Designer de Produto formado pela faculdade Mackenzie/SP, com MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá e certificação em diversos cursos extracurriculares na área. Profissional com 15 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, de médio e grande porte. Conhecimentos em diversas áreas e/ou ramos, a saber: (i) alimentícia de Food Service, atuando no desenvolvimento de diversos tipos de embalagens e processos de impressão na empresa Bunge Alimentos; (ii) gráfica, desenvolvendo rótulos e etiquetas adesivas na Brady do Brasil, além da interface com a área produtiva através do acompanhamento de pedidos e fechamento de arquivos para produção nos mais diversos processos gráficos; (iii) eletroeletrônicos, com sólido conhecimento no desenvolvimento de novos produtos e atuando em conjunto com as áreas de Engenharia, Marketing e unidade fabril (Manaus) nas empresas CCE, Itautec-Philco e Gradiente Eletrônica. Desenvolvimento de produtos importados em escritório na China. Coordenação de equipe composta por arte finalistas, cotação e layouts. Atualmente alocado na área farmacêutica como Especialista em Inovação de Embalagens e Devices, na empresa Libbs Farmacêutica, pesquisando e desenvolvendo projetos inovadores para o mercado farmacêutico no Brasil.
Designer gráfico, formado em Comunicação Visual pela FAAP. Estabeleci minha carreira na Oz Design (2002 até o momento), onde desenvolvi trabalhos para marcas como Coca-Cola, Kimberly Clark, Ajinomoto, Brasil Kirin, Bonduelle, Danubio, Bauducco, Le Postiche, Baruel, SSA - São Salvador Alimentos, Wap e Unilever. Comecei como estágiario na área de criação, trabalhei com mockup e me tornei Arte Finalista. Coordenei a equipe de criação da Coca-Cola, responsável pela criação de embalagens e identidade visual.
Químico Industrial – PUC-PR – 1989; Engenheiro Químico – UEM-PR – 1994; MBA Administração de Empresas – UEM-PR – 1997; MBA Logística e Supply Chain Management – FGV-RJ – 2015; 20 anos de experiência no Sistema Coca-Cola em diversas áreas da cadeia produtiva, logística, projetos e operações industriais, equipamentos de mercado frio e, nos últimos 3 anos, em projetos relacionados à área de embalagens; Posição atual na Coca-Cola Brasil: Ger. de Comercialização de Embalagens, Tecnologias e Equipamentos de Mercado.
Designer, especialista em design estratégico, com 15 anos de experiência em projetos de branding e design. É sócio e diretor de criação da Abracadabra - consultoria que fundou em 2008 - com escritórios em Fortaleza e São Paulo. Sob sua direção criativa a Abracadabra recebeu nos últimos anos os prêmios IDEA Brasil (2014), Lusos (2014 / 2015), Red Dot Communication Awards (2014) e o iF Design Award 2015. Tem palestrado sobre temas como criatividade, branding e design thinking. Foi jurado da categoria design do prêmio El Ojo de Iberoamerica (2014). É também diretor de imagem da Associação Brasileira de Empresas de Design - ABEDESIGN.
Consultor de Inovação Tecnológica na BRF, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil e do Mundo. Formado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, com Pós Graduação e Mestrado em Tecnologia de Embalagens pela School of Packaging na Michigan State University. Possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos pela FUNCAMP. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).Possui 27 anos de experiência profissional, com atuação em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos, processos e sistemas de embalagens com foco em Novas Tecnologias, Sustentabilidade e Otimização de Recursos.
Diretor criativo e responsável pela área estratégica e novos negócios da ACDI branding . design. Formado em Comunicação com especialização em Cinema pela FAAP e pós-graduação em Gestão Empresarial. Foi responsável pela cadeira de mobiliário na pós-graduação do Instituto Europeu di Design – IED. Designer premiado pelo Idea Brasil, Senai-SP Excelence Design, Abimóvel. Seu nome está entre os designers que integram o acervo permanente da FIESP. Fundador do grupo 4innovation, que discute a inovação. Co-fundador do Grupo Design OK. Participa ativamente de projetos com o 3º setor.
Graduado em Engenharia de Alimentos na UNICAMP em 1974, graduado em Marketing pela FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS em 1987, com Mestrado em Food Science/ Packaging na RUTGERS UNIVERSITY, USA em 1979 e Doutorado na ESCOLA POLITÉCNICA -USP – Engenharia de Produção – 2003
É Coordenador e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Engenharia de Embalagem e Coordenador e professor da Engenharia de Produção no Instituto de Tecnologia Mauá, Socio Diretor da empresa Pack&Strat, empresa de engenharia e estratégia em embalagem.
Atuou em empresas como Unilever Best Foods, Bunge Goods, Copersucar, Refinações de Milho Brasil Ltda. e CETEA – ITAL.
Publicou vários artigos técnicos e foi co-autor de livros e manuais técnicos.
