1. INTRODUÇÃO
O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira está em sua 15ª edição e tem como objetivo principal eleger as embalagens que se destacam como ícones de excelência em:
QUALIDADE
TECNOLOGIA
DESIGN
FUNCIONALIDADE
INOVAÇÃO
COMPETITIVIVIDADE INTERNACIONAL
O Prêmio ABRE está dividido em 07 (sete) MÓDULOS que agrupam diferentes CATEGORIAS, dando ênfase às principais interfaces estratégicas da embalagem.
Por meio da premiação OURO, PRATA e BRONZE, o Prêmio ABRE confere aos vencedores o mérito pela excelência no desenvolvimento da embalagem, promovendo a valorização nacional e internacional das empresas envolvidas e suas embalagens.
O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira irá ressaltar, entre outros aspectos:
Inovação: criatividade; diferenciação tecnológica; forma; material; processo
Funcionalidade: ergonomia; sistema de abertura e fechamento; empilhamento; utilização e aproveitamento do produto; transporte; forma e estrutura
Qualidade: segurança; resistência; matérias-primas utilizadas; impressão
Apelo de venda: objetividade de posicionamento do produto em sua categoria
Atratividade: boa relação entre design gráfico e design estrutural
Sustentabilidade: eficiência dos processos de produção e distribuição, otimização dos recursos naturais, proteção eficiente do produto e a otimização do seu uso, aplicação da simbologia técnica, entre outros pontos que compõem as “Diretrizes de Sustentabilidade publicada pela ABRE”.
Competitividade dos produtos brasileiros para exportação.
A participação no Prêmio ABRE é exclusiva a empresas operantes no Brasil. As embalagens inscritas no concurso devem ter sido criadas e/ou produzidas no país e já ter circulação em território nacional, exceção feita às categorias do Módulo Competitividade Internacional cujas embalagens inscritas devem ter circulação no exterior
2.1. Embalagem
2.2. Design Gráfico
2.3. Design Estrutural
2.4. Tecnologia
2.5. Competitividade Internacional
2.6. Marketing
2.7. Especial
Podem ser inscritas na 15ª edição do Prêmio ABRE embalagens desenvolvidas ou reprojetadas entre o período de:
1º de janeiro de 2014 a 30 de junho de 2015 e que já estejam em circulação no mercado nacional ou no mercado internacional para as embalagens concorrentes no Módulo Competitividade Internacional.
As categorias do Módulo Embalagem estão abertas à participação de empresas atuantes nos seguintes segmentos:
Fabricantes de embalagens
Fornecedores de matérias-primas
Fornecedores de insumos
Agências de design de embalagem
Indústrias de bens de consumo (brand owners)
Que estejam envolvidas no processo de desenvolvimento, design, fornecimento de materiais e insumos, fabricação ou utilização da embalagem inscrita.
As categorias do Módulo Design Gráfico estão abertas à participação exclusiva das empresas que desenvolveram o design gráfico da embalagem inscrita, como por exemplo:
Agências de design de embalagem
Agências de publicidade
Houses in company
Entre outras, desde que sejam autoras do projeto gráfico.
As categorias do Módulo Design Estrutural estão abertas à participação de empresas de qualquer elo da cadeia produtiva:
Agências de design
Indústrias de bens de consumo (brand owners)
Fabricantes de embalagem
Entre outras, desde que estejam envolvidas no desenvolvimento estrutural da embalagem inscrita.
As categorias do Módulo Tecnologia estão abertas à participação exclusiva das empresas
Fabricantes (convertedoras) da embalagem
Fornecedoras de matérias-primas e insumos, da embalagem inscrita
Obs.: Nesse módulo os componentes da embalagem podem ser inscritos separadamente pela empresa que fabricou o componente, por exemplo, uma empresa pode inscrever a tampa, outra empresa pode inscrever o rótulo e outra o frasco.
3.5. MÓDULO COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
As categorias do Módulo Competitividade Internacional estão abertas à participação exclusiva da indústria de bens de consumo (brand owners) que exportam seus produtos para um ou mais países dos cinco continentes, tendo a sua embalagem como ferramenta estratégica de competitividade.
3.6. MÓDULO MARKETING
A categoria do Módulo Marketing está aberta à participação exclusiva da indústria de bens de consumo (brand owners) que inseriu a embalagem em seu contexto estratégico de comunicação.
3.7.1. Categorias
1) Estudantes - Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira para Estudantes
A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação e pós-graduação das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.
