:: VENCEDORES BRONZE 2014



Módulo Embalagem

Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.

 

Embalagem de Alimentos Doces

Yogo Flan Batavo

Vencedor Bronze: BRF

www.brf-br.com

Design: A10

Convertedor: Bemis Latin America / Politampas / Flexoprint

Brand owner: BRF

 

Desafios:

• Lançar embalagem diferenciada para um produto diferenciado no mercado de lácteos: misto de iogurte/flan com calda

• Desenvolver embalagens que se adequassem às máquinas de envase já existentes em linha, porém com diferenciais em inovação para o produto final

 

Resultados:

Embalagem, em porção única, com calda separada do iogurte/flan, com a opção inédita de levar a calda ao microondas na própria embalagem, remetendo ao conceito de praticidade e inovação. O consumidor pode optar entre consumir calda quente ou fria e o produto desenformado como flan, ou consumir de colher como iogurte.

Copo e sobrecopo de Polipropileno, fabricado em processo de termoformagem. Sobrecopo com coloração translucida, de acordo com o sabor da calda. Copo decorado em rótulo termoencolhível PET, com excelente qualidade de impressão e diferenciação no ponto de venda. As dimensões, formato e maneira de utilização (desenformar/levar ao microondas) também são originais na categoria. O selo de alumínio protege o produto e orienta sobre o modo de preparo da calda.

 

 

Embalagem de Alimentos Salgados

Embalagem Resselável Sadia Soltíssimo

Vencedor Bronze: Bemis Latin America

www.bemis.com

Convertedor: Bemis Latin America

Brand owner: BRF

 

Desafios:

Fornecer frios fatiados em embalagem de abertura fácil e refechamento para que o consumidor tenha frios fatiados frescos, sem precisar transferi-los para outro recipiente para armazenagem

 

Resultados:

• Abertura facilitada

• Refechamento

• Inviolabilidade

• Hermeticidade, alta barreira: shelf-life estendido e produtos mais frescos por mais tempo

• Alta transparência e alta qualidade de impressão: destaque excepcional no PDV e • visibilidade total do produto

• Conveniência: dispensa o uso de utensílio para abrir a embalagem e dispensa a necessidade de transferir o produto para outro recipiente

• Redução: no uso materiais / de desperdício de alimentos / de resíduos e ganhos de produção

 

 

Embalagem de Bebidas Não Alcoólicas

Clever Caps - tampas de reuso

Vencedor Bronze: Clever Pack

www.cleverpack.com.br

Design: Clever Pack

Convertedor: Bauen Plásticos

Brand owner: Águas Petrópolis Paulista

 

Desafios:

Desenvolver embalagem alternativa à reciclagem, incorporando a função do reuso, porém:

• não acrescentar etapas na fabricação da tampa ou no envase

• compatibilidade com o gargalo mais usado no mundo (PCO1881)

• usar as mesmas matérias-primas das tampas convencionais

• não ter que modificar a embalagem secundária

• não acrescentar custos na logística

• ser compatível com blocos de montar de mercado

 

Resultados:

As tampas passam a ter uma segunda função além de fechar as garrafas (reuso)

Tampas compatíveis com 45 bilhões de blocos de montar existentes no mercado

 

 

Embalagem de Bebidas Alcoólicas

Edição limitada Smirnoff BeAudacious

Vencedor Bronze: FutureBrand

www.futurebrand.com

Design: FutureBrand

Convertedor: Fermolde Moldes e Embalagens

Brand owner: Diageo

 

 

Desafios do projeto:

Desenvolver uma garrafa com destaque e relevância, de edição limitada, em um cenário dominado por marcas conhecidas e embalagens inovadoras.

 

Resultados:

Desenvolvimento de um molde de acrílico para colocar a garrafa de cabeça para baixo, invertendo também seu rótulo,   crinado-se assim, uma interrupção visual inovadora para o consumidor com um produto de embalagem transgressora (alinhada com seu novo posicionamento global) nas gôndolas.

Tiragem limitada de 55.000 unidades que foram esgotadas nos primeiros meses de comercialização.