Profissional com 25 anos de experiência em Pesquisa & Desenvolvimento e Outsourcing atuando em empresas como PHILIPS, UNILEVER, KIMBERLY-CLARK, BERTIN e mais recentemente atuou como gerente sênior de desenvolvimento de novos fornecedores & inovação em embalagens para Marcas Exclusivas do GRUPO PÃO DE AÇUCAR. Professor do Núcleo de Estudos e Negócios da Embalagem da ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor do MBA de Marketing da Fundace USP Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia Mauá. Professor do Curso de Pós-Graduação na Sustentare Escola de Negócios de Joinville SC. Conselheiro da Associação Brasileira de Embalagem.Articulista em revistas e periódicos técnicos sobre inovação, desenvolvimento e gerenciamento de produtos e embalagens. Mestre em Administração pela Universidade IMES, Especialista em Administração Industrial na POLI-USP, em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA e graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC-SP.
Escolaridade:: Administrador de Empresas pela USP e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCAR.
Posições atuais: Gerente de Novos Negócios e de Sustentabilidade para o negócio de Embalagens da Dow América Latina; Coordenador do Comitê de Meio Ambiente da ABRE. Professor do Núcleo de Estudos da Embalagem na ESPM
Engenheira de Alimentos com Especialização em Engenharia de Processos com ênfase em Embalagens, ambas pela Escola de Engenharia Mauá.
15 anos de experiência com desenvolvimento de embalagens e gestão de projetos, passando por empresas tanto do ramo alimentício – Bunge e Nestlé, como cosmético – Nivea, Natura e Avon atualmente. Atualmente ocupando a posição de Gerente Sr de NPE&D na Avon Brasil.
Designer Gráfico. Técnica em Desenho de Comunicação pela ETE José Rocha Mendes. Bacharel em Programação Visual pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Brand Designer pela The Lisbon School of Design. Atua há catorze anos com experiência em design de embalagem, marca, identidade corporativa, comunicação visual e conceito ara novas propostas de comunicação e posicionamento de produtos, atendendo médias e grandes empresas. Há dois anos atua no SENAI-SP ajudando a desenvolver e reposicionar marcas e produtos de micro e pequenas empresas, contribuindo para o densevolvimento da indústria brasileira através do design.
Designer com experiência em gestão do design. Já trabalhou em quase todas as etapas de um processo projetual: criação, produção, relacionamento comercial e estratégico com o cliente, coordenação de projeto, de equipe de design e de equipe de atendimento.Atualmente divide seu tempo entre a Interbrand onde é gerente de operações e a ESPM onde é responsável pelas matérias de Projeto de Embalagem e Projeto Lúdico.
Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de embalagens, é Engenheira de Alimentos formada pela Unicamp e possui MBA em Marketing pela FIA e especialização em Gestão Empresarial pela FDC. É consultora de embalagens e representante comercial da Solupack Sistemas de Embalagens. Atuou também nas áreas de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Marketing em empresas nacionais e multinacionais em mercados B2C e B2B, como Bunge, Nestlé, J. Macêdo, Bestfoods, Bemis e Avery Dennison.
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda e especialização em Gestão Estratégica de Marketing. Com especialização em Gestão Estratégica de Marketing, Cynthia concluiu em 2008 o Mestrado Profissional em Administração com concentração em Internacionalização. Toda sua formação foi realizada na PUC Minas. Com mais de 20 anos de mercado, conhece os dois lados da moeda: já trabalhou tanto como anunciante quanto em agências de publicidade e design, atuando em Planejamento, Comunicação, Desenvolvimento de Canais de Distribuição e Produtos. Sua experiência de quase cinco anos no agitado mercado de telecomunicações foi fundamental para que adquirisse um profundo conhecimento em planejamento e gerenciamento de campanhas de comunicação, pesquisa, gestão de marcas, projetos de design e inteligência competitiva. Graças a seus conhecimentos sobre telefonia móvel, entrou para a publicidade para planejar para a conta da multinacional TIM na Giovanni, FCB no Rio de Janeiro em 2002. Nesta oportunidade ainda trabalhou para algumas das maiores marcas de produtos de consumo, serviços e varejo, como SC Johnson (Optimum, Raid, Gleid etc.) e Kraft Foods (Royal, Maguary, Club Social etc.), entre outras. Voltou a Belo Horizonte em 2003, para atender marcas como Telemig Celular, BH Shopping, Universidade Fumec, Ingleza, Ricardo Eletro, Santa Casa e Usiminas. Em 2007 Cynthia se associou à Hardy Design, onde assumiu o planejamento e a operação da empresa. Neste período a agência construiu um extenso portifólio com clientes como Inhotim, Água de Cheiro, BDMG-Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, Mineirão, Bananeira Filmes e Fundação Torino, entre outros. Além disso, foi destaque em vários concursos nacionais e internacionais com projetos de identidades corporativas, embalagem, sinalização e projetos editoriais, tendo sido premiada em 2014 com o Red Dot pelo projeto gráfico do álbum de Fernanda Takai "Na Medida do Impossível" na categoria Packaging. Em 2015 o mesmo projeto foi agraciado com o título de "Melhor Projeto Visual" no 26º Prêmio da Música Brasileira.De setembro de 2013 a outubro de 2014, Cynthia também foi diretora da ABEDESIGN em Minas Gerais.
