VENCEDORES OURO


 

Módulo Embalagem

Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.

Embalagem de Alimentos Doces

Hershey´s Chocotubs 52g

Vencedor Ouro: Hershey's
www.hersheys.com.br

Design: Team Créatif
Convertedor: Plast Pack / Graffo
Brand owner: Hershey’s

Desafios
Trazer para o Brasil o conceito on-the-go para o Chocotubs Hershey’s, mas com uma embalagem moderna que atraisse a atenção do consumidor.

Resultados
A embalagem foi pensada ergonomicamente com medidas de pega de mão e é ideal para um snack on-the-go. Ela conta com uma parede central que também é selada fazendo a separação entre o creme de chocolate e os canudos de waffer para que o consumidor possa combiná-los de acordo com seu gosto.

A embalagem utiliza o processo de decoração através da tecnologia In Mould Label (IML), sendo a primeira desta categoria a utilizar esta tecnologia. Ela também foi muito bem sucedida, apesar dos diversos desafios enfrentados no projeto, pelo processo de injeção do molde que é deslocado do centro em razão da parede que separa o creme de chocolate dos canudos de waffer.

A embalagem de Chocotubs Hershey’s proporciona um bom size impression já que sua altura é proporcional à altura dos canudos de wafer.

O rótulo IML facilita a reciclagem da embalagem, uma vez que ele tem a mesma propriedade da resina plástica e se funde ao pote no momento da injeção.


Embalagem de Alimentos Salgados

Pipoca YOKI Super Premium

Vencedor Ouro: General Mills/Yoki
www.yoki.com.br

Design: Team Créatif
Convertedor: Premium Plastic / Alphacolor
Brand owner: General Mills/Yoki

Desafios
Criar uma nova embalagem com formato e design diferenciados para acondicionar grãos de milhos de pipoca (quantidade: 650g).

Resultados
Criação de uma embalagem em PET com design arrojado, moderno, inovador para a categoria, com base quadrangular que permite ficar em pé e com curvas geométricas no ombro. O novo pote, que remete aos tradicionais carrinhos de pipoca, é transparente com o rótulo aplicado na parte central que permite ao consumidor visualizar o produto nas áreas da base e do ombro da embalagem.

O rótulo termoencolhível traz imagens/figuras de pipoca e pela combinação de formato e cores com a tampa vermelha redonda (de fácil abertura e refechamento após a retirada do selo), a embalagem transparente permite enfeitar a cozinha do consumidor.

O formato quadrangular melhorou o aproveitamento de espaço a colocar nas caixas de embarque gerando ganho logístico no transporte e estocagem dos produtos. Nas gôndolas ótimo empilhamento.

A boca redonda do pote facilita a saída do milho para ser colocado na panela e pode ser reutilizado pelo consumidor ou encaminhado para coleta seletiva, pois é reciclável.


Embalagem de Bebidas Não Alcoólicas

Copo DAN´ UP

Vencedor Ouro: Danone
www.danone.com.br

Design: Pande
Convertedorr: Bemis Latin America / CCL Label
Brand owner: Danone

Desafios
Em pesquisas com jovens entre 18/24 anos, observou-se a necessidade de uma embalagem para consumo on-the-go atrativa, de fácil manuseio, moderna e descolada.

Resultados
A proposta foi entregar um copo com tampa que pudesse ser consumido em diversas situações (carro, andando, etc), sem que o produto vazasse.
Para garantir que não haveria vazamentos, foi utilizada a precisão dimensional do processo de injeção para não haver variação nas travas da tampa/diâmetro do copo. A linha de envase é 100% automatizada, não havendo necessidade de manipulação (o selo de alumínio e a tampa de plástico são acoplados automaticamente).

O conjunto copo/tampa facilita o consumo em movimento, permite empilhamento na gôndola e na geladeira do consumidor. O orifício da tampa possui um dimensional especial que garante a percepção sensorial do produto e sua angulação é ideal para uma experiência de consumo prazerosa, sem tocar o nariz.

A identidade visual da marca foi modernizada e há a possibilidade da reutilização dos copos para diversos fins.


Embalagem de Bebidas Alcoólicas

Miller Genuine Draft

Vencedor Ouro: Rexam BCSA
www.rexam.com

Convertedor: Rexam BCSA / PPG
Brand owner: Cervejaria Petrópolis

Desafios
Desenvolver uma embalagem diferenciada e impactatante para o retorno da cerveja Miller Genuine Draft ao mercado brasileiro. Após alguns anos, a marca volta ao país com o objetivo de se posicionar no mercado como uma marca premium e ganhar destaque nas gôndolas.

Resultados
Aplicação de verniz tátil em torno de toda a lata (no Brasil, o verniz tátil ainda não tinha sido usado em uma área de aplicação tão significativa) que confere uma sensibilidade ao toque.

Criação de uma arte dourada que combinou perfeitamente com o efeito tátil da embalagem gerando uma sensação diferenciada para o consumidor ao tocar o produto e também proporcionando um aspecto sofisticado ao produto, sendo fundamental para a marca no seu posicionamento no mercado brasileiro.

Com isso, a marca conseguiu reinventar-se usando uma nova tecnologia de decoração aplicada à uma embalagem tradicional da categoria.


Embalagem de Cosméticos
e Cuidados Pessoais

Cartuchos Sabonetes L’Occitane au Brésil

Vencedor Ouro: Antilhas Embalagens
www.antilhas.com.br

Convertedor: Antilhas Embalagens / Suzano Papel e Celulose
Brand owner: L’Occitane

Desafios
Dar o aspecto artesanal para um produto feito em processo automático.

Resultados
O resultado foi obtido com a exploração de acabamentos feitos em papel especial onde foram inseridas texturas especiais em miniquadrados e hotstamping prata fosco, valorizando a arte.

As embalagens são diferentes para acondicionar produtos iguais, valorizando cada arte da família de sabonetes, que une a exuberância das praias, a energia do sol e a riqueza do mar.