Os estudantes deverão apresentar mock-ups que não tiveram seus direitos de propriedade intelectual ou industrial cedidos e nem tenham sido efetivamente industrializados até a data de inscrição do trabalho.
Os projetos apresentados não poderão utilizar o nome/marca de produtos que já estejam em circulação no mercado.
2) Voto Popular - Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira pelo Voto Popular
As embalagens regularmente inscritas em qualquer uma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia, Competitividade Internacional e/ou Marketing, até o dia 15 de junho de 2015, que sejam acompanhadas de foto em alta definição, de acordo com as especificações abaixo, concorrerão automática e gratuitamente, ao Voto Popular, cuja votação acontecerá via internet, por meio de site desenvolvido exclusivamente para esse fim.
Especificação da imagem:
2.500 pixels de altura
Observação importante: a largura deve ser proporcional à altura acima mencionada.
A imagem deve ser encaminhada, por e-mail, para Mônica Carvalho – monica@abre.org.br – até o dia 15/06/2015.
Observações:
A categoria Voto Popular tem como objetivo acolher a opinião do consumidor brasileiro. A votação eletrônica estará aberta à participação da sociedade em geral no período determinado e será feita/validada mediante inclusão de CPF. Será válido o registro de um voto por CPF.
A votação eletrônica acontecerá do período de 23 de junho a 31 de julho de 2015.
Os visitantes da feira Fispal Tecnologia, que acontece de 23 a 26 de junho de 2015, no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo, poderão participar da votação online que ocorrerá no estande da ABRE durante o período da feira, das 13h00 às 20h00.
3) Empresa do Ano – Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira Empresa do Ano
As indústrias de bens de consumo (brand owners) que inscreverem seus produtos em qualquer uma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Competitividade Internacional e/ou Marketing concorrerão automática e gratuitamente à categoria Empresa do Ano, sendo obrigatório o preenchimento das informações do campo “Categoria Empresa do Ano” na ficha de inscrição.
3) Profissional Homenageado
Nessa categoria será homenageado, dentre os indicados, o profissional de destaque que se dedique ou tenha dedicado o seu conhecimento para o aprimoramento, desenvolvimento e crescimento da indústria brasileira de embalagem e/ou que se configure como uma referência e inspiração para os profissionais do mercado, fomentando seus esforços para o crescimento e desenvolvimento do setor.
Os nomes concorrentes poderão ser indicados pelo mercado, pelos Conselhos de Administração, Fiscal e Representativo da ABRE, assim como pela Comissão Organizadora do Prêmio ABRE, apresentando sua trajetória profissional e principais contribuições ao setor.
As indicações que atenderem ao regulamento serão avaliadas pela Comissão Julgadora e Conselho de Jurados.
O profissional indicado deverá atuar, ou já ter atuado, em empresas relacionadas à cadeia produtiva ou usuária de embalagem:
Fabricantes de máquinas e equipamentos
Fornecedores de matérias-primas
Fornecedores de acessórios e insumos
Convertedores de embalagem
Indústrias de bens de consumo (brand owner)
Agências de design de embalagem
Instituições de ensino (que tenham cursos relacionados à embalagem)
Entidades e institutos congêneres
Profissionais autônomos (consultores, por exemplo)
5) Imprensa
A Comissão Organizadora e a Assessoria de Imprensa da ABRE irão selecionar as melhores matérias publicadas, na mídia especializada e grande mídia, com relação ao setor de embalagem e essas matérias serão submetidas à Comissão Julgadora e ao Conselho de Jurados que avaliarão, entre as matérias selecionadas, a que mais se destacou apresentando conteúdo informativo de relevância para o setor.
O jornalista responsável pela matéria escolhida pelo Corpo de Jurados irá receber o troféu como Vencedor Ouro.
4.1. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO NAS CATEGORIAS DOS MÓDULOS:
Embalagem
Design Gráfico
Design Estrutural
Tecnologia
Competitividade Internacional
Marketing
É obrigatório o completo preenchimento da Ficha de Inscrição para cada embalagem ou família de embalagem inscrita, via internet – www.premioabre.org.br.
4.1.2. MATERIAL A SER ENVIADO PARA A ABRE:
a) Material Obrigatório:
02 (duas) amostras de cada embalagem inscrita, em perfeito estado de conservação.