Formada em Química pelo Instituto de Química da USP de São Carlos e Mestre em Geoquímica Ambiental pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. Atua como Pesquisadora Analítico-Tecnológica no Centro de Tecnologia de Embalagem do Instituto de Tecnologia de Alimentos desde 2007 na área de Embalagens Metálicas, desenvolvendo trabalhos nessa área auxiliando fabricantes e usuários a adequarem seus produtos de acordo com normas técnicas e outros requisitos ou no desenvolvimento de novos produtos. Profere palestras nos cursos oferecidos pelo Centro e coordena as atividades do laboratório de embalagens metálicas, atuando também como responsável da área de ensaios para certificação de utensílios domésticos metálicos pelo Inmetro.
Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de embalagens com experiência de mais de 25 anos na área, atuando em empresas como: BRF- Brasil Foods, Cargill, Bunge, PepsiCo e McDonald´s. Atualmente é o Gerente Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens para América Latina no McDonald´s. É graduado em Desenho Industrial pela FAAP, Técnico em Artes Gráficas pela escola SENAI Theobaldo De Nigris e pós-graduado em Processos Industriais com especialização em Embalagens pela Universidade Mauá.
Graduado em Engenharia Química pela Unicamp, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV-SP, pós-graduação em Marketing pela Uniso e especialização em Engenharia da Qualidade pela Unicamp e em Materiais Poliméricos pela UFSCar. Especialista em gestão e inovação de Embalagem, com mais de 20 anos de experiência gerenciando a área de Embalagem para grandes multinacionais de alimentos e bebidas como Nestlé, Pepsico e Quaker. Ampla experiência internacional com Gerente de Embalagem na América Latina, tendo também gerenciado projetos na Europa e na Ásia. Expert em desenvolvimento de materiais e gestão de projetos de inovação, melhoria de performance e redução de custos, tendo atuado também em liderança de time de embalagem, adequação organizacional, desenvolvimento de pessoas em implementação de plano estratégico de inovação, com o foco em agregar valor ao produto, aumentar rentabilidde e encantar o consumidor/cliente.
Técnico em Artes Gráficas, Licenciado em Ciências e Bacharel em Química pela Universidade de Guarulhos, Pós Graduado em Gestão da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especializado em Produção Gráfica pelo Training Centre for Graphic Arts em Chemnitz – Alemanha e mestrando em Engenharia Mecânica - materiais e processos de fabricação na Unicamp. Diretor da Escola SENAI Barueri, professor e consultor em diversas empresas nas áreas de flexografia e rotogravura, professor no curso de Pós graduação em Engenharia de Embalagens do Instituto Mauá de Tecnologia e atuou em empresas como Editora Abril e Van Leer Embalagens Industriais.
50 anos, formado em publicidade na PUCC, pós graduado em Administração de Marketing pela ESPM e especializado em Marketing Industrial pelo Instituto de Marketing Industrial, está no segmento de embalagens há 30 anos, em agências de publicidade, indústrias de consumo e fabricantes de embalagens. Foi Gerente de Marketing Corporativo na MWV/Rigesa (atual WestRock), onde trabalhou por 21 anos, nas áreas de Desenvolvimento de Produtos, Novos Mercados, Marketing e Inteligência de Mercado. Na ABRE integrou o Conselho Representativo, a posição de Embaixador e Consultor de Embalagens no Projeto Embala Brasil/APEX. Atualmente é colaborador na ABRE e compõe a equipe estratégica da Integralle Consultoria e Gestão de Negócios.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Trabalhou por 10 anos na Unilever, onde acumulou experiência em Trade Marketing e Brand Development. Em 2004 associou-se à Team Créatif para abrir o escritório brasileiro da consultoria, no qual é responsável pela área de Planejamento Estratégico.
Ao longo dos últimos 10 anos liderou projetos de Branding, Posicionamento e Arquitetura de Marcas para marcas de empresas renomadas como Sadia, Mondelez, General Mills, Pepsico e Unilever, entre outros.
Diretor de Design de Experiência. Formado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, Filipe, mais conhecido como Foz, estudou Arte Publicitária e Ilustração na Escola Panamericana de Arte de São Paulo. Desde 2002 na Ana Couto Branding, é hoje diretor e sócio, sendo responsável pelo Foco de Experiência do escritório, criando projetos de embalagem, ponto de venda, merchandising, ambientação corporativa, ambientação de varejo e design de produto. Já desenvolveu projetos para diversos clientes, como Itaú Unibanco, Coca-Cola, Procter & Gamble, AES Brasil, Metrô Rio e Claro, entre outros. Foz também dá aula de Experiência de Marca na Miami AD School, em São Paulo.
Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens com experiência de mais de 15 anos na área, atuando em empresas como: Grupo Boticário, L´Oréal, ALPLA e Hypermarcas. Atualmente é o Gerente Executivo de Desenvolvimento de Embalagens na Hypermarcas. É graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Paulista, Técnico em Metalurgia e Tecnologia em Polímeros pela escola SENAI e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
Designer, formado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem mais de 25 anos de experiência profissional, atuando no gerenciamento e gestão de projetos de embalagens para empresas de diversos setores industriais, tais como, bebidas, alimentos, higiene pessoal, cosméticos, produtos químicos etc. Desde 1989 é sócio diretor da HERBERT PERMAN DESIGN, agência de design total sediada em Recife e com atuação em vários estados da região nordeste.