O cartucho envoltório é uma embalagem totalmente automatizada, porém com características de embalagem artesanal. Os sabonetes possuem o aspecto de embalados a mão e isso representa uma diferenciação tecnológica e de custos. As texturas especiais ressaltam a sofisticação da marca.

Para proporcionar barreira adequada ao sabonete, foi utilizado um envoltório especial em glassine, que possui baixa absorção de água, destacando-se pela excelente qualidade para conservação.

Através da arte e acabamentos de impressão, a marca pôde trazer a brasilidade e celebrar a alegria do verão brasileiro para uma família de produtos de uma forma única e sofisticada.


Embalagem de Perfumes

Urbano Desodorante Colônia

Vencedor Ouro: Natura
www.natura.com.br

Design: Inobi
Convertedor: Albéa / Wheaton / CCL Label
Brand owner: Natura

Desafios
Criar um perfume que tivesse uma forte conexão com o ambiente urbano, com a arte em movimento, com a relação entre as pessoas e as cidades.

Resultados
O frasco contém um grande painel que mostra a arte urbana através de um rótulo espelhado e não esconde o conteúdo. O seu cartucho apresenta um orifício para a visualização prévia da arte e pode ser aberto como uma “porta” através de picotes na parte frontal.

Os rótulos autoadesivos são impressos em filme de alta transparência com liner em filme PET de 23µ, que além de resistente, sua transparência facilita a visualização e conferência das imagens impressas. Os 4 rótulos são impressos simultaneamente, reduzindo os setups de máquina. O produto apresenta um atuador diferenciado, de fácil manuseio e aplicabilidade.

Os rótulos são impressos em flexografia 10 cores com alta qualidade e possuem registro perfeitamente ajustado entre frente e verso.

A embalagem é refilável, pois utiliza um conjunto ‘SprayCap’ rosqueado no frasco de vidro.

Para facilitar a reciclagem é possível remover o rótulo autoadesivo não comprometendo a cadeia de reciclagem do vidro.


Embalagem de MPEs
(micro e pequenas empresas)

Marithimu´s Linha Bacalhau

Vencedor Ouro: SA2 Design e Comunicação
www.sadois.com.br

Design: SA2 Design e Comunicação
Convertedor: Impressora Mayer
Brand owner: Marithimus Frutos do Mar Indústria e Comércio

Desafios
Produzir uma embalagem sextavada, não isométrica com fundo automático, exclusiva para a marca, com o objetivo de ressaltar a qualidade do produto e sua origem, dando destaque ao produto na gôndola.

Resultados
O cartucho produzido cumpriu os requisitos técnicos do processo produtivo, e culminou em uma estrutura que valorizou o produto acondiconado. Foi criada uma janela com a possibilidade de girar o produto 360º, uma vez que trata-se de produto diferenciado e pouco comum, o que faz o consumidor querer observar o que realmente está comprando.
Com a possibilidade de girar o pote de vidro 360º, a pega para essa caixa é intuitiva. Testes realizados com consumidores indicam que assim que eles seguram o produto já começam a girar a embalagem.

O sistema de zíper facilita a abertura da caixa e sua forma torna a disposição na gôndola versátil podendo ser encaixada a outras de diferentes formas. A embalagem possui uma estrutura robusta que gera resistência para empilhamento e transporte. A qualidade da impressão, com laminação UV fosca, ressalta a beleza do produto na gôndola.


Embalagem de Produtos em Geral

Galão New Plus

Vencedor Ouro: Brasilata
www.brasilata.com.br

Design: Cornerstone Strategic Branding
Convertedor: Brasilata / Indústria de Máquinas Moreno
Brand owner: BASF

Desafios
Desenvolver uma lata mais moderna e prática para o setor da construção civil.

Resultados
O galão New Plus vem em uma lata com nova forma: corpo expandido que traz a combinação dos materiais plástico e aço em busca das melhores propriedades de cada material.

A alça de metal foi substituída por uma alça plástica mais anatômica e de fácil manuseio que, além de inovadora, reduz o espaço ocupado no transporte, armazenamento e na prateleira por não possuir a “orelha” de metal.

A utilização da tecnologia de expansão via stretch para galões é uma inovação e a lata com corpo soldado e sem orelhas possui menos fragilidade e apresenta uma taxa de defeitos muito menor.

A lata expandida permite um melhor empilhamento devido à parte inferior ter um diâmetro menor do que a tampa/anel e também utiliza-se menos folhas de flandres na sua concepção:  corpo: 3% a menos e fundo: 11% a menos.


Embalagem de Saúde e Farmacêuticos

Coldform Impresso - Doril Enxaqueca

Vencedor Ouro: Bemis Latin America
www.bemis.com

Convertedor: Bemis Latin America
Brand owner: Hypermarcas

Desafios
Desenvolver a tecnologia nacional de impressão para coldform (que até então era importada), reduzindo tempo de produção e oferecendo um preço mais competitivo para fabricantes de medicamentos.

Resultados
O Doril Enxaqueca foi o primeiro produto a utilizar coldform com impressão nacional, oferecendo redução de custos e tempo de entrega quando comparado ao material importado.

A tecnologia possui excelente qualidade de impressão (rotogravura em até 9 cores) e possibilidade de aplicação de Sistema Antifalsificação por Hologramas, além de alta capacidade de formação e de resistência à delaminação.

As tintas especiais utilizadas são capazes de resistir ao estiramento do material na hora da formação das cavidades, sem trincamento.

Com o coldoform impresso toda a área da embalagem permite comunicação, criando assim maior exposição (dos produtos OTC) nas farmácias.