As 02 (duas) amostras devem ser enviadas para:
Sede da ABRE
Rua Oscar Freire - 379 - 15º andar – conjunto 152
São Paulo - SP - 01426-001 – Cerqueira César
(Entre 8h30 e 17h30. Ou enviando pelo correio com data de postagem até a data de encerramento das inscrições. As embalagens devem ser enviadas aos cuidados do Departamento de Marketing)
b) Material Opcional:
É facultativo o envio de outros materiais que facilitem o julgamento por parte dos jurados, como por exemplo:
Imagens
Pranchas
Vídeos – de, no máximo, 02 (dois) minutos
Observações:
*Entrega de amostras:
Seguem abaixo as informações que devem constar do pacote (lado de fora) das amostras de embalagem enviadas para o Prêmio ABRE:
1) Nome e endereço da empresa que está inscrevendo a embalagem
2) Nome da pessoa responsável pela inscrição
3) E-mail e telefone da pessoa responsável pela inscrição
4) Nome do módulo e a categoria em que a embalagem está sendo inscrita
Exemplo de etiqueta de identificação:
Empresa XPTO
Rua Sicrano de tal, 233 – Campinas/SP
Responsável pela inscrição: Fulano Beltrano
19 3444-8888 – fulano@xpto.com.br
Módulo Embalagem – Categoria Perfume
Observação Importante:
*Categorias Redesign do Módulo Design Gráfico
Nas Categorias de Redesign, que constam do Módulo Design Gráfico, devem ser enviadas 02 (duas) amostras da embalagem nova e 01 (uma) amostra da embalagem antiga.
As embalagens deverão ter etiqueta identificando-as como ‘nova’ e ‘antiga’.
IMPORTANTE:
Todos os materiais – amostras, imagens, pranchas, vídeos, etc – devem ser enviados para a sede da ABRE no endereço acima citado.
O prazo para envio dos materiais é:
Para participar da categoria especial Voto Popular: até o dia 15 de junho de 2015
Para o Júri Técnico: até o dia 03 de julho de 2015
4.2. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO NAS CATEGORIAS DO MÓDULO ESPECIAL:
a) A inscrição nesse Módulo é gratuita sendo necessário cumprir os critérios descritos a seguir:
4.2.2.1. FICHA DE INSCRIÇÃO:
a) É obrigatório o preenchimento completo da Ficha de Inscrição via internet – www.premioabre.org.br
b) É obrigatório o envio, por e-mail, do comprovante de pagamento de mensalidade do curso. O documento deve ser enviado para premio@abre.org.br.
4.2.2.2. MATERIAL A SER ENVIADO PARA A ABRE:
a) Mock-up: é obrigatória a entrega, na sede da ABRE, de mock-up em perfeito estado de conservação, para o endereço:
Sede da ABRE
Rua Oscar Freire - 379 - 15º andar – conjunto 152
São Paulo - SP - 01426-001
(Entre 8h30 e 17h30. Ou enviando pelo correio mencionando do lado de fora da correspondência “Inscrição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira para Estudantes”, com data de postagem até a data de encerramento das inscrições. O material deve ser enviado aos cuidados do Departamento de Marketing)
As embalagens regularmente inscritas em qualquer uma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia, Competitividade Internacional e/ou Marketing, até o dia 15 de junho de 2015, que sejam acompanhadas de foto em alta definição, de acordo com as especificações abaixo, concorrerão automática e gratuitamente, ao Voto Popular, cuja votação acontecerá via internet, por meio de site desenvolvido exclusivamente para esse fim.
Especificação da imagem:
2.500 pixels de altura
Observações importantes:
A largura deve ser proporcional à altura colocada acima
A imagem deve ser encaminhada, por e-mail, para Mônica Carvalho – monica@abre.org.br – até o dia 15/06/2015
A participação nessa categoria, cuja votação acontece via internet, está vinculada ao envio da imagem da embalagem inscrita, conforme especificações citadas acima.
Indústrias de bens de consumo (brand owners) que inscreverem as suas embalagens no concurso devem preencher na Ficha de Inscrição o campo para participação nesta Categoria, descrevendo como a empresa contribuiu em 2014/2015 para o aprimoramento da embalagem brasileira.
4.2.3. PROFISSIONAL HOMENAGEADO
Esta Categoria não possui Ficha de Inscrição, pois os profissionais que concorrerão a essa categoria serão indicados pelo Conselho da ABRE.
Esta Categoria não possui Ficha de Inscrição, pois as matérias serão selecionadas pela Comissão Organizadora do Prêmio ABRE e pela Assessoria de Imprensa da ABRE.