Iniciou sua carreira na indústria aos 17 anos de idade pela sua formação profissionalizante em técnico de alimentos (Videira-SC). Formado em Engenharia Química pela UFSC (Florianópolis-SC), fez parte do primeiro grupo do Brasil a participar do programa de Graduação Sanduíche, desenvolvido pela CAPES-DAAD, cursando um ano dos estudos na TUHH - Universidade Técnica de Hamburg-Harburg (Hamburgo-Alemanha). Na oportunidade também realizou projetos de pesquisa na matriz da BASF (Ludwigshafen- Alemanha).
Especialista em Tecnologia da Carne pelo ITAL (Campinas, SP), também concluiu pós graduação em “Packaging Technology” pela Brunel University (Londres- Inglaterra) e mestrado em “Packaging” pela Michigan State University (East Lansing- EUA). Em 1998 foi o único brasileiro a apresentar um trabalho técnico na conferência mundial da IAPRI – International Association of Packaging Research Institute em Bangkok – Tailândia.
Trabalhou por 15 anos na BRF onde iniciou como estagiário. Foi gerente executivo de P&D Embalagens, sendo que durante o processo de fusão entre Perdigão e Sadia foi responsável por conceber e implementar uma nova área de P&D focada no mercado internacional e contas globais (McDonald’s, Subway, YUM!,dentre outros). Nesta função liderou uma equipe composta por 5 nacionalidades e baseada em 7 países diferentes cuja função era entender profundamente as particularidades e necessidades de cada mercado para desenvolvimento assertivo de produtos.
Atualmente atua como empreendedor e consultor focado nas áreas de embalagens e inovação, auxiliando empresas do Brasil, EUA e Japão a expandirem seus negócios.
Graduado em Engenharia e Desenho Industrial pela UFRJ, tendo se especializado em gestão de desenvolvimento pela EAESP/FGV. Fundou a Chelles & Hayashi com sua parceira Romy em 1994, e é atualmente responsável pela divisão de design industrial e desenvolvimento técnico de embalagens. Tem atuado nas áreas de cosméticos e cuidados pessoais, com foco em inovação, viabilização e sustentabilidade.
Fundador e diretor de criação da Greco Design. Atua como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – PUC MG e também é diretor da ABEDESIGN. Foi jurado na categoria de Design no IF Design Award (2015), D&AD (2015), Red Dot Coomunication Awards (2014), Festival de Cannes (2013), no Prêmios Lusos (2015, 2014 e 2013), na 10a Bienal Brasileira de Design Gráfico (2012), no Festival El Ojo de Iberoamerica (nas edições de 2013 e 2011) e iF Concept Award (2015 e 2013). Sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG BRASIL) sendo destaque no ano de 2013. A empresa ainda contabiliza prêmios e figura em publicações nacionais e internacionais. Entre eles, nos últimos três anos, citam-se: Design Lions no Festival de Cannes (2013 e 2012), D&AD (2014), Grand Prix no Red Dot Design Award (2013 e 2012), iF Communication Award (2015, 2014 e 2013), El Ojo de Iberoamerica (2013 e 2012), London International Awards (2012), Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño (2014 e 2012), Idea Brasil (2014, 2013, 2012 e 2011), How International Design Award (2012) e Print Magazine – “Creative and Commerce” (2011).
À frente da Casa Rex, seu estúdio com sedes em São Paulo e Londres, Gustavo Piqueira é um dos mais premiados designers gráficos do país, com mais de 300 prêmios internacionais. Sua área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo até projetos experimentais, como ilustração, tipografia e objetos, passando por projetos editoriais, de identidade visual e ambientação.Como autor, já publicou 15 livros de sua autoria sobre temas diversos, todos marcados pela livre experimentação de texto, imagem e design. Seus mais recentes projetos incluem o misto de imagens reais e ensaios fictícios, Iconografia Paulistana (WMF Martins Fontes/2012); Clichês Brasileiros (Ateliê Editorial/2013), narrativa visual que conta a história do Brasil por meio de antigos clichês tipográficos; Seu Azul (Lote 42/2013), espécie de ‘livro-performance’ devido à areia que reveste sua capa e solta-se durante a leitura; ; e Mateus, Marcos, Lucas e João (EDUSP/2014) mistura de ficção, história e design em releitura que traz a Bíblia medieval para o século 21.
Em dezembro de 2008, Isabel Sobral ingressou na FutureBrand São Paulo, sede brasileira da consultoria global de branding do grupo Interpublic de marketing e comunicação. Desde então, já gerenciou diversos projetos de identidade visual e embalagens para clientes como Nestlé, Garoto e AMBEV entre outros. Nos últimos 2 anos passou a atuar como diretora da área de Brand Design, liderando um time que desenvolve projetos estratégicos para marcas voltadas para o consumo, com grande foco em embalagens. Antes, passou pela A10 Design, BrandGroup, Ogilvy (NY), Promon*IP, e Zuppa Design – escritório do qual foi Sócia-Diretora por sete anos e onde desenvolveu projetos para Amor aos Pedaços, Banco Real, Grupo Pão de Açúcar, Janssen Cilag, Sabesp e WTorre, entre outros. Isabel formou-se em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Nos anos em que morou em Nova York, estudou design gráfico, web design e fotografia, na Parsons New School for Design e na School of Visual Arts (SVA).