Embalagem de Família de Produtos

Papinha Nestlé e Nestlé Frut

Vencedor Ouro: Nestlé Brasil
www.nestle.com.br

Design: CBA B+G
Convertedor: CCL Label / Plásticos Regina / Irani
Brand owner: Nestlé Brasil

Desafios
Criar produtos que acompanhem a jornada de crescimento das crianças, adequados a cada etapa do seu desenvolvimento. Os produtos pertencem a categoria direcionada a estimular a independência da criança no momento do consumo.

Resultados
Foram desenvolvidas embalagens considerando os aspectos de ergonomia, facilidade de manuseio e aproveitamento logístico no seu desenvolvimento. 

Ao mesmo tempo, as embalagens fortalecem a comunicação da linha de produtos com o uso de elementos lúdicos e do ursinho BO que encena várias brincadeiras do universo infantil apropriadas as diferentes faixas etárias dos consumidores. O uso de cores vibrantes e distintas permite ao consumidor diferenciar os produtos.

As embalagens foram desenvolvidas para auxiliar as mães a estimularem a independência da criança no momento do consumo, em especial em situações on-the-go.

Embalagens de alta barreira permitindo um processamento térmico adequado e posterior estocagem à temperatura ambiente por até 12 meses. Ainda, a impressão é um ponto chave das embalagens, com uso de tecnologia de alta resolução.

No caso do stand up pouch a tampa é projetada para proteção do consumidor final quanto a riscos de asfixia e de ser engolida.

Todas as embalagens são projetadas considerando a necessidade de proteção do alimento, atentando para os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Na embalagem temos uma comunicação direcionada para orientar o consumidor sobre a composição da embalagem e sobre o descarte seletivo após o consumo.


Embalagem Promocional

Escolha sua Fanta!

Vencedor Ouro: Coca-Cola Brasil
www.cocacolabrasil.com.br

Design: Ogilvy
Brand owner: Coca-Cola Brasil

Desafios
Fanta, refrigerante líder no segmento Laranja e Uva, estava em busca de um 3º sabor. Para isso, promoveu uma ‘Batalha de Sabores’ transformando a decisão em uma experiência para os consumidores que podiam escolher, através de uma promoção, o sabor preferido entre o atual Maracujá e o inovador Maçã Verde.

Resultados
A embalagem desenvolvida materializa o conceito de ‘Batalha’ e proporcionou uma experimentação inovadora e divertida, com a cara de Fanta. Ela é formada por duas minilatas de 250 ml, uma de cada sabor, envolvidas por um rótulo termoencolhível com microperfuração que permite fácil abertura quando submetidas ao torque (giro das latas em sentido oposto). Foram avaliados diversos filmes e perfurações até chegar ao modelo ideal. Foi a primeira vez, mundialmente, que um refrigerante foi produzido nesse formato inovador.

As mini latas empilhadas foram exaustivamente testadas para garantir que o produto chegaria íntegro ao ponto de venda. Foram adotadas diversas medidas de controle durante o processo de fabricação e armazenagem/transporte para evitar o rompimento do lacre antes da experiência de consumo.

Quando os elementos da embalagem são separados (rótulo PET e mini latas) todos os itens podem ser reciclados.


Embalagem de Food Service,
Delivery e Take Away

Sachê Abre-Fácil Hellmann´s

Vencedor Ouro: Unilever
www.unileverfoodsolutions.com.br

Design:  Usina Escritório de Desenho
Convertedor: Inapel
Brand owner: Unilever

Desafios
Desenvolver nova estrutura de sachê que proporcionasse conveniência e usabilidade, reduzindo o desperdício de produto.

Um dos desafios do projeto foi a correta definição do volume de sachê mais indicado para o consumidor brasileiro. Através de uma pesquisa chegou-se a 12g para ketchup e maionese, 8g para mostarda.

Além disso, foi desenvolvido entre Unilever e fabricante da máquina um design de faca especifico para garantir um sachê abre-fácil e com boa dispensação do produto para evitar desperdício na abertura e no consumo, assim como sujeira no manuseio da embalagem, o que inibe o consumo integral de seu conteúdo.

Pesquisa realizada com o Instituto Ipsos mostrou que o consumidor abre dois sachês de cada molho por lanche, mas não os consome por inteiro (desperdício médio = 35%).

Resultados
Um sachê de fácil manuseio e melhor dimensionado conforme costumes dos brasileiros. O projeto foi desenvolvido visando a eliminação do desperdício de produto pelo consumidor, tanto pelo porcionamento adequado de cada tipo de produto, como pela efetiva facilidade de abertura da embalagem e estrutura funcional que dirige a aplicação do molho e induz ao uso integral do produto.

Com o novo formato icônico e diferenciado dos novos sachês de maionese, mostarda e ketchup da Hellman’s foi possível conferir melhor usabilidade e ao mesmo tempo atingir uma redução significativa no desperdício de produtos.


Sustentabilidade

Refil Ekos Frescores

Vencedor Ouro: Natura
www.natura.com.br

Design: Chelles & Hayashi
Convertedor: Igaratiba / Global PET
Brand owner: Natura

Esta embalagem foi desenvolvida para ser o primeiro refil de perfumaria da Natura e é também o primeiro do mercado feito em frasco 100% reciclado pós consumo, rompendo paradígmas da categoria junto aos consumidores.

A proposta apresenta uma redução de 72% na emissão relativa de carbono das embalagens em relação às dos itens regulares de Ekos Frescores segundo metodologia utilizada pela Natura para cálculo. O refil tem uma embalagem que é aproximadamente 6 vezes mais leve do que a do item regular.

Enfrentou-se grande desafio técnico para se obter o encaixe e a funcionalidade ideal para o produto, com tampa em formato de funil para facilitar a refilagem e quebra do lacre para abertura. O lacre tem resistência ideal para que não se rompa durante o transporte e, em contrapartida, haja facilidade de rompimento pelo consumidor.

Devido à variação de cor no material reciclado pós-consumo, foi feita uma pesquisa com consumidores para entender a sua aceitação, que revelou ser grande.