IMPORTANTE:
*A participação nas Categorias Voto Popular e Empresa do Ano está vinculada à inscrição da embalagem em alguma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia, Competitividade Internacional e/ou Marketing, não incidindo nenhum custo extra.
É fundamental observar, nesse regulamento e na ficha de inscrição, as especificidades de cada Categoria Especial.
A ficha de inscrição do 15º Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira está disponível no site do concurso – www.premioabre.org.br.
IMPORTANTE
* É importante explicar com detalhes, na ficha de inscrição, quais são os diferenciais da embalagem.
* É fundamental destacar, na ficha de inscrição, quais são os critérios importantes da embalagem em termos de tecnologia, processos, design, funcionalidade, atendimento do consumidor e do mercado. A boa defesa da embalagem tem influência nos resultados do concurso, pois a amostra da embalagem, mais a sua defesa, são as ferramentas que os jurados têm para fazer a correta avaliação.
* Na ficha de inscrição constam campos para que sejam colocados os nomes e contatos das empresas que participaram do processo de criação / desenvolvimento / produção e fornecedor dos equipamentos da embalagem a ser inscrita. Com essas informações a ABRE tem condições de reconhecer todas as empresas engajadas no projeto. Todas as informações são de responsabilidade da empresa que está preenchendo a ficha de inscrição. A Comissão Julgadora / ABRE acatará fielmente as informações ali descritas, não se responsabilizando por campos incompletos ou informações erradas.
* Na ficha de inscrição existe um campo denominado “Descrição da Embalagem” que é dedicado ao detalhamento dos atributos da embalagem que está sendo inscrita. É expressamente proibido citar neste campo o nome de qualquer empresa envolvida no processo de criação/desenvolvimento/produção, fornecedor do equipamento da embalagem, ou mesmo o nome da empresa que está efetuando a inscrição. Só é permitido citar o nome da indústria de bem de consumo (brand owner).
Observação:
A inclusão do nome das empresas citadas acima poderá incorrer no cancelamento da inscrição
Para participar da categoria especial Voto Popular: até 15 de junho de 2015
Para o Júri Técnico: até 03 de julho de 2015
7.1. Módulos
Embalagem
Design Gráfico
Design Estrutural
Tecnologia
Competitividade Internacional
Marketing
A taxa de inscrição será de:
Associado ABRE:
1ª inscrição: R$ 400,00
A partir da 2ª inscrição: R$ 280,00
Não associado:
1ª inscrição: R$ 480,00
A partir da 2ª inscrição: R$ 380,00
O valor da taxa de inscrição deverá ser obrigatoriamente pago por meio de depósito bancário para:
ABRE – Associação Brasileira de Embalagem
Banco Itaú - 341
Agência 0068 (Augusta)
Conta corrente 24187-6
CNPJ: 62.511.563/0001-00
Inscrição Estadual: Isenta
Observações:
O comprovante de depósito do valor integral servirá como prova de pagamento. Enviar cópia do comprovante de pagamento de inscrição para o e-mail: edna@abre.org.br.
Para emissão do recibo serão usados os dados cadastrais constantes da ficha de inscrição.
7.2. Módulo Especial
A participação das embalagens inscritas nas Categorias do Módulo Especial é GRATUITA.
8. CATEGORIAS
* Inscrição aberta para toda a cadeia produtiva de embalagem, agências de design e indústria de bens de consumo.
Este módulo avaliará a embalagem como um todo levando-se em consideração aspectos como: a inovação e a criatividade do design da embalagem, harmonia e clareza das informações, sintonia e unidade dos componentes da embalagem (corpo, rótulo e tampa), apelo de venda, objetividade de posicionamento do produto em sua categoria, inovação e qualidade da embalagem em relação à sua estrutura e materiais, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, higiene, segurança, impressão, aproveitamento do produto, e entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.
Os produtos que apresentem a mesma estrutura e formato de embalagem com até 3 (três) variações de conteúdo líquido ou até 3 (três) variações de extensão do produto como sabor / fragrância, etc, devem ser inscritas na categoria a que se destina o seu produto – ex. Alimentos, Cuidados pessoais, etc.
(Clique aqui para ver os critérios de avaliação)
1. Alimentos doces
Produtos alimentícios doces, como por exemplo: chocolates, biscoitos doces, bolos, tortas, balas, confeitos, iogurtes, cereais, sorvetes, entre outros.