Formada em Artes Gráficas pela escola Theobaldo de Nigris, graduada em Design de Embalagens pela Anhembi Morumbi e pós graduada em Engenharia de Embalagens pela Mauá. Atua na área de embalagens há mais de 17 anos, tendo iniciado a carreira na indústria convertedora e atuado na área técnica e estratégica de desenvolvimento de produtos e embalagens. Atualmente na área de Procurement, leva conhecimento técnico às negociações regionais. Já desenvolveu importantes projetos para Nestlé, Cadbury-Adams, Kraft Foods, Aventis, Philip Morris, entre outras empresas de grande porte na América Latina. Há mais de 10 anos trabalha na Kimberly-Clark, empresa de bens de consumo focada em produtos de higiene pessoal e familiar. Atuou na liderança do processo regional de desenvolvimento das embalagens utilizadas nos produtos para a América Latina para as marcas Kleenex®, Scott® e Neve®. Também participa de projetos globais na área de sustentabilidade e embalagens. Atualmente na área de Procurement América Latina, apoia estrategicamente as negociações entre os principais stakeholders regionais e globais das categorias de personal e family care da Kimberly-Clark.
Fundou a Image Nation Artes Ltda. (RedBandana) em 1997 e atua como presidente. Formada em Design gráfico pela Univer Cidade, ganhou bolsa como aluna destaque no curso para especialização em Design Gráfico e Publicidade na School of Visual Arts de New York. Tem MBA em Marketing pelo Centro Universitário da Cidade – Rio de Janeiro. Em 2010 sua proposta de tese foi contemplada com bolsa de estudos para o MBA Executivo Global da Berlin School of Creative Leadership - Escola de Inovação da Universidade de Steinbeis na Alemanha, com aulas ministradas em Berlim, Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio e Xangai, conclusão do curso em 2012. Atua no mercado de comunicação desde 1991 começou em agências de design, publicidade e produtoras de vídeo. Professora da pós graduação em Webdesign da PUC-Rio desde 2006. Foi professora do curso de Design e de Publicidade do Centro Universitário da Cidade de 1996 a 2013 e coordenadora adjunta do Instituto de Artes Visuais da Univer Cidade de 2001 a 2013, com outros cinco profissionais. Palestrante no módulo Cannes Creative Leaders da Berlin School of Creative Leadership no Festival Cannes Lions em 2012, Palestrante na Semana de Criatividade da ESPM Rio em 2012, Palestrante no Primeiro Seminário Internacional de Economia Criativa promovida pela Fundação Getúlio Vargas em Outubro de 2011, Palestrante em eventos como Brazil Design Week promovido pela Abedesign com o apoio da APEX em 2008 e 2009. Palestrante do IAG da PUC-Rio em 2008. Palestrante na ESPM-Rio 2006. Palestrante em evento realizado pela Petrobras para a equipe de gestão das lojas de conveniência BR em 2001. Matérias publicadas em revistas como Mundo Marketing, portal Alshop e outros veículos direcionados aos executivos de marketing e design. Entrevistada em programas de rádio sobre marketing e negócios como Marketeria da Sul America Paradiso e Band News. Participou como delegada no Festival Internacional de Criatividade – Cannes Lions em Cannes – França em 2009, 2010, 2011 e 2012 com o apoio da Abedesign e da APEX. Participou como congressista da feira e congresso Internacional sobre Ponto-de-venda , o Global Shop 2008 em Chicago – EUA. Diretora de Relações Institucionais da Abedesign Colaboradora e apoiadora do Instituto Rio Moda e da Associação Brasileira de Profissionais da Moda.
Pesquisador Sênior do Grupo de Prevenção Poluição da POLI em projetos de ACV em parceria com a PETROBRAS. Consultor Sênior em projetos de sustentabilidade corporativa na área de rotulagem ambiental, estudos de ciclo de vida e indicadores de sustentabilidade com enfase ambiental. 15 anos de experiência em tecnologia de processo de polímeros, coatings, qualidade industrial, desenvolvimento de fornecedores na indústria automobilística, química e em centro de pesquisa. 4 Anos como Lead Auditor IS0 9000 e IS0 14001 Auditor Ambiental pelo IEMAS como Auditor Especialista de 1a, 2a e 3a parte em Certificadoras e Consultoria. Engenheiro Bolsista da Fundação KRUPP na Alemanha em empresas de autopeças, de tintas e instituto de pesquisas (DIK de Hannover, Hünber Gummi de Kassel). Professor convidado do curso Pós Graduação de Tecnologia e Produção de Embalagens do SENAI/SP e Professor Membro do PECE – Programa de Educação Continuada da POLI na área ambiental; Graduado em Química Industrial, Mestre em Engenharia de Materiais na área de Polímeros pela UFSCAR. Membro da diretoria de ABCV – Associação Brasileiro de Ciclo de Vida.
