vencedor Prata: Narita Design
www.naritadesign.com.br
Design: Narita Design
Convertedor: Wheaton
Brand owner: O Boticário
Desafios:
Além dos produtos importados, novas marcas surgiram deixando o setor direcionado à classe C extremamente competitivo. Assim, Quasar necessitava de uma revitalização imediata visando manter e despertar a atenção dos fiéis e novos exigentes consumidores.
Resultados:
Um novo frasco que integra corpo e tampa em um único elemento visual, denotando refrescância do vidro com a modernidade da válvula automática, criaram uma peça de design que reflete os desejos e anseios do consumidor brasileiro.
Design Gráfico – Produtos em Geral
Purina Revena
Vencedor Prata: CBA B+G
www.cba-bmaisg.com
Design: CBA B+G
Convertedor: Zaraplast
Brand owner: Nestlé Purina
Desafios:
Unir dados de workshops e pesquisas Nielsen, a fim de criar nome, identidade, assinatura e comunicação para uma marca inédita, apoiada na tendência de humanização dos pets, com caráter 100% brasileiro no conceito e origem a partir dos valores e cultura nacionais.
Resultados:
• O azul escolhido como cor predominante atribui caráter a marca e a diferencia dos produtos concorrentes na gôndola
• Impressão em mate com 4 soldas, privilegia a exposição dos produtos
• REVENA é uma linha 100% brasileira, dirigida a um perfil de consumidores que quer dar o mesmo estilo de vida saudável que levam para seus cães
Módulo Design Estrutural
Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.
Design Estrutural – Forma
Cartucho Chicken Bits 300g - Tradicional e Crocante
Vencedor Prata: Brasilgrafica
www.brasilgrafica.com.br
Convertedor: Klabin / Brasilgrafica
Brand owner: BRF
Contextualização – desafios do projeto:
Desenvolver uma embalagem cuja contextualização era a de uma embalagem prática para ser degustada durante os festejos da Copa do Mundo FIFA 2014. Como o produto contém molho a embalagem deveria ter um fundo especial para evitar que esse vazasse no momento de consumo e ao mesmo tempo evitar furto no ponto de venda. E embalagem deveria ter um formato inovador e que se acomodasse bem na caixa de embarque para evitar despesas com frete.
Atributos / Diferenciais / Inovações:
Foi desenvolvida uma embalagem trapezoidal com fundo automático que se transforma em bandeja.
Os cartuchos foram impressos em conjunto e com 7 cores em cartão com resina resistente a gordura e/ou umidade e com verniz também resistente à umidade, de alto brilho. Aplicação de Braile e colagem diferenciada. Os mais de 1.200.000 cartuchos produzidos se esgotaram na 2ª semana de vendas
Design Estrutural – Funcionalidade
Purina Proplan
Vencedor Prata: Nestlé Brasil
www.nestle.com
Design: CBA B+G
Convertedor: Incoplast / Dow
Brand owner: Nestlé Brasil
Desafios:
Criar uma identidade que expressasse a nova oferta do portfólio de produtos, focado nos momentos da vida dos cães, sem perder a conexão com os atuais consumidores e introduzindo emoção em uma linguagem visual predominantemente tecnológica/científica.
Resultados:
• Manutenção do preto como cor de conexão da marca
• Simplificação dos ícones explicando de forma didática os benefícios do alimento
• Sistema fecha fácil que garante o frescor do produto permitindo ótimo armazenamento
• Soldas laterais deixaram as embalagens mais estruturadas, beneficiando a exposição na gôndola
• O resultado das renovações já se refletiu em um aumento de 10% em vendas logo após o lançamento, em outubro de 2013
Módulo Tecnologia de Materiais e Conversão
Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica, sustentabilidade, entre outros.
Tecnologia em Embalagens de Alimentos
Lançamento de Lay’s no Brasil
Vencedor Prata: Embalagens Flexíveis Diadema
www.efd.com.br
Convertedor: Embalagens Flexíveis Diadema
Brand owner: Pepsico
Desafios:
• Trazer para o Brasil a maior marca global da Pepsico: Lay’s
• Nova tecnologia de abertura fácil, substituindo o laser ou fitilho, sem prejudicar a eficiência produtiva
• Exposição no PDV inovadora para a categoria
• Funcionalidade e experiência de consumo: embalagem funcional agregando valor para o momento de consumo
Resultados:
• Diferenciação na categoria: inovação no sistema de abertura
• Funcionalidade – embalagem easy open (rasgo direcionado) sem utilização de pré corte a laser
• Ergonomia – após a abertura a embalagem fica em pé, como um recipiente, facilitando o consumo, sem que o consumidor tenha que segurar o bag
• Usabilidade – possibilidade de contínuos “rasgos” direcionados tornando a embalagem um recipiente que vai se adequando ao volume de produto durante o consumo
• Estrutura de alta barreira mantendo as propriedades organolépticas e de crocância prolongada do produto
Módulo Competitividade Internacional
Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.