2. Alimentos salgados
Produtos alimentícios salgados, como por exemplo: pães, carnes, biscoitos salgados, massas, molhos, condimentos, sopas, salgadinhos, entre outros.
3. Bebidas não alcoólicas
Bebidas não alcoólicas como achocolatados, leites, sucos, chás, cafés, refrigerantes, refrescos, bebidas à base de soja, entre outras.
4. Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas como cervejas, vinhos, ices, whisky, vodcas, rum, tequilas, cachaças, entre outras.
5. Higiene e limpeza doméstica
Produtos de uso doméstico para diferentes finalidades de limpeza, como por exemplo: sabões em pó, detergentes, alvejantes, desinfetantes, desodorisadores de ambientes, amaciantes, ceras, inseticidas, entre outros.
6. Cosméticos e cuidados pessoais
Artigos de toucador e cosméticos em geral, como por exemplo: maquiagens, sabonetes, loções, xampus, condicionadores, desodorantes, fraldas, entre outros.
7. Perfumes
Perfumes para todos os tipos de público: masculino, feminino, infantil, adolescente.
8. Saúde e farmacêuticos
Suplementos vitamínicos, medicamentos, produtos farmacêuticos e curativos.
9. Food service, delivery e take away
Embalagens desenvolvidas para os canais de foodservice - escolas, hospitais, restaurantes, rotisseries de supermercados e independentes, etc - delivery e take away.
10. Produtos em geral
Todas as demais embalagens que não se enquadram nas categorias anteriores.
11. Família de produtos
Produtos cuja identidade padronizada caracterize uma linha de produtos. Inclui-se:
* Produtos com 2 (duas) ou mais variações de características e de estrutura / formato de embalagens, como por exemplo, adoçantes em pó e líquido, sabões em pó em cartucho e pouch, sabonetes em barra e líquido, entre outros;
* Linhas de produtos complementares, com 2 (dois) ou mais componentes, como xampu, condicionador e creme para pentear.
12. Embalagem para MPEs (micro e pequenas empresas)
Embalagens desenvolvidas para atender às indústrias de bens de consumo (brand owners) de micro e pequeno portes.
13. Promocional
Embalagens desenvolvidas especificamente para eventos, datas comemorativas, distribuição de brindes e amostras, como por exemplo: embalagens para o Natal, Páscoa, Dia das Mães, Pais, Namorados, Crianças, embalagens desenvolvidas para um lançamento de produto, ou seja, embalagens que não sejam de linha, que são criadas para uma ocasião especial.
14. Sustentabilidade
Tem como objetivo eleger as embalagens que trabalharam com a eficiência os processos de produção e distribuição, otimizaram os recursos naturais, ofereceram proteção eficiente do produto e a otimização do seu uso, aplicaram a simbologia técnica, entre outros pontos que compõem a Cartilha “Diretrizes de Sustentabilidade” publicada pela ABRE.
Clique aqui e confira os critérios de avaliação dessa categoria
* Inscrição exclusiva para empresas responsáveis pela criação do design gráfico da embalagem.
Este Módulo avaliará critérios específicos do design gráfico: aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, pertinência conceitual, comunicação, informação, hierarquia entre elementos, e entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.
Os produtos que apresentem a mesma estrutura e formato de embalagem com até 3 (três) variações de conteúdo líquido ou até 3 (três) variações de extensão do produto como sabor / fragrância, etc, devem ser inscritas na categoria a que se destina o seu produto – ex. Alimentos, Cuidados pessoais, etc.
(Clique aqui para ver os critérios de avaliação)
1. Alimentos doces
Produtos alimentícios doces, como por exemplo: chocolates, biscoitos doces, bolos, tortas, balas, confeitos, iogurtes, cereais, acholatado, sorvetes, entre outros.
2. Alimentos salgados
Produtos alimentícios salgados, como por exemplo: leite, pães, carnes, biscoitos salgados, massas, molhos, condimentos, sopas, salgadinhos, entre outros.
3. Bebidas não alcoólicas
Bebidas não alcoólicas como achocolatados, leites, sucos, chás, cafés, refrigerantes, refrescos, bebidas à base de soja, entre outras.
4. Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas como cervejas, vinhos, ices, whisky, vodcas, rum, tequilas, cachaças, entre outras.
5. Higiene e limpeza doméstica
Produtos de uso doméstico para diferentes finalidades de limpeza, como por exemplo: sabões em pó, detergentes, alvejantes, desinfetantes, desodorisadores de ambientes, amaciantes, ceras, inseticidas, entre outros.