Mestre em Tecnologia de Alimentos e Engenheira de Alimentos pela FEA/UNICAMP. Pesquisadora sênior do Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA, do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL. Mais de 30 anos de experiência em embalagens plásticas. Especialista em desempenho mecânico, interação química embalagem/produto, caracterização e identificação de materiais plásticos e sistemas de fechamento de embalagens plásticas para alimentos, bebidas, cosméticos, produtos de higiene e limpeza. Publicou vários livros e artigos sobre embalagens plásticas. Participação em Comissões de Estudo da ABNT. Professora convidada do Curso de Pós-graduação em Engenharia de Embalagem do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT.
Diretora Executiva do Centro Brasil Design, onde desempenha atividades relacionadas à promoção do design no Brasil, ministra cursos e workshops e participa ainda de júris e conselhos de design, entre eles do IF Concept Design Award e do Conselho Temático de Política Industrial, Inovação e Design da FIEP. Graduada em Design de Produto pela PUC-PR, atua há quatorze anos nas áreas de gestão do design, design estratégico, design thinking e políticas públicas, tendo sido convidada para dar palestras sobre esses temas em várias cidades brasileiras. É ainda Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE e especialista em Administração com ênfase em Marketing pela mesma instituição.
Designer graduado pela PUCPR e sócio-fundador da Brainbox Design Estratégico, onde atua como Diretor de Inovação e Embalagem. Nos últimos 10 anos, criou projetos para importantes marcas como Tyson Foods do Brasil, O Boticário, Docol, Condor Indústria, Limagrain Guerra do Brasil, Angelus, Hebron, La Violetera. Tem trabalhos reconhecidos por premiações internacionais e nacionais, como iF Communication Design Award, IDEA/Brasil, EmbalagemMarca – Grandes Cases de Embalagem, e foi vencedor nacional do inédito Prêmio Veuve Clicquot Re-creation – Edição Mailbox, quando participou, na França, como finalista da etapa internacional. Apaixonado por embalagens desde a infância, é palestrante, foi jurado do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira em 2013 e 2014 e participa ativamente das principais feiras e eventos da área.
Formada pela ESPM, atua na área de marketing e produtos há 17 anos. Consolidou sua carreira nos departamentos de marketing nos grupos alemães Heidelberg e MAN Group, onde atuou por 8 anos. Após este período, viveu dois anos no exterior e voltando ao Brasil ingressou na M Design. Desde 2010 dirige a área de Atendimento e Negócios da Narita Design & Strategy. A experiência como cliente e como atendimento em design contribui para uma visão macro e estratégica dos projetos, além de reforçar o relacionamento entre as partes.
Sócio-diretor da Müller Camacho Design e Comunicação, Administrador de Empresas pela FGV, fundador e primeiro presidente da ABEDESIGN (2006 a 2010). Eleito Profissional de Design do Ano de 2006 e Profissional de Embalagem do Ano em 2010.
Química Industrial com mestrado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP. É pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo desde 1985, tendo trabalhado anteriormente em empresa fabricante de embalagem (Toga). Foi professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, no curso de Design de Embalagens. Coordenou e participa de Comissões de Estudos para elaboração de normas ABNT. Faz parte do corpo de especialistas do INMETRO para auditoria no escopo embalagem. Coautora do livro “Lixo Municipal – Manual de Gerenciamento Integrado”, editado pelo CEMPRE e IPT, e da publicação IPT/Arquivo Nacional “Parâmetros de Controle para Caixas Box destinadas a arquivos”. Coordenou vários projetos no IPT, entre eles “Desenvolvimento de novas aplicações semi-industriais e/ou artesanais com sucata metálica e resíduos de embalagens metálicas pós-consumo”, uma parceria IPT e CSN, e “Estudo comparativo de degradabilidade de sacolas descartáveis em intempéries naturais”, com o apoio do IAG-USP, financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas no Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do IPT nos temas de desempenho das embalagens no ambiente de distribuição para diversos setores industriais (cosmético, médico, eletrônico, químico, higiene pessoal e outros), degradação e impacto ambiental de embalagens.
Graduado em Desenho Industrial pela Faculdade Belas Artes de SP e pós-graduado em Administração de Empresas, pela FAAP. Tenho mais de 20 anos de experiência na área de DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DE EMBALAGEM para indústrias farmacêuticas, veterinárias, cosméticas e alimentícias.
7. Mabel (grupo Pepsico) - alimentícia
6. Grupo Boticário - cosmética
5. Ibratec Artes Gráficas Ltda. - gráfica
4. Boehringer Ingelheim do Brasil. – farmacêutica
3. Cimed Ind. de Medicamentos Ltda. – farmacêutica
2. Bayer HealtCare. – farmacêutica
1. Eli Lilly do Brasil Ltda. - farmacêutica
Designer de Produto e Embalagens formado em 1994 pela FAAP-SP. Trabalha há mais de 25 anos em indústrias e escritórios de design com premiações nacionais e internacionais em seu portfólio. Desde 2008 é sócio da empresa The LED Project, consultoria paulista de branding e desenho industrial que atua em diversas áreas para empresas como Positivo Informática, Electrolux, Faber-Castell, Owens-Illinois, Petrobras, Whirlpool, Rhodia, Walmart, Claro, entre outras.
Formado em Engenheiro de Produção – Universidade Metodista de Piracicaba, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela USP e com MBA em Gestão de Negócios na FAE Business School em Curitiba possui ainda formação de Black Belt pela Motorola University.