 

 

 

Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais

Shampoo Ben 10 Ice 300ml

Vencedor Bronze: Biotropic Cosmética

www.biotropic.com.br 

Design: VY2 Studio Design

Convertedor: Zeviplast / Indústria de Plásticos Cária / CCL Label

Brand owner: Biotropic Cosmética

 

Desafios:

Criar uma embalagem que representasse  bem o personagem e que fosse atrativa  e divertida para o público-alvo (meninos a partir de 2 anos de idade). Além de lúdica, a embalagem teria que ser viável em termos de produção e oferecer praticidade no manuseio e segurança na hora do uso diário, tanto pela mãe, quanto pela própria criança.

 

Resultados:

• Diferenciação na categoria: frasco no formato do braço usando o relógio

• Facilidade no envase e rótulo: o formato dos dedos retos no punho fechado faz com que o frasco fique em pé com a tampa voltada para cima permitindo o envase do produto e a aplicação do sleeve

• Nesse projeto não houve “inovação tecnológica”, mas sim criatividade e conhecimento técnico, o que proporcionou ao produto uma embalagem diferenciada com baixo custo de fabricação e com excelente produtividade

 

 

 

Embalagem de Perfumes

O Boticário – Capricho Street & Glam

Vencedor Bronze: Brainbox Design Estratégico

www.brainboxdesign.com.br 

Design: Brainbox Design Estratégico

Convertedor: SGD / Gráfica Gonçalves

Brand owner: O Boticário

 

Desafios:

Traduzir, nas embalagens, dois universos das adolescentes: momentos do dia a dia e ocasiões especiais

 

Resultados:

Foram criadas 2 fragrâncias, a fragrância Glam, para ocasiões especiais, possui um shape similar a um salto, decoração elegante e um cartucho com acabamentos metalizados. Já a fragrância Street, para os momentos do dia a dia, traz a maior inovação da coleção: uma borracha na base do frasco foi especialmente desenvolvida para simular o solado de um tênis.

 

 

Embalagem de Food Service, Delivery e Take Away

Embalagem Combo Deliciosamente Juntos - RIO2

Vencedor Bronze: Brasilgrafica

www.brasilgrafica.com.br 

Design: Casa Rex

Convertedor: Suzano Papel e Celulose / Agfa Graphics / Brasilgrafica

Brand owner: Burger King

 

Desafios:

Criação do design estrutural e impressão de uma embalagem que comportasse produtos para Pais e Filhos, que tivesse uma interatividade e a opção do consumo no restaurante ou que fossem levadas para consumo posterior.

 

Resultados:

• Elaboração de uma faca especial que permitiu a impressão frente e verso da embalagem

• Desafios técnicos para viabilização do projeto: impressão 6 cores frente  + 5 cores verso, com tintas e vernizes atóxicos e inodoros especiais para contato com alimentos

• Novos materiais utilizados: cartão de alta gramatura

• Novas técnicas de impressão: utilização de retícula de terceira geração

• Ganhos em processos produtivos: colagem feita em máquina

 

Sucesso nos restaurantes, a embalagem teve a previsão de vendas de 2 meses (item promocional) esgotada nos primeiros 15 dias promoção.

 

 

Embalagem de Produtos em Geral

ValveBag/Strip

Vencedor Bronze: Imballaggio

www.imballaggio.com.br

Design: i10as

Convertedor: Imballaggio

Brand owner: Ingredion Brasil

 

Desafios:

Desenvolver embalagem composta de plástico e papel que pudesse ser separada antes da entrada nas salas limpas dos clientes e que mantivesse sua estanqueidade até a utilização final para um fabricante de insumos para indústrias alimentícias e farmacêuticas.

 

Resultados:

Produção de embalagem de papel multifolhada valvulada que possui internamente uma embalagem de polietileno valvulada lacrável após enchimento e que para ter o seu conteúdo utilizado em salas limpas de produção, basta o rompimento das linhas de fitilho (strip), para separar a sacaria plástica estanque, do invólucro externo de papel, mantendo a inocuidade do conteúdo, do processo de produção e facilitando a segregação para reciclagem dos materiais.