A embalagem é feita de componentes plásticos identificados com a simbologia técnica do descarte seletivo e de identificação de material, onde o frasco de PET e a tampa de PP podem ser destinados aos seus respectivos descartes para reciclagem. Além do cartucho de papel poder ser destinado à coleta seletiva e posterior reciclagem de papéis.


Sustentabilidade

Sachê Abre-fácil Hellmann´s

Vencedor Ouro: Unilever
www.unileverfoodsolutions.com.br

Design: Usina Escritório de Desenho
Convertedor: Inapel
Brand owner: Unilever

O projeto foi desenvolvido visando a eliminação do desperdício de produto pelo consumidor – tanto pelo porcionamento adequado de cada tipo de produto, como pela efetiva facilidade de abertura da embalagem e estrutura funcional que dirige a aplicação do molho e induz ao uso integral do produto.

Um dos desafios do projeto foi a correta definição do volume mais indicado de sachê para o consumidor brasileiro, e através de uma pesquisa chegou-se a 12g para ketchup e maionese, 8g para mostarda. Além disso, foi desenvolvido entre Unilever e fabricante da máquina um design de faca especifico para garantir um sachê abre-fácil e com boa dispensação do produto, para evitar desperdício na abertura e no consumo, assim como sujeira no manuseio da embalagem, o que inibe o consumo integral de seu conteúdo.

Pesquisa realizada com o Instituto Ipsos mostrou que o consumidor abre 2 sachês de cada molho por lanche, mas não os consome por inteiro (desperdício médio = 35%). Os novos sachês tem o tamanho mais indicado para o consumidor: um sachê de cada molho por lanche basta!
Isso representa:

*menos desperdício de produto:em 1ton de molho, se poupa o equivalente a 746Maionese Hellmanns 335g, 657ketchup 380g e 2500Mostarda 170g

*menos resíduos para loja:em 1ton de cada molho,menos 120kg de laminados descartados.

 

Módulo Design Gráfico

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.

Design Gráfico de Alimentos Doces

Native Cereais

Vencedor Ouro: Pande
www.pande.com.br

Design: Pande
Convertedor: Box Print
Brand owner: Native

Desafios
Criar uma solução simples e impactante para a linha de grãos Native Cereais

Resultados
Empregando linguagem icônica, a linha de grãos traz uma forte harmonia visual entre todos produtos da linha proporcionando distinção, personalidade e competitividade na categoria.

A inovação da linha Native grãos está no diálogo direto com o consumidor. O design constrói um sistema visual que, além de diferenciar a marca, ajuda o consumidor a reconhecer e entender o benefícios de cada produto, fomentando a sua utilização no dia a dia em receitas simples e rotineiras.

As embalagens foram impressas em offset com 6 cores. Devido à impressão conjugada, as cores foram trabalhadas para obterem o melhor resultado para a linha utilizando para o fundo um pantone verde luminoso, sombreado com preto, para criar um efeito de luz.

Por meio de design que afere personalidade e criatividade, a nova linha proporcionou um ganho na identificação da variedade de grãos que a Native oferece, e aumentou a percepção da presença da marca na categoria.

A tipografia escolhida, as cores, a apresentação única dos grãos e a composição das receitas deram às embalagens uma combinação bem equilibrada da percepção de qualidade, modernidade e naturalidade. Um visual único, novo e proprietário para a Native.


Design Gráfico de Bebidas Não Alcoólicas

DAN’UP

Vencedor Ouro: Pande
www.pande.com.br

Design: Pande
Convertedor: Bemis Latin America
Brand owner: Danone

Desafios
A marca Dan´up ficou sem grandes investimentos em comunicação durante mais de 10 anos e  perdeu a conexão emocional com seu público alvo.

Em pesquisas com jovens entre 18/24 anos, observou-se a necessidade de uma embalagem para consumo on-the-go atrativa, de fácil manuseio, moderna e descolada.

Resultados
A Danone encontrou uma grande oportunidade para reposicionar sua tradicional marca Dan´up e iniciou uma "revolução" na categoria, fugindo das garrafinhas padrão deste mercado de iogurtes beber, para um formato de embalagem inovador, capaz de acompanhar o ritmo e a cultura do jovem.

O novo formato de Dan´up foi inspirado nos copos da Starbucks, que têm um apelo de modernidade e permitem o consumo em movimento, a qualquer hora e em qualquer lugar, mas enfrentando o desafio de importar este modelo para um produto industrializado.

O ponto-chave da nova embalagem foi desenvolver um estrutural que facilitasse o encaixe copo e tampa após o consumidor retirar o lacre, impedindo o vazamento do produto.

Os copos foram projetados com uma grande resistência para permitir empilhamento não só nas gôndolas mas também na linha de produção e transporte, além do selo colorido na abertura da tampa que garante a integridade do produto por mais tempo, após retirado o lacre.

Inspirado em expressões artísticas como grafite, foi desenvolvido um padrão de grafismo para aplicação nas embalagens - principal elemento de apoio gráfico para comunicação do produto. A escolha da cor preta é outro ponto incomum na categoria e busca criar um código de cores próprio.


Design Gráfico de Bebidas Alcoólicas

Vodka Kadov

Vencedor Ouro: Benchmark Design
www.bench.com.br

Design: Benchmark Design
Convertedor: Owens Illinois
Brand owner: CRS Brands

Desafios
Apresentar uma embalagem de vodka com design inovador, clean, moderno, minimalista e jovem, adequado ao público-alvo da Kadov.

Resultados
O cilindro, formato padrão de grande parte das garrafas de bebidas, ganha uma frente chanfrada que acompanha e harmoniza com o logo da marca e confere forma exclusiva que fortalece a identificaçao da vodka e vínculo com o consumidor. A estrutura diferenciada oferece pega ergonômica de fácil manuseio, além de oferecer uma tampa dosadora.