Competitividade Internacional – Produtos para Exportação
Linha de Cafés Especiais de Origem - Regiões Brasileiras
Vencedor Prata: Baita Studio de Design Gráfico
www.baitastudio.com.br
Design: Baíta Studio de Design Gráfico
Convertedor: Santa Rosa Embalagens Flexíveis
Brand owner: Café do Centro
Desafios:
Destacar por meio das embalagens a importância do café para o Brasil
Resultados:
Foram escolhidas as 06 regiões brasileiras de maior destaque em cultivo de café e as texturas relacionadas a cada uma delas: Espírito Santo – Pátina; Cerrado Mineiro – Palha; Bahia – Renda; Paraná – Fuxico; Sul de Minas – Chita; Mogiana – Ladrilho Hidráulico. O resultado foi a criação de uma linha ao mesmo tempo delicada e diferenciada que traz de forma inusitada a tradição brasileira no cultivo de café.
Módulo Marketing
Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.
Marketing – Estratégia de Comunicação
Troféu de Chocolate da Copa do Mundo da FIFA 2014
Vencedor Prata: Chocolates Garoto
www.garoto.com.br
Design: FutureBrand
Convertedor: 43 S/A Gráfica e Editora / Emplal / Graffo Paranaense de Embalagens / Klabin / Flux Soluções em Imagem
Brand owner: Chocolates Garoto
Contextualização:
O mercado de chocolates é fortemente marcado pela Páscoa que movimenta mais de R$ 800 milhões em cerca de 45 dias e cresceu a uma média de 5% em valor nos últimos 5 anos. O Brasil é o 2º mercado do mundo em vendas no evento. Um dos segmentos que mais cresce no período é o de Gifting, que cresceu 23% no evento em 2013. Como a Copa do Mundo da FIFA 2014 foi realizada no Brasil e a Garoto foi uma das patrocinadoras do evento, tivemos a oportunidade de lançar o Troféu de Chocolate da Copa do Mundo da FIFA 2014TM, para o qual foi desenvolvido uma embalagem gifting com alto valor percebido que pudesse ser dado como um presente especial durante este período.
Os consumidores brasileiros que amam futebol e chocolate tiveram a oportunidade de levar para casa o “Troféu FIFA”, comemorando a realização da Copa do Mundo no Brasil. O desafio era fazer com que a folha de alumínio assumisse a forma do troféu, visto que o produto é envolvido manualmente. O molde da folha de alumínio foi desenhado perfeitamente com todos os detalhes de escultura para garantir a fidelidade ao troféu original, garantindo que o alumínio protegesse inclusive as parte pontiagudas, onde a folha é mais suscetível a ruptura. Na sequência foi aplicada a etiqueta em formato de tiras na base da taça, a qual tinha que estar bem alinhada para garantir a fidelidade em todos os detalhes. O blister de PET transparente e o cartucho foram desenhados para permitir que o produto seja levantado pela base, simulando o gesto da vitória após a conquista.
Módulo Especial
Sustentabilidade
Qualitá - Adesão ao Pacto Setorial de Simbologia de Reciclagem
Vencedor Prata: GPA
www.gpabr.com
Design: Havas / PA Publicidade
Brand owner: GPA
Desafios:
• O protagonismo do varejo é importante para a conscientização de toda a cadeia em • vários temas. Nesse projeto específico a utilização de simbologia padronizada, pactuada e presente nas Diretrizes de Rotulagem Ambiental é uma maneira de orientar a sociedade a destinar corretamente os resíduos sólidos.
• O simples ato do consumidor ajudará as Cooperativas na triagem e destinação dos resíduos de maneira assertiva. Projeto complementar ao de Postos de Entrega Voluntária presente em 253 lojas do Grupo.
O incentivo a outras empresas aderirem ao Pacto Setorial e contribuir na divulgação do símbolo padronizado.
Resultados:
Contribuir com o Acordo Setorial assinado pela ABRE e o Ministério do Meio Ambiente para a promoção da simbologia técnica de descarte seletivo foi um desafio aceito pelas Marcas Exclusivas do GPA. Entendendo o seu papel de protagonista mudamos mais de 1.350 artes de nossos produtos no último ano, um número recorde de adesão ao Programa da ABRE com um controle de faseamento de estoques para evitar descartes de embalagens desnecessários.
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