 

 

Embalagem de MPEs (micro e pequenas empresas)

Bombons Gelados Mais Yogo

Vencedor Bronze: Obah Design

www.obahdesign.com.br

Design: Obah Design

Convertedor: Rona Editora

Brand owner: Mais Yogo

 

 

Desafios:

Lançar uma embalagem para  linha  bombons de sorvete da + Yogo Chef que refletisse os conceitos do tradicional bombom recheado só que na forma gelada de sorvete.

Por ser uma fábrica artesanal havia a limitação de custo e produção.

 

 

Resultados:

Fazendo o uso de um cartonado com faca exclusiva e de fácil aplicação, foi trabalhada uma arte com características gourmet, conferindo toques de sofisticação e elegância ao projeto. A caixa tem a forma inusitada de uma cesta que envolve os bombons com recheios e coberturas sortidos. Fontes, ilustrações muito próximas ao produto real expressam a exclusividade das embalagens. Internamente os bombons são envoltos pelo tradicional papel manteiga.

Por meio de um projeto pautado em pesquisas, estratégias conceituais e desenvolvimento eficiente, a comunicação gráfica e a construção da embalagem posicionaram corretamente o produto no mercado e despertaram a curiosidade e o desejo de consumo por parte dos clientes. Além disso, as embalagens garantiram praticidade no armazenamento dos produtos e facilidade de manuseio pela MPE, que trabalha de forma totalmente artesanal.

 

 

Embalagem Promocional

Sales Kit Pudim de Caneca

Vencedor Bronze: Segmento Com&Design

www.segcom.com.br

Design: Segmento Com&Design

Convertedor: Gráfica Dinâmica

Brand owner: Dr. Oetker Brasil

 

Desafios:

Apresentar a linha de produtos Pudim de Caneca para o trade e para a imprensa realçando seu caráter mágico, dado que sua preparação é bastante rápida comparada a outras sobremesas do mercado.

 

Resultados:

O grande diferencial é a embalagem abrir-se quando a tampa é retirada e apresenta, ao mesmo tempo, os 4 produtos da linha para que a pessoa que a recebeu possa prová-los. A caneca personalizada reforça o conceito da linha e traz sofisticação à peça. O impacto visual é sem dúvida o ponto forte desse projeto.

 

 

 

Embalagem de Família de Produtos

Fibratto | Biscoito Integral

Vencedor Bronze: Letuca

www.letuca.com.br

Design: DesignMove

Convertedor: Gráfica MKM

Brand owner: Letuca

 

Desafios:

Desenvolver embalagens apropriadas para a conservação dos biscoitos Fibratto que são produzidos artesanalmente com ingredientes naturais e nutritivos, sem o uso de corantes ou conservantes. Os produtos eram comercializados principalmente a granel e em embalagens de 500g que não conservavam, preservavam e tampouco informavam adequadamente suas características diferenciadas.

 

Resultados:

Para preservar o sabor e a crocância dos biscoitos foram criados dois formatos de embalagens com porções adequadas para a rotina do consumidor. Um deles ideal para lanches entre refeições e o outro que rende até 7 porções. As caixas de triplex apresentam os benefícios e as recomendações de consumo. Cores e padronagens foram utilizadas para identificar os diversos produtos, visíveis pela janela recortada. O envelope de plástico possui uma faixa de adesivo reposicionável para abertura e fechamento durante o consumo.

Após o lançamento das novas embalagens, a empresa conquistou novos pontos de venda como empórios, supermercados, delicatessens e boutiques gourmets registrando um aumento de 140% na carteira de clientes e vendo seu faturamento crescer 40% em 2013 (com relação a 2012). Os resultados positivos também geraram mídia espontânea para a empresa.

 

 


Módulo Design Gráfico

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.

 

Design Gráfico de Alimentos Doces

Rocamboles Nutrella

Vencedor Bronze: Bendito Design

www.benditodesign.com.br

Design: Bendito Design

Convertedor: Mazda Embalagens

Brand owner: Bimbo do Brasil

 

Desafios:

Desdobramento de conceito gráfico e desenvolvimento de embalagens para os rocamboles Nutrella.