Compondo a personalizaçao da marca, o fundo da garrafa é pintado com grafismos criando um painel que dá uma refração colorida ao líquido. São 4 artes distindas que quando vistas frontalmente através do vidro pressupoem movimento e sofisticaçao seguindo linguagem jovem e dinâmica.

A embalagem da Vodka Kadov se harmoniza com o posicionamento jovem e arrojado que a marca busca, explorando um novo nicho, as das festas realizadas em casa.  A impressão do verso é feita em Serigrafia ACL (Applied Ceramic Labeling), em 7 cores com tintas cerâmicas e orgânicas e por ter paredes mais finas usa-se menos vidro na produção.


Design Gráfico de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Kit Casinhas Sweet – Giovanna Baby™

Vencedor Ouro: FutureBrand
www.futurebrand.com

Design: FutureBrand
Convertedor: Congraf Embalagens / LS Embalagens / Danfat
Brand owner: Nasha

Desafios
Desenvolver uma linha inspirada na personalidade de cada uma das fragrâncias para criar uma morada lúdica e encantadora para cada uma delas. O objetivo era estabelecer uma maior conexão e identificação com suas consumidoras.

Resultados
O Kit Casinhas encanta as pequenas consumidoras por criar por meio de suas embalagens o conforto emocional fortemente relacionado ao universo infantil: o brincar de casinha.

De caráter lúdico, com contornos simples e cores pastéis, o Kit explora a delicadeza e a beleza que existem nas casinhas de bonecas. Diferentes grafismos estampam as peças: em tons leves para Peach, coloridos para Candy e pop para Cherry.

Com impressão offset, a embalagem é feita em papelcartão e forma uma caixa cujas abas frontais se abrem formando a estrutura de uma casa. No seu interior, o frasco de perfume fica encaixado em um blister de plástico que o protege de pequenos impactos e amassados. Além disso, a embalagem possui uma cinta de plástico, fixada com adesivo, para evitar que se abra indevidamente.

O projeto foi desenvolvido com uma faca que aproveitasse ao máximo o uso de papel, visando a eliminação de desperdício. Além disso, a embalagem não utiliza pontos de cola, mantendo a sua estrutura através de dobras e encaixes.

As embalagens encantam as jovens consumidoras que podem colecioná-las, utilizá-las como casinhas de bonecas e objetos decorativos.


Design Gráfico de Família de Produtos

Native Cereais

Vencedor Ouro: Pande
www.pande.com.br

Design: Pande
Convertedor: Box Print
Brand owner: Native

Desafios
Criar uma solução simples e impactante para a linha de grãos Native Cereais

Resultados
Empregando linguagem icônica, a linha de grãos traz uma forte harmonia visual entre todos produtos da linha proporcionando distinção, personalidade e competitividade na categoria.

A inovação da linha Native grãos está no diálogo direto com o consumidor. O design constrói um sistema visual que, além de diferenciar a marca, ajuda o consumidor a reconhecer e entender o benefícios de cada produto, fomentando a sua utilização no dia a dia em receitas simples e rotineiras.

As embalagens foram impressas em offset com 6 cores. Devido à impressão conjugada, as cores foram trabalhadas para obterem o melhor resultado para a linha utilizando para o fundo um pantone verde luminoso, sombreado com preto, para criar um efeito de luz.

Por meio de design que afere personalidade e criatividade, a nova linha proporcionou um ganho na identificação da variedade de grãos que a Native oferece, e aumentou a percepção da presença da marca na categoria.

A tipografia escolhida, as cores, a apresentação única dos grãos e a composição das receitas deram às embalagens uma combinação bem equilibrada da percepção de qualidade, modernidade e naturalidade. Um visual único, novo e proprietário para a Native.


Design Gráfico – Redesign
de Alimentos e Bebidas

Linha de Palitinhos Biju & Cia

Vencedor Ouro: SOU studio
www.soustudio.com.br

Design: SOU studio
Convertedor: Lamine
Brand owner: Biju & Cia.

Desafios
Reposicionar a linha de Palitinhos Biju & Cia. por meio de embalagens que construissem a percepção de qualidade da marca e ampliar o seu portfólio com a introdução da linha integral.

Resultados
As novas embalagens do Palitinhos Biju & Cia trouxeram design gráfico inovador, impactante e irreverente. Destacou-se no projeto o conjunto de elementos que criaram uma comunicação efetiva, composta pela distinção visual dos sabores e linha integral por meio de código cromático, acabamento fosco e brilhante e detalhe de visor com formato correspondente ao sabor do produto, reposicionando a linha no mercado e atingindo o público desejado.

O design gráfico aplicado à estrutura de embalagem, já utilizada pelo cliente, era o único elemento que poderia ser alterado, uma vez que o projeto não permitia o desenvolvimento de nova estrutura da embalagem. Optou-se pela criação do código de cores, famílias tipográficas com boa acuidade visual e visor recortado de acordo com os sabores predominantes dos produtos como ícones que lhe pudessem conferir identidade única. Trabalhou-se ainda com os acabamentos adequados, de modo que a qualidade de impressão não fosse comprometida.


Design Gráfico – Redesign
de Produtos em Geral

Solar Expertise Antirrugas

Vencedor Ouro: RafDesign
www.rafdesign.com.br

Design: RafDesign
Convertedor: Carton Druck / C-Pack
Brand owner: L’ Oreal

Desafios
Redesenhar as embalagens da linha Solar Expertise para promover o encontro do DNA de luxo de L’Oréal Paris por meio de linguagem e estética dermocosmética mais sóbria e sofisticada, alcançando um resultado que remetesse a glamour e performance, configurando um produto premium e eficaz.

Resultados
O novo layout combina glamour com uma elevada percepção de eficácia por meio de uma composição elegante e harmoniosa. Os faciais de Solar Expertise renascem sofisticados e valorizados.