Marcio Souza atualmente exerce a função de Gerente de Gestão Técnica de Fornecedor no Grupo Boticário onde é responsável pelo processo de Desenvolvimento de Fornecedores e pelo processo de Pesquisa e Inovação para Embalagens.
Possui larga experiência em embalagens após ter atuado por 12 anos em Gerenciamento de Projetos de Embalagens e Coordenando o Desenvolvimento Técnico e Comercial em empresas especializadas em embalagens para o setor Cosmético, com conhecimento de atuação em diferentes substratos Plásticos Rígidos e Flexíveis, Vidros, Papel e Alumínio e diferentes processos de produção, decoração, montagens e acabamentos.
Consultora e professora, com mais de 35 anos de experiência em Embalagens, em áreas de Inovação e Pesquisa & Desenvolvimento, tendo trabalhado em grandes empresas como Klabin, a Bunge Alimentos, Unilever e Du Pont do Brasil. Sólida experiência em projetos de desenvolvimento de novos sistemas de embalagem e acondicionamento, melhoria de materiais e redução de custos. Professora em cursos de graduação e pós-graduação.
Engenheira de Alimentos, pós graduada em Engenharia de Embalagens pela Mauá e Michigan State University. Trabalhando com o Sistema Embalagem a mais de 10 anos em diferentes segmentos de mercado, tais como: farmacêutico, alimentício, cosmético, limpeza e bebidas dentre outros. Desenvolvendo projetos e processos nas áreas técnica e comercial. Também ministrante de cursos, palestras e workshops sobre Tecnologia de Embalagens e assuntos correlatos.
Olinda Miranda – Atualmente é Consultora nas áreas Técnica, Comercial e de Gestão e Professora de Cursos de Especialização e Pós-Graduação. Tem 29 anos de experiência no seguimento de embalagens flexíveis, tendo iniciado sua carreira na área de Desenvolvimento de Produtos nas empresas Toga (atual Bemis), Koppol Filmes (atual Vitopel) e Alcan. Em 1998 assumiu a Gerência Comercial da Alcan Packaging Mauá com enfoque em produtos globais, em 2001 a Gerência de Suprimentos, onde foi responsável pela introdução no Brasil da estratégia global de aquisição e negociação de matérias-primas, em 2004 a Gerência de Serviços Técnicos e Inovações da Alcan Packaging Mauá & Diadema e em 2010 assumiu a Diretoria Técnica da Inapel Embalagens Ltda. É Engenheira Química pela Faculdade de Engenharia Industrial– FEI, possui MBA pela Alcan Inc e diversos cursos de especialização nas áreas técnica, liderança corporativa, gestão de pessoas, financeira e comércio exterior.
Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1974, com especialização em 1983 em Design Gráfico e de Produto, com atuação profissional e docente ao longo dos últimos 35 anos.
Em São Paulo, entre os anos de 1980 a 1986, como Consultor e Designer atuou em varias empresas e indústrias de expressão no centro-sul.
Diretor da OLIVA Design (www.olivadesign.com.br), desde 1980, com projetos de Gestão de Marca, Embalagens, Sinalização para clientes como o Ministério da Previdência e Assistência Social, CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, VITARELLA, TAMBAÚ Alimentos, LEBOM, PROCENGE, PAN CRISTAL, FRANGOIANO, SOCÔCO, entre outros.
Diretor da Novo Meio Ltda., desde 1995, desenvolvendo Gestão de Acessibilidade, onde se destacam a idealização e realização de três edições do Workshop de Acessibilidade em Recife (2006, 2007 e 2008) e projetos de Acessibilidade para a Sede e Edifício do COS da Chesf – Cia Hidro Elétrica do São Francisco e a Arena Itaquera do Corinthians, entre outros.
Premiado no Concurso Philips – Lâmpada “Baloon” com o Projeto Linha Múltipla;
Premiação na 3ª Bienal de Design de Pernambuco, com o Prêmio de Sinalização Ambiental da CHESF Destaque em Projeto de Produtos - Carteira Escolar e Bancos em papelão ondulado;
Selecionado para a exposição na Bienal de Design de Curitiba, Carteira Escolar e Bancos em papelão ondulado.
No biênio 2002/2003, foi Presidente da APD-PE - Associação dos Profissionais de Design de Pernambuco.
Entre 2011/2014 foi Diretor Regional do Capítulo Pernambucano da ABEDESIGN – Associação Brasileira das Empresas de Design.
Engenheiro Civil pela Universidade do Vale do Paraíba, Pós‐graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Cursos de curta duração nas áreas de Design e Desenvolvimento Estrutural de Embalagem. 32 anos de experiência em P&D Embalagem, sendo 26 anos na J&J, chegando até a Gerência P&D Embalagem e atual Sócio Diretor da Prodesign ‐ Agência de Design de Embalagem. Atua nas áreas de desenvolvimento de novos negócios, novos clientes, gerenciamento de
projetos e seleção de profissionais de embalagem. Experiência em gerenciamento e desenvolvimento de projetos globais, regionais e locais.