6. Cosméticos, cuidados pessoais, saúde e farmacêuticos
Artigos de toucador e cosméticos em geral, como por exemplo: maquiagens, sabonetes, loções, xampus, condicionadores, fraldas, desodorantes, entre outros e também suplementos vitamínicos, medicamentos, produtos farmacêuticos e curativos.
7. Produtos em geral
Todas as demais embalagens que não se enquadram nas categorias anteriores.
8. Família de produtos
Produtos cuja identidade padronizada caracterize uma linha de produtos. Inclui-se:
* Produtos que tenham 4 (quatro) tipos de fragrâncias, sabores, aromas, etc, ainda que embalados em uma mesma estrutura / formato de embalagem;
* Produtos com variação de conteúdo líquido, somando 4 ou mais SKU;
* Produtos com 2 (duas) ou mais variações de características e de estrutura / formado de embalagens, como por exemplo, adoçantes em pó e líquido, sabões em pó em cartucho e pouch, sabonetes em barra e líquido, entre outros;
* Linhas de produtos complementares, com 2 (dois) ou mais componentes, como xampu, condicionador e creme para pentear.
9. Redesign alimentos e bebidas
Design de embalagens de produtos alimentícios e de bebidas que foram atualizados e modernizados, sem perder a identidade visual do produto.
10. Redesign produtos em geral
Design de embalagens de produtos em geral (exceto de alimentos e bebidas) que foram atualizados e modernizados, sem perder a identidade visual do produto.
* Inscrição aberta para a toda a cadeia produtiva e usuária quando envolvida no desenvolvimento estrutural da embalagem.
Este módulo avaliará o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, conforme descrição das categorias e entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.
(Clique aqui para ver os critérios de avaliação)
1. Forma
Embalagens que se destaquem pela inovação, formato diferenciado em sua categoria, atendam ao objetivo do produto, apresentem ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor oferecendo facilidade, conveniência e/ou segurança, boa relação entre gráfico e físico e atratividade, entre outros.
2. Funcionalidade
Embalagens que tenham destaque e inovação na usabilidade: facilidade de manuseio frente ao público-alvo e objetivo do produto, compreensão do uso (uso intuitivo), otimização do desempenho no uso do produto e conveniência para o consumidor, entre outros.
* Inscrição exclusiva para convertedores de embalagem, fornecedores de matérias-primas e insumos da embalagem inscrita.
Este módulo avaliará a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica e entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.
(Clique aqui para ver os critérios de avaliação)
1. Alimentos
Produtos alimentícios em geral, como por exemplo: bolos, pães, balas, carnes, condimentos, salgadinhos, tortas, chocolates, massas, sopas, entre outros.
2. Bebidas
Bebidas em geral (alcoólicas e não alcoólicas), como por exemplo: leites, cachaças, achocolatados, sucos, bebidas à base de soja, vodca, tequila, rum, refrigerantes, refrescos, chás, entre outras.
3. Higiene e limpeza doméstica
Produtos de uso doméstico para diferentes finalidades de limpeza, como por exemplo: sabões em pó, detergentes, alvejantes, desinfetantes, desodorisadores de ambientes, amaciantes, ceras, inseticidas, entre outros.
4. Cosméticos, cuidados pessoais, saúde e farmacêuticos
Artigos de toucador e cosméticos em geral, como por exemplo: maquiagens, sabonetes, loções, xampus, condicionadores, desodorantes, entre outros. Suplementos vitamínicos, medicamentos, produtos farmacêuticos e curativos.
5. Produtos em geral
Todas as demais embalagens que não se enquadram nas categorias anteriores.
8.5. COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
* Inscrição exclusiva para indústria de bens de consumo que exporta os seus produtos
Este Módulo avaliará a embalagem como ferramenta de competitividade para os produtos brasileiros para exportação. Será avaliada a qualidade da embalagem, funcionalidade, comunicação gráfica estratégica com foco nos mercados alvo, qualidade de impressão, agregação de valor ao produto a ser exportado e seu posicionamento estratégico.
1. Exportação: Alimentos e Bebidas
2. Exportação: Produtos em geral
8.6. MARKETING
* Inscrição exclusiva para indústria de bens de consumo (brand owner)
Este módulo avaliará a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.
(Clique aqui para ver os critérios de avaliação)
1. Estratégia da Comunicação
Cases que utilizam a embalagem como meio ou instrumento de sua estratégia mercadológica, tangibilizando todos os valores da marca/produto para o consumidor no ato da compra.