A hierarquia e a relação entre as informações foram inteiramente revisadas. A nova estrutura contribuiu para uma leitura mais fluida e limpa que valoriza os diferenciais do produto. A nova marca de Solar Expertise, agora em hotstamping, está mais alinhada com o universo de L’Oréal Paris.

Impressão offset em papelcartão, 4 x 0 cores especiais, hotstamping dourado.

 

Módulo Design Estrutural

Avalia o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, como por exemplo, formato diferenciado na categoria, ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor, destaque e inovação na usabilidade, sustentabilidade, entre outros.

Design Estrutural – Forma

Bonafont On Premise

Vencedor Ouro: Team Créatif
www.team-creatif.com

Design: Team Créatif
Convertedor: Sidel / Baumgarten / Bericap
Brand owner: Danone

Desafios
Diferenciar o produto no mercado criando uma embalagem que conferisse personalidade e fácil identificação. A categoria de águas premium possui uma identidade similar: um pescoço esguio e a base redonda. Bonafont queria trazer algo diferente para essa categoria e com foco no mercado feminino.

Resultados
O diferencial de Bonafont é trazer o corpo da mulher como inspiração representado pela garrafa torcida simulando o corpo em movimento. Além disso, a base quadrada reforça o diferencial da garrafa na categoria.

Para soprar as embalagens com a base quadrada houve a necessidade de aquisição de uma linha nova. A base quadrada com o shape torcido proporciona uma melhor pega e permite maior estabilidade na cadeia logística.

O produto foi desenvolvido para o canal de bares, restaurantes e hotéis. Uma embalagem premium e sofisticada para a categoria de águas.

A garrafa é feita de PET e a tampa feita de PEBD, materiais recicláveis.


Design Estrutural – Funcionalidade

Embalagem para Queijo Fracionado Faixa Azul

Vencedor Ouro: Vigor
www.vigoralimentos.com.br

Design: Oficina Design Up!
Convertedor: Rhossprint / Bemis Latin America / Penha / Waco Thermoforming Solutions
Brand owner: Vigor

Desafios
Desenvolver uma embalagem para o queijo Faixa Azul com shef life estendido e que transmitisse o valor da marca já tradicional na categoria de queijos.

Resultados
O sistema é composto por embalagem rígida confeccionada em PET transparente, selado com filme alta barreira easy open/resselável e injeção de gases para ATM que aumentam o shelf-life do produto e a sua forma de venda. A aplicação de sobretampa enobrece o produto refletindo o valor da marca Faixa Azul.

O frescor e a maciez dos produtos são mantidos na embalagem, o uso do filme resselável+sobretampa são ideais para os diferentes momentos de consumo com opção de rearmazenagem, já o sistema easy open torna a embalagem prática para o consumidor. A transparência do PET é ideal para o visual do produto.

A embalagem atende a estética com o design e a transparência do PET, o uso de alta barreira mantém o produto seguro, fresco e com qualidade. O sistema easy open, resselável e sobretampa atendem às necessidades do consumidor e valorizam o produto. O grafismo e as cores exaltam a nobreza da marca.

O projeto utiliza materiais que podem ser recicláveis, todos com a correta identificação. A escolha dos materiais garantem um shelf life maior para o produto. A embalagem secundária é unificada, atendendo 100% da área do palete e todas as necessidades de logística.


Design Estrutural – Funcionalidade

Steel Cap

Vencedor Ouro: Adezan Logística & Embalagem
www.adezan.com.br

Convertedor: Adezan Logística & Embalagem
Brand owner: Cebrace Cristal Plano

Desafios
Criar uma embalagem para o transporte de vidros planos que fosse mais leve, menos volumosa e de menor custo quando comparada às tradicionais de madeira.

Resultados
A proposta da Steel Cap foi solucionar os principais problemas encontrados no embalamento e transporte de vidros planos e "impressos". Ela propôs a este mercado maior seguranca operacional, otimização de armazenazem e transporte, possibilidade de reuso de no mínimo 3 vezes e quando descartado possibilidade de reciclagem integral dos materiais.

A solução Steel Cap substituiu a tradicional moldura de madeira pelo aço e papel. O uso da Steel Cap reduziu o consumo de 2.400 m3 de madeira para cada 20.000 embalagens produzidas. Ao reutilizá-las na Logística Reversa, alcança-se uma economia de 7.200 m3 deste material, ao mesmo tempo que os materiais agora utilizados – aço e papel, podem ser encaminhados para a reciclagem. Registrou-se ainda redução de 24% na emissão carbono devido ao ganho de 30% de eficiência cúbica no transporte e 35% na redução de peso da embalagem.

O aço trouxe ainda ganho de resistência no içamento e adequação das cargas na movimentaçao e no travamento das caixas, trazendo segurança operacional ao processo e pessoas envolvidas, e proporcionando a devida proteção evitando quebras e avarias do vidro.

 

Módulo Tecnologia

Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resitência, qualidade/inovação gráfica, sustentabilidade, entre outros.

Tecnologia em Embalagens
de Alimentos e Bebidas

Overcap do Iogurte Grego Salgado

Vencedor Ouro: Jaguar Plásticos
www.jaguarembalagens.com.br

Convertedor: Jaguar Plásticos
Brand owner: Vigor

Desafios
A necessidade de uma embalagem para consumo on-the-go originou a necessidade de uma colher de montagem intuitiva que fosse pequena para o transporte e funcional para o uso do consumidor.

Resultados
Desenvolvimento de uma colher injetada de forma simples e direta sem a necessidade de gavetas no molde que possibilita a extração e retirada por meio de robô para colocação direta no berço e posterior etiquetagem sem o contato manual.

O conjunto overcap + colher proporciona uma experiência totalmente nova para o consumidor após a remoção da etiqueta de proteção e montagem da colher verifica-se uma peça desenhada com base nas curvas áureas de forma a ter uma perfeita adaptação ao contato com os lábios e boa ergonomia.