 

Resultados:

A embalagem reforça o posicionamento da marca: bem-humorado! Com um toque de simpatia e modernidade explora os atributos dos produtos de forma criativa. As cores e os patterns de fundo criam uma composição que transmite proximidade e afetividade e que reforça o sabor. A tipologia é especialmente despojada, tem uma despreocupação sutil, que conversa diretamente com sua consumidora: aquela mulher ativa e segura de si que vive de forma intensa, porém leve, sempre com uma pitada de bom humor.

 

 

Design Gráfico de Alimentos Salgados

Roots to Go

Vencedor Bronze: Spice Design

www.spice.com.br

Design: Spice Design

Convertedor: Allpack

Brand owner: KB Foods

Desafios:

Criar uma embalagem para lançar um novo produto no mercado nacional.

Expressar, por meio do design da embalagem, o verdadeiro sabor das riquezas da terra para pessoas que gostam de comer bem e que prezam pela saúde e bem-estar.

 

Resultados:

No mercado de snacks nacional Roots to Go se diferencia pela linguagem gráfica adotada. Irreverente, bem humorada foge da mesmice e apresenta um produto com valor agregado e saudável de forma descontraída e que vai ao encontro de um público mais exigente e seletivo. Por atender 2 mercados distintos com um só layout ganha-se em produção e logística.

 

 

Design Gráfico de Bebidas Não Alcoólicas

Vig Vigor

Vencedor Bronze: Vigor

www.vigoralimentos.com.br

Design: M Design

Convertedor: Tetra Pak

Brand owner: Vigor

 

Desafios:

Tornar a embalagem de refresco VIG mais atrativa para o público infantil. Para isso a Vigor licenciou os personagens do filme "MEU MALVADO FAVORITO 2"..

 

Resultados:

Alinhamento da linguagem visual da embalagem ao público alvo. As artes das embalagens ficaram mais coloridas, animadas e diferenciou-se bastante do concorrente no PDV gerando valor para marca e maior interesse das crianças.

 

 

Design Gráfico de Bebidas Alcoólicas

Lançamento Vinho do Porto Club des Sommeliers

Vencedor Bronze: Havas / PA Publicidade

www.havasworldwide.com

Design: Havas / PA Publicidade

Brand owner: GPA

 

Desafios:

Criação de rótulo para dois novos vinhos da linha Club des Sommeliers (Vinho do Porto Tawny e Ruby) que fosse alinhado e competitivo ao universo tradicional de Vinhos do Porto.

 

Resultados:

Os rótulos foram desenhados respeitando o perfil e as características dessa categoria. As letras serifadas, a aplicação de hot stamping, o brasão da casa de vinho portuguesa e o rótulo em preto conferem a imagem de um produto tradicional, de qualidade, com classe e robustez. Os vinhos Club des Sommeliers possuem um cartucho especial e exclusivo, adaptável a qualquer estrutura de garrafa e rótulo, que enriquecem ainda mais o conjunto da embalagem.

 

 

Design Gráfico de Família de Produtos

TRES - Grupo 3corações

Vencedor Bronze: Pande

www.pande.com.br

Design: Pande

Brand owner: Café Três Corações

 

Desafios:

Quando nossa equipe saiu às ruas de São Paulo em busca de insights para a criação de uma marca de bebidas quentes em cápsulas, foi o relacionamento entre cliente e marca que chamou a atenção. A experiência de tomar um café, é claro, passava pela eficiência do serviço e qualidade da bebida, mas acima de tudo representava um momento importante do dia, que precisava ser reconfortante e positivo. Como traduzir visualmente todas essas sensações e valores culturais associados ao café em uma marca?

 

Resultados:

Foi com base nessa premissa que foi criada a identidade visual de toda a linha, o nome e as embalagens da TRES, marca recém-lançada pelo Grupo 3Corações, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, e que inaugura a entrada da companhia no segmento de bebidas em cápsulas, um mercado extremamente promissor no país.

Foi desenvolvida uma embalagem com uma linguagem bem equilibrada, que transmite simplicidade, aconchego, sofisticação e que utiliza texturas e fotos de apresentação em ângulos inusitados para tornar o contato do público com o produto ainda mais marcante e confortável como o momento de tomar um bom café deve ser.