Estudantes
Voto Popular
Empresa do Ano
Profissional Homenageado
Imprensa
* Conforme procedimentos descritos no item 3 – 'Quem pode participar'.
9.1. As embalagens serão avaliadas pela Comissão Organizadora, Comissão Julgadora e Conselho de Jurados, tendo como resultado final 03 (três) vencedores por categoria: OURO, PRATA e BRONZE. Exceção feita às categorias Voto Popular, Empresa do Ano, Profissional Homenageado e Imprensa que contarão apenas com um vencedor Ouro.
9.1.1. O Júri é soberano e pode declarar que em uma ou mais categorias haja apenas o vencedor Ouro.
9.2. A Comissão Organizadora estará a cargo da ABRE.
9.3. A Comissão Julgadora será composta por profissionais qualificados e escolhidos pela Comissão Organizadora, que deverão atuar com imparcialidade, perícia técnica e compromisso com os objetivos do concurso.
9.4. O Conselho de Jurados será formado por importante entidades que enviarão profissionais renomados para presidir o corpo de jurados. O Conselho deverá atuar com imparcialidade, perícia técnica e compromisso com os objetivos do concurso.
9.5. As embalagens inscritas serão submetidas a 03 (três) etapas de avaliação/julgamento:
a) Primeira etapa – eliminatória: as embalagens inscritas serão examinadas pela Comissão Organizadora do concurso, a fim de que sejam avaliadas se elas atendem, sem exceções, a este regulamento. Os participantes cuja inscrição seja considerada irregular serão eliminados do concurso.
b) Segunda etapa – classificatória: a Comissão Julgadora julgará as melhores entre as embalagens regularmente inscritas em cada categoria, determinando os cinco finalistas.
c) Terceira etapa – final: o Conselho do Júri julgará, entre as cinco finalistas da segunda etapa, quais serão os vencedores OURO, PRATA e BRONZE. O Conselho do Júri poderá decidir cancelar uma categoria, caso esta não apresente, de acordo com o Conselho de Jurados, uma embalagem que mereça receber a premiação.
9.6. O julgamento da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora e do Conselho de Jurados é soberano e de seus resultados não caberão recursos.
IMPORTANTE:
*Nas categorias em que o Conselho de Jurados e a Comissão Organizadora considerarem pertinente, será dado um GRAND PRIX para uma embalagem da categoria. A(s) embalagem(ns) agraciada(s) com o GRAND PRIX terá(ão) que apresentar um destaque importante perante as outras inscritas na mesma categoria.
*Os vencedores serão conhecidos apenas na Cerimônia de Premiação a ser realizada no dia 10 de setembro de 2015, no Villa Vérico, localizado à R. Santa Justina, 329- Itaim Bibi, em São Paul/SP.
10.1. O concurso oferecerá a seguinte premiação:
a) Troféu, condizente com a classificação, para os vencedores OURO, PRATA e BRONZE, de cada categoria.
b) Certificado digital, mediante solicitação feita para o e-mail premio@abre.org.br, aos convertedores e às agências de design responsáveis pelo desenvolvimento das embalagens vencedoras na classificação OURO, desde que estas não sejam as empresas vencedoras e que seus nomes e contatos constem da ficha de inscrição no campo para isso designado.
Todas as embalagens vencedoras do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, a partir desse ano, terão o direito de utilizar o Selo A, criado pela Greco Design, que atesta rigor, tecnologia e inovação aos projetos premiados.
A utilização do Selo A valorizará ainda mais as embalagens premiadas.
Critérios para utilização do Selo:
a) A embalagem tem que ter sido vencedora em uma das classificações do concurso: OURO, PRATA ou BRONZE, de uma das categorias dos sete módulos do Prêmio ABRE.
b) O Selo é atemporal, portanto, empresas que venceram em edições anteriores do Prêmio ABRE têm o direito de aplicá-lo exclusivamente na embalagem vencedora, na versão premiada, em qualquer momento.
c) A ABRE fornecerá à empresa que teve sua embalagem premiada no concurso o arquivo do Selo em alta resolução – CDR ou AI.
d) A responsabilidade de aplicação do Selo é da empresa que venceu o Prêmio ABRE e/ou dos envolvidos na criação/desenvolvimento/produção da embalagem premiada.
IMPORTANTE
A aplicação do Selo Aé uma excelente oportunidade para que a embalagem ganhe destaque na gôndola tendo como aval a marca de um produto forte e consolidado no mercado, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira.
12. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
a) A inscrição somente será considerada válida se efetivada de acordo com este regulamento.
b) Nos Módulos Embalagem e Design Estrutural duas empresas distintas que desenvolveram juntas uma embalagem poderão fazer a inscrição desta conjuntamente no Prêmio ABRE. Neste caso será paga uma única taxa de inscrição. Se a embalagem for vencedora será entregue apenas um troféu, constando na placa de identificação o nome de ambas as empresas, conforme especificado na Ficha de Inscrição. No caso de inscrição conjunta existe a possibilidade de solicitar troféu e certificado adicionais, idênticos ao original, entretanto, para isso haverá um custo.
c) No valor da taxa de inscrição está incluída a produção de foto ou fotos das embalagens vencedoras para uso no catálogo de divulgação destas, no hotsite do Prêmio ABRE e nos releases de imprensa.
d) O pagamento da taxa de inscrição para concorrer ao Prêmio ABRE não confere o direito a participar da Cerimônia de Premiação. O convite para a Cerimônia deverá ser adquirido em separado, no momento oportuno.
e) A taxa de inscrição será paga por inscrição, observando os descontos de escala para um mesmo participante.
f) Caso alguma das categorias do Prêmio ABRE tenha apenas uma ou duas embalagens inscritas, a Comissão Organizadora poderá unificá-la à outra categoria ou excluí-la, comunicando expressamente os inscritos e devolvendo o valor da taxa de inscrição no caso de exclusão da categoria.
g) Caso o Júri entenda que nenhuma das embalagens inscritas em determinada categoria merece a premiação, esta categoria será eliminada e o valor da taxa de inscrição não será devolvido.
h) A taxa de inscrição não será reembolsada, a exemplo de desistência, inscrição irregular, feita a destempo, entre outros. Exceção feita apenas no caso da Comissão Organizadora excluir uma categoria, caso esta não atinja o mínimo de 3 (três) inscrições.
i) A Comissão Organizadora, a Comissão Julgadora e o Conselho de Jurados se reservam o direito de alterar a categoria sob a qual a embalagem está inscrita, caso entendam que o trabalho inscrito não esteja adequado à categoria da inscrição original.
j) Cada embalagem poderá concorrer a diferentes categorias. Será considerado como 01 (uma) inscrição individual cada categoria em que a embalagem conste.
Obs: É vedada a inscrição de uma mesma embalagem, por diferentes participantes, na mesma categoria. Neste caso prevalecerá a inscrição com data mais antiga.
l) O número de inscrições por participante é ilimitado.
m) A embalagem enviada deve estar completa, ou seja, exatamente como o consumidor a encontra no mercado.
n) As embalagens de produtos refrigerados/perecíveis deverão ser enviadas sem o produto acondicionado.
o) As embalagens enviadas à ABRE deverão estar acondicionadas em caixas resistentes. Avarias, violações ou extravios antes de seu recebimento são de responsabilidade da empresa que inscreveu a embalagem.
p) As embalagens enviadas para concorrer ao Prêmio ABRE não serão devolvidas.
q) A inscrição regular no Prêmio ABRE implicará automaticamente na cessão expressa e incondicional do participante à ABRE quanto à utilização de seu nome, imagem e embalagem ou projeto inscrito no Prêmio ABRE. Estes poderão ser veiculados sem limitação de tempo e espaço por qualquer meio de comunicação, inclusive eletrônico, os quais serão utilizados, para divulgação do concurso, da ABRE e dos vencedores.
r) A data final para entrega das inscrições é improrrogável. Recomenda-se que sejam levados em conta, no momento da postagem, os prazos requeridos pelas transportadoras e/ou pelo correio para a efetiva entrega dos materiais no local estabelecido neste regulamento.
s) Os resultados do Prêmio ABRE serão divulgados apenas no dia da Cerimônia de Premiação (10/09/2015).
t) Ao se inscrever no concurso o participante estará aceitando incondicionalmente as regras contidas neste regulamento, as decisões da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora e do Conselho do Júri, comprometendo-se a honrar e a respeitar todos os demais participantes, seus trabalhos e os objetivos deste regulamento.
u) O participante se responsabilizará civil e criminalmente pelas declarações e informações apresentadas na Ficha de Inscrição, inclusive com relação aos direitos de propriedade intelectual e industrial da embalagem inscrita.
v) Os casos omissos serão tratados e decididos pela Comissão Organizadora.
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