Experiência em projetos de otimização logística e redução de custos em embalagens. Membro do Conselho da ABRE desde 2004 e do Comitê de Design da ABRE. Orientador da ABRE para desenvolvimento estrutural de embalagem e logística. Consultor Internacional do Gerson Lehrman Consulting Group dos EUA. Palestrante de assuntos referentes à embalagem desde 2000. Participante de feiras internacionais nos EUA, Alemanha, França, Argentina. Detentor de 10 patentes de inovação em embalagem. Jurado do Prêmio ABRE desde 2004.
Engenheiro mecânico (UFRJ 1989) com pós-graduação em Business Management FGV (2010). 30 anos de experiência na indústria de Embalagens e Bebidas: 10 anos na CC do Brasil (Embalagens, Engenharia e Procurement); 6 anos Logoplaste (Gerente de Planta e Projetos); 14 anos Poligran (Gerente Industrial e Projetos).
Atualmente Diretor Técnico de Operações. Instrutor de: IMA – COPPE desde 2000 no curso de Transformacao de termoplásticos por Sopro; SENAI RJ 2006 – desenvolvi e implementei curso de Sopro.
Formado em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie e em Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Diretor de criação, integrante da Pande desde 2005. Integrante da Pande desde 2005, está a frente da equipe de criação da agência em projetos de construção de marcas. Principais clientes atendidos: Nestlé, Colgate, Hypermarcas, Alicorp (Perú), Wickbold, Chevrolet, Ypê, Native, Votorantim, Mars, Bacardi, Masisa, Abre e Danone.
Engenheira de Materiais com especialização em polímeros pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Há mais de 11 anos coordenando projetos de desenvolvimento de embalagens para o Brasil e América Latina, com experiência em diversos tipos de embalagens e segmentos como alimentos, pet food, home care, personal care e descartáveis, atuando em empresas como Nestlé, Nestlé Purina, Unilever, Hypermarcas e Danone.
Atualmente ocupando a posição de Gerente de Desenvolvimento de embalagens na Danone.
Gerente de Desenvolvimento de Embalagens na L’Oréal. Possui mais de 15 anos de experiência de mercado, atuando em indústrias de diferentes portes e segmentos, tais como: L’Oréal (cosméticos e perfumaria), Grupo Pão de Açúcar (varejo), Pepsico do Brasil (indústria alimentícia), Mazda e Converplast (embalagens flexíveis) e Lorenzetti (bens de consumo).Pós Graduação em Engenharia de Embalagens na Mauá, MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais na USP e graduado em Engenharia de Materiais no Mackenzie.
Com mais de 15 anos de atuação na área de branding e design, desenvolveu projetos para grandes marcas como Unilever, Pepsico, Nestlé, Cargill Foods, Bauducco, Mondelez, Unimed, Hypermarcas, Danone e kimberly-Clark, Merck do Brasil, Moët and Honesey, L’Occitane, entre outras.
Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UFSM-RS, técnico em Produção Gráfica pelo Instituto Dom Calabria de Verona-Itália e MBA em Comunicação com o Mercado pela ESPM-SP. Palestrou e ministrou workshops em instituições como ESPM, Universidade do Estado do Pará, UFSM-RS, FATEA-SP, Faculdade de Administração e Artes de Limeira-SP, UNIFRA-RS e Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Passou pela Usina Escritório de Desenho e CBA B+G onde, como VP de Criação e Head Designer, dirigiu o departamento de criação em cases de branding, packaging, merchandising para o mercado brasileiro e também em outros países da América Latina e Europa.
Graduação em Administração de Empresas; Especialização em Hotelaria; Consultor de empresas com foco em treinamentos internacionais e viagens de negócios; Possui experiência profissional no Grupo Accor e na Frigorflat, sendo responsável por novos negócios junto à rede de franquias Sapataria do Futuro, Costura do Futuro e Lavanderia do Futuro; Ex-Diretor Comercial da Alshop (associações e programas internacionais); Ex-Diretor de Projetos Internacionais da Felisoni Consultores; Ex-Diretor Executivo do IBEVAR- Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo; Membro do Conselho de Administração da SBVC.
Desde 1991, iniciou as atividades da M Design, desenvolvimento projetos para clientes e marcas como Vigor (Grego), Marilan (Pit Stop), Boehringer (Buscopan), Sanofi (Dermacyd / Dorflex / Naturetti), Johnson & Johnson (Sempre Livre / Johnson’s / Sundown), Nestlé (Mentex / Mega / La Frutta), Laboratórios Aché (Biofenac / Decongex / Sorine), J. Macêdo (Sol / Dona Benta / Petibon), entre outras.
Pesquisador científico, trabalhando no CETEA desde 1994, atuando desde 1999 na área de Embalagens para Transporte e Distribuição, com formação técnica em Tecnologia de Alimentos (COTUCA/UNICAMP), graduação em Engenharia de Alimentos (FEA/UNICAMP), mestrado em Tecnologia Pós-colheita (FEAGRI/UNICAMP) e certificações pela International Safe Transit Association (ISTA) - Certified Packaging Laboratory Professional (CPLP) e pelo Japan Packaging Institute (JPI) - Packaging Technology.
PATROCÍNIO
CONSELHO DE JURADOS
APOIO ESPECIAL
APOIO