 

 

 

Design Gráfico – Redesign de Alimentos e Bebidas

Redesign Linha de Embalagens Produtos Taeq

Vencedor Bronze: Havas / PA Publicidade

www.havasworldwide.com

Design: Havas / PA Publicidade

Brand owner: GPA

 

Desafios:

• Criar uma identidade de linha Taeq que se mantivesse atraente e que atendesse às diversas categorias de produtos alimentares, estabelecendo um diálogo alinhado ao novo posicionamento da marca como provedora de energia vital para facilitar o alcance dos objetivos pessoais ligados à realização.

• Desenvolver uma linguagem própria que comunicasse os benefícios dos ingredientes, que são naturalmente saudáveis, bem como de seus atributos, com dicas de consumo.

• De janeiro a setembro de 2013, data do lançamento, foram finalizadas 250 embalagens com rígido acompanhamento do processo de substituição para evitar rupturas de produtos e evitar descarte dos materiais.

 

Resultados:

• A reformulação de todo o seu portfólio traz inovação com lançamentos de produtos adequados ao novo propósito, maior visibilidade de marca e um visual que reflete esse novo posicionamento.

• Um dos grandes diferenciais da linha Taeq é que ela não segue a linguagem gráfica da concorrência,tem personalidade própria. A presença da cor branca confere um visual único e moderno. Já outros elementos como ingredientes, appetite appeal e sugestões de consumo estão dispostos de forma mais solta e convidativa.

• De setembro a dezembro a linha de produtos Taeq garantiu um crescimento de 35% em vendas comparado aos meses anteriores, em função do tripé: campanha de comunicação (mídia impressa, TV, internet, materiais de PDV e CRM), lançamento de novos produtos e redesign das embalagens.

 

 

Design Gráfico – Redesign de Produtos em Geral

Purina Proplan

Vencedor Bronze: CBA B+G

www.cba-bmaisg.com

Design: CBA B+G

Convertedor: Incoplast / Dow

Brand owner: Nestlé Purina

 

Desafios:

Criar uma identidade que expressasse a nova oferta do portfólio de produtos, focado nos momentos da vida dos cães, sem perder a conexão com os atuais consumidores e introduzindo emoção em uma linguagem visual predominantemente tecnológica/científica.

 

Resultados:

• Manutenção do preto como cor de conexão da marca

• Simplificação dos ícones explicando de forma didática os benefícios do alimento

• Sistema fecha fácil que garante o frescor do produto permitindo ótimo armazenamento

• Soldas laterais deixaram as embalagens mais estruturadas, beneficiando a exposição na gôndola

• O resultado das renovações já se refletiu em um aumento de 10% em vendas logo após o lançamento, em outubro de 2013

 

 

Design Gráfico – Produtos em Geral

Palitos Premium Bambusa

Vencedor Bronze: Obah Design

www.obahdesign.com.br 

Design: Obah Design

Convertedor: Plastifica

Brand owner: Bambusa

 

Desafios:

• Desenvolver uma nova embalagem para definir a identidade visual da família de produtos gerados a partir de bambus. O projeto tinha como foco diferenciar os palitos em questão dos demais concorrentes, trazendo para o consumidor dados básicos e técnicos sobre o produto, bem como informações adicionais sobre seu processo de fabricação.

• Contextualizar um novo segmento - palitos de churrasco premium

 

Resultados:

Com o objetivo de destacar a qualidade do produto, além de lhe conferir maior notoriedade nas gôndolas, a embalagem desenvolvida para os Palitos Bambusa diferencia-se não só pela sofisticação, mas pela variedade e relevância das informações prestadas. Os materiais de produção são tradicionais, adaptados ao atual maquinário da empresa, porém, a impressão usa poucas cores e tem ótima qualidade em flexografia. Em pouco tempo no mercado, o projeto está abrindo rapidamente novos PDVs.

 

 


Módulo Design Estrutural

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.