O overcap possui instruções para o uso da colher no selo de alumínio e também no compartimento do utensílio descartável o que proporciona a facilidade da montagem e simplifica o uso.

O conjunto foi projetado para termos o menor peso possível e a colher foi projetada para se integrar a esse conjunto tendo mesmo material e pesando apenas 1,3g de polipropileno. É totalmente reciclável e de fácil descarte.


Tecnologia em Embalagens de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Bisnaga Óleo Gel Esfoliante Paixão Exótica

Vencedor Ouro: Hypermarcas
www.hypermarcas.com.br

Design: My Agência
Convertedor: Dupont / C-Pack / Ampacet
Brand owner: Hypermarcas

Desafios
Apresentar às consumidoras uma bisnaga transparente que remetesse os apelos de sofisticação e inovação da marca Paixão Exótica.

Resultados

A Hypermarcas traz para o mercado a primeira bisnaga de Surlyn® da América Latina e a primeira do mundo com este material para óleo corporal, conferindo alta transparência, elevada resistência química e facilidade na selagem.

O maquinário utilizado para a fabricação da bisnaga em Surlyn® é o mesmo das bisnagas usuais de Polietileno, porém, devido as suas propriedades diferenciadas, foi necessário investimento em ferramentais, bem como alteração nos processos de fabricação para perfeita qualidade do produto.

O lançamento tem um apelo sensorial diferenciado. A visualização do bulk e das esferas esfoliantes é imprescindível para o sucesso do produto. A bisnaga, com alto nível de transparência Surlyn®, deu conta do recado e trouxe sofisticação ao produto.


Tecnologia em Embalagens
de Produtos em Geral

Selo Antifalsificação Bimetálico
para Defensivos Agrícolas

Vencedor Ouro: Basf
www.basf.com

Convertedor: Fedrigoni Brasil Papéis
Brand owner: Basf

Desafios
Desenvolver um dispositivo de segurança para as embalagens de Defensivos Agrícolas: produtos nacionais de alto valor agregado e alvos de falsificação por um mercado paralelo bilionário.
Esses produtos são falsificados sem controle ambiental ou de manuseio de químicos, e geram contaminação, perdas de produtividade e riscos à saúde quando utilizados nas lavouras.

Resultados
Desenvolvimento de selo que possui 2 itens de alta tecnologia. Holograma bimetálico, composto por cobre e alumínio, possui tecnologia de projeção da palavra BASF a laser e elementos 2D e 3D. Selo composto de fibras fluorescentes e base STES com propriedades físicas que garantem a delaminação em tentativa de remoção.

O selo possui design adequado para melhor harmonia com a tampa e aderência ao frasco e é  apresentado nas seis cores corporativas. Impresso em flexografia. O holograma bimetálico é produzido com tecnologia Hotstamping - Round on Flat, desenvolvido para a BASF, onde a sobreposição de camadas possibilita profundidade tridimensional, efeitos dinâmicos, aplicação do cobre, demetalização e a projeção da palavra BASF.

O selo possibilita autenticidade com 3 níveis de segurança, evidência de violação e rastreio através do código serial Datamatrix.

 

Módulo Competitividade Internacional

Avalia a embalagem como ferramenta de competitividade para os produtos brasileiros para exportação levando em consideração a qualidade da embalagem, funcionalidade, comunicação gráfica estratégica com foco nos mercados alvo, qualidade de impressão, agregação de valor ao produto a ser exportado e seu posicionamento estratégico.

Competitividade Internacional -
Produtos para Exportação

63 Water Vital Minerals - Refined Seawater

Vencedor Ouro: Ocean Par
www.63water.com

Design: Artur Vitti / Bruno Campos
Convertedor: Index Label / Embavidro Embalagens
Brand owner: Ocean Par

Desafios
Lançar uma embalagem de água, extraída do mar e refinada, sofisticada para os mercados Europeu e dos Emirados Árabes e que pudesse ser atraente também para o mercado brasileiro para venda nacional após o produto obter as certificações exigidas.

Resultados
Garrafa de vidro para volume de 500 ml, envolta por rótulo adesivo translúcido na cor azul replicando o oceano (fonte da matéria-prima), tampa de alumínio prata rosqueável, selo azul para destaque de gargalo alongado e lacre termoencolhível para garantir a integridade do produto.
Textos e informações técnicas em 3 (três) línguas. A logomarca "63 Water Vital Minerals" foi construída para destacar a quantidade de minerais (63) disponibilizados no processamento de refino da água do mar.

O design sóbrio combinado à estrutura clássica da embalagem conferem ao produto aceitação e competitividade internacional.

Produto diferenciado por sua qualidade e riqueza que se propõe a competir no segmento premium voltada a públicos que privilegiam saúde, bem-estar e qualidade.

 

Módulo Marketing

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.

Marketing – Estratégia de Comunicação

Johnson Baby Kit Turma do Banho

Vencedor Ouro: Johnson & Johnson do Brasil
www.jnjbrasil.com.br

Design: ProDesign / Cucumber Soluções Criativas
Convertedor: Hurmez Supply Chain Solutions / Amcor Rigid Plastics
Brand owner: Johnson & Johnson do Brasil

A edição limitada do kit “A Turma do Banho” é indicada para crianças de 2 a 7 anos, disponível em duas versões (menino e menina) e pode ser reaproveitada em outros produtos da linha.

A J&J produz há mais de 50 anos no Brasil a linha Johnson’s Baby, oferecendo um produto eficiente e suave que traz como consequência a fidelidade à marca. A comunicação busca fortalecer esse conceito de tradição, porém, destacando a interação do produto com a criança que passa ater um brinquedo para hora do banho.

Pensando em aproveitar a embalagem já reconhecida pelo público e tornar o Dia das Crianças ainda mais divertido, a marca lançou a edição limitada do kit “A Turma do Banho” com um brinquedo colecionável e divertido. As partes do boneco foram desenvolvidas e testadas para crianças de todas as idades, destacando o cuidado da marca.