 

Design Estrutural – Forma

Pão de Queijo Topfood Gourmet

Vencedor Bronze: Indústria da Imagem Design

www.industriadaimagem.com.br

Design: Indústria da Imagem Design

Convertedor: Fideli Pack

Brand owner: TopFood Alimentos

 

Desafios:

• Desenvolver uma embalagem que não se limitasse ao convencional, buscando uma identidade com o conceito do principal ingrediente do produto: o queijo

• Explorar o conceito gourmet, demonstrando ao consumidor que o produto possui diferenciais de qualidade superior

• Possibilitar que a marca fosse introduzida no mercado de forma atraente e com boa visibilidade, para que pudesse fazer frente ao vasto mercado de pães de queijo

 

Resultados:

• Utilização do referencial da forma de uma fatia de queijo para criar uma relação com o principal ingrediente do produto (o queijo)

• A montagem da embalagem cria uma diferenciação no PDV

• As cores dão clareza e distinção ao produto diante dos concorrentes do mercado gourmet, por não utilizar a mesma paleta característica, chamando a atenção tanto na primeira compra quanto na recompra

 

 

Design Estrutural – Funcionalidade

Skol Profissa / Engradado Skol 300ml Retornável

Vencedor Bronze: Questto|Nó

www.questtono.com.br

Design: Questto|Nó

Convertedor: Embatiba

Brand owner: Ambev

 

Desafios:

• Resgatar o hábito do brasileiro de retornar as garrafas de cerveja para os supermercados, pagando apenas pelo líquido.

• Desenvolver um produto resistente com o menor uso possível de material, para que os objetivos de custos fossem atingidos.

 

Além dos desafios naturais da mudança de hábito de compra, apesar de ser extremamente comum há cerca de vinte anos, movimentar vasilhames vazios, muitas vezes sujos, apenas em troca de um preço mais baixo não parecia ser suficiente para animar os consumidores habituados às latas e garrafas one-way (long neck).

 

 

 

Resultados:

Parte fundamental da estratégia, o engradado para as garrafinhas de 300 ml, foi desenvolvido para oferecer ao consumidor mais conforto no transporte e armazenamento, criando um ícone para esse sistema, parte de uma série, com diferentes graus de inovação e funcionalidade, que serão oferecidos aos consumidores num plano de médio prazo. A ideia é que os consumidores tenham em suas casas seu estoque de garrafas armazenadas de maneira organizada, de forma que o processo de levar de volta os vasilhames vazios não seja uma tarefa desagradável. Assim, o Skol Profissa, com sua primeira versão de engradado vem superando as expectativas de venda em auto-serviço, e também passou a ser oferecido em bares.

Durante o desenvolvimento, a geometria da peça foi explorada ao máximo para oferecer resistência, economia na matéria-prima e redução no peso. O Skol Profissa, projetado em polipropileno por sistema de injeção é extremamente leve e seguro para o transporte (possui duas alças laterais estruturadas). A facilidade para empilhar o produto também foi essencial, uma vez que possibilita empilhar engradados com cerveja e também vazios. Por fim, a aplicação da marca foi por meio de tampografia e o conjunto possibilitou uma peça com design bastante atraente para o consumidor e um preço final acessível.

 

 


Módulo Tecnologia de Materiais e Conversão

Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica, sustentabilidade, entre outros.

 

Tecnologia em Embalagens de Alimentos

Iogurte Vigor

Vencedor Bronze: Vigor

www.vigoralimentos.com.br

Design: M Design

Convertedor: Emplal

Brand owner: Vigor

 

Desafios:

Lançar nova tecnologia de impressão direta em flexografia em embalagens pré formadas com alta resolução como alternativa ao dry-offset.

 

Resultados:

Maior qualidade gráfica, permitiu utilizar artes mais elaboradas e com fotos realistas. Melhor visualização e impacto no ponto de venda. As vendas tiveram uma acrescimo de 4%.

A Vigor foi pioneira com este tipo de impressão no Brasil com o lançamento da linha do Vigor natural (7 SKU).

 

 


Módulo Competitividade Internacional

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.

 

Competitividade Internacional – Produtos para Exportação

Argila Amazônia

Vencedor Bronze: Brazilian Secrets Hair

www.braziliansecretshair.com.br

Design: Version-X

Convertedor: Litoband

Brand owner: Brazilian Secrets Hair

 

 

Desafios:

Apresentar uma embalagem de conceito natural e alto impacto que remetesse à natureza da Floresta Amazônica transmitindo uma sofisticação única.

Resultados:

São diferentes formatos de embalagem dentro de um case, para isso a embalagem foi projetada de forma que houvesse total segurança para não haver nenhuma avaria durante o transporte.
O kit se transforma em um display sofisticado e prático para uso no lavatório (local de aplicação).

A embalagem é apresentada em 4 idiomas sem poluir o visual não havendo a necessidade de um manuseio de etiquetas, pois devido a normas internacionais, deve-se inserir o texto no idioma do país em que o produto será comercializado.

 

 


Módulo Marketing

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.

 

Marketing – Estratégia de Comunicação

Aluminum Bottle

Vencedor Bronze: Coca-Cola Brasil

www.cocacolabrasil.com.br

Design: Tátil Design de Ideias

Brand owner: Coca-Cola Brasil

 

 

Contextualização:

 

Dentro da grande e ambiciosa plataforma de ativação para a Copa do Mundo 2014, a Coca-Cola promoveu, durante os meses de abril, maio e junho, o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA, percorrendo as 27 capitais do país e levando aos consumidores a experiência única de estar perto da Taça símbolo do campeonato mundial. Para celebrar esse momento e reconhecer os grandes campeões brasileiros, a ambição era poder oferecer uma nova, mais icônica e especial forma de beber Coca-Cola. E conseguimos através da Aluminum Bottle.

Essa embalagem traz a interessante união do Vintage e da Inovação. Mantendo o famoso formato Contour, ícone de Coca-Cola, apresentamos uma nova e moderna embalagem, feita em alumínio, de forma a entregar uma proposta de valor ainda mais premium para nossos consumidores, com uma experiência única na hora de consumir o produto. Além disso, a embalagem é pioneira em trazer inovação para a categoria, gerando grande diferenciação perante seus concorrentes.  A embalagem se coloca, ainda, a serviço da estratégia de marketing, indo além do papel do produto e trabalhando também como um souvenir de uma celebração especial e memorável como o Tour da Taça. Como resultados, devido a inovação que trouxemos à categoria, melhoramos nossas negociações com o trade,conquistando mais espaço nas lojas. O grande sucesso da embalagem pode ser percebido também por meio da alta repercursão positiva nas redes socias e da grande demanda pela embalagem no mercado, superando as expectativas.

 

 


Módulo Especial

 

Sustentabilidade

Johnson’s baby Shampoo

Vencedor Bronze: Johnson & Johnson

www.carinhoinspiracarinho.com.br

Design:  Prodesign

Convertedor: Amcor Rigid Plastics South America / Globalpet

Brand owner: Johnson & Johnson

 

Desafios:

Introduzir a resina pós-consumo na formulação direta do frasco, sem a utilização de camadas intermediárias como barreira, pois havia um preconceito ligado a contaminação e impurezas que poderiam prejudicar a imagem da marca perante o mercado.

 

Resultados:

• Inserção de 50% de resina PET nos frascos

• Redução de descarte de resíduos no meio ambiente e transformação de resíduos em resina

• Processo com maior eficiência no uso de água: processo de superlavagem, que demanda 280 ml de água a cada quilo de flake processado. Usualmente o mercado trabalha com um número entre 12 a 20L. Essa quantidade é conseguida através de um sistema de recuperação de água dentro do processo de reciclagem

• Adequações no molde foram realizadas para melhorar a performance e diminuir as perdas no envase e rotulagem

• No processo logístico foi realizado um processo de otimização de pedidos e entregas, reduzindo o número de emissão de notas fiscais e emissão de CO2 no meio ambiente, além de um trabalho de conscientização dos motoristas das empresas transportadoras sobre questões sociais ligadas à melhoria de vida de crianças, um dos pilares sociais apoiados pela empresa.

 

 

 

Patrocínio

 

 

 

 

Media Partner

 

 

 

 

 

Conselho de Jurados

 

 

 

 

 

Apoio Especial

 

 

 

 

 

Apoio

 

 

 


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