O kit é composto por um xampu (400 ml) e condicionador (200 ml) com um personagem da “Turma do Banho”, que faz bolhas de sabão usando a própria embalagem como suporte para montar e desmontar o brinquedo.
O display em cartão tríplex 290g/m2, impresso em offset, com uma janela em polipropileno, destaca ainda mais o produto e possibilita a apresentação do frasco de xampu com o brinquedo já montado no ponto de venda, fortalecendo o contato entre produto e consumidor.

Buscando promover o conceito de sustentabilidade, o diferencial do projeto é a utilização da própria embalagem como brinquedo, além da linha xampus ser produzida com 50% de resina PET reciclado pós-consumo e o cartão possuir selo FSC.

 

Módulo Especial

As categorias do Módulo Especial premiam somente o Vencedor Ouro, exceto Estudantes.

Estudantes

Santa Cajuína

Vencedor Ouro: Beatriz Alonso, Bruna Yumi,
Juliana Nogueira e Silvana Braga
Universidade/University: Centro Universitário
Senac - Campus Santo Amaro

Contextualização
A inovação da embalagem está no uso de sua estrutura para exaltar um produto tipicamente brasileiro.
A embalagem mostra a união de elementos da cultura piauiense: a cajuína, a religião e a família. A bebida está protegida por um oratório (embalagem) e guardada por São Francisco. A paleta interna representa a alegria das festas tradicionais e a externa representa o artesanato da região.

A forma retangular da embalagem permite o armazenamento e transporte em caixas convencionais. As abas no topo mantém-se dobradas até a exposição no PDV. No interior, dois copos de barro fazem equilíbrio com uma garrafa da bebida. O sistema de abertura, junto ao berço, protege o conteúdo.

O projeto é composto por faca de montagem simples e usa para sua construção papelão ondulado, material convencional, permitindo exequibilidade técnica e financeira. A impressão é feita com número reduzido de cores.

A cajuína é preparada artesanalmente e representa a principal fonte de renda das famílias produtoras.


Voto Popular

Waker - Energy Drink em
Garrafa de Vidro 300ml

Vencedor Ouro: Brasil Mate
www.waker.com.br

Design: Agência Campi / Burbury Multicomunicação
Convertedor: Owens Illinois / Marcatto Fortinox / CCL Label / Flexoprint
Brand owner: Brasil Mate

Desafios
Levar para a embalagem de Waker a mesma diferenciação e inovação que o produto apresenta: bebida energética preparada com ingredientes naturais, totalmente inovadora tanto em sua fórmula quanto em seu sabor.

Resultados
Para se diferenciar da categoria, a embalagem escolhida foi a garrafa de vidro com tampa de alumínio que teve seu vedante em silicone aperfeiçoado para oferecer perfeita vedação para refechamento quando o produto não for totalmente consumido.

Impressão em alta definição, com detalhes em transparência e toque fosco nas áreas não transparentes.

A embalagem possui um design único, com degradê de cores claras fortalecendo o apelo diurno do produto, e o slogan "Energia com Saúde", destacando-se em uma categoria tradicionalmente reconhecida pelo apelo noturno e não ligado à saúde.

Design e cores da garrafa e da mascote (coruja) em harmonia com a cor natural do produto. A embalagem pode ser reutilizada ou encaminhada para a coleta seletiva.


Empresa do Ano

Hypermarcas

www.hypermarcas.com.br


Profissional Homenageado

Aparecido Borghi

Defensor da embalagem, sempre valorizando e defendendo o desenvolvimento da embalagem nas empresas de bens de consumo em que trabalha. É um profissional que foca sua atuação na embalagem em si, entendendo profundamente quais os aspectos mercadológicos podem e devem ser trabalhados por meio dela.

 Profissional com 25 anos de experiência em Pesquisa & Desenvolvimento e Outsourcing atuando em empresas como Philips, Unilever, Kimberly-Clark, Bertin e mais recentemente atuou como gerente sênior de desenvolvimento de novos fornecedores & inovação em embalagens para Marcas Exclusivas do Grupo Pão de Açúcar. Professor do Núcleo de Estudos e Negócios da Embalagem da ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor do MBA de Marketing da Fundace/USP, Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia Mauá. Professor do Curso de Pós-Graduação na Sustentare Escola de Negócios de Joinville SC. Conselheiro da Associação Brasileira de Embalagem. Articulista em revistas e periódicos técnicos sobre inovação, desenvolvimento e gerenciamento de produtos e embalagens. Mestre em Administração pela Universidade IMES, Especialista em Administração Industrial na POLI-USP, em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA e graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC-SP.


Imprensa

Sandra Mara

Veículo: Revista Gôndola
Data: Julho de 2014
Matéria: A materialização de uma marca

Sandra Mara

17 anos de atuação em jornalismo. Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Uni BH. Pós graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Pós-Graduação de Minas Gerais (Cepemg).

Já atuou em jornais diários e também em assessorias de comunicação. Trabalhou no jornal Diário do Comércio por sete anos; na Fundação Cultural de Belo Horizonte (Fundac-BH), na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e está há sete anos está na Associação Mineira de Supermercados (Amis). Na Amis, é assistente de produção da Revista Gôndola.

Fez trabalhos free lancer em diversos veículos como Revista Encontro, Revista Viver BH, Associação dos Amigos da Cultura de Ouro Branco, além de outros.

Atua em comunicação corporativa, sendo responsável pelo planejamento, criação de objetivos, metas e estratégias. Realização de análise de mercado, avaliando as tendências de mídia e novas necessidades do meio empresarial. Ampla experiência em relacionamento com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores. Tem também habilidades na gestão de equipes e projetos em parceria entre departamentos.


 

PATROCÍNIO



CONSELHO DE JURADOS


APOIO ESPECIAL


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